Co2 temporizador.


Recommended Posts

Viva;

Tenho uma duvida, é o seguinte tenho Co2 (DIY), acontece que á noite desconecto o cO2 pois já li que me pode matar os peixes devido a não haver fotosintese sem luz, o meu problema é que tenho temporizador na luz e no Co2 tenho que ligar os tubos todos os dias, e como demanha saio sempre á pressa :roll: as vezes esqueço de o ligar e já apanhei uma camada de algas julgo ser por causa disso, existe algum modo de á noite o Co2 nao ir para o aqua e demanha quando ligar a luz ele trabalhar normalmente ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma duvida, é o seguinte tenho Co2 (DIY), acontece que á noite desconecto o cO2 pois já li que me pode matar os peixes devido a não haver fotosintese sem luz,

 

As coisas nao sao bem assim, nem tao lineares...há alguma discussão sobre o assunto já que o CO2 se tornou popular para a utilização e é recomendado para quase todos os aquarios com plantas..

 

Depois recomenda-se que a injecção de CO2 seja acompanhada do desligar da aeração e da redução da agitação superficial, o que reduz as trocas que colocam O2 no aquario.

 

Isto pode ter consequencias desastrosas em alguns aquarios e sobretudo junto a aquariofilistas com pouca experiencia.

 

Alguns factos necessarios:

 

-A injecção de CO2 acidifica a água ao formar ácido carbónico, o grau de acidificação depende de várias coisas, como a taxa de injecção,o pH inicial, o efeito tampão e a quantidade e tipo de plantas juntamente com a luz que lhes é fornecida;

 

-AS plantas teem respiração ao longo das 24 horas que necessita de O2 e liberta CO2 e na presença de luz tem fotossintese que absorve CO2 e liberta O2 , a fotossintese normalmente liberta mais O2 do que a planta está no momento a consumir. A taxa de fotossintese depende tambem da luz captada e dos nutrientes disponiveis;

 

-Os peixes respiram durante as 24horas e para tal precisam de O2 dissolvido na água em quantidades que teem um minimo (alguns peixes, por exemplo os que teem labirinto, conseguem respirar facilmente á superficie o ar atmosférico);

 

-AS bactérias dos filtros biologicos, ex: ciclo do azoto, tambem respiram consumindo O2 24 horas por dia e niveis biaoxs de O2 pode levar à "morte do filtro";

 

-A oxigenação da água é feita de duas maneiras: trocas gasosas com a atmosfera e dissolução de O2 libertado pelas plantas e algas;

 

- A quantidade de O2 e CO2 dissolvidos na água é quase independente para niveis aceitaveis para a vida no aquario;

 

-Existem valores de dissolução de CO2 óptimos tabelados em função de KH e pH;

 

 

Vistos alguns factos aqui vao "as minhas teorias":

 

A injecção de CO2 no aquario poderá ser benefica num aquario em que o número e tipo de plantas o justifique, mas não em todos os aquarios.

 

As plantas precisam do CO2 para a criação de hidratos de carbono que utilizam na sua alimentação, crescimento e reprodução. Mas os hidratos de carbono são criados utilizando uma combinação de vários elementos retirados da água ou do solo, carbono retirado quase na totalidade do CO2 atmosférico ou dissolvido na água e luz que fornece a energia para que os processos ocorram.

 

Assim num aquario em que a iluminação ou os nutrientes já sejam um impedimento a uma maior taxa de criação de hidratos de carbono...a injecção de CO2 nao vai ter grandes efeitos (há quem argumente que a planta desvia alguma da energia que dispende a captar o CO2, para uma maior eficiencia de captação de luz, mas os ganho não são significativos)...a nao ser baixar o pH rapidamente! Assim a injecção de CO2 é recomendada para aquarios com aproximadamente 0.5-0.7W/l como minimo de iluminação!

 

Um valor óptimo para a presença de CO2 na água seria de cerca de 10-15ppm enquanto que o CO2 na água presente por aeração ou por agitação superficial é o valor de equilibrio com a atmosfera ou seja: 2-3 ppm (partes por milhão).

 

No entanto CO2 a mais pode causar problemas ao peixes já que os peixes precisam de um diferencial de CO2 entre o sangue e a água para este sair do sangue. E portanto CO2 em excesso pode causar problemas respiratórios. Normalmente aceitam-se valores abaixo das 30ppm de CO2 para isto não acontecer, isto para peixes, não sei qual o valor para invertebrados, por ex.

 

No entanto a injecção de CO2 a mais para niveis que nao atinjam pontos de sobre-saturação não impedem a presença de O2 na água. Há até aquarios em que devido á injecção de CO2 e a uma grande taxa de fotossintese, o oxigénio atinge tambem a saturação, verificando-se "pearling", e o nivel de saturação não apresenta descidas significativas.

 

Até aqui tudo bem...ou seja, num aquario com plantas suficientes para os peixes e bactérias presentes a injecção de CO2 combinada com luz e nutrientes vai criar um ambiente com oxigénio mais que suficiente para o dia. E para aproveitar melhor o CO2, devemos evitar a aeração ou outro tipo de agitação superficial.

 

Mas, e de noite?

De noite, as bacterias, os peixes e plantas continuam a respirar...mas as plantas param a fotossintese, ou seja, ficamos sem injecção de O2 na água e a injecção de CO2 continua.

 

Duas coisas podem acontecer...os niveis de CO2 subirem para cima das 30ppm ou o nivel de oxigenio baixar e como resultado, peixes ofegantes.

 

Aqui uma medição pode elucidar sobre o que está a acontecer, mede-se o pH e o KH e ficamos a saber quanto CO2 temos no aquario, de manhazinha exactamente antes das luzes ligarem que é a altura com maior concentração de CO2 e menor de O2. Para aqueles que possuam, podem fazer tambem teste á quantidade de O2 dissolvido. Mas se os peixes estão ofegantes em principio será uma destas duas situações e portanto eliminando uma...temos quase a certeza que o problema é o outro.

 

Se o que temos é CO2 a mais então, para além de disturbios na respiração dos peixes, temos outro problema que são as variações de pH. já que as concentrções de CO2 estão a variar bastante do dia para a noite. Neste caso o aconselhavel é a moderação da injecção de CO2 durante o dia ou a paragem da injecção durante a noite. Sem agitação superficial as trocas com a atmosfera são minimas e para alem disso são ajudadas pela respiração dos seres vivos no aquario e portanto o nivel de CO2 e pH manter-se-ao contantes.

 

Se o problema é oxigénio a menos...temos um problema complicado! Se paramos com a injecção durante a noite...nao estamos a fazer nada para aumentar o oxigénio disponivel, se ligamos a aeração provavelmente vamos estar a diminuir a concentração de CO2 na água e a ter flutuações de pH.

Uma maneira de resolver o problema é diminuir a população de peixes ou aumentar a de plantas de modo a que estas durante o dia saturem a água de O2 existindo reserva suficiente para a noite.

 

Em alternativa continuar a injecção de CO2 e ter uma aeração regulavel para tentar nao perder muito CO2 injectando algum O2 na água...

 

Posto isto, penso que a recomendação de injecção de CO2 nao deve ser feita de animo leve pois pode trazer consequencias desagradaveis. Quer por flutuação de pH, quer por sobre-injecção de CO2, quer por falta de oxigénio durante a noite.

 

Recomendo que quem a faça leia alguma coisa sobre ela e monitorize o aquario nos dias em que fizer a primeira injecção. Por exemplo, sábado de manha seria um bom dia para iniciar a injecção, monitorizando durante o fim de semana.

 

De relembrar tambem que a injecção caseira através de fermentação não tem uma injecção regular de CO2 e portanto no final da garrafa se calhar as plantas ja nao teem o CO2 que precisam para manter os niveis de oxigneio durante a noite...etc. No entanto o DIY é sempre uma boa opção nem que seja só um inicio!

 

Desculpem o testamento

 

Pedro Alves

 

Ps:Editada para correcção de erros

  • Votar + 1
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um método de ligar/desligar automáticamente a adição de co2 é colocar uma electrovalvula ligada ao relógio da luz, que abra de noite de modo a desviar o co2 para o exterior e feche de dia para que o gas entre no aqua, e isto porque não se pode pura e simplesmente fechar a saída da garrafa senão ela entra em sobrepressão.

 

Para verificar se é necessário interromper o co2 de noite, façam uma coisa : meçam o ph da agua. É tão simples quanto isto. Se ele baixar mais de 0.5 em relação ao valor que existe de dia, torna-se perigoso. Se não é escusado "inventar" .

Abraço

 

Fernando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na sequência da sugestão do colega Fernando, pode também optar por uma simples válvula dupla tendo o cuidado de, quando as luzes apagarem, abrir a válvula que não se encontra ligada à pedra porosa, escapando assim o CO2 para o ar. De dia basta fechar essa válvula para o CO2 voltar a ser injectado directamente no aquário.

 

Não se trata naturalmente de um mecanismo automático mas apresenta a vantagem de ser uma opção barata e bastante prática (basta abrir ou fechar um pino).

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na sequência da sugestão do colega Fernando, pode também optar por uma simples válvula dupla tendo o cuidado de, quando as luzes apagarem, abrir a válvula que não se encontra ligada à pedra porosa, escapando assim o CO2 para o ar. De dia basta fechar essa válvula para o CO2 voltar a ser injectado directamente no aquário.

 

Não se trata naturalmente de um mecanismo automático mas apresenta a vantagem de ser uma opção barata e bastante prática (basta abrir ou fechar um pino).

 

Não está mal pensado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.