Qual o tipo de peixes apropriados para colocar num lago?


Recommended Posts

Olá,

Somos um grupo de alunos da Escola Secundária João de Barros em Corroios, do 12º ano, do curso de Ciências e Tecnologias.

No âmbito da disciplina de Área Projecto estamos a desenvolver um projecto cujo tema é 'Ambiente Criativo', que tem como objectivo a restauração e embelezamento de um espaço verde da nossa escola, incidindo na construção de um lago com cerca de 10m x 7m, com uma cascata e ponte!

Devido à falta de apoio financeiro por parte da mesma, conseguimos adquirir todos os materiais necessários para a contrução do mesmo, através de doação. Neste momento, o projecto ja esta na parte final. Resta-nos fazer um biótopo.

Com a vossa ajuda, gostariamos que nos dessem indicações do tipo de peixes a colocar, caracteristicas sobre os mesmos e se possivel a doação dos mesmos, caso sejam viáveis!

 

Agradecemos desde já a vossa atenção, aguardando brevemente a vossa resposta.

Editado por diiana
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Somos um grupo de alunos da Escola Secundária João de Barros em Corroios, do 12º ano, do curso de Ciências e Tecnologias.

No âmbito da disciplina de Área Projecto estamos a desenvolver um projecto cujo tema é 'Ambiente Criativo', que tem como objectivo a restauração e embelezamento de um espaço verde da nossa escola, incidindo na construção de um lago com cerca de 10m x 7m, com uma cascata e ponte!

Devido à falta de apoio financeiro por parte da mesma, conseguimos adquirir todos os materiais necessários para a contrução do mesmo, através de doação. Neste momento, o projecto ja esta na parte final. Resta-nos fazer um biótopo.

Com a vossa ajuda, gostariamos que nos dessem indicações do tipo de peixes a colocar, caracteristicas sobre os mesmos e se possivel a doação dos mesmos, caso sejam viáveis!

 

Agradecemos desde já a vossa atenção, aguardando brevemente a vossa resposta.

ola

 

para começar, acho que primeiro deveriam escolher as plantas. Há uma grande variedade, mas as mais comuns são os nenufares, as elodeas, os jarros, as iris e os papiros.

 

quanto aos peixes, seria muito engraçado se pudessem criar medakas, mas num lago grande não ficam muito bem. dai, eu achar que podiam começar com os peixes vermelhos.

é uma especie pacifica, gosta de viver em pequenos cardumes(3 a 10 peixes), dá-se bem com grandes variaçoes de temperatura, é omnivora, e tambem muito interessante, até mesmo do ponto de vista da reproduçao. costumam acasalar de manha, e poem os ovos em todo sitio (plantas flutuantes, tijois, plantas submersas,...), e passados 3 ou quatro dias nascem os peixinhos (a meneira mais facil de os apanhar, é logo a seguir à femea fazer a postura, ou seja em ovos, se nao iram ser comidos pelos outros peixes). a época de reproduçao começou agora, pode ser que ainda vao a tempo de os conseguir reproduzir.

 

espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parece-me um excelente projecto. Boa sorte.

 

Diz-me uma coisa: que profundidade estão a pensar ter no lago? Se querem que os peixes sobrevivam no inverno, tenham pelo menos 1m de profundidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Há um aluno que vai trazer carpas de uma barragem, o que acham?

O nosso receio é que poluam muito a água. Tal como os peixes vermelhos.

Também pensámos nas (G a m b ú s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], mas a experiência de outros mostra que elas se reproduzem como os coelhos.

Até que ponto a colocação de peixes acrescerá na degradação da água? Além da folhagem das árvores que já lá começou a cair.

E até que ponto os peixes obrigarão a intervensões mais frequentes no lago, como trocas de água e limpeza do fundo?

É que queríamos que o lago ficasse o mais autosuficiente possível, com o mínimo de manutenção possível.

Claro que a folhagem terá sempre que se retirar e o depósito de fundo será sempre um problema.

Como filtragem temos apenas uma bomba submersível numa caixa de plástico perfurada, colocada a meio do lago, que bombeia para uma cascata onde estarão umas redes finas para reter a matéria possível.

Pensei em enrolar a bomba numa rede fina para poupá-la à entrada de materiais mais grosseiros.

Também nos falta uma bomba de circulação.

Sempre são 22000 litros (aprox.).

 

Agradecemos as vossas contribuições.

 

Luís Lampreia

(O Professor)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O favinha fala em 1 metro de profundidade, penso que seja por causa do congelamento da água, certo?

Aqui não costumamos ter temperaturas negativas, estamos muito perto do rio Tejo e do Atlântico. Por acaso a escaços 5-6 Km daqui, Pinhal de Frades-Casal do Marco, as temperaturas de Inverno chegam a ser vários graus inferiores às daqui. Formando-se lá gelo e aqui nem por isso. Isto segundo colegas.

 

 

Luís Lampreia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A profundidade de 1 metro não serve apenas para proteger do frio, também protege do calor , é uma área de protecção contra predadores e é uma área onde os peixes podem se esconder num refugio construído para o efeito.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim faz sentido. Neste aspecto o nosso lago tem a "vantagem" de estar sob a sombra de várias árvores, com as respectivas desvantagens.

 

Outro aspecto que me preocupa bastante é o isolamento. Até agora os orçamentos que obtivemos são elevadíssimos. Estou a ponderar alisar o betão com massa fina e assim poupar alguma tinta. Mas que tinta colocar?

Da Dyrup falaram-me numa massa de barramento e esmalte epoxi HB sobre esta, muito caro.

De Lisboa deram-nos um orçamento de 1000€ noutro material. Estou a ficar sem opções economicamente viáveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais