O meu primeiro reef... 400L


Recommended Posts

Boas,

 

Após vários meses de pesquisa e mais pesquisa, decide avançar com a montagem de uma aquário de água salgada. Em Dezembro passado, comecei a comprar os equipamentos necessários e é com enorme satisfação que posso afirmar que, finalmente o sistema está a funcionar! biggrin

 

Para além da muita informação que recolhi aqui no fórum e pela net em geral, sempre fui bastante apoiado por diversas pessoas aqui do fórum, mas tenho de agradecer particularmente ao Luís Rodrigues, André Silvestre e Rui Feliciano, que têm sido inexcedíveis no esclarecimento das minhas dúvidas, para que pudesse tomar as melhores opções. biggrin

 

Apresentação feita, vamos ao setup:

 

Aquário - 120 x 60 x 55 (CxLxA), em vidro de 12mm e sem travessas, feito na Vidromoldura

Móvel - 120 x 60 x 95 da Natural Aquário

Sump - 70 x 40 x 50, com 3 divisórias

Aquário de Reposição - 30 x 40 x 50

Escumador - Deltec APF 600

Circulação - 2 x Tunze Turbelle Nanostream 6055 com multicontrolador Tunze 7095

Aquecimento - 2 x Jager 200W

Iluminação - Calha com 2 x 150W hqi + 4 x 54W T5 + 2 spots LED

Rocha Viva - cerca de 25 kgs;

Substracto - 45 kgs de Nature's Ocean Bio-Activ Live® Aragonite Samoa Pink

Bomba Retorno - Eheim compact +3000

Reposição água - Tunze Osmoregulador Universal 3155

Reactor de Kalk - Deltec KM500

 

O aquário propriamente dito foi feito na Vidromoldura e sabia que podia ficar descansado com a qualidade do trabalho. Pedi também para colocar um vinil autocolante preto no vidro traseiro e lateral na zona da coluna seca e para fazerem a coluna seca em vidro lacado preto e o resultado final é excelente!

 

O móvel foi desde o início uma das minhas principais preocupações, pois normalmente não gosto do acabamento final das estruturas feitas em ferro. Após estudar várias soluções, decidi avançar com um móvel da Natural Aquário e posso dizer que estou completamente satisfeito com os acabamentos e com o design moderno do mesmo!

 

A iluminação foi outra das minhas dores de cabeça... decidi avançar com um sistema misto de HQI/T5. Através da Luz Aquática, consegui arranjar uma calha com as especificações que pretendia e a um preço imbatível! Ainda me colocaram balastros electrónicos e fizeram uma alteração dos cabos (da lateral para a parte de trás) para que pudesse esconde-los dentro dos suportes de inox que também mandei fazer à medida e que mantêm a calha suspensa.

 

Pormenor dos cabos a entrar dentro do suporte da calha:

Reef400L011.jpg

 

Para as lâmpadas, optei pela seguinte combinação (nesta escolha, a ajuda do João Judicidus foi preciosa):

- HQI's - 2 Coralvue ReefLux 150W

- T5 - 1 ATI Pro Color + 2 AquaBlue Special + 1 Fiji Purple

 

A montagem do layout foi feita hoje à tarde e contou com a preciosa colaboração do André... ou melhor, foi feito pelo André com alguns pequenos bitaites dados pelo Luís e por mim. :P Agora as fotos!

 

André a trabalhar...

Reef400L001.jpg

 

André a trabalhar e o Luís a dar bitaites...

Reef400L002.jpg

 

André continua a trabalhar...

Reef400L003.jpg

 

Depois do layout feito, era preciso encher o aquário para ver o efeito final. Esta tarefa coube-me a mim...

Reef400L004.jpg

 

Resultado final...

Reef400L006.jpg

 

Reef400L005.jpg

 

Reef400L010.jpg

 

Uma panorâmica da sala com os dois aquários (Reef e Invert Farm I):

Reef400L009.jpg

 

Área técnica...

Reef400L007.jpg

 

Reef400L008.jpg

 

Eu estou bastante satisfeito com o resultado final! :D

 

Venham daí as vossas opiniões!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 75
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas!

 

esta bem porreiro o teu reff... tanto o reff como o outro hehe

 

Cumprimentos

 

$N$ biggrin

[size=4][center][color="#000080"]My[/color] [color="#FF0000"][u]NEW AQUARIUM[/u][/color] [color="#000080"]PROJECT[/color]
[/center][/size]


loading.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Pouco se pode dizer das fotos iniciais dum aquário, mas no teu caso dá já para salientar algumas coisas:

- Layout, a disposição das rochas ficou fenomenal!

- Sump, que arrumação.... esses cabos todos direitinhos.... não se vê um fio pendurado... pá muito bom!

 

Não sei como vais querer povoar o aquário, quer em termos de peixes ou corais, mas tem cuidado... não exageres, tens um escumador bom, mas na minha opinião, estás no limite da litragem que esse escumador aguenta e sem refúgio pode tornar-se complicado a exportação de nutrientes.

 

Não gosto de usar Kalk, é algo pessoal, tenho noção disso, mas se puseres muitos SPS podes começar a pensar noutras alternativas para repor os consumos, como Reactor de Cálcio ou outros métodos de suplementação (Balling, 2 part solution).

 

Um abraço,

Editado por Ricardo Pinto
logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Jorge pelo almoço e pelas horas de boa disposição.

 

O resultado final foi exelente com varias "pontas" e muitos "promenores". O André tá de parabens, ficou exelente.

 

E quando quiseres vir a minha casa, podes vir arrumar fios e equipamentos!

 

E agora é esperar uns tempos e começar a povoar com calma!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bonito layot, e boa arrumação.Para o começo está espectacular.

Luis preciso que venhas á a casa mudar o meu layot mas sem almoço ;):pompomgirl::girlhitboy:

 

Abraço

 

João Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bonito layot, e boa arrumação.Para o começo está espectacular.

Luis preciso que venhas á a casa mudar o meu layot mas sem almoço :D :D :dance:

 

Abraço

 

João Alves

 

 

eu so dou bitaites!! O artista é o André!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena.....oh Jorge, não queres ir lá a casa arrumar os cabos da sump? :D

Tenho que ver se altero isso lá em casa para ficar tudo arrumadinho.

 

De resto, nada a dizer, está excelente, o layout, mas tem pouca rocha, o sistema. Acho que devias colocar um pouco mais na sump, caso não querias colocar mais nada no aqua.

A ver se para a próxima tou em casa para ir ver isso....podiam ter marcado para amanhã, assim também ia ajudar, ou apanhar sol, ou então até à praia da Figueirinha! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge,

 

Todo o teu cuidado em obter o máximo de informação relativa aos vários componentes da montagem do reef revelou-se benéfica dado teres aí um belissimo arranque!

 

O layout está lindissimo e ao nível do aquário do seu criador :mrgreen:

 

Os 25kgs de rocha aparentemente podem parecer pouco mas tudo vai depender da carga orgânica que os vivos produzirem bem como das técnicas que usares para a exportar.

 

E que área técnica tão arrumadinha! Por algum motivo no meu tópico ainda não apareceu uma única foto da minha :bs_quesexclaim:

 

Daqui a umas semanitas já podes pôr aí umas sardinhas ou uns chicharros :)

 

Já decidiste se vais fazer mudanças de água durante o ciclo ou não? A última Reefkeeping tem um artigo sobre isso que te pode ajudar a decidir (http://www.reefkeeping.com/issues/2009-04/newbie/index.php).

 

Abraço,

Rui Feliciano

Editado por Jorge Gonçalves
Colocação de link.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado a todos pelos comentários. Apesar dos vários meses de preparação, este foi apenas o dia 0 do aquário e só com muita calma e paciência poderei conseguir fazer dele alguma coisa digna. ;)

 

A montagem dos equipamentos foi feita com tanta calma que tive tempo para arrumar tudo direitinho... tinha que me entreter com alguma coisa. :P

 

Não sei como vais querer povoar o aquário, quer em termos de peixes ou corais, mas tem cuidado... não exageres, tens um escumador bom, mas na minha opinião, estás no limite da litragem que esse escumador aguenta e sem refúgio pode tornar-se complicado a exportação de nutrientes.

Ricardo, tenho consciência que , futuramente, o escumador poderá ser curto, mas até que o aquário esteja densamente povoado vão certamente passar muuuitos meses.

 

Não gosto de usar Kalk, é algo pessoal, tenho noção disso, mas se puseres muitos SPS podes começar a pensar noutras alternativas para repor os consumos, como Reactor de Cálcio ou outros métodos de suplementação (Balling, 2 part solution).

Em princípio vou adoptar o Balling.

 

E quando quiseres vir a minha casa, podes vir arrumar fios e equipamentos!

Ainda hoje fui aí e não me deixaste mexer nos fios... nyah

 

Luis preciso que venhas á a casa mudar o meu layot mas sem almoço :D :naughty::naughty:

João, o Luís é bom é para mandar bitaites... a última versão do teu layout já ficou bastante melhor!

 

A ver se para a próxima tou em casa para ir ver isso....

Sabes que podes aparecer quando quiseres!!!

 

quando se tem artistas por perto so pode ficar bem montado

Rui, estás a falar do layout ou do aquário (vidro)? É que ambos foram feitos por verdadeiros artistas e tu foste um deles... ;)

 

Os 25kgs de rocha aparentemente podem parecer pouco mas tudo vai depender da carga orgânica que os vivos produzirem bem como das técnicas que usares para a exportar.

Grande Rui, bang

Foram usados 25kgs porque o André só quis usar esta quantidade, mas tinha quase 60kgs à disposição para poder usar... assim houve possibilidade de escolher as melhores pedras. Uma parte da rocha que sobrou coloquei na sump.

 

Já decidiste se vais fazer mudanças de água durante o ciclo ou não? A última Reefkeeping tem um artigo sobre isso que te pode ajudar a decidir (http://www.reefkeeping.com/issues/2009-04/newbie/index.php).

Obrigado pelo artigo... ainda não o tinha visto. Estou a contar mudar cerca de 20% daqui a 15 dias, depois logo se vê...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

antes demais queria dizer-te que o aquario é brutal (o vidro + movel + calha) parece-me tudo qualidade 5 estrelas

 

depois o facto de levares tudo com muita calma, pensares tudo ao pormenor (como a mudança dos fios da calha) e valorizares a opinião de outros membros conhecidos pelo seu excelente trabalho faz-me pensar que deste aquário só irá existir uma saída de duas possiveis : ou fica brutal ou fica brutal

 

além disso, e nao é que a minha opinião conte para alguma coisa (tentei entrar nos salgados e deu asneira, nao sou exemplo para ninguem lolol) mas o layout está muito bem conseguido, exactamente como eu gosto! simples, pormenorizado e com bom espaço para os peixes nadarem.

 

 

sem duvida um tópico a acompanhar !

 

cumps :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bolas, não resisto!...

Confesso que nunca me senti particularmente atraído por salgados (sem ser os que se servem em pratinhos), mas depois de ver o teu aqua e o do André fiquei com a pulga atrás da orelha... depois vieram as fotos do André e do Pedro Conceição...

Qualquer dia ainda dou comigo a querer uma coisa dessas!

 

Parabéns ao pessoal todo que contribuiu para esta brincadeira. Só posso dizer que mesmo sem vivos já está com um hardscape lindo, depois disto só pode ficar um espectáculo.

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente :D... tenho de ver isso ao vivo!!!!

 

Há 2 semanas atrás tive na aquaplante a ver peixes, já fiquei em pulgas... e depois vejo estas fotos e já imaginar a maturação do mesmo :o dá vontade de ter um reef!

 

abraço

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, exelente layout (nota-se a mão do André ai e não era preciso ve-lo).

A arrumação da casa das maquinas vai servir-me de exemplo quando montar o meu(e tambem deveria de servir de exemplç para mais alguins :twisted: ),exelente mesmo ,parabens

 

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou curioso pra ver como está o layout hoje!! :doofywave:

Estou à espera da visita do Pedro Conceição para tirar umas fotos actualizadas... nyah

 

Excelente ;)... tenho de ver isso ao vivo!!!!

Tiago, já sabes que és sempre bem-vindo! ;)

 

...queria-te perguntar onde compraste o sustracto, e já agora o preço, estava a pensar em comprar para o meu também !!!

Luís, comprei na Reefquest. O preço está lá no site...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge,

 

Já cá tinha dado um salto para ver o tópico mas faltava deixar o meu testemunho.

 

Obrigado pela recepção em tua casa, pela almoçarada, oportunidade de convívio, enfim, tudo aquilo que faz parte deste nosso vício.

Espero que tenhas ficado contente com o aspecto final do layout ( LR, não sejas venenoso omg ) e que tenha valido a pena o pequeno caos que se criou na entrada da sala ( parte do caos foi culpa do Napoleão que deitou logo um presente cá para fora de contentamento). :puppydogeyes:

 

Também gostei bastante do aspecto geral do aquário e do excelente trabalho de bricolage referente à calha eléctrica. Está tudo muito bem organizado, limpo e estéticamente agradável. Muito ao meu gosto, confesso.

 

Agora é ir com calma e ir adicionando os vivos aos poucos com o avanço da ciclagem. A rocha ainda causa pouco contraste com a areia mas quando a coralina começar a aparecer, o impacto vai ser muito agradável.

 

Boa sorte com o novo vício e vai actulizando.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas Jorge

 

Desde ja parabens pelo o aquario vesse que foi tudo planeado ao promenor.

 

Hoje falei com o Sharpness e ele disse me que te tinhas mudado para o Algarve, e trabalhar em Loulé cidade essa que é onde eu moro.

Do que precisares e do que tiver ao meu alcance conta comigo.

Se quiseres dar uma saltada a minha casa pa veres o meu penico tas a vontade, é so dizeres.

Msn- anthonyneto84@hotmail.com

Tlm- 960069681

 

Anthony

 

:P

Fotos do oceanario:Fotos oceanario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar os meus parabéns pois está um excelente trabalho, confesso que me rendo aos salgados, nunca é tarde para mudar.

Estou decididamente disposto a montar um reef de 240 litros, (embora para já não desista dos aquários de água doce) já fiz uma lista de material a adquirir e já comecei a comprar aqui no forum.

Certamente irei precisar de ajuda, entretanto vou seguir um pouco as pisadas do Jorge Gonçalves, vou com calma . e quando tiver pronto faço a montagem e posto aqui no forum

até lá um abraço

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelos vossos comentários. ;) Agora é que reparei que ainda não tinha feito a devida actualizado do tópico.

 

Pois é, como o Anthony referiu, desde Junho que estou a residir no Algarve e como tal, o aquário continua a ciclar... em Setúbal! ;) Tenho previsto trazê-lo para baixo daqui a uma ou duas semanas e começar tudo de novo... já tirei várias fotos para tentar reconstituir o layout, mas não devo ter "maozinhas" para imitar o André... a ver vamos o que vai sair. Quando tiver novidades, prometo que actualizo. ;)

 

Anthony, é claro que vou querer ver a tua obra-prima. Vou enviar-te MP para combinarmos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelos vossos comentários. ;) Agora é que reparei que ainda não tinha feito a devida actualizado do tópico.

 

Pois é, como o Anthony referiu, desde Junho que estou a residir no Algarve e como tal, o aquário continua a ciclar... em Setúbal! :discuss_gathering: Tenho previsto trazê-lo para baixo daqui a uma ou duas semanas e começar tudo de novo... já tirei várias fotos para tentar reconstituir o layout, mas não devo ter "maozinhas" para imitar o André... a ver vamos o que vai sair. Quando tiver novidades, prometo que actualizo. ;)

 

Anthony, é claro que vou querer ver a tua obra-prima. Vou enviar-te MP para combinarmos.

UPS Sera que falei de mais.... se sim desculpa....

Reconstruir o layout.... nao sera nada facil.

 

:D

Fotos do oceanario:Fotos oceanario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas pessoal,

 

Finalmente trago novidades do meu aquário. Passado que está o Verão, consegui arranjar tempo para remontar o aquário. De Maio até final de Agosto, o aquário estava assim na minha sala em Setúbal:

 

Reef400L009.jpg

 

Desde o dia 23 de Setembro (dia em que fiz o layout), passou a estar assim, na minha sala na Praia da Rocha:

 

Reef400L012.jpg

 

Uma das minhas principais preocupações nesta nova montagem era a falta das "maozinhas" do André Silvestre para fazer o layout, pois gostei bastante do resultado inicial e queria tentar reconstruí-lo. Apesar de ter consciência que dificilmente o conseguiria, lá tentei fazê-lo... com as fotos que tinha tirado ao lado para ajudar. Inconscientemente, acabei por utilizar um pouco mais de rocha... e gostei do resultado final.

 

Aqui vão as fotos:

 

Reef400L013.jpg

 

Reef400L014.jpg

 

Reef400L015.jpg

 

Reef400L016.jpg

 

Reef400L017.jpg

 

Entre a desmontagem e a nova montagem passaram-se cerca de 4 a 5 semanas, em que a rocha ficou guardada em caixas de esferovite com água salgada, pelo que deve ter perdido parte considerável da vida que tinha. A ver se arranjo alguma rocha e areia viva bem colonizadas para ajudar durante o ciclo.

 

Durante este período, aproveitei para adquirir mais algum material que faltava e que já tinha intenção de comprar:

Relativamente à iluminação, neste momento, tenho apenas as T5 ligadas. As 2 AquaBlue Special durante 8h e as outras duas (ATI Pro Color e Fiji Purple) durante 6h.

 

Ontem resolvi colocar o reactor de kalk a funcionar, por isso, aproveitei para efectuar alguns testes apenas para poder comparar o antes e depois:

 

Salinidade: 1,025

pH: 8.0

kH: 6

Ca: 400

Mg: 1200

 

Para já, e tudo! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge,

 

Até que enfim noticias! ;)

 

Apesar de achar o layout do André mais natural (no sentido em que ele fez um optimo trabalho de encaixar as pedras uma nas outras de forma a que as formações rochosas tinham um ar "believable") penso que tu te saíste muitissimo bem no trabalho de reconstrução do mesmo!

 

Falta uma fotografia lateral para tirar a duvida mas, a ilha principal não está muito verticalizada na sua vertente frontal? Não vais ter problemas em arranjar espaço para colar corais daqui a uns tempos?

 

Agora nada de estar 2-3 meses a olhar só para isso cheio de água...2 meses com aquário a ciclar é para "meninas" :)

 

Abraço,

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.