1ª experiência neste mundo...


Recommended Posts

olá

registei-me neste forum aconselhada por uma amiga que também é apaixonada por peixes

ela tem ajudado bastante mas mesmo assim diz-me que deveria participar e assim fiz; espero não "meter muita agua"- sou mesmo inesperiente

 

tenho um aquario com as medidas 100x30x40, é usado (para minha 1ª experiencia acho que chega) e que está iniciado há cerca de 1 mês; li um pouco antes de o preparar, principalmente sobre o ciclo do azoto e começei a medo...

ele é simples, tem areão de rio, 1 filtro interno, iluminação 15w, termostato 100w, 4 anubias, 2 pedras de xisto

 

15 dias depois de o ter com agua e a colocar comidinha de peixe comprei duas coridoras que me disseram ajudar a formar o filtro biologico

e assim está desde meados do mes passado, tenho feito os testes (embora por vezes com dificuldades de interpretação) e agora, parece-me que o ciclo do azoto já se fez(espero não estar enganada) e hoje coloquei o 3º inquilino - é um cascudinho mesmo pequenino (que me avisaram na loja que ia crescer muito mas não resisti);

tenho algumas dúvidas (muitas) por isso vou colocar esperando a vossa paciencia

os nitratos controlam-se com trocas de agua certo?-eu tenho feito dia sim dia não porque os valores esta semana dispararam de 10 para 50... será que isto estabiliza?

 

esta iluminação é adequada ou preciso de alterar?

 

o pH da agua é outro problema, é alto mas não percebo porquê;

já discuti isto com a minha amiga mas mesmo depois de ter lido sobre o assunto não percebo porque é que a agua da torneira tem um pH de 7 e no aquario está a 7,6

 

e com este pH já sei que só posso ter mollys platys e guppies segundo me disseram na loja

não me importo porque gosto deles e não queria mesmo andar a usar produtos para mudar o pH

 

podem dar-me sugetões de como agir nos proximos tempos?

obrigada e desculpem ao testamento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Preenche o teu perfil.

 

Sejas Muito bem vindo a este forum.

 

Lavaste o areão e as pedras de xisto fervidas antes de as introduzires no aqua?

 

Os nitratos estabilizam-se com as trocas parciais de água, mas tens que ter atenção que essas TPA's terão que ser de apenas 20%, acrescenta bactérias pois poderás matar a colónia com tanta TPA.

 

As anúbias são plantas que não são muito exigentes quanto à luz, mas mesmo assim penso que seria melhor um aumento de W's. Para além das anúbias poderás também utilizar fetos e musgos.

 

 

Poderás encontrar uma solução para baixar o pH, com a ajuda de um tronco no aqua. Mas para além do que referiste vê bem o que lá tens (uma concha, um búzio, alguma coisa vinda do mar).

Editado por betarato

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já li a tua resposta

obrigada

sim, antes de colocar as pedras e o areão fervi tudo e tal como conversei com a minha amiga

não tenho mais nada no aquario, nem conchas, nada mesmo

então as trocas de agua frequentes podem ser prejudiciais? não tinha pensado nisso, mas muitos nitratos também são mortais certo? a duvida é qual o ponto de equilibrio...

obrigada por responderes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As trocas de água são bastante relativas,tudo vai do tempo que o aquário tem.Se a colónia de bactérias está bem fixa no aquário/filtro podemos fazer TPA's de 40% diários sem qualquer problema,agora se está no inicio e tenhamos pouca fauna não existe a necessidade de tanto.Convém fazer TPA's diárias caso vejamos que temos amónia no aquário e o ciclo a iniciar-se.

O pH da torneira como mediste?Tiraste a água da torneira e mediste logo?Deves esperar sempre uma meia hora antes de medir.Se der o mesmo valor é porque tens algo dentro do aquário a subir o pH.Experimenta meter um pouco desse areão numa bacia com água da torneira e testar no dia seguinte.A

A maneira mais fácil de controlar os nitratos é com TPA's desde que venha a 0 da torneira.Mas com plantas de crescimento rápido que é o que te aconselho essas consomem bem esses nitratos.50 não é um valor muito alto,não te preocupes.Vai acrescentando os peixes com calma.Disseste que compraste um cascudo isso é em brasileiro :eusathink: será um pleco ou um anscistru?Se sabes que não o podes ter estás a começar mal,é preferível comprar um ancistru a um pleco.São bastante parecidos e os ancistrus não crescem nem 1/4 do pleco e não te viram o aquário ao contrário :confused4:

Vai lendo bastante e mete dúvidas caso as tenhas,que tentamos ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.Disseste que compraste um cascudo isso é em brasileiro ;) será um pleco ou um anscistru?Se sabes que não o podes ter estás a começar mal,é preferível comprar um ancistru a um pleco.São bastante parecidos e os ancistrus não crescem nem 1/4 do pleco e não te viram o aquário ao contrário ;)

Vai lendo bastante e mete dúvidas caso as tenhas,que tentamos ajudar.

 

boa noite

pois...acho que tens razão, é um PLECOSTOMUS LEOPARDO, e pelos vistos cresce mesmo...vou ter que pensar nisto rapidamente...

em relação à agua da torneira fiz assim: retirei garrafoes com agua (para as TPA's) que deixei repousar 24h e depois testei para pH e nitratos (pH 7, nitratos =0);

mas decidi que não me vou preocupar para já com isto, vou colocar peixes que se adaptem a este meio para começar, quando mudar para um aquario maior espero ter mais conhecimentos e então depois reinicio tudo de novo;

 

acho que tenho que pensar é numa iluminação de jeito que vai ser a proxima aquisição e depois um filtro novo...

 

nova duvida:

em relação ao numero de peixes, já li varias opinioes sobre as proporções tamanho de peixes/volume de agua mas ainda tenho duvidas porque isto de medir peixes ao centimetro ainda me faz alguma confusão; num aquario pequeno como este e com mollys/platys e guppies qual o limite no total (contando já com as duas coridoras e o pleco)? 6 de cada será que é muito (12 no total)?

 

obrigada pessoal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!

Bem, parece que o aquário está a estabilizar, finalmente.

Tenho feito trocas de água de 20l de dois em dois dias e hoje fiz os testes:

 

Amonia:0

Nitratos: 10

pH. 7,6

 

Acham que posso começar a introdução gradual de peixes?

 

Gostava que me ajudassem no numero de peixes, quantos de cada espécie, e quantos introduzir de cada vez...

Disseram-me que devo colocar um produto que tem bactérias de cada vez que introduzir peixes, será que é mesmo necessário ou conveniente?

 

Estou a pensar visitar uma loja nova que abriu perto da minha casa ( http://www.koipark.pt/) para a semana e acho que venho de lá com novos inquilinos quase de certeza mas queria ouvir algumas opiniões primeiro...

 

Se puderei dar sujestões agradeço

 

Obrigada pessoal

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vieira,como prometido na MP vou cá deixar a minha ajuda/opinião.Não disse via MP porque a tua dúvida pode ser a de outras pessoas.

Visto já teres a amónia a 0 e teres nitratos é sinal que já tens o ciclo feito.Agora podes passar a fazer TPA semanal de 20L ou 40L ou se preferires podes ir trocando a cada 3 ou 4 dias 20L.Visto já teres 2 corys e o leopardo eu optaria por mais 2 ou 3 corys iguais ás que tens e depois um macho guppie e 3 ou 4 fêmeas.Não precisas de mais guppies porque vão reproduzir como não existisse amanhã e assim consegues aprender bastante nessa fase de criação e é excelente ver os pequenos a correr de planta em planta a esconderem-se e a virem depois comer flocos,eu adorei essa minha parte dos guppies.Todos os dias há emoção cabecadura a acrescentar a isso optaria por 2 ottos.O que daria no total 5 corys,um leopardo,4 guppies e 2 ottos o que me parece bastante bem para o teu aquário.Não esquecer de acrescentar por exemplo numa semana as corys,na seguinte os guppies e na outra os ottos.Não devem meter tudo ao mesmo tempo pois o filtro não está preparado para aguentar com tanta matéria orgânica de uma vez e terás uma subida de amónia que te pode levar á morte de alguns peixes.

Espero ter-te ajudado.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!

Ajudaste sim Jorge Oliveira

Tinha pensado algo diferente, mas acho que para 1ª vez vou mesmo simplificar e seguir as tuas dicas; hoje adoptei um trio de coridoras para fazer companhia às duas que já tinha; bolas, nunca pensei que fossem tão activas, as cinco ainda não pararam; para a semana sou capaz de trazer então o trio de guppies; quanto aos ottos, são peixes de fundo também certo? não será uma grande quantidade de peixes lá no fundo?

 

obrigada pelas ajudas

:flick_tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aposto que notaste um boa mudança no comportamento das corys assim que adicionaste essas 3 :smilecolros:

Os ottos são peixes vulgarmente chamados de "limpa vidros".Eles andam sempre nos vidros e plantas e não no fundo.Não te esqueças que ambos precisam de comida para eles pois apenas comem alguns restos de comer que ficam no fundo mas não comem os dejectos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sera Nitrivec agora é o Sera Bio Nitrivec,BIOSTART da AQUAPE,Stress Zyme.Qualquer um destes serve para acelerar o ciclo ou acrescentar algumas bactérias após TPA.Mas eu acho dinheiro mal gasto.Se não fizeres nada que mate colónia de bactérias não vejo necessidade disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite pessoal

tenho uma duvida,

como é que se faz a substituição das matérias filtrantes?

No meu caso o filtro é interno e até agora tem sido satisfatório mas pergunto:

as esponjas, lã filtrante e bolinhas de cerâmica são só para lavar e reutilizar ou têm de ser substituidas?

 

obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas

 

lavar esponjas e reciclar, claro que a lã não vai durar sempre, eu mudo de mês a mês, depende..... as bolas podes lavar tb

 

 

Cumprimentos

[size=4][center][color="#000080"]My[/color] [color="#FF0000"][u]NEW AQUARIUM[/u][/color] [color="#000080"]PROJECT[/color]
[/center][/size]


loading.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Boa noite

 

Lavar as esponjas e as cerâmicas com água do aquário para tentar matar o menos de bacterias possiveis. A agua da torneira é mais fria e tem cloro o que as mata e o ciclo começa todo de novo. A lã de vidro devido ao seu baixo preço mais vale substituir do que lavar pois fica sempre com residuos. E não vale a pena lavar as esponjas e as ceramicas intensamente.

 

Com os melhores cumprimentos

João Bello

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Embora agora no verão não seja necessário devido ao calor que está a fazer eu alterava o termoestato para 150w e por sua a vez também alterava a iluminação dependendo do da flora que desejas ter, no minimo 0.5Watt/litro. No teu caso colocava uns 60W(6500k), o optimo era 120w(com vararios espectros dependendo da flora).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.