Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!


pedronb

Recommended Posts

Boas,

assim já dá para ver melhor!

Esse elemento tem peças em plástico e um filtro de partículas integrado (para ar).

Por estas duas razões podes ter problemas (temperatura do Co2 e fuga de Co2 pelos plásticos).

Eu não usaria (mesmo que funcione) pode dar problemas a longo prazo.

Talvez funcione para Co2 caseiro... (mas isso só experimentando)

As peças para CO2 são mais simples e compactas.

Dá uma olhada nesta loja (só como exemplo).

http://www.ecoarium.pt/redutor-de-pressao-co2-valvula-solenoide-conta-bolhas/

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

assim já dá para ver melhor!

Esse elemento tem peças em plástico e um filtro de partículas integrado (para ar).

Por estas duas razões podes ter problemas (temperatura do Co2 e fuga de Co2 pelos plásticos).

Eu não usaria (mesmo que funcione) pode dar problemas a longo prazo.

Talvez funcione para Co2 caseiro... (mas isso só experimentando)

As peças para CO2 são mais simples e compactas.

Dá uma olhada nesta loja (só como exemplo).

http://www.ecoarium.pt/redutor-de-pressao-co2-valvula-solenoide-conta-bolhas/

cumprimentos

 

Ja vi, e carito. estes manometros numa loja peneumatica normalmente e vendido como?

 

Ja me disseram que o das imperiais e de azoto certo?

costumas comprar por esse site?

 

Tens aki o link de um regulador, é da water plant.

Sera que funciona no extintor? O Encaixe e DIN 477

Para ja este dava. porque estou a usar o caseiro e assim facilitava me ;)

 

http://www.pet4you.net/peixes/equip.-tecnico/sistemas-co2/redutores-de-pressao/waterplant-regulador-compacto.html

WATERPLANT_REGUL_51144cfd45326.jpg

 

Nao e carito.

 

Obrigado e cumpts

Editado por Mendes89
                                                             [sharedmedia=gallery:images:34838]
                                                    https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

tens sempre de verificar se a rosca é DIN477.

 

Esse redutor parece semelhante ao da UP.

Esse sistema é básico e funciona bem mas só podes ligar/desligar manualmente.

Pessoalmente eu não compraria esse sistema por causa das garrafas descartáveis e não poder desligar o Co2 à noite (mas é apenas a minha opinião).

Eu dou importância à estabilidade na injecção do Co2, caso contrário podes ter problemas com algas. Um sistema com selenoide que ligue com a iluminação será o ideal.

Dá uma olhada nos aquários aqui do fórum e estuda os sistemas de Co2 que usam, tirando os LowTech...

 

Se estás a pensar em material para o futuro compra um do género que te mostrei (existem muitas marcas).

Nesse tipo de redutor tens tudo incluído (dois manómetros, redutor, válvula de agulha, selenoide e conta bolhas).

Acaba por sair em conta no futuro.

 

Nunca comprei neste site mas parece que é de confiança.

 

O material de 'imperial' e mergulho serve e normalmente consegues arranjar material de qualidade a bons preços.

Esteticamente não são tão bonitos...

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

tens sempre de verificar se a rosca é DIN477.

 

Esse redutor parece semelhante ao da UP.

Esse sistema é básico e funciona bem mas só podes ligar/desligar manualmente.

Pessoalmente eu não compraria esse sistema por causa das garrafas descartáveis e não poder desligar o Co2 à noite (mas é apenas a minha opinião).

Eu dou importância à estabilidade na injecção do Co2, caso contrário podes ter problemas com algas. Um sistema com selenoide que ligue com a iluminação será o ideal.

Dá uma olhada nos aquários aqui do fórum e estuda os sistemas de Co2 que usam, tirando os LowTech...

 

Se estás a pensar em material para o futuro compra um do género que te mostrei (existem muitas marcas).

Nesse tipo de redutor tens tudo incluído (dois manómetros, redutor, válvula de agulha, selenoide e conta bolhas).

Acaba por sair em conta no futuro.

 

Nunca comprei neste site mas parece que é de confiança.

 

O material de 'imperial' e mergulho serve e normalmente consegues arranjar material de qualidade a bons preços.

Esteticamente não são tão bonitos...

cumprimentos

 

Pois eu sei. Tenho de aguardar para ter uma pasta, vou seguir teu conselho ;)

 

mais vale com calma de que a pressa, td com seu tempo.

 

eu para ja tou usando co2 gelatina caseiro faz um ano em agosto, coisa que podia por antes mais cedo, tinha era receio em arriscar.(Tinha saber mais informaçao) ;)

 

Caseiro dura me bem, um mes a um mes e meio.

Mas agora tou a pensar seriamente em ter uma coisa mais proficional e duradouro.

 

Ja gastei uma boa pasta nele para o montar como eu queria, mais um tempo eu espero :drool3:

DSC 0057

 

Obrigado Tmiravent e vou seguir seu concelho e acalmar o bichinho da aquariofilia :happy:

                                                             [sharedmedia=gallery:images:34838]
                                                    https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

assim já dá para ver melhor!

Esse elemento tem peças em plástico e um filtro de partículas integrado (para ar).

Por estas duas razões podes ter problemas (temperatura do Co2 e fuga de Co2 pelos plásticos).

Eu não usaria (mesmo que funcione) pode dar problemas a longo prazo.

Talvez funcione para Co2 caseiro... (mas isso só experimentando)

As peças para CO2 são mais simples e compactas.

Dá uma olhada nesta loja (só como exemplo).

http://www.ecoarium.pt/redutor-de-pressao-co2-valvula-solenoide-conta-bolhas/

cumprimentos

Boas, adaptei o manometro de ar no caseiro, de uma olhadela :naughty:

Ta mesmo muito bom.

Ja o testei e nada de fuga.

Ja me livrei de andar sempre a limpar a parede, e ja o fecho sem medo que a mangueira rompa :drool3:

Cumpts

 

Co2 caseiro

Co2 caseiro

Co2 Caseiro

                                                             [sharedmedia=gallery:images:34838]
                                                    https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está altamente!

olha não te esqueças de colocar um estádio intermédio entre a garrafa de Co2 e tanque.

dá para contar as bolhas de co2, e torna o sistema ainda mais seguro.

uma garrafa (com um pouco de água) mais pequena tambem serve.

vai dando feedback para vermos como é o comportamento.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está altamente!

olha não te esqueças de colocar um estádio intermédio entre a garrafa de Co2 e tanque.

dá para contar as bolhas de co2, e torna o sistema ainda mais seguro.

uma garrafa (com um pouco de água) mais pequena tambem serve.

vai dando feedback para vermos como é o comportamento.

cumprimentos

Obrigado :thumbup3:

Se reparares bocados de porcaria que poderá subir vai para o filtro do manómetro, ja agitei para experimentar, mas só se agitar.

Assim nada de sujidade e nada de cheiro ;)

Quando acabar o período do co2(mês e meio) que fiz ontem eu tiro foto como o adaptei a garrafa, nada de colas,

mas sim com teflon para não haver fugas :naughty:

 

Eu utilizo uma seringa com uma válvula anti-retorno, já antes de inventar este sistema.

 

Depois posto fotos do conta gotas improvisado.

 

Cumprimentos

Editado por Mendes89
                                                             [sharedmedia=gallery:images:34838]
                                                    https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está altamente!

olha não te esqueças de colocar um estádio intermédio entre a garrafa de Co2 e tanque.

dá para contar as bolhas de co2, e torna o sistema ainda mais seguro.

uma garrafa (com um pouco de água) mais pequena tambem serve.

vai dando feedback para vermos como é o comportamento.

cumprimentos

Aqui esta o meu conta bolhas emprovizado :cool2:

Válvula anti-retorno encaixado numa seringa

Cumpts

 

Conta bolhas caseiro

Conta bolhas caseiro

 

                                                             [sharedmedia=gallery:images:34838]
                                                    https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

altamente!

ficou à maneira.

só alterava a cor da braçadeira (detalhe apenas estético) para branco.

lembrei-me que alguns users usam duas garrafas com a receita que qlternam de 15 em 15 dias para manter sempre o mesmo fluxo de co2.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha dura mais ou menos um mes e meio. Ate aponto as datas

 

Enviado do meu Xenta TAB08-201-3G através de Tapatalk

 

 

                                                             [sharedmedia=gallery:images:34838]
                                                    https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Alguem me sabe dizer se e necessario colocar um o-ring entre o manometro e a botija? Trata-se do kit de co2 da aquaristic se for relevante.

 

Obrigado!

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

entre o manómetro e a botija deve ficar sempre uma anilha.

Penso que são específicas para Co2 (embora sejam baratas) e podem ser compradas em qualquer loja de pneumática (as lojas de aquariofilia também podem ter).

Costuma ser substituída em cada recarga de garrafa (pode ser reutilizada se tiver em condições mas não convém arriscar).

Se não colocares a anilha deve dar problema!

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

entre o manómetro e a botija deve ficar sempre uma anilha.

Penso que são específicas para Co2 (embora sejam baratas) e podem ser compradas em qualquer loja de pneumática (as lojas de aquariofilia também podem ter).

Costuma ser substituída em cada recarga de garrafa (pode ser reutilizada se tiver em condições mas não convém arriscar).

Se não colocares a anilha deve dar problema!

cumprimentos

 

Boas,

 

Obrigado pelo resposta. A minha dúvida deve-se ao facto de ter comprado o kit da aquaristic e o mesmo não ter vindo com anilha e também não fala em anilha nas instruções. Mas tenho um amigo que usou anilha no dele porque vinha com o manométro...

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

a anilha tem a função de vedar a junção da botija com o manómetro.

Se não tiveres anilha ou esta romper vais ter uma fuga...

Envia um email para a loja se tens dúvidas.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

Como alguns dos post já tem algum tempo provavelmente os preços já alteraram por isso vou ver o que anda ai, mas

sou da zona do montijo se alguém ainda souber de extintores de 2kg e do resto do material em conta, se quiserem partilhar agradeço...(...)

 

E já agora, na zona do Porto?

Onde poderei encontrar este tipo de material a bons preços?

 

Tenho um aqua de 180L que está montado há cerca de 2 meses.

Durante os primeiros tempos estava tudo otimo, mas neste momento o PH está um pouco alto e ando há duas semanas a tentar baixar.

Por outro lado, as plantas não estão com o aspecto que deveriam ter e começam a aparecer muitas algas, creio que a utilização de umbom sistema de CO2 resolveria estas duas ultimas questões.

 

Inicialmente optei por não comprar o CO2 pois com o todo o investimento inicial do aqua seria um gasto enorme, mas acabei por me render e chegar à conclusão que este sistema vai ser mesmo imprescindivel.

 

Mas, os preços são assustadores.

Será que posso contar com a vossa ajuda para me dizerem qual será o sistema mais adequado para este aqua, em termos de qualidade/preço?

E, onde poderei adquirir a bom preço na zona do Grande Porto?

 

Se puderem dar uma ajudinha fico muito grata,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas.

O que dizem a estes manometros com solenoide e valvula de agulha de ajuste fino?

 

412UlPhLZiL_zps76b64321.jpg

 

http://www.ebay.com/itm/Aquarium-CO2-Regulator-Two-Gauge-and-Solenoid-Magnetic-Valve-for-Planted-Tank-/281302314716?pt=UK_Pet_Supplies_Fish&hash=item417eecaedc

 

 

Vem pre regulado com pressão de trabalho de 3,5 bar. É muito ou nao? Penso que este modelo não dá para regular a pressão de trabalho certo?

Editado por Luis Batista

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

ai no Porto tens uma loja que já ouvi falar:

http://www.ecoarium.pt/redutor-de-pressao-co2-valvula-solenoide-conta-bolhas/

tem fama de ser uma boa loja.

Dá uma olhada aqui nas lojas patrocinadoras do forum, tens muita escolha.

 

Boas.

O que dizem a estes manometros com solenoide e valvula de agulha de ajuste fino?

 

412UlPhLZiL_zps76b64321.jpg

 

http://www.ebay.com/itm/Aquarium-CO2-Regulator-Two-Gauge-and-Solenoid-Magnetic-Valve-for-Planted-Tank-/281302314716?pt=UK_Pet_Supplies_Fish&hash=item417eecaedc

 

 

Vem pre regulado com pressão de trabalho de 3,5 bar. É muito ou nao? Penso que este modelo não dá para regular a pressão de trabalho certo?

 

Parece um bom kit, na minha opinião só falta a garrafa,o conta bolhas e o difusor.

Penso que a maioria deste tipo de reguladores dá para ajustar a pressão (tira-se a tampinha que diz Co2Art) mas não convém andar a mexer.

Em princípio vem calibrado para a pressão certa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece um bom kit, na minha opinião só falta a garrafa,o conta bolhas e o difusor.

Penso que a maioria deste tipo de reguladores dá para ajustar a pressão (tira-se a tampinha que diz Co2Art) mas não convém andar a mexer.

Em princípio vem calibrado para a pressão certa.

Boas

 

Contactei o vendedor acerca da pressão dos 3,5 bar e disse me que vem regulado a esta pressão para ser compativel com todos os difusores, como os bazuca, que têm uma porosidade muito pequena.

Apenas me despertou a atenção por que li por aqui que o normal seria uma pressão de trabalho entre 1 e 2 bar.

O facto de estar regulado a mais bar não vai gastar a botija mais cedo pois não? A valvula de agulha depois extrangula o debito certo?

 

cumprimentos

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

se tudo tiver bem montado e a funcionar correctamente a válvula de agulha regula o número de bolhas por segundo.

Não vais perder mais ou menos Co2, só sai aquele que regulares ( o número de bolhas por segundo).

O estrangulamento é feito pela válvula de agulha e é o que vai ditar o resultado final. (Desde que a pressão do redutor esteja nos limites de funcionamento da válvula de agulha. Por isso é que não convém mexer nestes equipamentos sem saber, a pressão do Co2 é uma cadeia de relações que por defeito vem calibrada.)

 

A afinação do número de bolhas deve ser ajustada caso a caso. (para cada aquário deve ser feito um ajuste lento para perceber a quantidade ideal).

Cada regulador ,em princípio, deve vir regulado para um correcto funcionamento. (válido apenas para os reguladores específicos de aquário, se comprares/fizeres DIY já tens que saber um pouco mais).

cumprimentos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas estive a ler este topico e como tal tb venho aqui deixar a minha duvida.

 

Deram-me esta garrafa e esta ligação para a garrafa para controlar a pressao de co2 que sai da garrafa.

 

Gostaria de saber se é suficiente ou se tenho de arranjar mais alguma coisa alem disto?

 

obrigado

 

cmp

 

2014_05_21_16_55_40.jpg
2014_05_21_16_57_28.jpg2014_05_21_16_57_59.jpg
Editado por Samuky
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

talvez seja boa ideia levares esse material a uma loja de pneumática antes de mexeres.

a ferrugem não é um bom indício...

Não tenho a certeza que a garrafa seja de co2...

esse manómetro parece ser de plástico... duvido que seja indicado.

Mais vale perguntares numa loja especializada para não teres nenhum acidente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Tenho de ver isso.. a botija foi carregada com 500gr de Co2 dia 02-07-09. Dura assim tão pouco? Não era suposto durar á volta de 5/6 meses?Quando ela começa a ficar vazia a pressão não é suposta reduzir? é que no manometro ele baixou mas muito pouca coisa..

 

Pesei agora a botija com a válvula de agulha e tem um pouco mais de 1,5Kg

Cumps.

 

-edit-

 

pelo que li na net o peso da botija anda á volta dos 0,75Kg..

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

Boas, desculpem estar a ressuscitar este tópico mas o que acham do JBL proflora direct?

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=BXLC-MQ6MGg

 

 

Será que reduz o caudal?

 

Faz o mesmo serviço que o difusor?

 

Alguém aqui já experimentou?

 

 

Cumprimentos

 

Gonçalo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais