Especie de apisto desconhecida


Damdus

Recommended Posts

À mais ou menos um ano comprei um casal de apistogramas. A senhora da loja disse-me que eram cacatuoides.

Eu acreditei pois ainda eram pequenos. Mas passado algum tempo duvidei que foçem mesmo cacatuoides, pois nunca mais ganhavam as cores caracteristicas.

Andei sempre em busca de saber qual era a espécie, mais nunca encontrei nada de conclusivo.

Entretanto morreu-me a femea e agora só me resta este macho(penso eu que seja macho).

Queria comprar uma femea para o rapaz, mas tou na duvida de que especie será ele?

 

DSC00217.jpg

DSC00219.jpg

DSC00220.jpg

DSC00221.jpg

 

As fotos não são grande coisa, mas foram as possiveis. Desde que perdeu a femea anda sempre escondido.

Tive de o apanhar com a rede para o poder fotografar.

David Salvador

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A duvida continua, mas mesmo assim vou tentar arranjar uma femea cacatuoides para ele.

Assim se ela for aceite acabam-se as duvidas.

Mas agora o problema vai ser arranjar uma, em Tomar é um bocado dificil ou até mesmo impossivel.

David Salvador

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A duvida continua, mas mesmo assim vou tentar arranjar uma femea cacatuoides para ele.

Assim se ela for aceite acabam-se as duvidas.

Mas agora o problema vai ser arranjar uma, em Tomar é um bocado dificil ou até mesmo impossivel.

 

Verifica tu pelo o bichinho:

 

Apistogramma Cacatuoides:

 

cacatuoides-500.jpg

 

Apistogramma Agassizi:

 

apistagassizirm.jpg

 

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Destas duas fotos ele parece-se mais com a primeira. Mas mesmo assim tenho as minhas duvidas.

 

Eu também fiquei o pocado baralhado :D

Mas parece me mais a segunda mas posso estar enganado :alberteinstein:

Conheço a zona de Tomar mas a nível de lojas conheço pouco a variedade que existe de peixes.

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agassizi não é de certeza... Além de que a foto do apistogramma cacatuoides que mostram é de uma fêmea...

 

É um apistogramma cacatuoides (google it), como já foi dito.

 

Boa sorte com o apisto

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é nem o cacatuoides nem o agassizi

não é o cacatuoides por não ter a caracteristica cor tipo leopardo cor de fogo.

e não é um agassizi por causa da barbatana caudal...

basta compararem a caudal do teu apisto com a do agassizi que tira-se lógo a hipotese.

 

ao ínicio parecia-me um bitaeniata mas os bitaeniatas têm o corpo mais esguío e não têm uma cabêça tão grande....

 

parece-me mais um Juruensis tanto pela sua coloração amarela como pela forma do corpo e da cabêça.

 

Apistogramma_juruensis1.jpg

 

repára na forma das listas caudais do Juruensis e olha para as do teu apisto... são iguais, tipo axadrezadas....

 

este aquí está mais aleijado mas também dá para perceber...

 

hanbehandlet600x362.jpg

 

abraço

Editado por Baixinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é nem o cacatuoides nem o agassizi

não é o cacatuoides por não ter a caracteristica cor tipo leopardo cor de fogo.

e não é um agassizi por causa da barbatana caudal...

basta compararem a caudal do teu apisto com a do agassizi que tira-se lógo a hipotese.

 

ao ínicio parecia-me um bitaeniata mas os bitaeniatas têm o corpo mais esguío e não têm uma cabêça tão grande....

 

parece-me mais um Juruensis tanto pela sua coloração amarela como pela forma do corpo e da cabêça.

 

Apistogramma_juruensis1.jpg

 

repára na forma das listas caudais do Juruensis e olha para as do teu apisto... são iguais, tipo axadrezadas....

 

este aquí está mais aleijado mas também dá para perceber...

 

hanbehandlet600x362.jpg

 

abraço

 

 

Acho que tens razão. Ele é precisamente igual á primeira foto que metes-te.

Estive á procura e a informação relativamente a esta especie, mas é muito escassa.

Mesmo assim pelo que encontrei fiquei com quase a certeza que é Juruensis.

Agora o mais dificil vai ser encontrar parceira para o rapaz, que pelo que vi é um macho.

Quem souber onde encontrar uma femea, que diga alguma coisa.

 

cumps.

David Salvador

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cacatuoides selvagem, raramente tem cores intensas nas barbatanas, sera ?

Juruensis e um apisto que pertence ao grupo Cacatuoides, vai dai a semelhanca, o problema e que e rarissimo encontrar Juruensis a venda, dai..........

Conselho, pergunta ao Ricardo Fonseca, estara mais habilitado a dar a resposta.

A minha aposta e Cacatuoides.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mais uma vez,

 

Eu também pensei em Juruensis mas como o membro Vasconcelos disse é muito raro... Sendo a espécie cacatuoides das mais, senão a mais vulgar de encontrar... Mas também achei e acho um cacatuoides estranho... Talvez por ser mais parecido com o ap.Juruensis que o Baixinho mostrou.

 

Agora, agassizi ou bitaeniata, não é nem nunca seria... Só pela forma do corpo e cabeça, sem se olhar às barbatanas e padrão, para mim, excluem se logo as 2 espécies...

 

Sinceramente, acho ser mais provável cacatuoides mas mais parecido ao ap.Juruensis. Aliás se a foto do ap.Juruensis que mostraram for realmente de um Juruensis, não tenho grandes duvidas que o apisto do membro Damdus, seja Juruensis. Agora, essa foto é mesmo de um Juruensis?

 

Também acho que falta a opinião do Dr. Ricardo Fonseca :bs_quesexclaim:

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

bom, não é dos melhores exemplares que já vi da espécie - a forma da cabeça está demasiado precipitada na vertical, a não ser que seja defeito fotografico - o que, juntamente com a ausência de cor devido a stress dificulta a identificação. Contudo o facto da linha longitudinal ser bastante marcada e terminar na 7ª banda vertical, antes da marca do pedunculo caudal parece indicar tratar-se de um Ap. juruensis. Que nos Ap. cacatuoides, quer noutra espécie próxima o Ap. luelingi a linha longitudinal é contínua até ao pedunculo caudal.

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela explicação, mais detallhada.

 

Também me lembrei de mais um hipotese. Será que é possivel ser hibrido?

Não sei se o cruzamento destas espécies é possivel. Num ouvi falar de tal acontecimento em apistos.

 

A loja onde o comprei é um pouco duvidosa.

Já lá ouvi com cada teoria. No outro dia a senhora tava a dizer para um cliente, que a agua do aquário só precisa de ser mudada uma vez por ano.

 

Cumps.

David Salvador

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que é possivel ser hibrido?

 

 

Não há muitas notícias de hibridação, a não ser forçada, no mundo dos Apistos, mas, sendo improvável, não é de todo impossível. Exemplo disso são "espécies" como o Ap. sp. Steelblue e algumas formas identificadas comercialmente como viejita.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais