Concurso nanos "caixa vodafone" plantados


Diogo HC Matias

Recommended Posts

Este concurso terá como objectivo motivar os membros do fórum a conseguirem montar um bonito nanoaquario plantado com recurso a um material disponível gratuitamente à grande maioria de nós. Será composto de 4 fases que visão mostrar a evolução dos cubos ao longo pelo menos 2 meses.

 

Fase 1: Material, Equipamento e Hardscape

Neste fase todos os membros deveriam tirar uma foto ao nanocubo (que deverá ter obrigatoriamente as medidas de 18*18*18 cm = medidas de uma caixa vodafone, ou muito aproximadas, mas pode ser em vidro, acrílico, plástico, tanto faz, desde que cumpra as medidas), e restante equipamento que eventualmente usem (filtros, aquecimento, iluminação, substratos...) assim como o material a usar no hardscape (troncos, pedras, areia).

 

Fase 2: Montagem

Nesta segunda fase os membros devem apresentar pelo menos uma foto (600*600) com o hardscape colocado no cubo e eventualmente algumas plantas antes de encher o nano e outra foto (600*600) com ele acabado de encher.

 

Fases 3 e 4: Evolução do nano

Regras e Procedimentos

 

Decorrem ao final do primeiro mês e do segundo mês. Eventualmente poderemos decidir um prolongamento se se justificar.

Os concorrentes deverão tirar uma foto frontal ao nano que permita a melhor avaliação possível do aquário por parte do 'juri'.

 

> A(s) foto(s) que enviarem também irão a votação após todas as fases estarem concluídas por isso, guardem-nas

> O prazo para envio das fotos termina ás 23.59H de dia 15 de Julho (1º mês)

> O prazo para envio das fotos termina ás 23.59H de dia 15 de Agosto (final)

 

Fotografias

As fotografias devem ter um tamanho uniformizado entre todos os concorrentes:

2 fotos - 600X600

4 fotos - 300X300

2 foto - 600X600 + 2 fotos - 300X300

As fotos deverão de estar identificadas e com a data.

Não podem sofrer alterações do photoshop (excepto crop e resize). Indícios de alterações claras numa fotografia serão penalizados com retirada de votos ou eventualmente desclassificação (situação a decidir em conjunto face a queixa de dois ou mais participantes).

 

Juri

O juri serão os nossos colegas do fórum. Na altura apropriada abrir-se-à um tópico apenas para se proceder às votações das várias fases. Os concorrentes não podem votar no seu próprio nano.

Gostava de incentivar os membros a votarem segundo os padrões dos concursos de aquascaping, a saber:

Impressão artistica (50% ponderação)

Avaliação do aquário como se fosse uma obra de arte.

Impressão técnica (50% ponderação)

Criatividade (10%)

Introdução de ideias novas, premiação da capacidade criativa do autor.

Composição (10%)

A composição do layout foi bem executada? As plantas e o hardscape estão em harmonia e equilibrio?

Escolha de fauna (10%)

Face ao tamanho do aquário não se aconselha o uso de fauna de grandes dimensões. Por isso a escolha da microfauna a usar deve ter também ser tido em conta.

PENALIZEM o uso de seres vivos não apropriados ao volume do nano e beneficiem quem tiver escolhido a fauna correctamente.

Atmosfera natural (10%)

O layout apresenta-se com um aspecto natural?

Condição das plantas (10%)

As plantas encontram-se saudáveis e com as suas melhores cores?

 

Premios

Os prémios consistem em horas de entretimento, muita galhofa e no final do concurso logo se pensa se o vencedor merece uma mini :character0050:

 

Toca a concorrer! A fase 1 começa hoje (15/05/09) e dura até ao final do mês (31/05/09).

Podem limitar-se a postar aqui as fotos, ou abrir um tópico dentro da área de nanos para isso, deixando aqui o link para o mesmo.

Não devem no entanto postar fotos fora das fases definidas.

 

 

*Adaptação das regras elaboradas pelo user Carlos Couceiro para um concurso.

 

 

**Como existe um espaço de 15 dias entre o final da primeira fase e da segunda (31 de Maio a 15 de Junho), o cubo pode ser logo enchido no dia 1 de Junho e assim aproveitar mais 15 dias de maturação, do que se for cheio no dia 14 de Junho. Os 15 dias servem unicamente para haver mais tempo para se proceder á montagem do cubo e assim aumentar o numero de concorrente á mini!!!

 

Qualquer alteração de regras que achem pertinente, sintam-se à vontade para o discutir! :)

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 85
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas .

 

Também gostaria de participar .

Ja arranjei a caixinha e estou com o mesmo problema do ramalho, não sei inserir fotos :character0050:

 

Logo se verá , alguma coisa há-de sair.

 

 

Abraço.

 

 

 

joao

Joâo.

 

Grupo de Aquariofilia do Algarve.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é a parte mais fácil... o difícil é a primeira vez :character0050:

3 passos:

 

1. Criar uma conta num site de alojamento de fotos (exemplo: photobucket.com);

2. Carregar a foto nesse site;

3. Escrever aqui no fórum o seguinte código:

 

[img]www.photobucket.com/album/urldafoto[img/]

 

Em que o site que devem pôr é o link directo para a foto (aparece no photobucket por baixo das fotos depois de carregadas).

 

Se continuarem a não conseguir, MP.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Para o pessoal que não consegue por fotos, penso que esta FAQ pode ajudar! :character0050:

 

Depois escolham um site de alojamento, eu pessoalmente uso o Photobucket. É simples e com boas prestações.

 

-Offtopic-

 

SmokeSecrets, só usas o imageshack? Acho-o super lento a carregar imagens nos tópicos, comparativamente a outros. Qual a tua opinião?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Eu tambem estou a pensar em partiçipar.

 

E quero dar uma ajudinha com a colocação das fotos:

 

Eu costumo carregar as fotos para o meu album do forum,depois é só copiar o link da foto e inserir no espaço onde se vai escrever o tópico ou post!!

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SmokeSecrets, só usas o imageshack? Acho-o super lento a carregar imagens nos tópicos, comparativamente a outros. Qual a tua opinião?

 

Abraço

Só uso o imageshack, e acho que não é muito lento, dependendo da qualidade e tamanho da foto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Independentemente do local onde alojamos as imagens o que conta é o tamanho da imagem.Quando maior (mb/kb) tiver mais tempo demora a carregar :character0050:

Eu também uso o imageshack.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

umas perguntas para esclarecer:

Fase 1: Material, Equipamento e Hardscape - Pode-se tirar as fotos da "tralha" e começar logo a montagem?

Fase 2: Montagem - no seguimento da 1ª pergunta, se sim, qual a data para colocar as fotos? Se a não, quando é que se começa a montar o layout e a encher?

Fases 3 e 4: Evolução do nano - Datas para colocar as fotos?

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para dar igualdade de oportunidades a todos os membros que quiserem concorrer, só se deve começar a montagem depois de terminada a fase 1.

Terminada a fase 1, podes logo montar e postar fotos da montagem.

Apesar de ninguém conseguir saber a data em que tirastes as fotos...

As datas da fase 3 e 4 vão ainda depender do tempo que me pedirem para durar a fase 2. Pode haver membros que não tenham disponibilidade de na primeira semana de junho montar logo o nano. Se houver membros nessa situação, prolonga-se a fase 2 por 2 semanas e logo a data para postar as fotos das fases 3 e 4 serão os segundos fim-de-semanas de julho e agosto.

Caso a fase 2 seja só 1 semana, ficarão os primeiros fim-de-semana de julho e agosto :dance:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aproveito tambem para fazer uma pergunta, isto é como como fiz do outro concurso, ou seja, o aquario em si é apenas o cubo e nada mais que o cubo, ms os equipamentos podemos por o que quizermos seja dentro ou fora?

imaginemos que quero ligar o cubo a um esterilizador UV e a um sistema de osmose inversa com sump e termo externo??? posso???? claro que estou a exagerar, mas podia?

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que sim...desde que a area util para fazer o plantado seja a mesma (18x18x18)...Acho que podes por sump ou filtro extreno ou até mesmo ligado a um deposito de 300L xD

cpiadeassinaturalogotip.jpg

<<link com fins comerciais removido>>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Correcto :twisted:

Desde que a área de plantado seja mesmo limitada aos 18*18*18 da caixa vodafone.

Por isso inventa ai umas cenas porreiras para mostrar à malta! :D

 

agora surge outra duvida, a fase de montagem aplica-se aos DIY tambem ou isso pode ser ja feito e mostrado no material a utilizar? por exemplo, eu vou fazer uma calha DIY, nesta primeira fase mostro o material para o DIY ou a calha ja montad junto do resto que vou urilizar(harscape etc)?

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

não sendo o responsável vou opinar...

este concurso não passa de uma brincadeira para o pessoal estar entretido, e é natural que com o desenrolar do tempo de possa fazer algumas adições para melhorar as condições de habitabilidade do cubo.

como tal, acho que o material DIY, pode ir sendo adicionado sem problemas desde que isso não implique uma mudança radical do layout.

é claro que se começas com 5w de iluminação "made in chinoca" e avanças para um DIY com mais uns W's, é natural que queiras colocar umas plantas com maiores necessidades de W's.

mas sendo esse caso, acho que deveria ser á partida ressalvado no "regulamento" que se poderia juntar mais algumas, desde que devidamente anunciadas no tópico do hardscape/flora/fauna. Assim também preveni para algum atraso em uma ou outra planta, um ou outro material.

 

penso eu de q...

 

:twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, queria perguntar uma coisa ou duas :) , quando é que começa o concurso mesmo, sempre se vai criar um topico por aqua ou vamos todos postar no memo? E onde devo postar a fotos do aqua e possiveis diy ?

 

Um abraço e os parabens pela ideia q acho q vai dar muito gozo a todos :P;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

não sendo o responsável vou opinar...

este concurso não passa de uma brincadeira para o pessoal estar entretido, e é natural que com o desenrolar do tempo de possa fazer algumas adições para melhorar as condições de habitabilidade do cubo.

como tal, acho que o material DIY, pode ir sendo adicionado sem problemas desde que isso não implique uma mudança radical do layout.

é claro que se começas com 5w de iluminação "made in chinoca" e avanças para um DIY com mais uns W's, é natural que queiras colocar umas plantas com maiores necessidades de W's.

mas sendo esse caso, acho que deveria ser á partida ressalvado no "regulamento" que se poderia juntar mais algumas, desde que devidamente anunciadas no tópico do hardscape/flora/fauna. Assim também preveni para algum atraso em uma ou outra planta, um ou outro material.

 

penso eu de q...

 

:)

 

 

é o contrario, o que quero saber é se posso arrancar ja com a construçao dos DIY

 

eu sei que isto éso uma brincadeira, mas se podemos brincar a mostrar o melhor de nos mesmos,porque nao faze-lo?

isto ajuda aqueles que querem montar mas nao sabem como, e com o talente que alguns deste concurso têm, podem dar umas luzes em miniatura de como fazer um aquario um pouco maior para quem tem ideias e nao sbe como a executar

 

Diogo, posso arrancar ja com os DIY ou espero pela fase 2 - "montagem" ?

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, queria perguntar uma coisa ou duas :) , quando é que começa o concurso mesmo, sempre se vai criar um topico por aqua ou vamos todos postar no memo? E onde devo postar a fotos do aqua e possiveis diy ?

 

Um abraço e os parabens pela ideia q acho q vai dar muito gozo a todos :P;)

 

 

essa parte penso que esta esclarecida e respondo ja:

 

ficou ao criterio dos participantes, se quizeres podes abrir um topico, desde que respeites as fases do concurso,ou seja, o concurso vai na fase 1, entao so podes mostar no teu topico a parte referente a fase 1 e so começas a trabalhar e mostrar a fase 2 no teu topico quando o concurso entrar na fase 2

 

que vantagens isto tras, enquento no topico do concurso apenas aparecem no maximo 4 fotos(ver regras mais acima), no teu topico podes mostrar as fotos que quizeres,explicativas, passo-a-passo, seja dacolocaçao do substrato, como plantaste a planta XPTO ou mesmo um passo-a-passo dos DIY, mas sempre respeitando as fases em que se encontra o concurso

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, posso arrancar ja com os DIY ou espero pela fase 2 - "montagem" ?

 

Carlos, tranquilo, podes montar já :)

A fase de montagem implica apenas a montagem do hardscape no cubo e plantação.

Os diys acho que podem ser equiparados a qualquer outro equipamento, logo em principio podes mostrar já o diy montado.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos, tranquilo, podes montar já :)

A fase de montagem implica apenas a montagem do hardscape no cubo e plantação.

Os diys acho que podem ser equiparados a qualquer outro equipamento, logo em principio podes mostrar já o diy montado.

 

 

okaspa

 

estava a espera da luz verde para arrancar, por isso vou largar agora o pc e meter maos a obra

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fica aqui a minha primeira fase...

 

fase1ccn.jpg

 

Para o layout vou usar também um tronco ramificado...mas ainda tenho de o arranjar...

E tenho de por a lâmpada na calha diy =)

Editado por Sharpness

cpiadeassinaturalogotip.jpg

<<link com fins comerciais removido>>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.