Nano vodafone


Rui Granja

Recommended Posts

Viva pessoal,

 

Esta experiência até pode ir por água abaixo, ou literalmente pelo cano abaixo. :sunbathing: Mas tinha que tentar. O objectivo, passa por fazer um cubo vodafone, de eleocharis accicularis e cuba, com o Método Seco.

 

Até agora penso que só uma pessoa mostrou no fórum uma experiência idêntica, com UG. No entanto não foi possível acompanhar a evolução. De realçar que o cubo está também a ser usado numa brincadeira aqui no fórum, o concurso das caixas vodafone, como já devem ter visto.

 

Bom, o setup, bastante simples, do mesmo:

 

- Candeeiro de secretária com lâmpada e-14, 15w de 6400k

- ADA PowerSand como substrato fértil

- Akadama especial

- Calhaus que recolhi aqui num monte na zona

 

Para a montagem do cubo, regi-me por este tópico, não fosse o autor uma pessoa com provas mais que dadas neste campo. ;)

 

Tentarei actualizar ao longo dos dias, visto que à partida não demorará muito tempo até conseguir o resultado esperado, se tudo correr bem. Neste momento falta-me apenas a Cuba, que conto ir buscar Quarta, dia 3 de Junho.

 

Ficam as fotos e chega de paleio, que já estão fartos! :P

 

Dia 0

SNC00069copy.jpg

SNC00071copy.jpg

DSC02936copy.jpg

Amanhã meto fotos do dia 1, ou seja, de hoje, que já se faz tarde. Para 1 dia só, os resultados são satisfatórios. :busted_red:

 

Abraço

Editado por Rui Granja
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força Rui.

Só uma coisa, essa eleocharis tinha ficado melhor se mais espalhada pela traseira...

 

Viva,

 

Muito interessante!

Será que este método funciona também com a Riccia para criar um tapete inicial no aqua?

 

Com riccia não deve funcionar. É uma planta flutuante desprovida de raizes com que se possa fixar ao solo.

 

Cumps

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão Diogo, mas ela vinha um bocado amarelada, e com as raízes muito agarradas à lã, o que fez com que ficasse quase sem raízes, e não a quis estar a separar mais ainda... :bs_quesexclaim:

 

Com tempo acaba por espalhar, espero!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Aqui ficam as fotos do dia 2, visto que não vale a pena andar a postar fotos atrasadas.

 

Dia 2 - 02.06.2009

DSC02971copy.jpg

DSC02979copy.jpg

 

Já é possível ver-se diversos runners novos, até agora parece que se está a adaptar bem. E agora, alguém tem uma sugestão para o que possam ser, estas coisas semelhantes a filamentosas?

 

DSC02968.jpg

 

Desculpem o nevoeiro nas fotos, mas a condensação dentro do cubo não ajuda.

 

Entretanto, ando a ver se compro um mostrador de humidade, tipo o dos terrários, para saber a humidade dentro do cubo. Seria curioso!

 

Abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui,

 

Já fiz diversas experiências com acicularis inclusivamente na forma emersa, é relativamente fácil conseguires o que pretendes mas se queres acelerar o processo arranca os molhos que plantas-te, divide-os planta por planta e espalha-os uniformemente, vais conseguir uma propagação muito mais rápida da planta, cortar as pontas da acicularis também ajuda no surgimento de novos runners.

 

Vai postando as actualizações!

 

 

 

 

abraço

 

 

William

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva William,

 

Realmente andei a pesquisar um pouco e dizem isso... A ver se hoje faço isso, na altura não tive muita paciência para separar estes "molhos", mas tb dizem que é mais rápido. Além disso hoje vem a Cuba, por isso é como se fosse tudo plantado hoje.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso filamentoso também é conhecido por micelio e é característico de uns bichinhos eucariontes unicelulares dos quais temos o habito de comer o basideocarpo e cuja reprodução por esporos dá azo a muitas alergias especialmente as causadas pelo género Alternaria ou Penicillium... errr... pronto, desculpem, tenho exame de micologia amanhã... e sim isso são fungos :medieval_mace:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que engraçadinho... Mania que vocês têm de se por a falar num dialecto qualquer esquisito que um gajo não percebe nada! :medieval_mace:

 

Fungos devido ao ambiente bastante húmido?

Editado por Rui Granja
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um pequena perguntinha, como mantens o cubo humido? Quando compraste a planta ela vinha no estado emerso ou submerso? Se estava no estado submerso plantas-te logo ou fizeste algum processo, qual?

 

ps: Era so 1 pergunta mas saiume mais algumas :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Nuno, obrigado! Até me esqueci de agradecer.

 

Nuno Toste, o cubo mantém-se húmido porque tem uma película por cima, a tapar. Daquelas da cozinha, de embalar os alimentos! Experimentei não abrir qualquer buraco na película, mas rapidamente se viu qual o resultado: Os fungos e a falta de circulação de ar, e consequentemente falta de troca de gases. Em relação à Eleocharis, apenas separei um pouco (pouco demais, pelos vistos. lol), e plantei! Penso que ela estava na forma submersa, pois trazia imensos caracóis agarrados...

 

Vou agora plantar a Cuba, e aproveito para separar mais a eleocharis. Só me faz pena porque já mandou muitos runners, mas houve gente mais experiente a afirmar que era melhor! :medieval_mace:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Nuno, fico então à espera de ver esse nano! :snipersmile:

 

Ficam duas fotos de hoje, depois de retirar a eleocharis, replantar, e plantar a Cuba, vamos lá ver se esta última agarra bem, já que os pés eram pequeninos. Mas parece-me que sim. Afinal de contas, quase 2h a dividir, escolher, plantar, acertar, tem que ficar bom! :medieval_mace:

 

Desculpem a qualidade, e o acrílico sujo também não ajudou.

Dia 3 - 03.06.2009

DSC02984copy.jpg

DSC02987copy.jpg

 

Tentei diminuir também a humidade dentro do cubo, veremos daqui para a frente...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que tal teres dado um pouco mais de declive na zona das pedras? Está muito plano..

E mais um pintelho de pedras na frente dessas duas para aumentar o detalhe? Falta aí qualquer coisa..

 

Agora não fazes é como eu.. dois dias e tiras-lhe a luz.. :medieval_mace:

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá coxo. ;)

 

E que tal teres dado um pouco mais de declive na zona das pedras? Está muito plano..

Em que sentido? Na foto não se nota bem, mas a traseira do lado direito tem cerca de 7cm de akadama, enquanto que a do lado esquerdo tem 3cm. Na última foto não se nota bem, mas hoje dei um retoque nisso.

 

E mais um pintelho de pedras na frente dessas duas para aumentar o detalhe? Falta aí qualquer coisa..

Epá tb acho, mas passa-se o seguinte: A Cuba vai crescer até aos 2/3cm, vai abafar um pouco as pedras, se eu metesse um pintelho de pedra, como tu dizes :tongue: , não se ia ver sequer! Por outro lado, aumentava o tamanho das pedras principais, e ja podia por umas pequenas, mas assim ficava desproporcional em relação ao tamanho do cubo... Penso eu... :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vai actualizando o post... quero esperimentar tbm.

 

eu tenhu rotala sp. green com agua ate meio da planta e ela cresce bem... sera que se eu retirar a agua ate ao substrato ela cresce na mesma?

 

 

desculpa usar o teu topico mas e sobre o mesmo metodo e nao queria abrir um topico so para perguntar isto

 

 

 

continua com o bom trabalho ;)

Banner3.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não falo na traseira, falo mesmo na zona das pedras.. elevar um pouco mais essa zona..

As pedras acho que deveriam de ser ligeiramente mais volumosas.. mas não se pode fazer milagres... ;)

 

Experimenta lá meter na frente da meia direita mais uma pedra ligeiramente mais pequena da pequena que já tens..

Cheira-me que com o crescimento da Cuba ela abafa o suficiente para estar lá e passar por despercebida.

 

Depois disso, tira a foto mais abaixo para se ver a profundidade de campo que isso faz com as pedras..

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendo o que queres dizer, vou tentar ver isso amanhã... Tenho é que arrancar um bocado de cuba que está ali no meio das pedras...

 

Ainda meto a tal pedra só pra te fazer a vontade, e depois te dizer que ficou abafada!! :music_singguitar:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faltou dares também uma poda em altura na eleocharis que era para ela rebentar mais rápido...

Realmente ontem não tava bem a ver o aquário, mas acho que falta mesmo ai uma pedra (regras básicas de igwumis, nº pedras = impar).

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boss,

 

Cortei mais de metade da Eleocharis, quem é que anda queimado, quem?! :bs_quesexclaim:

 

Em relação às pedras, vou tentar ver alguma coisa... mas não gosto nada de andar a remexer. :(

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.