Montagem de uma fishroom


Recommended Posts

Bem isso sim é um espanto, quando começam as visitas guiadas? (com fauna é claro :character0050:)

 

 

Com tanto aquário mais vale aquecer a divisão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Mais um projecto muito bom e ainda bem que saiu da gaveta.

Parece-me que vais ter de arrangar espaço para uma cama pois vais concerteza passar mais tempo aí do que em casa...

Como vais fazer a respeito da iluminação?

Estou ansioso para ver os peixes

:character0050:

Sérgio Figueiredo

 

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gil

Penso que o mais “prático” a nível de custos, será sem duvida o aquecimento da divisão, apesar de isso colocar vários problemas, será que os peixes que vais colocar vivem todos no mesmo gradiente de temperatura? Se aqueceres a divisão no Inverno quando lá entrares vais apanhar uma constipação decerto, de qualquer maneira com termóstatos a temperatura do espaço tenderá a reflectir a dos aquários, depois terás de ter tudo bem calafetado pra não teres percas de calor, mas numa de contenção de custos, sem duvida que o aquecimento do espaço poupará muitos €.

Um abraço e boa sorte com o projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais os meus parabéns pelo projecto.

 

Se ter muita experiência e tentando ajudar na decisão do aquecimento e apesar do aquecimento do espaço ser o mais económico(???) não será melhor aquecer a água das sumps?

 

Pois aquecendo o espaço, esse sistema a implementar terá de estar sempre em funcionamento e será feito como?

Aquecedor/calorifico/ar condicionado?

Será que é equipamento para aguentar estar em funcionamento constante? Principalmente agora no inverno.

O espaço é muito frio?

 

E coloca-se o problema que já referiram que é as especies de peixes que têm de ser resistentes à mesma temperatura.

 

Pessoalmente tentaria o isolamento da área e aquecia a agua das sumps.

São muitas?

Se calhar com um investimento nuns aquecedores fiáveis resolvia-se o problema...ficam os meus dois cêntimos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for aquecer o ambiente só se for com um AC, pois um calorifico( eléctrico, pois a gás deve de estar fora de questão ) gastara mais que os aquecedores dos aquários, que para alem de aquecer a agua terá de aquecer o ambiente, paredes e tecto, que creio não estarem isoladas térmicamente e os aquários se os tiveres tapados para evitar as evaporações( que provoca uma grande perda térmica ).

 

Um projecto que talvez possas fazer e aproveitar o calor gerado pelos balastros.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Como utilizas uma sump para varios aquas,na minha opiniao,o melhor era colocares o aquecimento nas sumps porque para aqueceres a casa vais ter muitas perdas de calor e maiores oscilaçoes de temperatura.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado a todos pelas vossas dicas e opiniões.

 

Porque não fazer um misto, ou seja, um aquecedor a óleo e simultaneamente aquecer a água.

 

Das investigações feitas até ao momento, parece-me que a melhor opção preço/qualidade/consumo seria um aquecedor profissional para aquários deste género http://www.elecro.co.uk/index.asp?docid=52

 

Que vos parece?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Na minha bateria de bettas tenho um sistema semelhante, embora mais pequeno e ....mais básico , mas mantem a temperatura e o ar aquecidos.

Entrada da agua para filtro (no meu caso é um bidão), um UV e depois a agua passa por um aquecedor externo. A seguir é distribuida pelos vários aquarios destapados

Com este sistema os outros aquarios mantem a temperatura devido à temp. do ar.

Cumpr.

António

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado a todos pelas vossas dicas e opiniões.

 

Porque não fazer um misto, ou seja, um aquecedor a óleo e simultaneamente aquecer a água.

 

Das investigações feitas até ao momento, parece-me que a melhor opção preço/qualidade/consumo seria um aquecedor profissional para aquários deste género http://www.elecro.co.uk/index.asp?docid=52

 

Que vos parece?

 

Boas

Esse sistema é semelhante ou mesmo igual aos utilizados nas piscinas de agua quente,isso gasta um balurdio de wtts.

Se o objectivo é aquecer a agua com menos gastos possivel acho que que isso nao é a melhor escolha.

 

 

Cumps

 

Nanini

Editado por Nan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gil!!

 

Até à bem pouco tempo na minha Killiroom tenho utilizado o usual ventilador para aquecer toda a divisão, sem problemas de maior.

Como quase todos nós sabemos Killies têm uma gama variada de temperatura ideais de temperatura, apesar disso tenho utlizado esses aquecedores sem problemas nos peixes.

 

O que acontece é que desde aquela semana em que a temperatura baixou bastante não fui capaz de manter a temperatura ( 22º C) na divisão, nem com 2 ventiladores gastando 2000W. O que fiz foi tentar encontrar um convector barato e funcional, tal como tinha visto noutras Fishrooms.

Neste momento utilizo um convector bastante modesto, mas que é capaz de aquecer toda a divisão ( marquize, pelo que as perdas de calor são imensas) com apenas a resistência de 750W e com o termostato a meio.

É impressionante a poupança de energia e o controle da temperatura com um aparelho desses e além disso é totalmente silencioso.

 

Fica só para último o preço de um aparelho desses: 13€!!!!!!!!

 

Aqui fica a foto:

Convector-Heaters-CH-2000B-Timer-Turbo-.jpg

 

Até breve e espero ter ajudado!

 

Rui Choças

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se me permitem aproveito o tópico para colocar uma dúvida...

 

Também tenho pensado em optar por um aquecimento central, uma vez que acho que o gasto energético e na aquisição de termos individuais poderia ser desnecessário. Tenho pesquisado aquecedores e resistências.

 

No entanto o meu receio reside numa coisa. A minha bateria fica numa pequena arrecadação, pouco arejada (sem janelas) e que para além dos aquários tem outros materiais arrumados... Haverá algum risco de incêndio?

 

Um bem haja a todos. Severum coloca ai umas fotos com os aquas já habitados!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Esse sistema é semelhante ou mesmo igual aos utilizados nas pischinas de agua quente,isso gasta um balurdio de wtts.

Se o objectovo é aquecer a agua com menos gastos possivel acho que que isso nao é a melhor escolha.

 

 

Cumps

 

Nanini

 

Há próprios para aquecer piscinas, mas há estes que são para aquecer grandes tanques :discuss_gathering:

 

Pelo que investiguei não são assim tão gastadores :transport027: Como o caudal que passa no aparelho é grande a água aquece rapidamente. Posteriormente a manutenção da temperatura torna-se muito simples e os gastos são muito poucos. Esta informação foi-me dada por pessoal que usa aparelhos do género e algum pessoal dos salgados.

 

De qualquer forma acho que vou apostar em aparelhos deste género para aquecer a água e em aparelhos para aquecer o ar em simultaneo. Acho que assim fica porreiro e o gasto será bem menor.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gil!!

 

Até à bem pouco tempo na minha Killiroom tenho utilizado o usual ventilador para aquecer toda a divisão, sem problemas de maior.

Como quase todos nós sabemos Killies têm uma gama variada de temperatura ideais de temperatura, apesar disso tenho utlizado esses aquecedores sem problemas nos peixes.

 

O que acontece é que desde aquela semana em que a temperatura baixou bastante não fui capaz de manter a temperatura ( 22º C) na divisão, nem com 2 ventiladores gastando 2000W. O que fiz foi tentar encontrar um convector barato e funcional, tal como tinha visto noutras Fishrooms.

Neste momento utilizo um convector bastante modesto, mas que é capaz de aquecer toda a divisão ( marquize, pelo que as perdas de calor são imensas) com apenas a resistência de 750W e com o termostato a meio.

É impressionante a poupança de energia e o controle da temperatura com um aparelho desses e além disso é totalmente silencioso.

 

Fica só para último o preço de um aparelho desses: 13€!!!!!!!!

 

Aqui fica a foto:

Convector-Heaters-CH-2000B-Timer-Turbo-.jpg

 

Até breve e espero ter ajudado!

 

Rui Choças

 

Ora aqui está um testemunho que me ajuda imenso. Obrigado. E não notas muito gastos na electricidade ao fim do mês?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bom bom é mesmo este equipamento:

 

estaticos.jpg

 

Acumulador de calor

 

Em complemento com um contador eléctrico Bi-horário permite que esteja ligado no horário mais barato e durante o resto do periodo esteja a libertar calor (através de acumulação do mesmo em pedras argilosas / vulcânicas)

 

Em minha casa funciona 5 estrelas, ligam-se por volta das 21 horas e desligam às 8 da manhã, quando voltam a ligar à noite ainda estão quentes e a libertar calor...

a poupança é bem visível caso tenhamos uma divisão (como no meu caso) que tenhamos imperativamente que manter determinada temperatura.

passei de um custo individual de 60 euros (aquecedor termo-estático a óleo) para 35 (acumulador de calor)....

 

há várias marcas e modelos mas o preço pouco varia (a partir dos 180 euros)

 

segue aqui uma ferramenta de cálculo para esses sistemas

Cálculo Acumuladores

 

Saudações!

Editado por David Cabete

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui está um testemunho que me ajuda imenso. Obrigado. E não notas muito gastos na electricidade ao fim do mês?

 

 

Boas!!

 

O único que noto na conta de electricidade é a descida desta!!

Devo dizer que já comprei mais 2 para outras divisões cá de casa.

 

Como já tinha referido a marquize tem perdas imensas de calor, as janelas têm vidro único e o gajo que a montou era um verdadeiro nabo, pelo que tem algumas folgas nas junções das janelas com a armação.

Isto para dizer que se essa fishroom está um pouco mais isolada que a minha de certeza que a poupança será ainda maior e também pelo preço que o comprei ( 13€ no MaxMat ), acho que deverias experimentar.

 

Fica ainda a nota que é o tipo de aquecimento que se vai utilizar na nova fishroom/loja do Milhinhos aqui em Portalegre.

 

Abraço

 

Rui Choças

Editado por rchoças
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se me permitem aproveito o tópico para colocar uma dúvida...

 

Também tenho pensado em optar por um aquecimento central, uma vez que acho que o gasto energético e na aquisição de termos individuais poderia ser desnecessário. Tenho pesquisado aquecedores e resistências.

 

No entanto o meu receio reside numa coisa. A minha bateria fica numa pequena arrecadação, pouco arejada (sem janelas) e que para além dos aquários tem outros materiais arrumados... Haverá algum risco de incêndio?

 

Um bem haja a todos. Severum coloca ai umas fotos com os aquas já habitados!

 

 

Desculpem a insistência e a nobbisse

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

O único que noto na conta de electricidade é a descida desta!!

Devo dizer que já comprei mais 2 para outras divisões cá de casa.

 

Como já tinha referido a marquize tem perdas imensas de calor, as janelas têm vidro único e o gajo que a montou era um verdadeiro nabo, pelo que tem algumas folgas nas junções das janelas com a armação.

Isto para dizer que se essa fishroom está um pouco mais isolada que a minha de certeza que a poupança será ainda maior e também pelo preço que o comprei ( 13€ no MaxMat ), acho que deverias experimentar.

 

Fica ainda a nota que é o tipo de aquecimento que se vai utilizar na nova fishroom/loja do Milhinhos aqui em Portalegre.

 

Abraço

 

Rui Choças

 

 

 

boas

 

consegues manter a temperatura dos aquarios a quantosº?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Zé carlos!!

 

Eu consigo manter a temperatura entre os 20 e os 22º depende muito do frio que estiver na rua, mas durante o dia 22º, à noite 20º.

O que as especies que mantenho de Killies é mais ou menos ideal, algumas ainda queriam mais baixas perto dos 19º, isto para se reproduzir normalmente.

Obviamente aumentando o termostacto ou mesmo a resistência pode-se alcançar temperaturas mais altas.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No entanto o meu receio reside numa coisa. A minha bateria fica numa pequena arrecadação, pouco arejada (sem janelas) e que para além dos aquários tem outros materiais arrumados... Haverá algum risco de incêndio?

 

 

Olá!!

 

Risco existe sempre, sempre que temos electridade ou fontes de ignição por perto existe esse risco.

Agora não tens mais risco disso do que outras coisas. Acho que tens de pensar pelo melhor e não ser pessimista.

O que podes fazer é minimizar os riscos, por exemplo colocar o aquecimento um pouco mais alto do que o chão, por causa de um eventual derrame de água, afastar caixas e plasticos do contacto com o aquecimento, etc.

 

São estas pequenas coisas que podes fazer, só para teres mais segurança e dormires descansado, agora também te digo que é mais fácil chegares a um aquário e teres os peixes todos cozidos por o termostácto ter colado, do que teres um incêndio!!

 

Espero ter ajudado

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gil!!

 

Até à bem pouco tempo na minha Killiroom tenho utilizado o usual ventilador para aquecer toda a divisão, sem problemas de maior.

Como quase todos nós sabemos Killies têm uma gama variada de temperatura ideais de temperatura, apesar disso tenho utlizado esses aquecedores sem problemas nos peixes.

 

O que acontece é que desde aquela semana em que a temperatura baixou bastante não fui capaz de manter a temperatura ( 22º C) na divisão, nem com 2 ventiladores gastando 2000W. O que fiz foi tentar encontrar um convector barato e funcional, tal como tinha visto noutras Fishrooms.

Neste momento utilizo um convector bastante modesto, mas que é capaz de aquecer toda a divisão ( marquize, pelo que as perdas de calor são imensas) com apenas a resistência de 750W e com o termostato a meio.

É impressionante a poupança de energia e o controle da temperatura com um aparelho desses e além disso é totalmente silencioso.

 

Fica só para último o preço de um aparelho desses: 13€!!!!!!!!

 

Aqui fica a foto:

Convector-Heaters-CH-2000B-Timer-Turbo-.jpg

 

Até breve e espero ter ajudado!

 

Rui Choças

 

Boas

 

Onde é que compraste?

Qual a marca?

 

Obrigado

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

Se leres uns post mais acima refiro lá conde comprei, ainda assim foi no MaxMat e custou qualquer coisa como 13€

Quanto à marca sinceramente nem sei se têm, é uma daquelas marcas tipo chineses!!

 

Em relação a acabamentos não é muito famoso, mas também para o efeito que têm e para o preço, não se pode pedir muito, não é??

 

Abraço

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Como vai este excelente projecto de que há tanto tempo não ouvimos falar? =)

 

E a Estufa como está? O pessoal gosta de se babar com o que não tem espaço para ter=)))))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Por enquanto este projecto está a aguardar a entrega dos últimos aquários ::D:

 

Ainda não há peixes pois não queremos fazer as canalizações dos aquários que faltam, já com peixes lá dentro.

 

A estufa, depois do temporal, lá se aguenta :-D e a bicharada fambém :-D

 

Mal haja novidades eu coloco aqui

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais