Novo projecto! Agora ... !


Recommended Posts

Boas,

 

Realmente a designação correcta dos tropheus é algo me faz alguma confusão! :mrgreen:

Uns chamam moorri a todos, outros nem por isso!

Já agora os Tropheus Kachese, são sp red ou moorii?

 

Abraço

Cumprimentos,
Rafael Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não podia estar mas de acordo com o Diogo, nessa “escala de agressividade”, falta só o Tropheus annectens, e o T.polli, mas esses não conheço ninguém que os tenha tido, nem nunca vi em listas de importação…Diogo o que achas desses meninos aí para a tua “colecção” de Tropheus?

Quanto aos T. brichardi,, pelo que tenho ouvido falar não são nada meigos…

Resumindo e penso que o Diogo é da mesma opinião, os Tropheus sp. red ” Moliro”, para além de serem muito bonitos são os que se adequam mais a um aqua dessas dimensões

 

Agora vou mesmo dedicar-me aos red rainbow... mas quem sabe no futuro!

Quanto aos red moliro, sem dúvida que, por serem os menos agressivos, são os mais adequados.

 

 

Já agora os Tropheus Kachese, são sp red ou moorii?

 

Na verdade não são nem uma coisa nem outra. Isto porque os tropheus estão divididos em 10 Linhagens e os kachese são da Linhagem 7 e População 8. Na linhagem 7 estão os denominados sp red (que na verdade não distingue os tropheus). Tudo isto de acordo com Peter Schupke (que tal como afirmei atrás é oi autor que na minha modesta opinião melhor classificou os tropheus).

 

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não que dê para entender alguma coisa, mas fica um link no qual "tropecei", onde podem ser vistas fotos de bastantes variedades de diferentes espécies do género Tropheus (Diogo, se souberes de site melhor para o fim, por favor não o mantenhas em segredo).

 

http://www.israquarium.co.il/Fish/Tropheus/

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não que dê para entender alguma coisa, mas fica um link no qual "tropecei", onde podem ser vistas fotos de bastantes variedades de diferentes espécies do género Tropheus (Diogo, se souberes de site melhor para o fim, por favor não o mantenhas em segredo).

 

http://www.israquarium.co.il/Fish/Tropheus/

 

Não dá para entender muita coisa, mas é fácil perceber que se trata da divisão antiga (de Boulenger) e não a de Schupke que divide os tropheus nas tais 10 linhagens.

 

Eu não conheço nenhum site onde isso fique claro - tenho o livro do Peter Schupke que explica muito bem!

 

http://www.amazon.com/Aqualog-African-Cich...s/dp/3936027382

 

Recomendo!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

O aqua para os meus tropheus já se começa a compor e chegou à altura de V/apresentar.

 

Dimensões: 120*40*55

 

Filtragem: Eheim 2075 (1250lts/h) + Eheim 2217 (1000lts/hora)

 

Flora: Vallisnerias Gigantea (a introduzir)

 

Substrato e Decoração: Areia de silica, basaltos pretos e conchas Neothauma tanganyicense

 

Fauna:

- Colónia de Neolamprologus similis

- Casal de Eretmodus cyanostictus

- Colónia de tropheus (a introduzir daqui a 1-2 meses)

 

E umas fotos:

 

Panoramicas

 

P1011413M.jpg

 

P1011426M.jpg

 

Lateral Esquerda

 

P1011430M.jpg

 

Lateral Direita

 

P1011332M.jpg

 

A zona dos simillis

 

P1011355.jpg

 

Os seus actuais habitantes

 

P1011376.jpg

 

P1011378.jpg

 

P1011380.jpg

 

P1011382.jpg

 

P1011384.jpg

 

P1011387.jpg

 

P1011388.jpg

 

P1011422.jpg

 

P1011398.jpg

 

 

O filtro interno que está nas fotos é para sair brevemente. Falta colocar as vallisnerias que ainda estão para chegar e alterar as lampadas que estas são muito brancas!

 

Opiniões, criticas, sugestões????

Cumprimentos,
Rafael Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rafael,

 

Quantos N. similis machos tens? Tendo em conta o comportamento dos meus e vendo a área que tens com conchas, acho que o mais provável caso tenhas mais de um é os outros irem parar às pedras. Também acho que muitas das conchas vão acabar enterradas e vais ver o teu investimento em conchas "endémicas" a "desaparecer" no substrato. Digo-o pois também mandei vir umas, no meu caso não tanto pelo aspecto estético mas mais pelo facto de se tratar de uma experiência para uma disciplina, e actualmente poucas vejo por entre aquelas compradas na Conforama. De qualquer das maneiras, parabéns pelo projecto.

 

boa sorte,

Tiago Navarro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rafael,

 

Quantos N. similis machos tens? Tendo em conta o comportamento dos meus e vendo a área que tens com conchas, acho que o mais provável caso tenhas mais de um é os outros irem parar às pedras. Também acho que muitas das conchas vão acabar enterradas e vais ver o teu investimento em conchas "endémicas" a "desaparecer" no substrato. Digo-o pois também mandei vir umas, no meu caso não tanto pelo aspecto estético mas mais pelo facto de se tratar de uma experiência para uma disciplina, e actualmente poucas vejo por entre aquelas compradas na Conforama. De qualquer das maneiras, parabéns pelo projecto.

 

boa sorte,

Tiago Navarro

 

 

Boas Tiago,

 

Eu tinha cá 2 N.simillis que pensava serem femeas e fui buscar mais 1 macho e 3 femeas. Agora que os juntei vejo que os que cá tinha são 2 machos. :angelic008:

Estou a pensar em retirar os dois machos que cá tinha ou então em fazer mais uma area de conchas, o que me aconselham?

 

Abraço

Cumprimentos,
Rafael Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só agora reparei que o teu projecto é bastante semelhante ao meu ;)

 

mete verdura ai nisso.

 

Ja escolhes-te a populaçao de tropheus que vais pôr?

 

abraço

 

 

Boas Tiago,

 

Sim sim vou por verdura estou só à espera que chegue.

 

Quanto à população de tropheus estou indeciso entre moorii red rainbow ou sp red moliro. Gosto mais dos red rainbow mas já me disseram que os red moliro são mais aconselhados para este aqua. Estou bastante indeciso! ;)

 

Abraço

Cumprimentos,
Rafael Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha cá 2 N.simillis que pensava serem femeas e fui buscar mais 1 macho e 3 femeas. Agora que os juntei vejo que os que cá tinha são 2 machos.

Estou a pensar em retirar os dois machos que cá tinha ou então em fazer mais uma area de conchas, o que me aconselham?

 

Bom dia,

 

Sim, podes sempre fazer outra área de conchas ao pé do outro molhe de pedras, ou alargar essa (os bichos defendem, mais ou menos, um raio de uns 20 cm). De qualquer das maneiras, podes sempre deixá-los no aquário. Vão ter espaço, só não vão ter conchas, daí dizer que se podem mudar para as pedras, inclusive tenho dois machos que preferem pedras mesmo com conchas dispuníveis. Quanto às fêmeas, não sei se alguma quererá acompanhar algum dos machos, mas vendo a área actual de conchas e considerando que são três, é uma possibilidade.

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Editado por BlackLotus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago,

 

Sim sim vou por verdura estou só à espera que chegue.

 

Quanto à população de tropheus estou indeciso entre moorii red rainbow ou sp red moliro. Gosto mais dos red rainbow mas já me disseram que os red moliro são mais aconselhados para este aqua. Estou bastante indeciso! :confused4:

 

Abraço

rafael, eu vou por red moliro, mas sem duvida os red rainbow sao mais bonitos.

 

abraço

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas Tiago,

 

Sim sim vou por verdura estou só à espera que chegue.

 

Quanto à população de tropheus estou indeciso entre moorii red rainbow ou sp red moliro. Gosto mais dos red rainbow mas já me disseram que os red moliro são mais aconselhados para este aqua. Estou bastante indeciso! :medieval_mace:

 

Abraço

 

Olá Rafael,

Acho que a disposição está muito boa. PArabéns.

Podes por gentiliza indicar onde arranjáste os basaltos pretos e conchas Neothauma tanganyicense.

Obrigado e um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rafael,

Acho que a disposição está muito boa. PArabéns.

Podes por gentiliza indicar onde arranjáste os basaltos pretos e conchas Neothauma tanganyicense.

Obrigado e um abraço

 

 

Boas,

 

Obrigado. As conchas Neothauma tanganyicense mandei vir numa importação através da Fixexotic. Quanto aos basaltos pretos arranjei os aqui mesmo na Ericeira na praia de ribeira d'ilhas.

 

Abraço

Cumprimentos,
Rafael Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal,

 

Já há algum tempo que não dava novidades sobre este aqua e por isso aqui venho fazer uma actualização.

 

Enquanto estudava, pensava e repensava qual a especie de tropheus que iria introduzir, a minha mulher convenceu-me a mudar tudo. :P

O que acontece é que ela é "doida" por diversas especies do Tanganyika, ora como o espaço não dá para todos temos que fazer opções. O aqua de 120 é o maior que tenho neste momento e como não gosto de ver grandes misturas com tropheus isso iria condicionar muito as especies a introduzir ... assim a minha mulher convenceu-me a esperar mais um pouco para ter os meus tropheus! Idealmente dentro de 6/8 meses quero adquirir outro aqua de 120 e aí entraram os meus meninos.

 

Para já a fauna é esta:

 

- Cólonia de Neolamprologus multifasciatus

- Casal de Eretmodus

- Casal de Altolamprologus compressiceps "Sumbu"

- Casal de Lamprologus ocellatus "Gold"

- Cyprichromis leptosoma "Utinta"

 

E quero ainda introduzir

 

- Callochromis pleurospilus (1M + 3F)

 

Ora aqui ficam umas fotos dos novos habitantes:

 

Ocellatus macho

P1011460.jpg

P1011466.jpg

P1011469.jpg

P1011473.jpg

P1011474.jpg

P1011503.jpg

 

Ocellatus femea e Sumbu femea

P1011484.jpg

 

Sumbu femea

P1011483.jpg

 

Sumbu macho

P1011502.jpg

 

Cyprichromis leptosoma "Utinta" - 1 dos machos já com alguma cor

P1011482.jpg

 

O cardume

P1011493.jpg

 

Neolamprologus multifasciatus

P1011463.jpg

P1011504a.jpg

 

Mais tarde coloco uma foto panoramica para verem como ficou depois das alterações!

 

Abraço

Cumprimentos,
Rafael Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal,

 

Algumas novidades sobre este aqua. Vou fazer algumas alterações na fauna. Para já vão sair os eretmodus e os Sumbu! Quanto a criações a femea de eretmodus já teve duas vezes de boca cheia mas não chegou a passar para o macho. Pelo menos já lá vi 3 criações de multis mas depressa desapareceram, os Sumbu e os eretmodus não lhes dão hipotese.

 

Agora uma coisa que me anda a deixar passado, tenho o vidro, as conchas e a areia livre minados de algas castanhas. Mesmo com aquele aspecto sujo. O vidro vou limpando agora as conchas não consigo fazer nada. Quais as causas disto? E possiveis formas de resolver?

 

Os nitratos estão baixos, a iluminação são 2x30W ligadas 6 horas por dia, a filtragem parece me boa!

 

Ajudem me a resolver isto!

 

Abraço

Cumprimentos,
Rafael Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais