Killis E Mop


Bangai

Recommended Posts

  • Replies 54
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

A lã não (palavra corrigida) 100% sintetica... terá logicamente uma parte organica... esta parte organica na agua com o tempo irá apodrecer e este apodrecimento pode alterar alguns parametros da água, como ph e outros fatores quimicos!

O que tu chamas de parte sintética é também orgânico... apenas se encontra sobre a forma de cadeias/novelos, etc... (forma polimérica).

E mesmo que apodreça, para alguma coisa servem as TPA's, ou nalguns casos, os filtros. O mesmo se passa com os dejectos orgânicos dos peixes. Se apodrecerem também nos alteram as características da água. Mas a gente tenta sempre ao máximo que isso não aconteça fazendo TPA's regularmente.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A parte sintetica ( organica, mas não natural), com certeza demorará muito mais tempo para apodrecer, ou ate nem apodrecer... dependendo do tipo!

Ja que a bruxinha ou mop é utilizada para desova de peixes... algo que acontece sempre se bem cuidados, uma mop que dure mais será muito bem vinda, e quanto menos material organico apodrecendo dentro do aquario, melhor a qualidade da agua, diminuição do intervalo e quantidade de trocas ( a água é um bem precioso quem devemos usar racionalmente sem exageros). Outra se a propia mop apodrece.. alem de dar trabalho e tempo para se construir outra... os fungos e/ou bacterias que se alojariam nela, poderiam facilmente serem passados aos ovos alojados nas mops.... A mop de lã sintetica é usado por isso, para poupar trabalho e cuidados extras e diminuir o perigo de contaminação aos ovos!

 

 

Saudações

 

Fabricio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

No seguimento destas mensagens fui dar de novo uma vista de olhos ao artigo e reparei que estava incompleto. Quando carreguei o ficheiro na internet - há muito tempo atrás - não tinha no computador algumas das fotografias que acompanhavam o artigo original que por isso não foram incluídas. Nunca mais me tinha lembrado disso. Entretanto encontrei-as noutro local e já as incluí.

 

Abraços

 

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ha grande Vasco Gomes

Foi por causa desse site que eu me começei a interessar pelos killies :)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

:shock:

 

Tenho duvidas sobre o mop a usar para os killis, qual a melhor cor para se poder ver melhor os ovos?

 

Sei que deve ser lã, pode ser sintético?

 

O meu aqua de killis é de 10 litros, não tenho bomba, somente termostato a 25ºC e luz de 15w, é suficiente?

 

Quantas vezes devo mudar agua por semana? ja que não existe circulação de agua.

 

Tenho areão no fundo e coloquei uma pedra plantada com musgo de java.

 

A espécie que eu tenho é um casal de Fundulopanchax gardneri gardneri.

 

Obrigado a todos os que me responderem. :wink:

Tibete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Respondendo por ordem às tuas questões, cá vai:

Eu acho que as melhores cores estão dentro dos tons mais escuros tipo castenho escuro, verde tropa, etc..

Pode ser sintético? Deve ser sintético!! :shock: Isto porque se for orgânico vai-se detriorar com o tempo exposto de baixo de àgua e com as fervuras. Deve mesmo ser lã 100% acrilica.

O aqua é mais que suficiente para os peixinhos :) . E deves mudar cerca de 1/4 da água do aqua por semena(corrijam-me se estiver enganado :shock: ).

Espero ter ajudado :wink:

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O Bangai já respondeu ao essencial. Com essa espécie e essas condições é natural que tenhas uma boa produção de ovos se a alimentação dos peixes for boa. Se não vires muitos ovos no mop é porque os peixes estão a desovar no musgo de Java. A solução é retirar o musgo.

 

Torres Vedras? Morei tanto tempo aí perto e não apareceu ninguém interessado em killies. Agora que me vim embora é que aparece alguém :wink:

 

Abraços e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

Sempre podes consultar o site da APK (www.apk.pt) onde publicamos vários artigos sobre a especialidade Killiflia e posteriormente participar com as tuas experiencia.

 

Aconselho-te a subscrever a newsletter do site de forma a ficares a par das ultimas novidades.

 

Luis Santos

APK 175

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ideal será alimentares 2 vezes por dia.

Eu dou com uma pipeta até eles estarem de barriguinha cheia, deixo-os comer a artemia congelada na ponta da pipeta...

É ires vendo...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Olá.

 

As "bruxinhas" como tu lhes chamas, a gente costuma chamar-lhes de mops (esfregona em inglês).

 

Tens alguns tópicos neste sub-fórum a falar sobre como fazer, e diversas outras questões relacionadas com estas:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=38002

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=18804

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=18769

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=12586

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também descobri este site com um pequeno tutorial para fazer mops ("bruxinhas")

 

http://www.killies.com/Mop.htm

 

Não sei onde li, (provavelmente li aqui http://www.vascogomes.net/Artigos/Artigos_Os_mops.htm mas não consigo confirmar porque a net para estes lados está a chocar uma trombose e não abre quase página nenhuma)

que há quem não meta a rolha para os killies que não desovam à superfície.

 

***

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem mops de superficie, que levam a referida rolha,

ou um pedaço de esferovite, mas também existem os mops

de fundo, que não são mais que mops iguais aos outros mas

que não têm nada que os faça flutuar precisamente para

ficarem no fundo.

 

O seu uso depende exactamente da espécie que queremos

que desove.

 

Tiago

aquaTFA

APK 161

APK Since 1998

Link to comment
Partilhar nas redes sociais