Calha de 120cm DIY


JaCk7

Recommended Posts

Boas,

 

Aqui fica o relato da minha calha DIY de 120cm.

Dado o preço das mesmas, resolvi por mãos à obra, e com uma boa ajuda do meu pai, aqui fica.

Acho que está apresentável. :bs_quesexclaim:

 

Material usado:

- 2 balastros electrónicos 2x54w VOSSLOW-SCHAWABE (20€, usados)

- 3 lâmpadas 54W (24€)

- 6 Suportes estanques para as lâmpadas (15€)

- Chicote de ligação eléctrica (5€)

- Tinta spray preto (5€)

- Inox, 2 Interruptores, caixa de derivação, calha técnica, fio condutor unifilar (grátis)

 

Visto que tinha fácil acesso a inox e à moldagem do mesmo, decidi fazer a calha em inox.

Foi feita em U e deixado o inox "crú" no interior, fazendo assim o papel de reflector. Foi moldado na calandra (máquina própria para o efeito).

Depois foi soldado com máquina de pontos, para soldar inox (também tinha livre acesso a ela).

Tem 2 interruptores, para controlar independentemente a lâmpada do meio e as dos extremos.

 

calhadiy01.th.jpg

calhadiy02.th.jpg

calhadiy03.th.jpg

calhadiy04.th.jpg

 

 

Digam o que acham do resultado final.

 

Cumps

Editado por JaCk7

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, esta bacana mas podias ter arranjado maneira de esconder os balastros e os interruptores podiam ser pretos (salta menos á vista )Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, pensei nisso. O problema é que esconder os balastros significa calor fechado, ou seja, mais calor.

Quanto à cor dos interruptores não pintei pq como sao de plástico liso, tive medo que a tinta não agarrasse e depois ia ficar foleiro.

Em todo o caso, fica tudo na parte de tras da calha, pelo que nao se vê nada. :D

 

Obrigado pelas dicas! ;)

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
  • 4 semanas depois...

ola...

 

pois as calhas sao muito caras....

vou comprar um aqua novo de 120*40*50 k custa 188euros

e quando fui ver o preço das calhas, ate me passei, custam mais k o aqua.

 

era mesmo isso k andava a procura para o meu novo projecto.

nao fazes nenhuma por encomenda? ;) (mas a falar a serio)

 

ficou muito fixe.

 

comps

O Rio Ocresa

o meu novo projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Está um excelente trabalho.....

Podes colocar uma foto com a calha aplicada para ver o efeito final?

Continua com o excelente trabalho ...

"Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize o seu desejo".

O Alquimista

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom trabalho, forraste por dentro com alguma película reflectora, é certo que não é bom manter o calor fechado mas as ligações a vista corres o risco de algum dos peixes salpicar as ligações e provocar um curto ou um choque em alguém.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu optei por meter os balastros dentro do móvel assim como o interruptor que mais tarde passou a temporizador.Seria uma boa opção no teu caso.Se quiseres até te posso mostrar uma foto mas é um bom projecto esse.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu optei por meter os balastros dentro do móvel assim como o interruptor que mais tarde passou a temporizador.Seria uma boa opção no teu caso.Se quiseres até te posso mostrar uma foto mas é um bom projecto esse.

 

 

Fixe fixe eras umas fotos para vermos a tua solução, pois também ando aqui com umas ideias e uma dificuldade que tenho tido é o peso que a calha fica com os balastros e essa solução dos balastros à parte parece-me uma boa solução.

 

Quanto à construção está muito boa, parabéns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas jack7 a calha esta muito bonita mas com facilidade que tems em trabalhar o inox uma pequena cobertura no balastro com ums furinhos para respiraçao ficava ainda melhor,eu tenho o meu balastro tapado so com os furos a mais de um ano e numca tive problemas .

e so uma opiniao.

 

carlos mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais