==> BlueRiver <==


BlackPuma

Recommended Posts

Apresento o meu primeiro aquário "BlueRiver" (uma espécie de test-drive de ensaio antes de um aqua mais a sério, entenda-se, muito maior :coffee: )

 

Desde já deixo também o link para a minha apresentação onde refiro qual a minha experiência anterior neste mundo dos aquas:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=128231

 

 

Specs:

 

Data de montagem: 24/05/2009

 

AQUADREAM 60 da Aquatlantis

 

Dimensões : 60x30x40 - 54 L úteis.

 

Equipamento:

- Iluminação : a standard deste aquário, ou seja, 1x15W T8;

- Termostato: também o standard deste aquário - 50W;

- Filtro: a standard Biobox1 para além de inestética e volumosa, pareceu-me ser de facto de fraca performance, ou seja, não foi nada difícil ficar convencido a um filtro externo. A opção foi um EHEIM Classic 2211, ou seja, até 300l/h e recomendado para aquas até 150l, logo mais que suficiente para o meu aqua.

 

Inertes:

- Tronco de madeira;

- Xistos;

- Basaltos;

- 0,5kg de substracto de lateritre;

- 5kg de areão grosso escuro (misturado com o de lateritre);

- 5kg de areia branca de silica.

 

Flora (aqui perdoem-me a minha grande ignorância neste campo... coisas de rookie):

- Anubia;

- Musgo de Java;

- ... mais uns quantos exemplares de duas espécies que não me lembro agora dos nomes (se puderem digam-me que corrijo aqui).

 

Fauna:

- 1 Corydora Paleatu;

- 1 Plecostomus Leopardo.

 

Temperatura água:

- 26~27ºC.

 

 

Fotos:

 

img2675u.jpg

img2685a.jpg

img2681y.jpg

 

Espero que gostem e venham de lá esses comentários.

Editado por BlackPuma

BlackPuma

O meu aqua: BlueRiver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, só mudava as plantas da frente para umas mais pequenas, de resto está muito bom.

 

Onde arranjaste as pedras de xisto?

 

Pois, já pensei em passá-las para trás, pois qd crescerem tapam a vista toda... mas ainda tou a tempo disso.

 

Quanto às pedras, até parece mal, mas não estive para ir à "pesca" e trouxe-as mesmo de uma loja aqui de Corroios... e estive eu há 3 semanas em Góis, onde fui a um sitio absolutamente lindissímo chamado Fraga da Pena e de onde podia ter trazido toneladas de pedras impecáveis...

BlackPuma

O meu aqua: BlueRiver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apresento o meu primeiro aquário "BlueRiver" (uma espécie de test-drive de ensaio antes de um aqua mais a sério, entenda-se, muito maior :medieval_mace: )

 

Desde já deixo também o link para a minha apresentação onde refiro qual a minha experiência anterior neste mundo dos aquas:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=128231

 

 

Specs:

 

Data de montagem: 24/05/2009

 

AQUADREAM 60 da Aquatlantis

 

Dimensões : 60x30x40 - 54 L úteis.

 

Equipamento:

- Iluminação : a standard deste aquário, ou seja, 1x15W T8;

- Termostato: também o standard deste aquário - 50W;

- Filtro: a standard Biobox1 para além de inestética e volumosa, pareceu-me ser de facto de fraca performance, ou seja, não foi nada difícil ficar convencido a um filtro externo. A opção foi um EHEIM Classic 2211, ou seja, até 300l/h e recomendado para aquas até 150l, logo mais que suficiente para o meu aqua.

 

Inertes:

- Tronco de madeira;

- Xistos;

- Basaltos;

- 0,5kg de substracto de lateritre;

- 5kg de areão grosso escuro (misturado com o de lateritre);

- 5kg de areia branca de silica.

 

Flora (aqui perdoem-me a minha grande ignorância neste campo... coisas de rookie):

- Anubia;

- Musgo de Java;

- ... mais uns quantos exemplares de duas espécies que não me lembro agora dos nomes (se puderem digam-me que corrijo aqui).

 

Fauna:

- 1 Corydora Paleatu;

- 1 Plecostomus Leopardo.

 

Temperatura água:

- 26~27ºC.

 

 

Fotos:

 

img2675u.jpg

img2685a.jpg

img2681y.jpg

 

Espero que gostem e venham de lá esses comentários.

 

ta com um look muito artificial tenta arranjar mais lampadas para tapar atras...

e tenta tambem arranajar companhia para a corydora, ela sente-se so....

é um peixe de grupo

de resto esse areao é muito fixe

abraço

dentro de agua ninguem nos chateia :)

 

Green power

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de mais... gosto!

quero te avisar para o facto desse pleco ir crescer ainda MUITO! (eventualmente irás dá~lo como muitos mebros o fazem assim que chegam aos 15 ou 20cm)

que pensas por nesse aqua a nivel de criação etc?

cumprimentos

Cumps, RenatoCabrita

Vejam o meu feedback http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=117707

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de mais... gosto!

quero te avisar para o facto desse pleco ir crescer ainda MUITO! (eventualmente irás dá~lo como muitos mebros o fazem assim que chegam aos 15 ou 20cm)

que pensas por nesse aqua a nivel de criação etc?

cumprimentos

 

Boas,

 

Eu sei que o pleco irá crescer, pelo menos assim espero. A ideia é, tal como expliquei no meu post de apresentação, usar este aqua como um "test-drive" antes de me aventurar em algo mais a "sério". Ou seja, daqui a uns tempos, este aqua irá servir como maternidade ou hospital, e os peixes que agora para aqui vierem irão para o aqua maior (200 a 300l).

 

Quanto ao que penso colocar aqui a nível de fauna, gosto muito de ciclídeos: escalares, discos, e tantos outros ciclideos lindos que existem. O senão é: todos eles (ou quase todos) são peixes que crescem bastante, e nem todas as plantas lhes sobrevivem. Gosto também bastante dos bala, martelos e bi-colores, mas mais uma vez são peixes que crescem bem. Junto com os ciclideos ou com os gatos (penso que os tubarões se enquadram nessa categoria), gostava de ver um cardume de neons, guppies ou cardinais, mas também não me parece que co-habitem muito bem com os primeiros... é que os peixes grandes, mesmo podendo ser de espécies pacíficas, podem sempre confundir os "minorcas" com deliciosos petiscos.

 

Eu por cá vou continuando na minha investigação sobre o que lá colocar, enquanto o aqua vai ciclando, mas pelo menos para já estava a pensar em amanhã ir buscar mais um corydora.

BlackPuma

O meu aqua: BlueRiver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E já agora, quero aproveitar para deixar aqui uma questão de rookie, ou melhor, duas:

 

1) Tenho o musgo de java a morrer, está a ficar com um aspecto completamente amarelado. Alguém me pode dar uma pista do porquê? Convém referir que as restantes plantas ao contrário do musgo, estão mais viçosas que nunca, e até mesmo aquelas que estão à frente do lado direito, que quando as plantei não traziam nenhuma raíz, têm agora raízes já com mais de 4cm, logo acho que estão de muito boa saúde, tal como a anúbia que se nota já ter crescido. Mas e o musgo? que se passa com ele?

 

2) Esta tem a ver com o filtro. Se virem na primeira foto, o filtro estava a agitar muito bem a água, a fazer muitas bolhas, e fazia uma barulheira de água a correr para dentro do aqua. Agora, passados estes dias, nota-se claramente que perdeu a genica inicial, ainda provoca bolhas e agitação, mas em muito menos quantidade. E nota-se bem que o caudal de água que volta ao aqua é bem menor. O crivo do tubo de sucção está limpo, ou pelo menos não tem nada a obstruí-lo. Isto é normal acontecer? Estará o filtro assim tão sujo de partículas no interior num espaço de tempo tão curto?

BlackPuma

O meu aqua: BlueRiver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1) em relação ao musgo de java eu ía dizer que estava a ficar "queimado" talvez pela temperatura gerada pela iluminação, mas reparei que apenas actuas com 15watts o que é um pouco estranho. talvez seja da temperatura do aqua que esteja um pouco mais elevada. (nao reparei onde moras mas por exemplo aqui onde moro no verão ponho o termostato a 20ºC e o aqua ta quase a 30º!).

2) em relação ao filtro, tens que ter em mente que no inicio o filtro tava limpinho e nesta fase já está cheio de bacterias uteis e etc e isso faz com que perca um pouco a "genica inicial" como referistes, não limpes o filtro porque isso agora é que está mesmo a ciclar!

Cumps, RenatoCabrita

Vejam o meu feedback http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=117707

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1) em relação ao musgo de java eu ía dizer que estava a ficar "queimado" talvez pela temperatura gerada pela iluminação, mas reparei que apenas actuas com 15watts o que é um pouco estranho. talvez seja da temperatura do aqua que esteja um pouco mais elevada. (nao reparei onde moras mas por exemplo aqui onde moro no verão ponho o termostato a 20ºC e o aqua ta quase a 30º!).

2) em relação ao filtro, tens que ter em mente que no inicio o filtro tava limpinho e nesta fase já está cheio de bacterias uteis e etc e isso faz com que perca um pouco a "genica inicial" como referistes, não limpes o filtro porque isso agora é que está mesmo a ciclar!

 

Boas,

 

1) Moro em Corroios na Margem Sul, e de facto nestes últimos dias a temperatura tem sido mais alta. Porém, tenho o termostato a 27º e a temperatura da água oscila entre os 26 e os 27º. Mesmo com estes dias quentes ainda não passou dessa temperatura, o que tenho notado é que o termostato liga muito menos vezes e por menos tempo. Assim, a menos que o termómetro esteja marado, a água parece-me estar a uma temperatura razoável. Outra razão que poderá provocar isto no musgo, alguma bactéria? Algas? Ainda não tenho algas que se vejam, se bem que os vidros começam a apresentar uma ligeira capa de sugidade por dentro. Pelo sim pelo não, tenho agora mais um pleco, e como optei por ciclideos do lago Malawi, trouxe um casal destes que gostam muito de algas.. vamos ver se a situação melhora... mas parece-me que este musgo já não vai a tempo de recuperar.

 

2) Quanto ao filtro, ontem desliguei-o por uns minutos e retirei o crivo. Apesar de não parecer, o crivo tinha bastante obstrução causada pelo musgo. Limpei apenas o crivo, recoloqui-o e voltei a ligar o filtro. Melhorou, mas claro, não tem a "genica" inicial. Mas deve ser como dizes, as matérias filtrantes já começam a acumular residuos e bactérias, por isso deve ser normal que fechem um pouco a passagem da água. Vamos ver a evolução nos próximos dias.

BlackPuma

O meu aqua: BlueRiver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

1) Moro em Corroios na Margem Sul, e de facto nestes últimos dias a temperatura tem sido mais alta. Porém, tenho o termostato a 27º e a temperatura da água oscila entre os 26 e os 27º. Mesmo com estes dias quentes ainda não passou dessa temperatura, o que tenho notado é que o termostato liga muito menos vezes e por menos tempo. Assim, a menos que o termómetro esteja marado, a água parece-me estar a uma temperatura razoável. Outra razão que poderá provocar isto no musgo, alguma bactéria? Algas? Ainda não tenho algas que se vejam, se bem que os vidros começam a apresentar uma ligeira capa de sugidade por dentro. Pelo sim pelo não, tenho agora mais um pleco, e como optei por ciclideos do lago Malawi, trouxe um casal destes que gostam muito de algas.. vamos ver se a situação melhora... mas parece-me que este musgo já não vai a tempo de recuperar.

 

2) Quanto ao filtro, ontem desliguei-o por uns minutos e retirei o crivo. Apesar de não parecer, o crivo tinha bastante obstrução causada pelo musgo. Limpei apenas o crivo, recoloqui-o e voltei a ligar o filtro. Melhorou, mas claro, não tem a "genica" inicial. Mas deve ser como dizes, as matérias filtrantes já começam a acumular residuos e bactérias, por isso deve ser normal que fechem um pouco a passagem da água. Vamos ver a evolução nos próximos dias.

 

 

mas tem atenção ás oscilações de temperatura no verão... que ja tive uma desgraça devido a isso enfelizmente ;)

se precisares de algo diz ou manda mp que estarei disponivel ;)

 

PS: por vezes o musgo de java é criado em aquarios de agua fria e depois quando entram num "clima tropical" acontece isso porque nao estão habituados.

Cumps, RenatoCabrita

Vejam o meu feedback http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=117707

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho estado atento, e hoje antes do jantar até fiz um TPA de 15% +- e baixei o termostato para 26º. A água, mesmo com o TPA manteve-se nos 27º. Pelo sim pelo não, tenho já duas garrafas de 1,5l no frigorífico. Se notar que a temperatura mesmo sem termostato sobe acima dos 27º, leva com uma garrafita fresquinha lá para dentro :eusathink:

 

Quanto ao musgo, és capaz de ter razão, ele podia estar ambientdo a água fria e agora estar a queimar... vamos ver se ainda vai a tempo de o salvar.

Editado por BlackPuma

BlackPuma

O meu aqua: BlueRiver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao me parece que essa ideia das garrfas fresquinhas sejam boas, nao te esquecas que tens peixes no aquario e quando poes agua fresca, em parte eles sentem esse choque, é preferivel pores água á temperatura ambiente, se nao subir até aos 30ºC nao á problema, mas evita-se que chegue lá.

No meu aquario comunitário descubri ontem meia duzia de camaroes pequenos :medieval_mace:

cumprimentos

Cumps, RenatoCabrita

Vejam o meu feedback http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=117707

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, tens toda a razão quanto ao choque térmico. O problema é que a água à temperatura ambiente está também a uma temperatura elevada. Desde ontem que o termóstato está mesmo completamente desligado e a temperatura não baixa, aliás, ainda há pouco fui lá ver e está nos 28º... Claro que se vier a usar a água fresca, será em muito pouca quantidade e misturada com água da torneira aquando de um TPA. Se conseguir que esta mistura ande na casa dos 18 a 20º, já o choque não deve ser tão violento e deve ajudar a manter a temperatura dentro do aqua em valores aceitáveis.

BlackPuma

O meu aqua: BlueRiver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, tens toda a razão quanto ao choque térmico. O problema é que a água à temperatura ambiente está também a uma temperatura elevada. Desde ontem que o termóstato está mesmo completamente desligado e a temperatura não baixa, aliás, ainda há pouco fui lá ver e está nos 28º... Claro que se vier a usar a água fresca, será em muito pouca quantidade e misturada com água da torneira aquando de um TPA. Se conseguir que esta mistura ande na casa dos 18 a 20º, já o choque não deve ser tão violento e deve ajudar a manter a temperatura dentro do aqua em valores aceitáveis.

 

nunca experimentei, por isso nao te sei dizer.

no verão, alias nesta altura costumo tirar as tampas do aquario, por termostato no minimo (20ºC) e encher até acima

a agua vai evaporando e nao sai dos 26ºC o que é muito bom.

posso te dizer algo que ja fiz que foi fazer uma tpa, por 5 ou 6 cubos de gelo e encher com agua fria e resultou para baixar a temperatura

Cumps, RenatoCabrita

Vejam o meu feedback http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=117707

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, tens toda a razão quanto ao choque térmico. O problema é que a água à temperatura ambiente está também a uma temperatura elevada. Desde ontem que o termóstato está mesmo completamente desligado e a temperatura não baixa, aliás, ainda há pouco fui lá ver e está nos 28º... Claro que se vier a usar a água fresca, será em muito pouca quantidade e misturada com água da torneira aquando de um TPA. Se conseguir que esta mistura ande na casa dos 18 a 20º, já o choque não deve ser tão violento e deve ajudar a manter a temperatura dentro do aqua em valores aceitáveis.

 

nunca experimentei, por isso nao te sei dizer.

no verão, alias nesta altura costumo tirar as tampas do aquario, por termostato no minimo (20ºC) e encher até acima

a agua vai evaporando e nao sai dos 26ºC o que é muito bom.

posso te dizer algo que ja fiz que foi fazer uma tpa, por 5 ou 6 cubos de gelo e encher com agua fria e resultou para baixar a temperatura

Cumps, RenatoCabrita

Vejam o meu feedback http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=117707

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A técnica dos cubos de gelo também já ouvi falar, mas nunca experimentei. No meu aqua só não tiro a tampa porque a calha é embutida na mesma, mas ontem e hoje fiz tpa's de cerca de 40% e consegui baixar a temperatura para 26º. Ontem quando acabei o tpa, baixou para 25º, mas hoje quando cheguei a casa já estava nos 27º e sem termóstato.

BlackPuma

O meu aqua: BlueRiver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A temperatura em questão não tem problema desde que se mantenha dentro dos parametros 25º/28º , eu tenho os meus a 28º/29º porque tenho discus e ajuda a evitar certas bacterias originarias a certas doenças.Mas no mesmo aqua tenho mais peixes e sem problema.

Pior que a temperatura constante é o choque termico que estas a introduzir na aqua com as pedras de gelo ou agua fria.

Se os peixes nao apartentam problemas com a temperatura penso que o melhoe é nao mexer.

Espero que nao leves a mal estar a contradizer mas é a minha humilde opinião.

Acácio Rosado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.