Apistogramma eunotus "orange tail"


Typhon

Recommended Posts

Seguem algumas fotos de um Apistogramma eunotus "orange tail" sobre o qual recaiem algumas dúvidas quanto ao seu sexo. Já me pareceu fêmea mas actualmente estou mais voltado para que seja macho. Está num comunitário no qual existe um macho garantido, a relação entre ambos simplesmente não existe, ou seja não existe submissão nem qualquer tipo de agressividade, parece-me estranho principalmente tratando-se de espécimes selvagens!

 

mwM8Xu833723-02.jpg

 

jrI6pl988860-02.jpg

 

m33Tnh993001-02.jpg

 

Esta última foto é do macho adulto,

 

f0ICpX332140-02.jpg

 

 

Qualquer ajuda é bem vinda!

Editado por Typhon
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim é um macho.. e pq?

 

A extensão da barbatana dorsal é demasiado prolongada e bicuda para ser uma fêmea.

 

Tens o mesmo problema que muita gente... eu também tenho uma grande predominância de machos, sendo que, eventualmente, terei apenas uma fêmea... ainda a confirmar.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois!! eu também sou dessa opinião, mas à uns dias reparei numa fêmea de cacatuoide que tem aproximadamente 3 anos e que apresenta uma extensão da barbatana dorsal realmente exagerada, sensivelmente igual em proporção à última foto do eunotus. Logo a minha questão é a seguinte será que algumas fêmeas com idades já consideráveis podem apresentar um desenvolvimento exagerado das barbatanas??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu disse que tinha muitas duvidas, mas diz-me 1 coisa, as 2 primeiras fotos seriam da suposta femea ? E as 2 ultimas do macho? Ou so a 3 foto e do macho garantido?

A unica coisa que me intriga e que sendo 2 machos, deveria dar pancada.....

Os que ca ficaram nao sosseguam, pegam-se diariamente.

Abraco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, as 3 primeiras fotos são do mesmo exemplar, o qual me levanta mais dúvidas a cada dia que passa!! A última foto é do macho que está junto com ele.

Neste momento não existe o mais pequeno sinal de agressividade, estão num aqua de 250 litros, juntos com um trio de nanacaras anolama e um casal de dorsigera ( e também algumas sterbai e otocinclus ). Antes de os ter aí estiverem duas semanas num aqua de 50l e aí o maior passava algum tempo atrás do pequeno mas nada de extraordinário. Neste momento estou a pensar colocar o mais pequeno num aquário sem outros apistos e reforçar a alimentação ( qualidade ) para ver se consigo fazer sair o macho que existe dentro dele....ou talvez não!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como a dúvida contínua, aqui vão mais duas fotos.

 

HTh2z8418867-02.jpg

 

Na foto seguinte, o exemplar de cima é um macho adulto, o de baixo é o "duvidoso"

 

eAM8BK951015-02.jpg

 

Continua a não haver agressividade......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais