Apistogrammas - De iniciante a "pro"


Recommended Posts

Boas,

 

Estive a ver aqui uns post no sub-forum dos ciclideos anões e muitas perguntas surgem a questionar qual será a melhor escolha para iniciar nos apistogrammas. Como tal acho que poderia ser feita uma lista com as diferentes espécies de apistogrammas que podemos escolher consoante a nossa experiência, por exemplo apistogrammas para iniciados, já com alguma experiência e só com muita experiência.

 

É certo que existe um grande numero de espécies de apistogrammas, mas estou-me apenas a referir às que estão disponíveis normalmente pelas lojas do nosso Portugal... Cacatuoides, Borelli, Viejita, Panduro, Trifasciata, Agassizi, Bitaeniata, etc, etc... É possível que cada um tenha a sua opinião, as vezes para uma pessoa pode ter sido mais fácil manter um apisto do que para outra mas sempre dava para ficar com uma ideia.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Boa questão...

Já agora também gostava de ter uma noção acerca disso.

Quais os mais indicados para principiantes?

Qual a disponobilidade e em que "região" se encontram com mais facilidade (por "região" entenda-se " cidade ou LOJA " :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opiniao Cacatuoides, Steindachneri e Eunotus, sao 3 boas escolhas para principiantes.

Embora os 2 ultimos nem sempre seja facil encontrar.

A especie Atahualpa, foi ate agora a que me causou mais problemas.

A que mais me surpreendeu pela positiva foram os Apistogrammoides Pucallpaensis (comprei no exterior).

Cada caso e um caso, e para manter ou criar Apistos, e preciso, dedicacao, conhecimento e ir adequirindo experiencia ( o que leva tempo ).

Aproveito para deixar algumas fotos de exemplares que mantive ou mantenho.

Cumps.

DSC07963.jpg

DSC07824.jpg

DSC00084.jpg

DSC02341.jpg

DSC06438.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opiniao Cacatuoides, Steindachneri e Eunotus, sao 3 boas escolhas para principiantes.

Embora os 2 ultimos nem sempre seja facil encontrar.

A especie Atahualpa, foi ate agora a que me causou mais problemas.

A que mais me surpreendeu pela positiva foram os Apistogrammoides Pucallpaensis (comprei no exterior).

Cada caso e um caso, e para manter ou criar Apistos, e preciso, dedicacao, conhecimento e ir adequirindo experiencia ( o que leva tempo ).

Aproveito para deixar algumas fotos de exemplares que mantive ou mantenho.

Cumps.

 

DSC07824.jpg

 

Boas,

 

Desculpe lá a curiosidade, mas estas não serão duas fêmeas Apisto panduro que estivera, há poucos meses atrás na Mania dos Peixes?

Pergunto porque comprei lá um casal que em 4 semanas deu uma ninhada de cerca de 30 a 40 alevins, que infeelizmente não vingaram devido a um crash no KH que aumentou o CO2 demasiado e só sobraram os adultos.

 

Cumprimentos

</a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comecei com Catatuoides, era o que se arranjava com mais facilidade. Depois tive Nijsseni e também me dei bem.

 

Na minha opinião e de todas as espécies que passaram por minha casa os mais fáceis de manter são os Borellii e os "Steel blue" estes são para mim os ideais para iniciantes.

 

Para quem for iniciado em "anões" mas já tiver alguma experiência aquariófila pode começar por Cacatuoides, Agassizii, Nijsseni ou Macmasteri. Estes quanto a mim têm todos o mesmo grau de dificuldade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comecei com os "Apistogramas Macmasteri "+- 1 ano e meio, o único problema que tive e por 2 vezes foi que quando a fêmea teve as crias passado umas 2 semanas os machos apareceram mortos.

Agora à +- 2 semanas comprei um casal de "Apistogramas Cacatuoides Double Red" espero que sejam fáceis de manter como os Macmasteri.

Para quem se quiser iniciar aconselho os Macmasteri.

Pedro Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os unicos que tinha era 1 casal de Agassizii e nunca me deram problemas apesar de ja ter algumas posturas sem nenhum efeito mas tambem os tinha num comunitario e ainda vao na 2a desde que os separei... agr hoje adequiri 1 casal de norberti que pelo k parece ja sao mais dificeis de arranjar, e ate gostava de 1 opiniao acerca desta especie.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os unicos que tinha era 1 casal de Agassizii e nunca me deram problemas apesar de ja ter algumas posturas sem nenhum efeito mas tambem os tinha num comunitario e ainda vao na 2a desde que os separei... agr hoje adequiri 1 casal de norberti que pelo k parece ja sao mais dificeis de arranjar, e ate gostava de 1 opiniao acerca desta especie.....

 

Os norberti pertencem ao complexo cacatuoides. Poderão ser mais complicados se forem selvagens, se forem stock de aquário deverão ser mais tolerantes.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Eu comecei com os "Apistogramas Macmasteri "+- 1 ano e meio, o único problema que tive e por 2 vezes foi que quando a fêmea teve as crias passado umas 2 semanas os machos apareceram mortos.

Agora à +- 2 semanas comprei um casal de "Apistogramas Cacatuoides Double Red" espero que sejam fáceis de manter como os Macmasteri.

Para quem se quiser iniciar aconselho os Macmasteri.

por acaso bem que procurei macmasteri mas nao encontrei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a ultima vez que passei na jardinland tinha macmasteri.

jardin land, onde isso fica, na vila? vou pesquisar. obrigado.

 

EDIT: já vi que fica na EN13 na maia. perto, apesar de no meio de nenhures. thx.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais