350 Litros


Psicadelic

Recommended Posts

Boas pessoal, por culpa das belas fotos que o Sr. Pedro Conceição mete aqui no fórum, há cerca de dois meses decidi iniciar o projecto do meu primeiro reef, ainda não tenho o material todo mas posso já descrever o que já adquiri.

 

Setup Actualizado 24-06-2009

 

Aquário - 130 x 50 x 55 Adquirido na Vidromoldura com vidro de 10mm, coluna seca com dois furos de 32mm e 50mm

Sump - 70 x 40 x 45 Adquirido na Vidromoldura com vidro de 6mm

Móvel - DIY

Iluminação - Ati Sunpower 6 x 54W

Escumador - V2Skim V1200

Bomba Retorno - Sicce 2500

Bomba Circulação - SunSun 12000

Termostato - Aquatic Nature 300w

Richa Viva - 10Kg

Rocha Morta - 5 kg

Substrato - 40 KG Tropical Marine Sand

 

pict5871.jpg

 

pict5838.jpg

 

Próximo passo é passar os tubos da coluna seca para a sump.

 

Estou ainda um pouco na dúvida a nível de bombas de retorno e circulação que hei-de meter no aquário.

Editado por Psicadelic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 56
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Epah...como culpado tenho que dizer que sou inocente!!!!! ;)

 

Espero que esse aquário daqui a uns meses esteja bom para ir aí ver isso! :P

Sobre as tuas dúvidas, deves ter cerca de 7200lts/h no total...mas eu colocava mais. Era mesmo capaz de colocar 2 bombas de 6000lts/h de cada lado...ou mais, mas eu sou um tanto abusador, contando que tenho de circulação cerca de 60 vezes o volume do aquário e cerca de 1,48w/l de iluminação. ;)

Sobre o retorno, algo entre os 2000lts/h e os 3000lts/h chega.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta Pedro, agora preciso de começar a montar as tubagens, por acaso não há ai uma alma caridosa que se ofereça para ajudar :P e já agora a lista de material que preciso para fazer as tubagens e o dorso por causa do barulho já que o aquário está na sala.

 

 

Aqui deixo uma foto do móvel já com as portas metidas :roflroll2:

 

pict5892.jpg

Editado por Psicadelic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah...ajudar à distância é complicado.

Por acaso tinha uma imagem já feita do durso:

gallery_4516_157_6496.jpg

 

Basicamente é um tubo, um T, mais um pedacinho de tubo e um angulo de 90º. Depois convém colocar um crivo.

Na parte de cima do T fica uma tampa com um pequeno buraco de forma a equilibrar o nível na coluna seca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usando aqui a foto do Rui Feliciano

 

esgoto.jpg

 

O passa muros é colado no aquário ? Como é que o tubo encaixa no passa muros ? É de rosca ?? Já agora sou da margem sul, onde posso comprar esta lista de material ??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O texto imediatamente acima dessa foto, no tópico do Rui diz o seguinte:

Posto isto, uma dessas pessoas que generosamente me vai aturando de vez em quando através do msn é o Miguel Gonçalves que vim a conhecer por mero acaso pois numa das minhas buscas por empresas aqui da zona que vendessem passa-muros foi ele que me atendeu o telefone aquando do meu contacto à Cepex (empresa de comercialização de materiais em PVC) e, coincidencia das coincidencias, mantém um reef há vários anos!

 

A Cepex fica junto à Makro (saída da A2 de Coina). Vais lá, pedes para falar com o Miguel e ele explica-te o que precisas e trazes todo o material necessário! :2gunfire:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jorge, obrigado pela informação, fui lá no dia seguinte e já tenho quase todo o material, o Miguel lá me aturou durante 1 horita :bad-words: !!!

Entretanto já montei quase tudo excepto não consigo encontrar PVC de 20mm para o tubo da bomba de retorno, alguem sabe uma loja aqui em Almada que venda isso ? O Miguel só tinha varas de 6 metros !!!

 

Já agora mais uma questão que não tem a ver com a de cima, para as dimensões do meu aquário (130 x 50 x 55) quantos kilos de areão recomendam e já agora qual ?

 

Mais logo posto fotos !!!!

Editado por Psicadelic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alguem sabe uma loja aqui em Almada que venda isso ? O Miguel só tinha varas de 6 metros !!!

Tenta na IZI ou Leroy Merlin, eles costumam ter tubos de 1,5m ou 2 mts.

 

Já agora mais uma questão que não tem a ver com a de cima, para as dimensões do meu aquário (130 x 50 x 55) quantos kilos de areão recomendam e já agora qual ?

As minhas medidas são parecidas (120x60x55) e usei 45 kgs (5 sacos) de Nature's Ocean Bio-Activ Live® Aragonite Samoa Pink

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque não usas mangueira flexivel para o retorno (vulgo mangueira de quintal)? Ajuda a "amortecer" as vibrações induzidas pela bomba de retorno.

 

 

Boas Rui, já encontrei o tubo de 20mm até já montei e tudo, fiz a coluna seca muito parecida com a tua graças aos teus esquemas e com uma ajuda tb do Miguel Gonçalves !!!

 

Agora falta-me arranjar uma bomba de retorno que espero ter até ao próximo fim de semana.

 

Alguem da margem sul vai buscar água este fim de semana ?? Já agora só tenho quatro garrafões de 20 Litros, para encher o meu aquário de 350 + 120 estou bem lixado!!!

Sabem onde posso comprar um de maior capacidade ?? Se não muita viagem vou ter que fazer :D

Editado por Psicadelic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parece que é agora que vai arrancar:)

 

Olha existe uma fábrica junto do Feira N_ova de RMouro que é onde eu comprei os meus bidons de 50lts, muito em conta.

 

A fábrica é a Cirel Plásticos

 

Abraço

382_344.png

 

Abraço,

 

PCautela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal, já actualizei o meu setup, aqui deixo mais uma foto do aquário já com 15 Kilos de rocha, ainda não me preocupei com o layout, ando agora afinar barulhos e afinar o escumador ao máximo.

 

Estou é um bocado desiludido com o barulho que a Sunsun faz-me a trabalhar dentro do aquário, já meti uma borracha entre o iman e o vidro mas contínua a fazer muito barulho, se continuar assim vou ter que pensar em trocar pois detesto estar ouvir barulho de fundo enquanto vejo televisão :music_singguitar:

 

Ainda não meto fotos da sump pois tenho aquilo tudo desarrumado :Pp

 

pict5904.jpg

 

 

Cump's

 

Luís Amaral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só por curiosidade. Tás satisfeito com o desempenho do escumador? É que eu tenho um igual mas o 800 mas ainda não o experimentei e tou com um bocado de receio pois não é uma marca muita falada aqui no forum. Boa sorte com a tua aventura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só por curiosidade. Tás satisfeito com o desempenho do escumador? É que eu tenho um igual mas o 800 mas ainda não o experimentei e tou com um bocado de receio pois não é uma marca muita falada aqui no forum. Boa sorte com a tua aventura.

 

Pois não é uma marca que se fale bem aqui no fórum, ainda não tive tempo suficiente com ele para te dizer como ele se comporta, mas o que tenho lido é que não é de fácil afinação e a bomba não é muito boano entanto tenho visto malta que adiciona uma bomba de ar ao escumador e fica a funcionar muito melhor.

 

Assim que tiver mais dados eu meto aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou é um bocado desiludido com o barulho que a Sunsun faz-me a trabalhar dentro do aquário
Ainda tens a bomba como está na foto? Experimenta virar a bomba para a superficie, até porque deves ter sempre boa circulação a superficie...

 

Cumps

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda tens a bomba como está na foto? Experimenta virar a bomba para a superficie, até porque deves ter sempre boa circulação a superficie...

 

Cumps

 

 

Boas Verissimo, ela está virada para baixo que é para levantar a poeira que ainda tenho no areão !! Mais tarde viro-a para a superficie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo aqui uma foto do escumador a funcionar há dois dias

 

 

pict5908.jpg

 

Durante o ciclo como só temos rocha viva no aquário o escumador tira muito lixo ou nem por isso ??

 

Está a tirar mais água do que lixo certo ?

 

Cump's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
Boas,

Resolveste o problema da vibração das sunsun?

Ainda fazem barulho?

 

Abraço,

Pedro

 

Boas, em relação as sun sun meti uma borracha fina entre o iman e a ventoinha ficou 5 estrelas :) e com o tempo o barulho vai desaparecendo.

 

Cumps

Luís Amaral

Editado por Psicadelic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Então já mudas-te a agua ao aquario??

Estou a ver que ainda não compras-te a massa para colar os corais, tens de tirar aquela acropora da areia.

Tens uma anemona gigante, ela nao se move pelo aquario??

 

Cump

carralas

 

 

Já mudei sim ;) ainda não comprei a massa a ver se compro esta semana, em relação à anemora desde que chegou nunca mais se moveu ;) não era tão grande mas tem crescido muito.

 

Cumps

 

Luís Amaral

Editado por Psicadelic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.