Mais um reactor de Co2 DIY


Nuno M. Lopes

Recommended Posts

A válvula é utilizada em ar comprimido, a sua afinação não é tão fina como as de agulha apesar do sistema ser idêntico, a marca da válvula é camozzi.

boas sera que da para por um extintor desses peqenos dos carros com uma vavula dessas porque a tua garrafa ta bem porreira mas eu nao tenho como fazer uma se o extintor desse depois de bem lavado.

eu nao tenho gande sorte com as garrafas cada passo tenho de andar a arranjar novas rolhas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 82
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas

 

obrigado a todos pelos comentários.

 

o cilindro aguenta a pressão visto que é tubo de alta pressão, todos os acessórios são de alta pressão (menos a válvula), a válvula tem uma coisa boa, se por ventura exceder os 10 bar aquele pequeno furo é um escape para a pressão.

 

10Bar. será possível? Acho até difícil ter só 1Bar são apenas bactérias a comer açúcar

Editado por pedro.parreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas sera que da para por um extintor desses peqenos dos carros com uma vavula dessas porque a tua garrafa ta bem porreira mas eu nao tenho como fazer uma se o extintor desse depois de bem lavado.

eu nao tenho gande sorte com as garrafas cada passo tenho de andar a arranjar novas rolhas

 

desde que as roscas sejam iguais julgo não haver problema, tens de ter muito cuidado onde descarregas o conteudo e se fica totalmente descarregado, outra coisa, se o extintor for daqueles de aço com a agua vai enferrujar, se for de aluminio não tens problema.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10Bar. será possível? Acho até difícil ter só 1Bar são apenas bactérias a comer açúcar

 

les-te na diagonal a válvula aguenta até 10 Bar, eu não disse que o cilindro está a 10 Bar. Vejo que desconheces o poder das bactérias, faz a esperiência, coloca uma mistura dentro de uma garrafa fechada e deixa de um dia para o outro, estás sujeito a no outro dia não teres lá garrafa nenhuma.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

les-te na diagonal a válvula aguenta até 10 Bar, eu não disse que o cilindro está a 10 Bar. Vejo que desconheces o poder das bactérias, faz a esperiência, coloca uma mistura dentro de uma garrafa fechada e deixa de um dia para o outro, estás sujeito a no outro dia não teres lá garrafa nenhuma.

 

Pois, a pressao nao é feita pela bacterias, mas sim pelo que elas vão libertando...constantemente, leia-se CO2.

Ora se fecharmos a valvula 1 noite, 12h, as bactérias continuam a produzir CO2.

+CO2 no mesmo espaço fisico, equivale a maior pressao!

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era interessante saber a pressão que uma garrafa pode atingir sendo feita e vedada, minguem tem um manómetro daqueles que registam a pressão máxima, mesmo que ela rebente e um lugar seguro para um teste.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era interessante saber a pressão que uma garrafa pode atingir sendo feita e vedada, minguem tem um manómetro daqueles que registam a pressão máxima, mesmo que ela rebente e um lugar seguro para um teste.

tambem estou curioso, ando a ver de manometros que possa utilizar, depois coloco o resoltado.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

como prometido adicionei um manómetro a titulo experimental ao reactor, de momento e devido a montagem perdi toda a pressão que tinha na garrafa mas depois de ter tudo fechado durante um tempinho o manómetro ficou a marcar 0,6Bar, nada de significativo, apenas ficarei a saber a pressão de uma noite inteira fechada amanha.

aqui ficam duas fotos.

 

100_0703.jpg

 

utilizei um manómetro de 0 a 6 Bar. podem ver que indica 0,6Bar.

100_0704.jpg

depois colocarei o resultado de uma noite inteira fechado.

 

desde já digo-vos que para quem queira fazer algo do género que se tiver de comprar todo o material não compensa, tudo o que utilizei já tinha ou foi oferecido.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

desde já digo-vos que para quem queira fazer algo do género que se tiver de comprar todo o material não compensa, tudo o que utilizei já tinha ou foi oferecido.

 

Pois faço ideia só o tubo de inox e as soldaduras a mandar fazer deve ficar ao preço ou próximo de um kit dos mais simples.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois faço ideia só o tubo de inox e as soldaduras a mandar fazer deve ficar ao preço ou próximo de um kit dos mais simples.

pois é um pouco caro, as soldaduras fui eu que as fiz, neste momento o manometro marca 1 Bar julgo que durante a noite e amanha de manha devera chegar perto dos 2.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é um pouco caro, as soldaduras fui eu que as fiz, neste momento o manometro marca 1 Bar julgo que durante a noite e amanha de manha devera chegar perto dos 2.

 

Nuno,

Vai dando o feedback, porque agora sim é importante perceber o comportamento, pelo seguinte.

Se ao final da noite tiveres 2bar dentro do tubo, a próxima questão é saber se durante o dia seguinte, em que vai continuar a haver fermentação, o difusor vai conseguir reduzir a pressão ou se esta se vai manter ou aumentar.

Nestas 2 últimas hipóteses, isto significa que num gráfico temporal, a pressão dentro do tubo irá sempre aumentando enquanto a fermentação que exista seja suficiente para compensar a perda pelo difusor durante o dia.

Agora, quanto será essa pressão? Será que compensa durante o dia todo o aumento à noite?

Veremos :)

 

offtopic: sei que usas açúcar amarelo, já o usavas ainda com garrafa de coca-cola? É seguro?

 

Cumps

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno,

Vai dando o feedback, porque agora sim é importante perceber o comportamento, pelo seguinte.

Se ao final da noite tiveres 2bar dentro do tubo, a próxima questão é saber se durante o dia seguinte, em que vai continuar a haver fermentação, o difusor vai conseguir reduzir a pressão ou se esta se vai manter ou aumentar.

Nestas 2 últimas hipóteses, isto significa que num gráfico temporal, a pressão dentro do tubo irá sempre aumentando enquanto a fermentação que exista seja suficiente para compensar a perda pelo difusor durante o dia.

Agora, quanto será essa pressão? Será que compensa durante o dia todo o aumento à noite?

Veremos :(

 

offtopic: sei que usas açúcar amarelo, já o usavas ainda com garrafa de coca-cola? É seguro?

 

Cumps

 

boas Pessoal

 

pois, por incrivel que pareça de manha não tinha 2 mas 3 Bar dentro do tubo o que me deixou algo espantado, liguei o C02 as 08:00 e ás 16:00 ainda se encontrava pertos dos 3 Bar com 2.7Bar.

deixo aqui uma foto da manha.

100_0706.jpg

feito isto digo-vos uma coisa, não subestimem o poder do Co2 caseiro!

 

JaCk7- sim já usava açucar amarelo e é seguro o unico problema é não o poderes fechar durante a noite, agora a reacção é muito mais activa.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Pessoal

 

pois, por incrivel que pareça de manha não tinha 2 mas 3 Bar dentro do tubo o que me deixou algo espantado, liguei o C02 as 08:00 e ás 16:00 ainda se encontrava pertos dos 3 Bar com 2.7Bar.

deixo aqui uma foto da manha.

 

feito isto digo-vos uma coisa, não subestimem o poder do Co2 caseiro!

 

JaCk7- sim já usava açucar amarelo e é seguro o unico problema é não o poderes fechar durante a noite, agora a reacção é muito mais activa.

 

Então assim sendo, vais ter problemas com o passar dos dias não?

Assumindo que uma noite fechado sobre a pressão 2bar (subiste de 1 para 3) e que um dia desce 1bar, temos 1bar de diferença por dia.

15 dias de fermentação (assumindo uma fermentação igual nos 15 dias, que não é verdadeira) daria 15 bar dentro do teu tubo. Pelo que dizes a válvula começará a perder CO2, correcto?

 

offtopic: eu interessava-me aumentar o tempo de fermentação, mais do que a quantidade. Dai as perguntas do acuçar, que penso que seja a variavel da equação onde tenho que mexer, correcto?

 

Cumps!

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então assim sendo, vais ter problemas com o passar dos dias não?

Assumindo que uma noite fechado sobre a pressão 2bar (subiste de 1 para 3) e que um dia desce 1bar, temos 1bar de diferença por dia.

15 dias de fermentação (assumindo uma fermentação igual nos 15 dias, que não é verdadeira) daria 15 bar dentro do teu tubo. Pelo que dizes a válvula começará a perder CO2, correcto?

 

offtopic: eu interessava-me aumentar o tempo de fermentação, mais do que a quantidade. Dai as perguntas do acuçar, que penso que seja a variavel da equação onde tenho que mexer, correcto?

 

Cumps!

se queres aumentar o tempo de fermentação vais ter de reduzir o fermento, quanto maisor a quantidade de fermento menor o tempo de duração, quanto ao tubo não te esqueças do factor muito importante, o alcool produzido durante a fermentação vai abrandar a produção de Co2 daqui a mais um tempo por isso acredito que não terei os 15 Bar, se por ventura isso acontecer já tenho outra valvula em vista :( depois coloco a evolução.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se queres aumentar o tempo de fermentação vais ter de reduzir o fermento, quanto maisor a quantidade de fermento menor o tempo de duração, quanto ao tubo não te esqueças do factor muito importante, o alcool produzido durante a fermentação vai abrandar a produção de Co2 daqui a mais um tempo por isso acredito que não terei os 15 Bar, se por ventura isso acontecer já tenho outra valvula em vista :( depois coloco a evolução.

 

Bom, se calhar expliquei-me mal. Quero aumentar o tempo de fermentação, sem diminuir a quantidade de CO2 produzida e injectada no aqua.

Estou a injectar sempre constantemente, sem qualquer tipo de fecho.

O meu medo é a fermentação ser demasiada ao ponto de rebentar a garrafa ou coisa assim... :s

 

Sim, eu ressalvei que teoricamente os 15bar nunca vão ser atingidos, pois a fermentação vai diminuir, mas se disseste que isso durava 2 meses, ao fim de 15 dias já esta a diminuir?

Ainda assim tens sempre uma segurança completamente diferente de ter uma garrafa de plástico!

Continua a postar as evoluções.;)

 

Cumps!

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, se calhar expliquei-me mal. Quero aumentar o tempo de fermentação, sem diminuir a quantidade de CO2 produzida e injectada no aqua.

Estou a injectar sempre constantemente, sem qualquer tipo de fecho.

O meu medo é a fermentação ser demasiada ao ponto de rebentar a garrafa ou coisa assim... :s

 

não explicas-te mal não, é como te disse se queres mais tempo de fermentação tens de colocar menos fermento agora é uma questão de experimentação até achares o ponto ideal.

a fermentação com a garrafa sempre aberta não a faz rebentar não tenhas medo.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite

Sera que se pode usar uma daquelas garrafas de agua de aluminio para colocar o co2 caseiro com o mesmo sistema?

Sera que a garafa aguenta a pressão exercida pelo gas ou sera muito fraca?

Cumprimentos

Sérgio Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite

Sera que se pode usar uma daquelas garrafas de agua de aluminio para colocar o co2 caseiro com o mesmo sistema?

Sera que a garafa aguenta a pressão exercida pelo gas ou sera muito fraca?

Cumprimentos

Sérgio Ribeiro

 

boas

não sei se aguenta, vai depender da rosca e da espessura do aluminio.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, a pressao nao é feita pela bacterias, mas sim pelo que elas vão libertando...constantemente, leia-se CO2.

Ora se fecharmos a valvula 1 noite, 12h, as bactérias continuam a produzir CO2.

+CO2 no mesmo espaço fisico, equivale a maior pressao!

 

 

Boas.

Não fiz a experiencia mas o sr. Lavoisier disse que nada se perde nada se ganha tudo se transforma.

O que acontece é que os bichinhos pegam no carbono que está no açucar eno bicarbonato e o misturam com oxigénio que está dentro do cilindro. A única coisa que sofre alteraçoes em PV= nRT é T de temperatura. Imaginamdo que P(pressão) no inicio da reacção é igual a 1bar(nunca é) e T=20ºC para que P chegasse aos 10 bar T teria de ser multiplicado por 10 ou seja 200ºC e isto mataria as bactérias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Não fiz a experiencia mas o sr. Lavoisier disse que nada se perde nada se ganha tudo se transforma.

O que acontece é que os bichinhos pegam no carbono que está no açucar eno bicarbonato e o misturam com oxigénio que está dentro do cilindro. A única coisa que sofre alteraçoes em PV= nRT é T de temperatura. Imaginamdo que P(pressão) no inicio da reacção é igual a 1bar(nunca é) e T=20ºC para que P chegasse aos 10 bar T teria de ser multiplicado por 10 ou seja 200ºC e isto mataria as bactérias.

 

Quer isto dizer...

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde a todos!!

 

 

desde já os meus parabens ao Nuno M. Lopes pela excelente engenhoca!!!

 

Eu tenho vindo a usar um extintor de pó quimico dos pequenos, com receita de gelatina, ele trás uma manometro, cuja escala é em MPa, ontem estava em 1,05, o que equivale a 10,5bar, não sei se o manometro está a funcionar correctamente, mas com o uso a pressão mostrada pelo manomero baixa, durante a noite como fica fechado aumenta.

 

aqui deixo uma foto tirada hoje,

co2.jpg

 

Algém me confirma se a rosca do bocal deste extintor é Din 477? Queria aplicar uma valvula de volante, alguem sabe preços e onde na zona do Porto?

 

Cumps

assinaturapd5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

obrigado pelos comentários, neste momento aquilo continua a bombar, tenho uma pressão de de 7 Bar dentro do cilindro o que me garante um caudal constante de Co2.

o gasto durante o dia faz baixar a pressão para ai 0,7 Bar por 10 horas de funcionamento.

Ando aqui a pensar numa engenhoca para controlar melhor o caudal á saida do cilindro depois quando a colocar ponho aqui as fotos.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quer isto dizer...

 

Quer dizer que se a fórmula :alberteinstein: aplicável ao CO2 fosse esta nunca teriam muita pressão.

Mas no caso do CO2 temos de contar com o volume molécula e com as forças de atracção/repulsão.

Continuo espantado :bs_quesexclaim: e admito que me surpreende mas nem imaginava o poder das bactérias :medieval_mace: .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quer dizer que se a fórmula :alberteinstein: aplicável ao CO2 fosse esta nunca teriam muita pressão.

Mas no caso do CO2 temos de contar com o volume molécula e com as forças de atracção/repulsão.

Continuo espantado :bs_quesexclaim: e admito que me surpreende mas nem imaginava o poder das bactérias :medieval_mace: .

 

boas

 

eu tambem estou espantado nem nunca pensei que chega-se a ter tanta pressão, a explicação do membro pedro.parreira julgo que não se aplicara aqui visto que a temperatura não sobe dentro do reactor (está sempre frio).

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais