Utilização de Pedras vulcanicas como substrato infertil


Recommended Posts

Bom dia

tenho bastantes pedras vulcanicas com um cor castanho vermelho que comprei numa loja da max mat pode-se usar como substrato infertil?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pedras vulcânicas são utilizadas para peixes que necessitem de águas com pH mais elevado.

Essas pedras não são inertes.

Inertes são: Xisto por ex

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

fiz o teste num recipiente e esta a 6,8 constantemente, o meu medo é que possa ferir algum peixe pois sao muito porosas.

o areao é igaul ao que o membro Wiliam usou nesta montagem é o vermelho escuro ou castanho.

desde já obrigado pela ajuda

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por ter ficado com dúvidas é que estou a fazer pesquisa.

Mas se houver alguém que me possa corrigir, agradeço que me ensine.

 

Obrigado

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, peço as minhas desculpas ao Overnet, as pedras para elevar o pH são as calcárias, que por acaso são as que eu preciso.

As vulcânicas são inertes e servem perfeitamente para decoração e esconderijo a peixes de fundo, e são extremanente lindas.

 

Ao José C. Silva agradeço por esta chamada de atenção, pois não deveria ter respondido antes de ter a certeza, peço desculpa por este lapso.

 

Beta

Editado por betarato

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:lol:

 

Pois é, o areão vulcanico é um excelente substrato para aquários plantados. o único problema a meu ver é ter a granulometria desejada porque o que se encontra é geralmente muito grande.

 

http://zeneo.spaces.live.com/blog/cns!...6!382.entry

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O areão vulcânico é bom como substracto fértil. Estou a usá-lo numa área do aquário, o grande problema é mesmo ao colocar as plantas porque a granulometria é muito elevada (+/- 7mm) e ao plantar uma, facilmente a do lado levanta se ainda não estiver enraizada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O areão vulcânico é bom como substracto fértil. Estou a usá-lo numa área do aquário, o grande problema é mesmo ao colocar as plantas porque a granulometria é muito elevada (+/- 7mm) e ao plantar uma, facilmente a do lado levanta se ainda não estiver enraizada.

fertil?

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fertil?

 

 

Julgo que sim.

Também achei estranho, tanto que, no meu caso, também coloquei floredepot por baixo do areão vulcânico, mas fui informado na loja (Ornimundo) que o areão vulcânico também era fértil e que havia quem o usasse como substracto fértil por baixo de outro material (areia, por exemplo).

Para o confirmar, podes ler:

"Seu solo vulcânico é fértil. Flores de todas as tonalidades crescem em terreno que mistura planícies com relevos sinuosos" em Aso-san, a tranquilidade japonesa segue ao lado dos vulcões

ou "O solo vulcânico fértil e a chuva abundante criam um ajuste perfeito para a paisagem deste belo Templo" em: Templo de Guayaquil no Equador

Mas para o desmentir, tens a Akadama, que não é mais que argila vulcânica ;)

 

Admito que se calhar não é o próprio areão vulcânico que é fértil, mas apenas um bom substracto por ser muito poroso (o que também ajuda na fixação das bactérias no solo), permitir a passagem de água e o fácil acesso aos nutrientes por parte das raízes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O areão vulcânico é bom como substracto fértil. Estou a usá-lo numa área do aquário, o grande problema é mesmo ao colocar as plantas porque a granulometria é muito elevada (+/- 7mm) e ao plantar uma, facilmente a do lado levanta se ainda não estiver enraizada.

 

Naquele site que o José C. S. apresentou, diz que se pode esmigalhar com um martelão, será que passá-la num moinho como se faz com o milho seria uma boa ideia?

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Admito que se calhar não é o próprio areão vulcânico que é fértil, mas apenas um bom substracto por ser muito poroso (o que também ajuda na fixação das bactérias no solo), permitir a passagem de água e o fácil acesso aos nutrientes por parte das raízes.

 

Essa é a minha opinião também. tal como a akadama ou outros substratos do género o areão vulcanico pela sua composição será sempre uma base importante para a fixação de bactérias e micro-organismos que transformam os nutrientes tornando-os assimiláveis pelas plantas.

 

Naquele site que o José C. S. apresentou, diz que se pode esmigalhar com um martelão, será que passá-la num moinho como se faz com o milho seria uma boa ideia?

 

Aquele site é o meu blog e a página refere ao que fiz com o areão vulcanico ;)

 

Se o moinho for de pedra claro que sim, apesar de se desfazer relativamente fácil, é sempre uma pedra e por isso a forma de a moer deverá ter sempre isso em conta.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julgo que sim.

Também achei estranho, tanto que, no meu caso, também coloquei floredepot por baixo do areão vulcânico, mas fui informado na loja (Ornimundo) que o areão vulcânico também era fértil e que havia quem o usasse como substracto fértil por baixo de outro material (areia, por exemplo).

Para o confirmar, podes ler:

"Seu solo vulcânico é fértil. Flores de todas as tonalidades crescem em terreno que mistura planícies com relevos sinuosos" em Aso-san, a tranquilidade japonesa segue ao lado dos vulcões

ou "O solo vulcânico fértil e a chuva abundante criam um ajuste perfeito para a paisagem deste belo Templo" em: Templo de Guayaquil no Equador

Mas para o desmentir, tens a Akadama, que não é mais que argila vulcânica ;)

 

 

ola

 

existe diferenças

 

o solo vulcanico e composto por varias materias.

sendo que as "poeiras e as cinzas" , e que o enriquecem.

 

 

a rocha vulcanica "É um tipo de rocha que se forma por arrefecimento do magma à superfície. O magma superficial denomina-se lava e é expelido normalmente através de estruturas características denominadas vulcões...etc"

 

a argila "A argila origina-se da desagregação de rochas que comumente contém feldspato, por ataque químico (por exemplo pelo ácido carbônico) ou fisico (erosão, vulcanismo), que produz a fragmentação em partículas muito pequenas.etc.."

 

 

Admito que se calhar não é o próprio areão vulcânico que é fértil,

mas apenas um bom substracto por ser muito poroso (o que também ajuda

na fixação das bactérias no solo), permitir a passagem de água e o fácil acesso aos

nutrientes por parte das raízes.

 

 

tambem concordo

 

abraço

Editado por paulo.c.

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

existe diferenças

 

o solo vulcanico e composto por varias materias.

sendo que as "poeiras e as cinzas" , e que o enriquecem.

 

a rocha vulcanica "É um tipo de rocha que se forma por arrefecimento do magma à superfície. O magma superficial denomina-se lava e é expelido normalmente através de estruturas características denominadas vulcões...etc"

 

a argila "A argila origina-se da desagregação de rochas que comumente contém feldspato, por ataque químico (por exemplo pelo ácido carbônico) ou fisico (erosão, vulcanismo), que produz a fragmentação em partículas muito pequenas.etc.."

 

Obrigado, sempre a aprender...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.