Doença e Mudança de aquario


jpnm

Recommended Posts

Olá!

 

Tenho um Aquário de 80cm, 96L brutos desde Outubro, com todos os níveis estáveis e aceitáveis. E desde Janeiro tenho um problema que não consigo resolver, muitas mortes, principalmente de corydoras com os seguintes sintomas: palidez, roçar nas pedras, respiração ofegante, paradas no fundo (mais que o habitual) e acabam por morrer. Tenho outros peixes que tb se "coçam" nas pedras mas para alem disso aparentam estar bem. Já fiz vários tratamentos com esha 2000 e não melhorou em nada.

 

Vou trocar de aquário para um de 200L brutos e aproveitar para ferver o areão e td o resto do aquário "velho" excepto peixes e plantas claro, numa tentativa de me livrar da "peste".

 

A minha pergunta é:

 

Aproveito a agua e as bactérias do filtro, do aquário "velho", correndo o risco de transportar a doença?

Ou ciclo o novo aquário desde inicio, podendo a doença vir na mesma com os peixes?

 

 

Aguardo respostas

 

PS: Ultimamente as cory's tem andado bem, mas morreram-me as ampulárias todas (4) uma de cada vez no espaço de 15dias :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... costumas adicionar algum produto para anular cloro e metais pesados na água das TPA?

 

 

Sim.

 

Usei o aquasafe da Tetra e agora uso aquaplus da nutrafin...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim.

 

Usei o aquasafe da Tetra e agora uso aquaplus da nutrafin...

 

nesse aspecto acho que está ok.

 

... palidez, roçar nas pedras, respiração ofegante, paradas no fundo (mais que o habitual)

 

roçar nas pedras, poderá ser íctio e os peixes sintam comichão daí a roçarem... e a causa do íctio normalmente é a temperatura instável, tipo baixar dos 25º ocasionalmente...

 

respiração ofegante poderá estar relacionado com água pouco oxigenada... certifica que o aqua tem alguma agitação à superfície da água, normalmente na saída do filtro, de forma às trocas gasosas estar ok.

 

de resto, de momento não tenho assim mais dicas...

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nesse aspecto acho que está ok.

 

 

 

roçar nas pedras, poderá ser íctio e os peixes sintam comichão daí a roçarem... e a causa do íctio normalmente é a temperatura instável, tipo baixar dos 25º ocasionalmente...

 

respiração ofegante poderá estar relacionado com água pouco oxigenada... certifica que o aqua tem alguma agitação à superfície da água, normalmente na saída do filtro, de forma às trocas gasosas estar ok.

 

de resto, de momento não tenho assim mais dicas...

 

 

Ictio acho que não, pq faço as TPA com agua a mesma temp, ligeiramente abaixo... e não apresentam os pontos brancos

 

Tenho bastante agitação na superfície de agua, penso que está bem oxigenada, pq mais nenhum peixe se queixa, e as corydoras pelo que li, são bastantes resistentes a isso, pq conseguem absorver oxigénio pelo sistema digestivo com as suas subidas a superficie e engolem bolhas d ar...

 

O que eu queria saber é se acha que posso/devo trocar a agua de um aquário para outro evitando o ciclo td de inicio, ou se face aos problemas que tenho tido, justifica ciclar td de novo e depois então meter os peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais