NOVO PROJECTO Aqua Piranhas


hugoneto

Recommended Posts

Viva,

 

Estou decidido a criar um aquário dedicado a piranhas, estou à procura de Pygocentrus nattereri - já estou com alguns contactos para arranjá-las.

Vou tentar arranjar pequeninas, porque para já vou começar por um aqua de 260L que tenho em casa. Mais tarde quando crescerem (e as finanças também) estou a ponder comprar um aquário maior (700+ Litros) para elas.

 

Para fazer bem as coisas, já ando a ler muita coisa sobre o habitat, os melhores parâmetros, o layout, etc.

Vinha pedir ajuda aqui aos especialistas para me darem dicas nestas áreas:

 

LAYOUT - queria construir um ambiente parecido com o que elas têm no habitat natural, procurar uma decoração que permita ter alguns refúgios, já que apesar de agressivas são uma espécie tímida e precisam de ter alguns esconderijos para se sentirem bem. Talvez considere até fazer um fundo para o aqua já a pensar nestes refúgios.

Tenho as seguintes dúvidas:

- que tipo de troncos / pedras devo usar, considerando que as Piranhas gostam de um pH mais baixo?

- que material posso usar para construir um fundo DIY? alguma dica?

- e quanto ao areão? devo colocar muito ou pouco? e de que tipo - grosso ou fino? claro ou escuro? (ver também a parte de iluminação)

- em relação a plantas, já sei que só devo colocar plantas resistentes e que consigam "sobreviver" à agitação toda - que espécies com poucas necessidades de luz aconselham?

 

ILUMINAÇÃO - quero criar um cenário em que a iluminação seja apenas a necessária ao desenvolvimento das plantas (que devem ser apenas plantas de poucas necessidades de luz e manutenção), mas que permitam criar um ambiente relativamente "escuro" (pouca luz) e utilizar lâmpadas que realcem as colorações e que permitam ver toda a acção característica.

Que tipo de iluminação aconselham (aqua tem 120cm comp x 42cm prof x 52cm alt)?

- quantos W?

- que temperativas de cor / tipo de lâmpadas colocar?

- quanto tempo de iluminação sugerem?

 

FILTRAGEM - Tenho neste aqua um Fluval 305 (1000l/h), aconselham a manter ou devo colocar um superior? Vi o Fluval FX5 com 2300l/h, talvez possa comprar já um que me permita usá-lo mais tarde no aqua maior... o que acham?

 

 

Vá, comecem já a mandar uns bitaites que eu agradeço!... :music_singguitar:

Editado por hugoneto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então ninguém ajuda por aqui?

 

Vá lá... :dance:

 

Parece me um bom projecto, apesar de achar um desperdicio ocupar 240 litros com piranhas... Mas gostos não se discutem!! Quanto ao filtro acho que os 1000 litros/hora chega perfeitamente, apesar das piranhas sujarem muito a água... Não te esqueças que elas não gostam de muita corrente por isso acho que mais de 1000 litros/hora é demais...

Coloca no aquário muitos troncos ramificados e raízes, mas também zonas abertas para haver espaço. Podes também colocar umas plantas flutuantes... Alimenta as bem e faz muitas TPA'S!!!

 

Quantas piranhas estás a pensar colocar nesse aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resposta a solrac86:

 

Não te preocupes, elas vão ficar temporariamente alojadas num aqua mais pequeno, mas já estou a tratar de procurar uma pequena "piscina" :D

 

 

 

 

Resposta a arty77:

 

Obrigado Artur, se calhar dou lá um salto para tirar ideias para o aqua!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais