Uma data de duvidas XD


pires891

Recommended Posts

bem aqui vai disto

 

depois de ter lido este topico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=33109

 

tenho umas duvidas em relação a salgados. tenho em casa parado um aqua de 60x30x30 (54litros) e gostaria de fazer um pequeno aqua salgado sem coiss muito exigentes e sem corais apenas um a dois peixinhos pequenos e uma equipa de limpeza mas nao muita coisa pois o espaço e reduzido.

 

agora as questoes:

 

1-Visto nao querer colocar corais nao e preciso ser muito exigente em relaçao a luz segundo o que tenho lido, qual seria a potencia de luz recomendada para um aqua so de peixes em corais?

 

2-como os €€€ nao abundam nao estou a pensar por escumador , eu sei se nao puser nao posso falhar nas tpa´s e tenho de ser bastante rigoroso com os parametros da agua não é?

 

3-uma das coisas que ida nao percebi muito bem e sobre as reposiçoes de agua doce nao se pode simplesmente repor a agua a quando das tpa´s? e a agua das tpa´s pode ser simlesmente agua da torneira ou engarrafada colocando sal proprio que se compra nas lojas da aquariofilia?

 

4-Qual seria a potencia das bombas de circulação a por no aqua ?

 

e por ultimo

 

5- quanta rocha viva seria necessario para um aquario de 54 litros e nao poderia colocar metade viva ,metade morta e dixar maturar durante mais tempo para que a RM se torne em RV??

 

Desculpem la tantas perguntas espero que compreendam.

 

P.S- isto e um projecto que e para levar com muita calma sem pressas .

 

cumps João Pires

Editado por pires891
507_467.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconsalho-te a leres isto:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=post&id=65

 

Em relação á rocha viva podes pôr metade - metade tens é de deixar algum tempo até ela maturar.

 

As bombas acho que devias pôr 2 ou 3 de 600l/h. Estas por exemplo dão: http://www.underwater-shop.com/product_inf...roducts_id=1423

 

Em repor a água doce podes fazer um pinga-pinga. (procura no DIY).

 

Há escumadores baratos como este: http://www.tmc-ltd.co.uk/aquarium/v2skim-nano.asp (vi um a 75€)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconsalho-te a leres isto:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=post&id=65

 

Em relação á rocha viva podes pôr metade - metade tens é de deixar algum tempo até ela maturar.

 

As bombas acho que devias pôr 2 ou 3 de 600l/h. Estas por exemplo dão: http://www.underwater-shop.com/product_inf...roducts_id=1423

 

Em repor a água doce podes fazer um pinga-pinga. (procura no DIY).

 

Há escumadores baratos como este: http://www.tmc-ltd.co.uk/aquarium/v2skim-nano.asp (vi um a 75€)

 

 

obrigaod pelas resposta em relacao ao pdf que mandaste e o que esta no topico que li aqu no forum escomador vou fazer um diy em relacao ao pinga pinga vou pesquisar na area dya sobre isso

 

 

fico a espera de mais opioes (desculpem acentos mas o teclado esta desconfigurado)

507_467.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada. :D

 

Espero que tenhas sucesso com o teu salgado.

 

Faz um tópico com fotos para mostrares ao pessoal.

 

 

ainda nao vo comexar a montagem primeiro quero reunir o material e a infomacaoao necessaria mas sim vou tirar fotos durante a montage e depois crio um topico com a montagem.

 

cumps

 

mas va la pessoal nao ha mais ninguem que me tire as duvidas quanto mais pessoas melhores.

507_467.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, bem vindo aos salgados.

Vamos ver as tuas questões.

 

1-Visto nao querer colocar corais nao e preciso ser muito exigente em relaçao a luz segundo o que tenho lido, qual seria a potencia de luz recomendada para um aqua so de peixes em corais?

Não colocando corais, não necessitas de uma iluminação muito forte, ainda assim tens de ter. Sei que andas a ver candeeiros de 18w, sendo assim será melhor colocar 2. Não sei se há, mas o ideal era colocares 1 metade actínica e metade daylight e outra daylight.

 

2-como os €€€ nao abundam nao estou a pensar por escumador , eu sei se nao puser nao posso falhar nas tpa´s e tenho de ser bastante rigoroso com os parametros da agua não é?

Não colocando escumador tens de fazer 2 TPAs por semana de 10% cada. Se colocares o escumador DIY tens de ter atenção se ele funciona bem ou não, e fazes TPAs semanalmente.

 

3-uma das coisas que ida nao percebi muito bem e sobre as reposiçoes de agua doce nao se pode simplesmente repor a agua a quando das tpa´s? e a agua das tpa´s pode ser simlesmente agua da torneira ou engarrafada colocando sal proprio que se compra nas lojas da aquariofilia?

Na água salgada não podes fazer isso, visto que a água que evapora é água doce, fazendo com que os sais fiquem no aquário e a quantidade de sais aumente para a água que fica no aquário. Tens de repor a água que evapora todos os dias, e aqui é só água doce. Sobre a água que colocamos no aquário, seja a de reposição ou das TPAs deve ser osmose inversa, pois a da torneira tem quimicos, metais pesados, nitratos, fosfatos, silicatos....tudo coisas más para o aquário. A engarrafada é a mesma coisa. Podes pensar em água destilada, mas aqui também é mau, pois é destilada em depósitos de cobre, fazendo com que a água fique com um bocado de cobre dissolvido, e para corais e invertebrados é mau.

 

4-Qual seria a potencia das bombas de circulação a por no aqua ?

As bombas devem ter, juntas, cerca de 1200l/h. Podes colocar 2 de 600l/h ou 800l/h

 

5- quanta rocha viva seria necessario para um aquario de 54 litros e nao poderia colocar metade viva ,metade morta e dixar maturar durante mais tempo para que a RM se torne em RV??

Deves colocar colocar cerca de 8Kg, podendo ser metade viva e metade morta, nunca menos viva que morta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, bem vindo aos salgados.

Vamos ver as tuas questões.

 

1-Visto nao querer colocar corais nao e preciso ser muito exigente em relaçao a luz segundo o que tenho lido, qual seria a potencia de luz recomendada para um aqua so de peixes em corais?

Não colocando corais, não necessitas de uma iluminação muito forte, ainda assim tens de ter. Sei que andas a ver candeeiros de 18w, sendo assim será melhor colocar 2. Não sei se há, mas o ideal era colocares 1 metade actínica e metade daylight e outra daylight.

 

Pois ainda tenho de pensar bem em relacao a iluminacao.mas como isto e para levar com muita calma tenho tempo

2-como os €€€ nao abundam nao estou a pensar por escumador , eu sei se nao puser nao posso falhar nas tpa´s e tenho de ser bastante rigoroso com os parametros da agua não é?

Não colocando escumador tens de fazer 2 TPAs por semana de 10% cada. Se colocares o escumador DIY tens de ter atenção se ele funciona bem ou não, e fazes TPAs semanalmente.

 

pois ja estou a preparar para fazer um escumador diy depois testo a ver se funciona bem neste momento estou so a juntar material.

 

3-uma das coisas que ida nao percebi muito bem e sobre as reposiçoes de agua doce nao se pode simplesmente repor a agua a quando das tpa´s? e a agua das tpa´s pode ser simlesmente agua da torneira ou engarrafada colocando sal proprio que se compra nas lojas da aquariofilia?

Na água salgada não podes fazer isso, visto que a água que evapora é água doce, fazendo com que os sais fiquem no aquário e a quantidade de sais aumente para a água que fica no aquário. Tens de repor a água que evapora todos os dias, e aqui é só água doce. Sobre a água que colocamos no aquário, seja a de reposição ou das TPAs deve ser osmose inversa, pois a da torneira tem quimicos, metais pesados, nitratos, fosfatos, silicatos....tudo coisas más para o aquário. A engarrafada é a mesma coisa. Podes pensar em água destilada, mas aqui também é mau, pois é destilada em depósitos de cobre, fazendo com que a água fique com um bocado de cobre dissolvido, e para corais e invertebrados é mau.

 

:crazyeyes: entao qualquer agua que seja para colocar no aqua tem de ser atravez de osmose inversa certo?ser for para tpa e a mesma agua so temos de adicionar o sal certo?e como e que funciona isso da osmoze inversa em termos praticos que material e necessario e o seu preco medio??

 

4-Qual seria a potencia das bombas de circulação a por no aqua ?

As bombas devem ter, juntas, cerca de 1200l/h. Podes colocar 2 de 600l/h ou 800l/h

 

Tem de ser duas nao pode ser so uma que faca os 1200 litros horA?

5- quanta rocha viva seria necessario para um aquario de 54 litros e nao poderia colocar metade viva ,metade morta e dixar maturar durante mais tempo para que a RM se torne em RV??

Deves colocar colocar cerca de 8Kg, podendo ser metade viva e metade morta, nunca menos viva que morta.

 

entao seria 4kg rv e 4 rm certo quanto tempo tem de maturar a rm para que se torne rv ?

507_467.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao qualquer agua que seja para colocar no aqua tem de ser atravez de osmose inversa certo?ser for para tpa e a mesma agua so temos de adicionar o sal certo?e como e que funciona isso da osmoze inversa em termos praticos que material e necessario e o seu preco medio??

Toda a água utilizada num salgado deve ser de osmose.

O filtro de osmose fica ligado à torneira e funciona com a pressão da água, não necessitando de electricidade. Basicamente tem um filtro de sedimentos, um de carvão e a membrana de osmose inversa. A água sai do filtro sem químicos, sedimentos, metais pesados, minerais.....sai com 99% de pureza. Existe sempre água que vai fora, e é mais que a que se aproveita.

 

Tem de ser duas nao pode ser so uma que faca os 1200 litros horA?

O ideal é teres 2 bombas para teres 2 fluxos diferentes.

 

entao seria 4kg rv e 4 rm certo quanto tempo tem de maturar a rm para que se torne rv ?

Antes de mais, tens de maturar (fazer a limpeza) a rocha caso não esteja ainda. Demora cera de 2 a 3 semanas a fazer isso. Depois de colocares juntamente com a rocha viva, deve demorar cerca de 3 a 4 meses até começar a ficar viva..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais