Parametros agua loucos


Recommended Posts

Nao sei como deixei os meus meninos estar num aquario horrivel para se viver.

Por preguiça lentamente fui deixando de fazer alguns testes priodicos, apenas fui fazendo as 2 Tpas por semana de cerca de 30% de cada vez.

ontem comecei a ver os peixes a perder o apetite e entao lembrei-me de fazer os testes e só nao cai porque estava sentado.

 

Setup:

100*40*50

2 filtros externos com 1600L/h no total

Co2 caseiro

subestrato: akadama e areia de silica

Luz 4*39w 6 horas por dia e moonlight 4 horas

15w de UV que liga 4 horas dia

Temp 28º

bomba de ar ligada 24h

 

 

Fauna e a minha desgraça

8 escalares juvenis - Tenho de reduzir

2 discos

3 botias palhaço

1 bi-color (quem o quier mande pm)

2 sae limpa algas

1 ramirezzi

10 cardinais pequenos

 

Plantas:

Muitas Limmophilas e alguns pes de vaslinerias (acho que se esreve assim)

 

Parametros da agua

 

Ph 5 quando devia estar a 7. a colocaçao de co2 caseiro fez-me descer imenso o ph, confiei num teste constante e lixei-me (da torneira sai a 7)

Kg 20mg/l quando devia de estar a 4 ou 5 (da torneira sai a 2 mas eu coloco sempre bicarbonato de sodio para aumentar ate aos 4mg/l aproximadamente)

PO4 esta a 3mg/L quando na torneira sai a 0.25mg/L (sinceramente nao sei o que me faz aumentar tanto o po4 no aquario, agradeco dicas)

No3, a minha desgraça, numa semana foi para os 50 ou 150mg/L nao consegui ler mto bem o teste, da torneira sai a 5mg/L

amonia 0

 

ja fiz uma bela tpa de amanha vou fazer mais e mais ate os valores estarem dentro dos normais, felizmente nao tive baixas.

ja coloquei duas colheres de cha de bicarbonato de sodio para me subir o KH.

amanha vou começar a desfazer-me de alguns peixes, tlvz uns 4 escalares e o bi-color. Acham que é o suficiente?

Fico a aguardar as vossas dicas, vou quero reformolar o aquario e quero ja ter tudo certo.

os Filtros sao limpos 1vez por mes.

os "carapaus" comem duas vezes por dia (manha e a noite)

 

Ajudem me a melhorar, opinem a vontade e nao tenham medo de serem duros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os filtros acho que podem ser limpos de 6 em 6 meses, ou anualmente, ou ainda quando notares perda de caudal. Acho que nao precisas de andar sempre a lavar, até porque fragiliza as bacterias, morrem sempre algumas ao lavar.

 

De resto é continuares com TPA. pH acido até é bom pros discos, mas tão acido também nao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, bem esses valores não são nada bons.. Em relação aos nitratos é devido à excessiva fauna... ou então filtros com muita matéria em decomposição no seu interior (é bem possivel pois tens 2x filtros com caudal excessivo para essa litragem... e muita da comida que dás pode ser logo sugada para os filtros e ficar lá em decomposição)

 

O PH baixar com o CO2 drásticamente, como já sabes deve ser KH baixo....

 

Para comprovar que os filtros devem sugar muita comida que dás... é o excesso de fosfástos.. os fosfátos são originados pela comida que damos aos peixes

 

Como tens 2x filtros podes limpar 1x de cada vez com um intervalo de 2 semanas para nao perderes a colónia.

 

amanhã faz os testes de no3 e po4 pois com as TPAs eles deviam baixar.... podes meter por hipotese os testes não estarem bons!

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola "god" nao me parece pois senti os peixes a ficaram diferentes.

apesar de nao ter tido baixas eles ficaram mais sosegados e o apetite desapareceu um pouco.

a nivel de filtros e um fluval 404 +/- 900Lh e um eheim de 500L/H aproximadamente, ambos estao em cantos opostos do aquario para a agua circular.

o fluval basicamente e carga biologica enquanto o eheim e mais filtragem mecanica (esponjas)

 

Aguardo mais dicas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

interpretei mal entao.. percebi que tinhas 2x filltros com 1600L/H...

Sendo assim... mantenho o que te disse.. Limpa um dos filtros.. e atenção à comida.. em especial papa se deres é uma grande causadora de aumento de nitratos

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu a papa coloco naquelas redes de artemia/mihocas. Assim nao cai nada para o aquario, tudo o que vai caindo vao sendo comido.

o meu mal e que tenho mesmo excesso de peixes, nao pensava era que os nitratos subissem tanto ate pq nunca tinha acontecido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem assim de repente não tenho na da a acrescentar ao que já foi dito, excesso de fauna e talvez excesso na alimentação.

Para ajudar (pelo menos nos nitratos) podes sempre introduzir umas plantas flutuantes tipo (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] ou salvinia...

 

DEpois dá noticias de como isso esta a correr...

 

PS: esses testes estarão bons? (para ver se sim podes sempre levar uma garrafa com agua do aquario a uma loja da especialidade e pedir para te fazerem os testes á água)

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

filtros devem ser limpos como o godlike disse e nao de 6 em 6 meses. ai é que irias ter valores muito alterados devido ao excesso e porcaria acumulada nos filtros.

eu tnho dois exteriores e limpo um de cada de vez de 15em 15 dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mangueiras limpam-se de tempos a tempos pois sujas têm alguma influência no caudal (limpam-se menos vezes que os filtros).

 

Consulta uma tabela de kHxpHxCO2 (se realmente o teu kH da torneira é dois, podes usar um pouco de bicarbonato, para o colocar na casa dos valores que indicas... depois é fazeres a leitura do pH e olhar para a tabela.

 

Desconfio que podes estar a adicionar CO2 a mais... nessas tabelas vem indicada a quantidade de CO2 dissolvida em função do pH e KH (se não estiveres a usar turfa é mais ou menos fiável).

 

Se chegares à conclusão que estás com demasiado CO2 dissolvido, sobe um pouco a pedra difusora, para que se dissolva menos.

 

De resto, para baixar fosfatos e nitratos, para além de plantas, CO2 e luz são ainda necessários micronutrientes. Caso não seja suficiente TPA´s fazem o resto.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se os filtros te estiverem a sugar a comida desliga-os antes de a deitares no aquário e espera até que os peixes a comam, depois não podes é esquecer-te de os voltar a ligar.

 

Podes também reduzir a ração, ou reduzes a quantidade, a frequência, ou as duas. Eu só alimento os meus peixes uma vez por dia e estão em boas condições.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas acho que se baixares o co2 deves ter o problema resolvido também acho que tens poucas horas de luz por dia. Eu liguei o meu co2 a pouco tempo como não tenho a luz adequada para as plantas absorverem o co2, bastou estar 2 dias ligado com uma bolha por segundo e os meus discus já se estavam a esconder e a não comer nada.

 

Desliguei o co2 e passadas 24 horas estavam a comer que nem uns doidos :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia de desligar os filtros na hora da comidinha já me tinha passado pela ideia mas nunca o tinha feito.

Acho que vou aproveitar a limpeza dos filtros para fazer uma alteração.

Coloco o eheim apenas com filtragem mecânica (esponjas e lãs) e no fluval colocava todo com carga biológica (esferas da eheim)

Assim ia fazendo de 15 em 15 dias a limpeza ao filtro da mecânica e do da carga biológica de uns 3 em 3 meses +/-.

Que me dizem da ideia?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a sujidade que fica nas mangueiras é prejudicial ao aquário? e que sempre que limpo os filtros e assim que os ligo novamente vem imensa sujidade nos primeiros 2º segundos (sujidade das mangueiras) gostava de saber se isto afecta mto o aquário ou não!

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece que os parametros ja andam correctos.

com tpas de +/- 30% dia sim dia nao faz com que fique com estes parametros e com a mesma fauna

 

Ph 7 igual ao da torneira

Kg 4mg/l com ajuda do bicarbonato de sodio a cada 3 tpas uma colher de cha (da torneira sai a 2)

PO4 esta a 1mg/l

No3, dentro dos 10mg/L

amonoia - 0

 

 

mesmo assim quero tirar alguns peixes que estao a mais.

tambem desliguei o co2 caseiro pois vou passar para pressurizado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Lost. Pessoalmente, não sendo um profissional, mas já passei por mts situações desde k iniciei este hobie, à cerca de 3 anos, penso k um excesso de população poderá estar na dificuldade de controle dos parametros da água, pelo menos deveria ser reduzida em 40%.

 

Como tenho um aqua moderadamente plantado, o suficiente para alguns peixinhos mais envegonhados de esconderem, não uso CO2, aliado a uma população ligeiramente acima do recomendado (um defeito geral, lol), não tenho registos de alterações significativas dos parametros, ou quase nada.

 

Não sei se o substrato poderá ter também influencia, eu tenho cerca de 5 cm de areão fino, e algumas pedras vulcânicas, pequenas, empilhadas de forma a criar uma "toca" para as cobrinhas.

 

Na realidade só me preocupo com as tpa's, e limpeza parcial da sump de 2 em 2 meses, uma que construi atrás do aqua, sinseramente foi o melhor que fiz, nunca tive a qualidade da água tão bem regulada.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.