Tanganyca Nano ??


Lost

Recommended Posts

ola, venho aqui perdir uma ajuda antes que faça asneira, tenho aqui um aquario com umas medidas muito estanhas 80*20*25, as medidas sao estas para o aquario poder encaixar num movel de quarto.

Actualmente tem como fauna Guppys (e cada vez sao mais ) acontece que sempre gostei de ciclidios africanos, mas como ja tem outro aquario de 1m com um comununitario e nao tenho espaço para um terceiro aquario pensei em usar este pequeno para ter um mini tanganyka, com apenas duas especies (se possivel) agora a minha questao é a seguinte? sera um crime colocar estes peixes num aquario destas dimensoes? malawi esta totalmente fora de questao, o tanga seria precisamente pelo tamanho dos peixes.

Fico a aguardar as vossas oponioes

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Realmente são medidas estranhas! Eu nesse espaço apostava num móno-espécie de Shell-Dwellers, de preferência multies ou similis, derivado ao facto de serem as duas espécies que se comportam como uma colónia! Nesse espaço e principalmente derivado à largura eu não metia mais nada!

 

Cumps!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que com essas medidas consegues por dois tipos, mas secalhar o melhor era teres neolamprologus...

 

Que e o que tenho no meu, mas gostos sao gostos!

 

Abraço

::editado. Imagem ultrapassa limite. MM::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Lost,

 

Estou com o Bmmsilva. Acho que ficas bem servido com N. multifasciatus. Podes Meter alguns basaltos rolados, que vão roubar volume, mas dar uma benece estática se tiveres para ai virado, e ter toda o fundo coberto de conchas como se verifica muitas vezes no Lago.

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Olhem que um aquário com 20 ou 25cm de altura, tirando uns 7 cm da areia, uns 2 ou 3 entre tampas e a água, sobram 10 a 15 cm de coluna de água, ficas com cerca de 20/25 litros para manteres com parâmetros estáveis...

 

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois de pesquisar na net achei estas duas especies muito interessantes, Lamprologus» similis / Neolamprologus similis (nao sei se sao a mesma especie ou nao) e as jullies.

Agora pergunto, sera que consigo ter um casal de cada? sendo assim iria ficar com 4 peixes no aquario.

Obrigado

 

Ps. aceitam se susgestoes :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não isso não dá! É pouca água como o Nuno Correia referiu e além disso ambas as espécies, os julies e os similis, são bastante prolificos depois de acomodados! Isso do Neo ou lamprologus parece que ainda está em discussão no mundo da taxonomia, mas sim é o mesmo peixe!

Mesmo mantendo apenas a colónia dos similis, terás que ter sempre atenção redobrada aos parametros da água! Tens que por uma boa filtragem, e fazer tpa´s bastante regulares! Que filtro tencionas usar nisso? e já agora quais são as medidas do aqua designando CxLxA???

 

Cumps

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquario tem 80*20*25.

como filtro vou usar um eheim liberty 2041 esta preparado para um aquario com cerca de 130L e faz 570l/h no maximo, a nivel de filtragem ate tenho muito acima.

a nivel de TPAS vao ser feitas dia sim dia nao no maximo de 2 dias seguidos sem tpas, pois é com esta frequencia que faço as tpas do comunitario.

Tenho mesmo muita pena de nao poder por os similis e as jullies juntos.

mesmo com os cuidados que ja tenho das tpas? nao e possivel?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse filtro pode fazer 570Lts mas em termos de superficie de filtragem é fraco, se conseguisses um 2213 era o ideal! O problema em relação aos julies e similis é que eles assim que estiverem à vontade no aqua vão começar a procriar e parecem coelhos, é sempre a dar! Em pouco tempo vais ficar com o aqua superlotado, e isso não vai ser nada fácil de manter com essa litragem, quanto mais se estiver atulhado de peixes! O aqua é muito pequeno... se tivesse à mesma os 80, mas fosse 10 ou 15 cm mais largo e mais alto já dava pra isso que pretendes, óbvio é que a filtragem teria que aumentar!

 

Cumps!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tambem tenho aqui um filtro interno. posso ter sempre os dois a trabalhar:)

a nivel de excesso de populaçao, assim que eles comecarem a ter filhotes......estes vao começando a ter novos donos :medieval_mace: nao vou correr esse risco.

Editado por Lost
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez Lost,

 

Os N. similis são "similares" aos N. multifasciatus, tal como o nome indica, pelo menos no aspecto. Em termos comportamentais, os multifasciatus formam colónias mais coesas, daí os recomendar em detrimento dos similis para esse teu pequeno aquário, mas se estiveres mui mais inclinado para os similis, isso não será um impedimento maior. Tal como já referiram e com certeza saberias, cuidado com os parâmetros. Filtragem e TPAs regulares. Não vale a pena agoirar, pois os bichos não são flores de estufa e acho que o projecto tem condições para resultar, desde que lhes proporciones condições mínimas.

 

boa sorte,

Tiago Navarro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOST respondi ao teu MP, mas a tua caixa de MP está cheia…pelo que li estás interessado em N.simillis (tenho 4), e quanto aos Julidochromis tens a opção dos Julis transcriptus (kissi), ou dos Julis sp. “Gombe”, dos J.transcriptus posso te arranjar jovens quase adultos, nos Gombe tenho um casal formado (adulto com várias criações), que te posso vender…10€ o casal…os N.simillis vendo a 5€ cada, tu pediste só 3, mas só vendo os 4 são jovens adultos já reproduzem…

 

Desculpa estar a responder às perguntas que fizeste por MP aqui, mas como te disse tens a caixa de MP cheia…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Também tenho um Tanganika nano com a mesma litragem que tu (40h*40c*25L) e mantenho lá multifasciatus sem problema desde o fim de Dezembro.

A colónia está a sufocar, neste momento penso ter cerca de 40-50 indivíduos. Comprei 4 ao aquaben no fim de Dezembro mas só o casal dominante se reproduz, tenho que lhes pôr um cinto de castidade.

 

Quanto à areia aconselho-te a reduzir a espessura para 3cm, eles são umas escavadoras e transportam a areia constantemente fazendo montes enormes em cada postura, não vale a pena pores areia que te reduz a litragem útil e tapará a vista no futuro.

 

Filtragem: fiz um filtro externo com cerca de 1litro de volume (para esconder atrás do microondas) e 500ml de massas filtrantes, 5 estrelas.

 

TPA de 15 em 15 dias, quando tenho tempo, ou vejo que o aquário está a ficar com a água castanha/laranja(?) (do corante da comida), ou os vidros com algas (1 mês).

 

O meu segredo....

...um dos vidros de 40x40 está coberto com musgo de java viçoso e pujante... alguém precisa de um bocadinho? (está agarrado a uma rede vertical)

 

Espero ter sido útil

 

Luís Lampreia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois de ver bem acho vou mesmo optar por uma pequena colonia de multis e um casal de jullies.

estava a pensar colocar num lado do aquario uma pedras de basalto preto de forma a fazer umas tocas, e do outro lado do aquario iria deixar para as conchas vazias.

a nivel de plantas apenas uns pezinhos de vaslinerias najas.

que me dizem ? devo apostar neste tipo de montagem?

Fico a aguardar sugesotes

 

Ps. o fundo vai ser todo com areia branca de silica.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Lost,

 

Acho apertado para ambas as espécies. Já me espercei e dize o que faria, optando apenas por uma colónia de conchiculas, mas nada te impede de experimentar.

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

As plantas tens de as meter junto das rochas e o mais afastadas possível das conchas, senão os simillis vão ou desplanta-las ou enterra-las…mais ou menos a meio do aqua mete uma rocha isolada e pode ser pequena, para servir de fronteira ao território dos simillis…

Posto isto é só preparares a água com os parâmetros devidos pH >8.2 – GH 14 a 18; KH +- 14, temperatura tenta manter o máximo possível abaixo dos 26ºC e como mínima os 24ºC, não vai ser fácil durante o Verão, mas tenta…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

Concordo com o BlackLotus.

Eu que tenho um áqua de 40 litros, como já referi, que na realidade só contem cerca de 30. Vejo os multis a multiplicarem-se como coelhos e o convívio já me parece dificil com 2 territórios a 10cm um do outro, numa base com 25x40cm.

Acho que a colocação de uma 2ª espécie vai originar algum stress em ambas.

 

Reconsiderando.

Sempre são 80cm de frente. Só alguém que conheça as espécies em causa é que poderá avaliar a situação com mais realismo.

Editado por Luís Lampreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Bem vamos por partes…

- este aquário tem 80cm uma colónia precisa mais ou menos de 40cm, isso faz com que alguns Simillis tenham tendência para ir formar outra colónia do outro lado do aqua, mesmo que lá não estejam conchas…

se o problema são os conflitos, duas colónias de simillis numa área de 80cm, aí sim vão existir conflitos constantes ente machos com tentativas de raptos de fêmeas de uma colónia para a outra entre outros…

- os Julis que recomendei (note-se nem todas as espécies de Julis servem…) vão ocupar a zona de rochas e o seu território será 20cm3, (eles ocupam as rochas também na vertical), e apesar de serem pacíficos para com os simillis, vão sempre ser considerados uma ameaça à colónia o que vai fazer com que os machos em vez de entrarem em conflitos hierárquicos entre eles se unam para defender a colónia…por isso esse comportamento fica mais perto do natural do que uma colónia onde não existe necessidade de uniam para defesa…

 

Sobre este assunto não tenho mais nada a acrescentar…mas como eu costumo dizer, não há nada como experimentarmos e vermos por nós próprios…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bentes,

 

Obrigado pelo esclarecimento. Como disse e sublinhas-te, não há nada como experimentar. Talvez tenha parecido um pouco agressivo, mas não era a intenção.

 

cumprimentos e boa sorte Lost,

Tiago Navarro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agressivo?

Quando falamos de espécies que se comportam de modos diferentes dependendo do tamanho do aqua, layout, interacção com outras espécies e até temperamento de cada individuo, não se pode definir uma regra comportamental fixa, portanto a melhor maneira de confirmar alguma “pseudo-regra” comportamental nos Tanganyika é o que referi…e te pareceu agressivo…

 

Mantenho Ciclideos do Tanganyika à coisa de 18 anos e ainda me espanto com os seus comportamentos face a uma situação nova.

Quem me conhece pessoalmente acho que transmito a ideia que uma ou outra espécie podem viver bem em comum num aqua de dimensões “X’s”, mas deixo sempre uma boa margem de duvida…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Bentes, pareceu-me que o que o tiago quis dizer foi que ele sim poderia ter parecido agressivo, mas que não tinha essa intenção!!! Quanto ao que referes sobre quem te conheçe, é verdade, deixas sempre margem para as experiências pessoais que cada um pode observar nos seus mini-ecossistemas!!

Abraço!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais