Tudo o que sempre quis saber sobre CO2 de botija!


pedronb

Recommended Posts

O que me disseram foi que a pressão usada nas garrafas de Co2 de 2kg para aquário é diferente pois são garrafas de auxilio, ao contrario dos extintores que têm uma pressão maior...

Isto foi o que disseram...

Além que para conseguir que funciona-se teria que prender a cavilha com alguma coisa para ficar sempre para baixo( o que não é complicado), mas é sempre uma "engenhoca" e esteticamente não é muito agradável, claro que é económico e se for realmente seguro como dizes é uma boa opção, mas acho que vou mesmo optar pela aquisição de uma garrafa própria.

 

Cumps :techi:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos

 

Parabéns pelo excelente tópico.

 

Gostaria de saber quanto dura uma garrafa de co2 de 500g, 1kg e finalmente de 2kg... Eu tenho estado a ler este tópico e sinceramente continuo com um certo medo, do tipo chegar a casa e a garrafa rebentar, não sei... estou mais inclinado a comprar um daqueles ktis que já foram aqui falados, só queria saber mesmo é a duração/Preço o que justifica mais.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende da quantidade de bolhas que estas a pensar debitar...

Mas também não te sei dizer ao certo que tempo dura, sei que de 2kgs a 1 bolha por segundo dura mesmo muito tempo tipo 1 ano acho :2gunfire: , mas deixa ver o que o pessoal diz :D

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia.

 

tenho este kit e os tubos ligados à anti-retorno estão constantemente a saltar.

de igual forma a garrafa, se não for verificada diariamente, esvazia em menos de uma semana... :2gunfire:

 

o que será? da utilização da solenóide? se assim for, porque raio a colocariam no kit?

 

agradeço, desde já, as vossas respostas... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens o anti-retorno entre a garrafa e a solenoide ou depois da solenoide?

 

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João

1- Tiras o cone de plástico do extintor

2- Enrroscas o manónetro (fechas a torneira se estiver aberta) dás um aperto ligeiro com uma chave de bocas

3- Vais ao chines e compras persilhas plasticas para prender cabos

4- Percionas a pistola do extintor e colocas uma presilha a prende-la

 

O manometro deve indicar 70kg se o extintor estiver cheio

 

PS - O que te disseram na loja é um disparate o máximo de carga de qualquer garrafa CO2 é 70kg = 70 bars

(o teu manometro tem 100 antes da zona vermelha), mas tem calma que eles estão no papel deles (que é venderem a garrafa).

 

Na página anterior a esta está isto " TMC com manómetro simples que não permite ligação directa da solenoide e que não tem rosca com norma DIN477" ou seja se tens uma rosca no manometro que não é 21/22mm (standart) já não te consigo ajudar.

 

lima

Obrigado

 

1 bolha / segundo sempre ligado

2kg = 8 meses

1kg = 4

0.5 = 2

Mais coisa menos coisa.

 

Se saires a rua é mais fácil seres atropelado do que te acontecer alguma coisa com o CO2 (se seguires os conselhos que aqui estão).

 

Acarlos

Apesar de teres um aqua e um Dye CO2 muito giros

Parece-me que as tuas questões devem ser dirigidas ao vendedor do kit...mas se quiseres por aqui as instruções de montagem também podemos ver se te enganas-te! Ou se as instruções estão erradas.

A garrafa esvazia se não for verificada como? O que é que verificas?

Editado por pedronb
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens o anti-retorno entre a garrafa e a solenoide ou depois da solenoide?

 

a anti retorno está depois da solenoide... (entre o aqua e esta)

 

 

 

Acarlos

Apesar de teres um aqua e um Dye CO2 muito giros

Parece-me que as tuas questões devem ser dirigidas ao vendedor do kit...mas se quiseres por aqui as instruções de montagem também podemos ver se te enganas-te! Ou se as instruções estão erradas.

A garrafa esvazia se não for verificada como? O que é que verificas?

 

verifico que os tubos (os que estão à entrada e à saída da anti-retorno) saltam e que o regulador "desenrosca-se" da garrafa...

 

será pressão a mais (como já por aí disseram que não se deve usar solenoide neste kit...)?

Editado por acarloscc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a anti retorno está depois da solenoide... (entre o aqua e esta)
neste caso..... os tubos vão te saltar tenhas ou não solenoide!

Quando a solenoide fechar, o tubo que fica sobre pressão é entre o regulador e a solenoide.

O ideal é usares um casquilho destes doppelnippel_1_8_zoll_th.jpg para ligares a solenoide ao regulador.

 

Que tipo de tubo é que estás a usar?

É flexível... tipo mangueira de ar... ou é mais rígido, parecido com PVC?

o anti-retorno tem rosca para segurar melhor o tubo..... ou é só de encaixe?

(Como desenrasca podes colocar um gota de super-cola, cianoacrilato, em cada uma das pontas do anti-retorno e depois encaixas o tubo.)

Tenta arranjar um anti retorno destes co2_rueckschlagventil_kunststoff_p1.jpg, como tem rosca é mais difícil o tubo saltar.

 

 

 

verifico que os tubos (os que estão à entrada e à saída da anti-retorno) saltam e que o regulador "desenrosca-se" da garrafa...
;) uuuiiiiiiiii..... isso é um caso grave!!!!!!!! :twisted: vai à bruxa!

 

Agora a serio... :P

Verifica se a anilha de teflon, que fica entre a garrafa e o regulador, não está danificada/deformada.

Usas fita de teflon na rosca da garrafa antes de apertares o regulador? da próxima vez não uses!

Com uma chave de bocas, com a medida correcta, tenta dar um pouco mais de aperto na rosca.

 

 

 

Cumps,

PC

Editado por Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Pedronb pela resposta...

 

tenho outra duvida... o kit que esta na naturpets (este http://www.naturpets.com/product_info.php?...products_id=227)

 

Vale a pena comprar não vale? é bom ou da para desenrascar? Este tal kit da para controlar a quantidade de bolas que saiem certo?

uma coisa que eu tenho estado a ler prai mais de mil vezes e não precebo e a tal válvula solenoide...

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esse kit por 114€......... acho caro, e tem o incoveniente que se mais tarde quiseres comprar uma garrafa maior

não funciona nesse redutor porque a rosca é diferente.

 

 

Na minha opinião, é preferível participares numa compra em conjunto da aquaristic, gastares mais um pouco,

e comprares este kit: CO2 complete pant 2000 - with magnetic valve

custa 156€+portes..... mas tens uma garrafa de 2kg.

 

Se não quiseres gastar tanto, tens este kit por 116€+portes : CO2 complete pant 500 - with magnetic valve ,

vem com a garrafa de 500gr, mas de rosca universal, mais tarde podes fazer o upgrade para uma garrafa maior que vai funcionar com este kit!

 

 

Independentemente do kit que adquirires aconselho-te a comprar também um casquilho destes doppelnippel_1_8_zoll_th.jpg para enroscares a solenoide directamente no regulador, torna o sistema mais robusto.

 

 

A válvula solenoide serve para controlares o on/off do Co2 automaticamente,

ou através de um temporizador, por exemplo ligar ás 10h e desligar às 23h,

ou por meio de um controlador de PH, por exemplo liga quando o PH está a 6,8 e desliga quando chega aos 6,4.

 

 

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

neste caso..... os tubos vão te saltar tenhas ou não solenoide!

Quando a solenoide fechar, o tubo que fica sobre pressão é entre o regulador e a solenoide.

O ideal é usares um casquilho destes doppelnippel_1_8_zoll_th.jpg para ligares a solenoide ao regulador.

 

não me expliquei bem... a anti-retorno está depois da solenóide (na direcção do aqua). ou seja, os tubos que ligam a essa anti-retorno não ficam sob pressão.

o curioso é que eles saltam ao ligar e/ou ao desligar (a solenóide).

 

quando dizes para usar esse casquilho, é para ligar directamente a solenóide ao regulador? sem qualquer tubo entre ambos... é isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o curioso é que eles saltam ao ligar e/ou ao desligar (a solenóide).
OK! Não tenha percebido só saltavam nesta altura!

 

 

O teu anti-retorno tem rosca para segurar o tubo? Ou é só de encaixe?

Tenta arranjar um anti retorno destes co2_rueckschlagventil_kunststoff_p1.jpg, como tem rosca é mais difícil o tubo saltar,

ou podes colocar um gota de super-cola, cianoacrilato, em cada uma das pontas do anti-retorno e depois encaixas o tubo.

 

 

 

Exacto, com o casquilho ligas a solenoide directamente ao regulador, fica uma ligação mais sólida e com menor probabilidade de fugas.

 

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

valeu paulo! :)

 

já agora, onde achas que encontro (por cá) esse anti-retorno e esse casquilho - tem alguma referência própria?

 

cumps. carlos.

Editado por acarloscc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bom tópico muito elucidativo :puppydogeyes:

 

É o seguinte hoje fui ao sucateiro e arranjei um extintor e uns manómetros de botijas de maquinas de finos agora não sei se preciso de mais alguma coisa para por o co2 a sair a conta gotas .

 

Deixo aqui as fotos para darem uma ajuda se possível .

 

 

p1010829mini.jpg

 

p1010832mini.jpg

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Pessoal, pode parecer estúpido o que vou perguntar, mas é o seguinte: Vocês quando enchem a garrafa e com co2 normal tipo os que se utilizar nos extintores que temos nas "casa"? ou é outro? eu na minha zona nao sei onde encher nem comprar essas coisas tipo a tal válvula que se tem de trocar e depois comprar o regulador de pressão...

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acarloscc:

Eu comprei o material todo na aquaristic....... mas o anti-retorno tenta procurar nas lojas de aquariofilia,

o casquilho é de 1/8" e podes encontrar em casa que vendam material de ar comprimido!(pode ser que também tenha anti-retorno.....)

 

HugoMLMC:

Para teres uma regulação fina o melhor é retirares essa torneira "on/off" e usares uma válvula de agulha deste tipo 190020_p1.jpg

 

 

lima256:

O Co2 podes carregar nas lojas de aquariofilia.... em lojas de extintores... ou em algumas lojas de paintball... é como te der mais jeito/€€€€.

Em relação ao restante material, pode comprar localmente, em boas casas de aquariofilia, ou em lojas online, no inicio deste tópico tens varias referenciasl..... se pesquisares, no fórum, vais encontrar muitos mais!

 

 

 

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo Cabrita , obrigado mas já estive a " inventar " e aquele parafuso que tem nos manómetros dá para regular a pressão abaixo de 1bar dá para por menos de 3bolhas por segundo por isso acho que não preciso da válvula de agulha :)

 

Agora pergunto sabem de alguma alternativa bricolage a uma válvula solenoide ?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal estou aqui com um ligeiro problema no meu sistema.. ora eu montei o sistema com 1 botija de 20oz de paintball + válvula de agulha que o outro user postou do ebay + check valve + tubo co2 + difusor de cerâmica..

 

ora tenho isto a funcionar lindamente á 2 meses prai??! mas estou com um problema agora.. não sei porquê, eu regulo muito bem a 1 bolha por segundo e ele fica a funcionar mas passado prai 3/4 horas começa a reduzir o fluxo até que pará!

 

o que poderá originar isto?

 

é que é chato estar sempre a ver se está a deitar ou não..

 

PS: a torneira á saida da botija está toda aberta.

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ocirebla,

 

 

Uma botija de 20oz a funcionar há 2 meses...... se calhar já deve estar quase vazia!

 

Tenta saber qual o peso dessas garrafas vazias.... e vê quanto pesa a tua a diferença..... é Co2!

 

 

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho de ver isso.. a botija foi carregada com 500gr de Co2 dia 02-07-09. Dura assim tão pouco? Não era suposto durar á volta de 5/6 meses?Quando ela começa a ficar vazia a pressão não é suposta reduzir? é que no manometro ele baixou mas muito pouca coisa..

 

Pesei agora a botija com a válvula de agulha e tem um pouco mais de 1,5Kg

Cumps.

 

-edit-

 

pelo que li na net o peso da botija anda á volta dos 0,75Kg..

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus caros, eu sei...o post já vai com muitas páginas. Mas convem ler a partir da 1ª para não andarem a colocar perguntas que já estão respondidas...só novas!

bigsmile

 

OK?

 

Ex: A questão da valvula solenoide (valvula magnética) que o permite o corte do CO2 durante a ausência de luz

Cujo preço é de cerca de 60 EUROS seja em conjunto ou em 2 peças (manómetro + solenoide)

Ou seja:

A diferença para o regulador de 16/18 euros chega para 4 anos de CO2...sempre ligado

 

Noutros casos a resposta está na página da pergunta (a duração de uma botija de 0.5kg) não é ocirebla?

Pode durar mais se for com solenoide e tiver ligada só 8 horas dia por exemplo.

 

acarlos

Estás a usar tubo CO2?

Parece-me que esse manometro liga directamente à solenoide por rosca metálica certo?

Estás a fazer isto "Enrroscas o manónetro (fechas a torneira se estiver aberta) dás um aperto ligeiro com uma chave de bocas"

Também já me aconteceu não dar um aperto ligeiro no manometro (porque eles dizem para não lhe meter a chave), e acordei com ele a assobiar!

Ordem de ligação

Garrafa-manómetro-solenoide-tubo co2-valvula anti retorno-tubo co2- difusor

 

Hugo

Obrigado

O Paulo já respondeu = o que agradeço pois a "manutenção deste tópico" é trabalhosa :)

Evita a bricolage em sistemas sobre pressão que não quero que tenhas nenhum acidente. )

Editado por pedronb
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uando ela começa a ficar vazia a pressão não é suposta reduzir? é que no manometro ele baixou mas muito pouca coisa..
, qual é a pressão que marca no manómetro?

e quantos manómetros e que tem o teu redutor?

 

 

O Paulo já respondeu = o que agradeço pois a "manutenção deste tópico" é trabalhosa :)
No problem! No que souber ajudo........ nas restantes questões deixo para o pessoal com mais experiência! :)

 

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Noutros casos a resposta está na página da pergunta (a duração de uma botija de 0.5kg) não é ocirebla?

Pode durar mais se for com solenoide e tiver ligada só 8 horas dia por exemplo.

 

Pois mas eu não tenho solenoide mas fecho sempre á noite, já para poupar.. nunca deixei ligada 24h.

 

, qual é a pressão que marca no manómetro?

e quantos manómetros e que tem o teu redutor?

 

 

No problem! No que souber ajudo........ nas restantes questões deixo para o pessoal com mais experiência! ;)

 

 

Cumps,

PC

 

Tem 1 manómetro.. é o redutor que está na primeira página do tópico, e indica 65Kg/cm2.

 

Cumps.

Editado por ocirebla
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois mas eu não tenho solenoide mas fecho sempre á noite, já para poupar.. nunca deixei ligada 24h.
Que método é que usas para fechar o co2?

 

Como é que regulas, onde mexes, para teres 1 bolha/s?

 

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais