botia palhaço com ictio


Mónica Nunes

Recommended Posts

Boas.

Tenho um dos meus botias com ictio, aparentemente é o unico com ictio no aquario comunitario.

Já me disseram que os vulgares medicamentos pa ictio não servem para os botias, é verdade? Eu tenho o sera costapur, serve?

Devo retirar apenas o infectado para o aqua hospital ou tratar o aquario todo?

No comunitario tenho uma beaufortia levertti e ja li que nao as devemos manter em temperaturas superiores a 25ºC, se aumentar a temperatura pa 29ºC durante uma semana será k há problema?

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola!!!provavelmente o aqua comunitario já está contaminado. Mas é sempre melhor por o peixe que manifesta a doença a parte e fazes o tratamento nos dois aquas (hospital e comunitario). aquilo que aprendi é que se deve aumentar a temperatura do aqua para 29-30 graus e adicionar o medicamento (no meu neon com ichtio eu usei um frasco pequeno conta gotas que tinha azul metileno). é um bom desinfectante. Se poderes é ainda benefico deitares um pouco de sal grosso a um canto do aquario. O cloreto de sódio (sal) funciona como um anti-bacteriano. o meu aqua é de 60L e deitei uma covinha de mao de sal dentro do meu aqua. informa-te como adicionar o produto para o tratamento numa casa de aquariofilia de confiança. no caso do teu peixe nao sei se dá este tratamento, mas como ja disse é melhor ires a uma casa de animais. É importante verificares os valores de PH e KH (bastam estes pk servem de tampam para outros valores, isto é se estes valores tiverem bem os outros tambem estao) durante o tratamento. Deves verifica-los antes de aplicar o tratamento e doze horas depois. esta é a mnh sugestao

Hugo M. Viana

 

Tá Doxinhoooooo!!!Toma tá li assim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho 1 botia com 8 anos e ele por norma é quem dá o sinal de qdo alguma coisa n tá bem. ressente-se sempre em 1º lugar e ganha ictio. isto acontece qdo há grande variação de por ex. Ph ou temperatura. verifica se tá tudo ok!! tb n te preocupes mto pq são peixes mto resistentes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Acho que estão a fugir um pouco à questão, o que eu quero mesmo saber é se posso tratar o botia com sera costapur que contem: iodeto de potassio, oxalato de malaquita verde e agua destilada, algum destes compostos poderá matar oo meus botias?

Lá que está alguma coisa mal no aquario eu sei, pois tem ictio.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a rever o folheto do Sera Costapur e não encontro quaisquer contra-indicações relativamente a botias palhaço pelo que presumo ser segura a sua aplicação. Apenas vejo contra-indicação referente a invertebrados e algas em aquários marinhos.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Colocas a beaufortia levertti num aqua à parte oelo sim pelo não e aumenta a temperatura.

 

Utiliza o medicamento apenas em ultimo caso.

 

Normalmente o ictio passa com um ligeiro aumento de temperatura.

 

 

1 Abraço

César Pereira

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Ontem retirei os botias para um aquario hospital, meti a temperatura a 30ºC, uma pedra difusora e um tronco para eles se esconderem e nao ficarem muito stressados. Ainda não apliquei medicamento a ver se passa o ictio sem o medicamento, pois queria evitar a todo o custo.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais