The first one


Pedro S.

Recommended Posts

Ola a todos

 

Este é o meu primeiro plantado. Tava dificil de montar, tive seis meses com o aquario vazio, os primeiros meses aindei a estudar e a ver o que precisava de comprar mas a maior parte do tempo tive a espera de plantas, ora havia uma ora nao havia outra, acabei por ter de mudar a flora toda e escolher as mais comuns aqui pelas lojas de lisboa. Mas hobby é mesmo de paciencia. Tenho que agradecer a um grande amigo, membro jojoy, que aturou as minhas mariquices todas até as cinco da manha a plantar cuba e a encher o aquario a baldes de 10 lts de cada vez :D Espero que tanto tempo valha a pena.... mas vamos ao que interessa.

 

 

Setup:

 

Dia da Montagem: 8 de Maio de 2009

Dimensões: 100*50*60

Iluminação: 4 * 39W T5 - 4*10 000K

CO2: Pressurizado

Filtragem: Fluval 405

Aquecimento: Fluval tronic 300 wts

Substracto: 34lts Akadama

Substracto fertil: 5 lts Plant Substrate da Tropica

Decoração: redmorwood e basaltos

Fertilização: Por enquanto nada, mas nao deve faltar muito para começar com os macros

 

Flora: Rotala sp. Green, Rotala Rotundifolia e Hemianthus callitrichoides "cuba"

 

Fauna:

5- Otocinclus (introduzidos dia 17/05/09)

3- Crossocheilus siamensis (introduzidos dia 16/05/09)

8- Petitella georgiae (introduzidos hoje), foram me vendidos como sendo Hemigrammus rhodostomus, mas a risca preta nao ultrapassa a cauda. Ainda podem ser os Hemigrammus bleheri, mas ainda é cedo para se saber.

 

Vamos a fotografias:

 

Vista Geral - Dia 5

 

DSCN4061forumcopy.jpg

 

Otocinclus

 

DSCN4129copy.jpg

 

 

Evoluçao da "Cuba"

Dia 2

 

5demaio.jpg

 

Dia 18

 

25demaio.jpg

 

 

 

 

 

Tou com algumas duvidas quanto ao que vou fazer no meio das duas pedras grandes, nao sei se a rotala faz o efeito desejado, mas vamos ver a evoluçao da coisa.

Quanto a fauna, ainda vou ver mas a minha ideia era colocar um casal de ciclideos anoes americanos, estou um bocado indeciso entre apistograma trifasciata ( mas tambem numca vi em nenhuma loja ) e os ramirezis, e queria por uns red's. E talvez irei por mais um cardume nao sei. Quanto à equipa de limpeza quero a vossa opiniao, mas tou a pensar por umas neritrinas.

 

 

Falando agora das nossas amigas algas :flick_tongue: ate agora ainda nao tive nada de especial ja limpei os vidros uma vez mas por capricho, nem se viam. As que me estao a aparecer agora so nos vidros sao uns fios pequenos verdes.

 

Testes:

pH: 6,7

Durezas normais

Nitratos: 10ppm

Fosfatos: 0ppm

 

Os fosfatos estao a zeros o que nao é bom, mas com o aumento da fauna penso que vai ao sitio, se nao for começo a fertelizar.

 

Opinioes!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom, tem tudo para vir a ser um bonito aquário.

 

Se a rotala "green" se "deitar" com a iluminação forte, pode ser que dê um belo efeito.

 

Vai colocando updates :pompomgirl:

 

Espero que sim, obrigado.

Era essa a minha ideia, mas se isso nao acontecer tava a pensar, na eleocharis parvula ou aciculares, para tapar aquela entrada.

 

 

Vou tentar tirar umas fotografias hoje ou amanha, algumas dicas para as fotos?

 

cumps e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ainda não tinha lido os comments e quando ia dar o meu bitaite vi que já pensaste o mesmo.

Falta-te uma planta para o plano médio para fazer a transição entre a cuba e a rotala e eu ia dizer eleocharis :smilecolros: aproveita e coloca uns pontos de eleocharis nas laterias das pedras principais.

Outra coisa é aquele tronco ao meio, assim parece ficar mal mas quando a rotala crescer vai ficar porreiro, agora o que tens que fazer é dar-lhe inclinação, sugeria que o colocasse inclinado para o vertice frontal esquero do aquario (o esquerdo de quem olha para o aquario). O galho da direita se tiver encostado ao vidro, ou muito perto, vais ter dificuldade em limpar o vidro depois, vê o que consegues fazer.

Por ultimo, tenta dar mais variedade de espectro à luz que tens, em vez de teres 4x 10000ºK mete 2x 10000ºK + 1x 6500ºk + 1x 4500ºK ficando as luzes com menor espectro a incidir sobre a traseira do aquario.

Quanto às algas, pois.. é mesmo falta de fosfatos esse tipo de algas, fertiliza com PO4 sem medo! é mau teres a zero. É mais provavel teres algas com P = 0 do que com P = 10 ppm... portanto não tenhas medo.

 

Abraço

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ainda não tinha lido os comments e quando ia dar o meu bitaite vi que já pensaste o mesmo.

Falta-te uma planta para o plano médio para fazer a transição entre a cuba e a rotala e eu ia dizer eleocharis :smilecolros: aproveita e coloca uns pontos de eleocharis nas laterias das pedras principais.

Outra coisa é aquele tronco ao meio, assim parece ficar mal mas quando a rotala crescer vai ficar porreiro, agora o que tens que fazer é dar-lhe inclinação, sugeria que o colocasse inclinado para o vertice frontal esquero do aquario (o esquerdo de quem olha para o aquario). O galho da direita se tiver encostado ao vidro, ou muito perto, vais ter dificuldade em limpar o vidro depois, vê o que consegues fazer.

Por ultimo, tenta dar mais variedade de espectro à luz que tens, em vez de teres 4x 10000ºK mete 2x 10000ºK + 1x 6500ºk + 1x 4500ºK ficando as luzes com menor espectro a incidir sobre a traseira do aquario.

Quanto às algas, pois.. é mesmo falta de fosfatos esse tipo de algas, fertiliza com PO4 sem medo! é mau teres a zero. É mais provavel teres algas com P = 0 do que com P = 10 ppm... portanto não tenhas medo.

 

Abraço

 

Sim vou tratar disso (arranjar eleocharis) antes que a "cuba" se estique e depois fica mais dificil.

Quanto ao tronco do meio estou 100% de acordo, o problema é que os troncos tem umas bases grandes e batem uns nos outros o que dificulta a tarefa e tronco em questao tem um pau que bate na rocha e elas nao estao muito seguras, mas vou fazer isso.

O tronco que esta perto do vidro, tens razao e ja notei isso no aquario passado, mas nao sei se lhe consigo mexer.

As lampadas tou a espera que cheguem.

E os fertelizantes (N,K) tou com alguma dificuldade em arranjar nas farmacias, alguem sabe alguma que tenha?

 

Obrigado pelos comentarios :) boa aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu sou um bocado suspeito para estar a falar deste aquario uma vez que ajudei na montagem.

Mais do que ajudar na montagem foi preciso ter muita paciencia para te aturar, mas acho que valeu a pena e o resultado esta a vista.

Penso que ha sempre coisas a melhorar e uma sugestao que me pareceu muito boa mesmo é colocar uma planta media que faça a transiçao da cuba para a rotala, pois o aquario vai logo ficar com outro aspecto. Depois vai ser esperar para que a rotala faça o efeito desejado e que a cuba forme um tapete como esperas (ate porque depois do trabalho que deu a plantar é melhor que corra tudo bem).

Vai continuando a colocar aqui a evoluçao do aquario (nao te esqueças de ir colocando a fotografia da cuba vista de cima pois fica mais facil de ver a evoluçao).

Espero que em breve ja tenhas prontas umas fotos novas ja com um cardumezinho ou um casal de ramirezis.

 

boa sorte

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Agradeço desde já todos os comentarios, sabe sempre bem receber elogios e criticas construtivas aos nossos aquarios depois do trabalho que temos e tivemos na sua montagem e manutençao :)

 

Quanto ao aquario, continuo sem grandes problemas com as algas, a cuba parece me que esta a crescer bem, tehno mantido as tpas regulares, as rotalas para chegar ao que quero penso que tenho que a continuar com as podas (digam me se estiver errado). Continuo sem arranjar farmacias sem os fertelizantes... se alguem souber avise.

 

Vamos la a umas fotografias mais actuais !!

 

 

Dia 24

DSC_0340copy.jpg

 

DSC_0336copy.jpg

 

Estas fotografias estao um bocado diferentes, supostamente deveriam estar melhores, pois foram tiradas com uma nikon D80, mas faz se o que se pode :tongue:

 

Agora vai uma de um peixe bem mais facil de fotografar que os restantes !! (esta foi tirada com a minha maquina)

 

DSCN4141copy.jpg

 

Espero que gostem...

 

Abraços a todos

 

Razao de ediçao: enganei me nas fotos que pus :P

Editado por Pedro S.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gostei bastante do teu aquario, bastantes harmoniozo..

Acho que quando crescer vai ficar muito bem, dá lhe tempo..

 

Boa continuação!

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Muito obrigado pelos comentarios :busted_red: tou ansioso que tapete fique completo e ver como fica.

 

Ainda nao consegui arranjar a eleocharis parvula ou aciculares, mas vou continuar a procura. E quanto aos troncos nao consegui mexer em nenhum, é muito dificil e tenho medo de dar uma pancada numa pedra e .....(nem quero imaginar) vou deixar assim e ver com fica com a rotala quando compactar.

 

Para fazer com que a rotala compacte é so podaar? ou tenho de fazer mais alguma coisa em especial? ela esta a ficar mais compacta é verdade, mas a esta velocidade, vou ter mais rapidamente o tapete de cuba do que uma miota de rotalas :sunbathing:

 

Novidades:Morreu um dos Petitella georgiae, desapareceu, nao sei porque parecem me bastante bem. Hoje fiz mais uma poda a rotala e a a um pe de cuba que tava a crescer na vertical. E tou com mais algas, nada de especial, tenho mesmo de me despachar na compra dos fosfatos, tou a ver que nao vao ser os da farmacia (se alguem souber duma farmacia diga).

 

Brevemente espero, introduzir mais fauna (reds ou ramirezis) e vou experimentar um fundo branco (nao me chamava muito a atençao, mas vi alguns e gostei, acho o aquario muito escuro e com pouca cor).

 

Um obrigado em especial ao jojoy, pelo comentario e pela ajuda, mas tu tambem nao és facil de aturar ;)

 

Abraços a todos e boa aquariofilia

Editado por Pedro S.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Bem nao ha muito a dizer quanto à evoluçao do aquario a cuba continua a crescer e a rotala tambem mas nao muito compacta(Como nimguem disse nao em relaçao a isso, suponho que seja continuar a poda la) tenho andado ocupado com os exames da faculdade e nao me tenho dedicado muito ao aquario, claro que nao me desleixei das tpas, das podas e das fertilizaçoes, Mas ainda nao arranjei as coisas que me faltam, espero que no final desta semana arranje tempo para tratar disto.

 

Quanto as fertilizaçoes, comecei a fertilizar com micros, ferro e potassio, mas falta um essencial os fosfatos. Decidi começar a fertilizar porque algumas folhas da cuba estavam a ficar um pouco amarelas e as da rotala estavam a ficar com um tom castanho-amarelado. Noto melhoras, mas tambem algumas algas iguais as que tenho tido. Espero que a compra dos fosfatos resolva.

 

Em principio no fim de semana devo postar algumas fotografias.

 

Abraços a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

Ainda não tinha reparado neste aquário, mas agora que o vejo só posso dizer: que aquário! Espectaculo! :)

É daqueles aquários que um gajo olha e até cai o queixo! Tem uma profundidade excelente e tem tudo para se tornar ainda melhor do que já é! Força com ele ! :D

 

Desculpa o meu comentário não ser construtivo, mas deixo as sugestões para quem percebe do assunto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

Ainda não tinha reparado neste aquário, mas agora que o vejo só posso dizer: que aquário! Espectaculo! :)

É daqueles aquários que um gajo olha e até cai o queixo! Tem uma profundidade excelente e tem tudo para se tornar ainda melhor do que já é! Força com ele ! :D

 

Desculpa o meu comentário não ser construtivo, mas deixo as sugestões para quem percebe do assunto...

 

Obrigado pelo comentario :D

Desculpa porque? É optimo receber elogios, sabe sempre muito bem, obrigado aserio.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

Então como vai essa montagem??

A cuba já começou a fechar??Acho que fica provado que ela gosta mesmo dos 10.000k.

Acho o teu aqua um dos mais harmoniosos e promissores que por aqui apareceram ultimamente. :shock:

E umas fotozitas novas?... :mrgreen:

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Nao há novidades, nem gramdes evoluções. Ando mesmo sem tempo por isso ainda nao comprei o que me falta e os fosfatos fazem mesmo falta, tenho algumas algas nos vidros. Mas as plantas estao bem.

 

Vamos la a umas fotos:

 

A geral do costume:

Dia 45

DSCN4499copy.jpg

 

Uma geral diferente:

Dia 45

DSCN4530copycopy.jpg

 

 

A evoluçao da cuba

 

Continuaçao do lado direito:

25demaio.jpg

 

22dejunho.jpg

 

E agora tambem o lado esquerdo:

DSCN4327copycopy.jpg

 

22dejunho2.jpg

 

 

 

As Fotografias foram tiradas a correr mas tambem nao ha nada de novo para mostrar, espero mesmo conseguir fauna e flora nova esta semana.Obrigado pelos comentários, espero que corra tudo bem e que a montagem tome o rumo que imaginei.

 

Boa aquariofilia e abraços a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta muito bonito, parabéns, essa cuba tem crescido bem e as plantas mostram boa saude, sem grande ataque de algas como foi o meu caso

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está muito bonito do hardscape a flora mas não posso deixar de te dizer que acho que a cuba nao esta a crescer mto rapido. Esta saudavel mas esta lento. Passado um mês estava a espera de melhor especialmente depois do pulo inicial que ela deu. Tens que partilhar a fertilização e o resultado dos testes. Se tens paciencia como eu nem te rales c isso, mais tarde ou mais cedo isso fecha. Nao deixes crescer na vertical.

 

PS: eu na minha opiniao a parvula nao ia acrescentar mto valor ao teu aqua. Esta optimo assim.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentarios

 

Eu sei que nao esta a crescer nada de especial mas tambem se deve ao facto de ter estado uma semana sem CO2, os fosfatos estarem a zeros e é provavel que o substrato fertil ja nao esteja grande coisa. Eu durante uma semana fertelzei com micors e ferro, mas começaram a aparecer algas por isso parei, so vvou recomeçar quando arranjar os fosfatos, e ai começo a puxar um pouco pelas plantas. Quanto aos parametros nao tenho dito nada pois nao se tem alterado: Nitratos nos 10ppm, fosfatos nos 0ppm, pH 6.5 e a amonia 0.

 

Quanto a eleocharis, vou por mesmo, porque nao tou a gostar daquela entrada no meio das pedras e acho que deve ficar bem nas laterais.

 

Abraços a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
Entao Novidades ?

 

Boas

 

Nao tenho estado em lisboa e nao vou estar nos proximos tempos por isso isto esta um pouco parado, em setembro vou tratar de tudo e acrescentar algumas coisas e depois mostro como ficou. Espero que fique bem melhor, ate la boas ferias, e para aqueles que nao podem, pensem que nem tudo é mau assim podem estar perto dos vossos aquarios ;)

 

Abraços para todos

Editado por Pedro S.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Nao tenho estado em lisboa e nao vou estar nos proximos tempos por isso isto esta um pouco parado, em setembro vou tratar de tudo e acrescentar algumas coisas e depois mostro como ficou. Espero que fique bem melhor, ate la boas ferias, e para aqueles que nao podem, pensem que nem tudo é mau assim podem estar perto dos vossos aquario :bs_quesexclaim:

 

Abraços para todos

 

 

Grande frase... lol

 

Vou ficar a aguardar novidades...

 

Continuação de boas férias...

------------------------------------
Nes Photography

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.