AJUDA-APTASIA


Christian

Recommended Posts

Olá Oblivion,

 

O Chelmon rostratus na minha opinião é um peixe mediamente difícil. Antes de levar para casa convém observar se está a comer bem e qual a comida morta congelada a que está habituado. O estado de saúde aparente do peixe também é importante: está gordo (ou parece uma folha de papel quando visto de frente); tem as barbatanas inteiras e com

bom aspecto, apresenta uma boa coloração (cores fortes e acentuadas), nada alegremente pelo aquário fora (ou está metido a um canto movimentando-se de forma brusca e assustada); mostra interesse quando se coloca comida no aquário.

 

Este é um dos peixes mais bonitos que se pode ter num aquário de recife. Passada a fase da aclimatação este peixe pode durar anos em aquário. Nunca convém adicionar mais do que um por aquário.

 

Ricardo Rodrigues

 

P.S. Continuo à espera dessas fotos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como quase sempre quase todos tem um pouco de razão ,porque apesar de existirem tendêcias de comportamento também existem variações de acordo com o indíviduo. è que os peixes nisso são como as pessoas . Têm gostos diferentes e temperamentos diferentes dentro da mesma espécie. E as pessoas aqui relatam as experiençias pessoais.

Bom eu já vi um pouco de tudo.

Por exemplo tenho Chelmon r. no aquário da clínica que come tudo ( artemia, nori,flocos krill etc ) .....menos aptasias e corais. Já vi uns que só comem aptasias . Já vi outros que comem corais ( embora não seja frequente ) . Depois da aclimatização são geralmente peixes fáceis de manter . São peixes tal como os Forciper que no estado natural comem plancton ( reparar na especialização do seu aparelho bucal que lhes permiter retirar minusculos crustaceos de anfractuosidades na rocha)ao contrario de outros Borboletas que se alimentam de corais. Por isso é relativamente fácil de os colocar a comer alimentos substitutos como misis e artemia.

Cump.

Rui

Como todos os

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui,

 

Peço desculpa por te estar a contradizer mas o Chelmon rostratus da clínica parece-me que come Aiptasias, digo isto porque na 5ª feira passada estive a mexer nesse aquário e não existia lá nenhuma. Vi apenas uma ou duas Aiptasias na sump traseira do aquário onde o Chelmon não tem acesso. Existe nesse aquário uma espécie de anémona de reduzidas dimensões (Anemonia cf. majano) que se pode tornar uma praga e é de difícil remoção. Essas anémonas de cor verde ou castanho fluorescente e que possuem uns tentáculos em forma de pequenas bolhas são muitas vezes confundidas com as Aiptasias sp., inclusivé partilham o mesmo nome comum. Nestas anémonas pequenas o Chelmon não toca, têm que ser removidas manualmente com o auxílio de uma pinça de bicos. Estas anémonas assim com as Aiptasias vêm à boleia na rocha viva e quando detectada a sua existência convém retirá-las imediatamente com uma precisão cirúrgica de forma a não ficar na rocha nenhum pedaço do animal pois estas anémonas assim como as Aiptasias têm uma grande capacidade regenerativa.

 

Quanto à alimentação do Chelmon se este estiver habituado a comer comida morta congelada é muito raro preferir os LPS, Xenia, corais moles ou zoantídeos. Durante a aclimatação do peixe convém exagerar um pouco nas doses de comida para este se habituar a ela e poder concluir que esta é mais saborosa que os corais! Quanto à comida defendo também uma alimentação variada, no entanto perante um Chelmon reticente a comer comida congelada a escolha ideal para começar é Artemia salina, não sei porqué mas todos os peixes adoram este petisco. Uma vez habituados a comer artemia convém adicionar ao menu outros alimentos. Não se deve alimentar o peixe somente com artemia pois esta apesar de saborosa não é tão nutritiva como o krill ou mysis.

 

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Ricardo

A A cf. majano também existe lá e em maior quantidade ( tem algas simbioticas sendo esverdeada debaixo de luz forte e tem as pontas dos tentaculus mais grossas e boleadas ) mas tambem existia Aiptasia que pelos vistos agora lhe deu vontade de comer segundo me reportas .

Ou seja mudou os hábitos alimentares, talvez porque lhe estejam a dar menos comida agora.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

Boas,

 

Ainda não vi nesta discussão ninguém a fazer referencia ao peixe folha (Paramonacanthus japonicus) na caça às aptasias.

Alguém tem experiencia para contar?

No meu aqua, de seman a para semana vejo essa praga a proliferar e não consigo fazer nada para o evitar, confeço que ainda não introduzi nem químicos nem especies para dizimar a praga, apenas fiz acção mecânica, tentar com um objecto ponteagudo esmagar as bichas mas em vão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que tanto se fala do C. Rostratus, esclareçam-me uma dúvida: viram algum a comer ou têm conhecimento que coma sabelas ? (ainda que variando um pouco de indivíduo para indivíduo)

 

 

Sim o Chelmon come sabelas, tive um e comia que nem um louco!

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ainda não vi nesta discussão ninguém a fazer referencia ao peixe folha (Paramonacanthus japonicus) na caça às aptasias.

Alguém tem experiencia para contar?

No meu aqua, de seman a para semana vejo essa praga a proliferar e não consigo fazer nada para o evitar, confeço que ainda não introduzi nem químicos nem especies para dizimar a praga, apenas fiz acção mecânica, tentar com um objecto ponteagudo esmagar as bichas mas em vão.

 

Boas, eu tive um peixe folha, o único problema é que ele comia tudo sem ser aiptásias, depende da espécie!

Era um auténtico sacaninha... Cresceu muito mesmo... Fiquei maluco com o seu crescimento num curto espaço de tempo!

 

Nesta imagem em baixo mostro os vários tipos de peixes folha que existem:

 

O que tive durante algum tempo foi o que está a encarnado e não aconselho

 

O de verde aconselho, pois penso ser o auténtico comedor de aiptásias!

 

6344.jpg

 

Também tens estes para comer aiptásias:

 

Berghia, nudibrânquio comedor de Aiptasia ( não aconselho....)

 

berghianude.jpg

berghia_coerulescens.jpg

 

 

E o Peppermint Shrimp (Lysmata wurdemanni) existe na nossa costa aconselho, nunca o vi a comer está sempre escondido somente tenho 1, penso que "trabalha" muito pela noite!!

 

pepermint_Lysmata%20wurdemanni1x1.jpg

 

 

O que comia mesmo era o Chelmon, morreu de velhice penso eu!

 

Peixe bem resistente, pelo menos num grande problema que tive no meu aqua, em que me morreram a maior partes dos meus peixes, incluíndo o Paramonacanthus japonicus!

Editado por FilipeASilva

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais