Recommended Posts

Boas!

Gostaria de saber, se me poderem ajudar, se os espelhos podem, ou não, stressar os peixes.

Não vos falo de bettas, mas de:

- Tubarão Azul

- Albifrons

- Guppies

- Peixe-elefante

- Sta. Filomena

- Limpa-vidros

- Limpa-fundos

- Barbos tigre

- Cobra Khuli

 

Muito obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao conheço todas essas especies , mas o principio é , se peixes territoriais tem espelhos no aqua , o reflexo sera um invasor do seu territorio , isso irá certamente stressar o peixe.

se é para fazer "companhia" ao peixe , nomeadamente peixes de cardume , nao vejo sentido nenhum nisso , ja que o reflexo nunca sairá do sitio ( o que tambem podera stressar o peixe )... limitando assim o espaço em que os peixes nadam , em vez de teres os peixes a nadar por toda a area do aquario , ele ficará apenas junto ao seu proprio reflexo.

 

isto penso eu, ser humano pensante , ter a casa cheia de espelhos nao é a mesma coisa que ter a casa cheia de amigos ...

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao conheço todas essas especies , mas o principio é , se peixes territoriais tem espelhos no aqua , o reflexo sera um invasor do seu territorio , isso irá certamente stressar o peixe.

se é para fazer "companhia" ao peixe , nomeadamente peixes de cardume , nao vejo sentido nenhum nisso , ja que o reflexo nunca sairá do sitio ( o que tambem podera stressar o peixe )... limitando assim o espaço em que os peixes nadam , em vez de teres os peixes a nadar por toda a area do aquario , ele ficará apenas junto ao seu proprio reflexo.

 

isto penso eu, ser humano pensante , ter a casa cheia de espelhos nao é a mesma coisa que ter a casa cheia de amigos ...

 

Olá!

Antes de mais, obrigado pela resposta! Os únicos que poderão, penso eu, assumir um comportamento mais territorial serão os Barbos...(espero não estar a dizer nenhuma barbaridade).

Concordo, de certa forma, com o que dizes em relação à "companhia" dos peixes. Mas a ideia não é essa! A ideia é, simplesmente, dar profundidade ao aquario já que ele tem 1,20m de frente. Mas, óbviamente, não queria stressar os companheiros de sala!

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há malta do forum que tem aquarios vazios (sem areão/areia/etc).

Nesses aquarios, o fundo faz de espelho.

 

Não me parece que esses aquarios, normalmente de criação, stressem muito os peixes...

Contudo, há quem advogue que se deve pintar o fundo de preto, por fora.

Não sei se é para reduzir o "factor" reflexo ... se é para aumentar o contraste.

 

Se vires os aquas deste criador inglês vês o reflexo enorme nos fundos dos aquas.

http://www.justguppies.co.uk/fishouse.html

 

Paulo :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há malta do forum que tem aquarios vazios (sem areão/areia/etc).

Nesses aquarios, o fundo faz de espelho.

 

Não me parece que esses aquarios, normalmente de criação, stressem muito os peixes...

Contudo, há quem advogue que se deve pintar o fundo de preto, por fora.

Não sei se é para reduzir o "factor" reflexo ... se é para aumentar o contraste.

 

Se vires os aquas deste criador inglês vês o reflexo enorme nos fundos dos aquas.

http://www.justguppies.co.uk/fishouse.html

 

Paulo :twisted:

 

Pois...essa é uma boa dica. Realmente não me tinha lembrado disso. Existem áquarios com o fundo em espelho!

Eu julgo, apesar da minha parca experiência, que não haverá problema algum desde que não existam peixes que "não se possam ver"!

Já vi o site e os fundos são todos espelhados. Nas lojas passa-se o mesmo.

A minha dúvida é que, quer nas lojas quer neste criador de guppies, os peixes devem lá estar temporariamente e - provavelmente - não correm riscos de entrar em stress.

Pois não sei...posso sempre arriscar mas...não queria ver baixas!

Obrigado pela tua resposta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Há malta do forum que tem aquarios vazios (sem areão/areia/etc).

Nesses aquarios, o fundo faz de espelho.

Faz de espelho porque estás do lado de fora e faz "efeito de prisma"(???),

se te colocares de lado e olhares para o vidro de traz ou da frente também faz o efeito de espelho...

mas quando olhas de frente nenhum dos dois é espelho.... agora são os laterais que reflectem! ;)

 

Contudo, há quem advogue que se deve pintar o fundo de preto, por fora.

Não sei se é para reduzir o "factor" reflexo ... se é para aumentar o contraste.

Penso que seja para aumentar o contraste quando examinas os peixes de cima.

 

:medieval_mace: Em relação ao espelho stressar os peixes..... não faço a mínima ideia! ;)

 

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... essa questão do prisma põe-se devido ao ausencia ou existência de luz no exterior do vidro.

 

Experimenta mergulhar numa piscina com lampadas... e olha para o vidro das lampadas.. o efeito é igual...

 

Quanto ao stress dos peixes e do efeito de espelho, os criadores não mantêm os peixes por pouco tempo.. antes pelo contrário... um criador de disco ou escalares que diga quanto tempo é que têm os peixes...

 

Em todo o caso mesmo que metas um espelho nas costas do aquario, vais ver uma coisa esquista... eu não me preocupava tanto com o stress dos peixes mas mais com o efeito visual da coisa... luz reflectida, coisas que queres esconder, aparecem a dobrar... etc.

 

O meu agora está no meio do escritório, mas antigamente tinha-o contra uma parede branca... o efeito era espetacular... o branco reflectia a luz para dentro do aquario. O aquario com a mesma calha tinha o dobro da luz... a diferença é tanta que estou para comprar uma calha com mais lampadas para conseguir esse efeito.

Paulo bowdown

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

De facto, a questão do prisma é um facto! Por vezes dou com o meu betta (que está noutro aqua sozinho) a "guerrear" com ele próprio. E isto deve-se, concerteza ao efeito de refelxão do vidro.

Partindo do principio que o espelho não stressa os peixes, o efeito que pretendo ( que acho fácil de conseguir) é dar profundidade ao aquário. Ao colocar o espelho, para além de esconder a tubaria e tomadas, vou "duplicar" a base (o aqua tem 1,20 X 0,50 X 0,40 (base). O efeito de reflexão da luz também será maior já que a parede de fundo é de cor "branco sujo" e o móvel impede o aqua de encostar totalmente.

Outros dos efeitos é o conseguir "fechar" o semi-circulo que tenho como decoração e torná-lo num circulo completo. Isto, sempre visualmente falando.

 

"O meu agora está no meio do escritório, mas antigamente tinha-o contra uma parede branca... o efeito era espetacular... o branco reflectia a luz para dentro do aquario. O aquario com a mesma calha tinha o dobro da luz... a diferença é tanta que estou para comprar uma calha com mais lampadas para conseguir esse efeito."

 

Uma forma de conseguir mais luz é colocar um fundo mais claro. Outra é encher o mais possivel de água para a luz não dispersar e reflectir inteiramente através da água. Ou ainda, adicionar um reflector concavo na parte superior da lampada...Devem existir mais formas.... :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Desculpa por so hoje dar a minha opiniao, tanto quanto sei o facto de ter um espelho pode dar noção de cardume a especies como os neons (ha quem defenda e quem diga que tal não sucede). Os bettas por exemplo diz-se que se deve todos os dias por uns minutos "brincar" com eles usando um espelho para que estes se comportem de acordo com o codigo genetico deles, ou seja o confronto, e que isso lhes da saude, aumenta e a belesa deles. Tal é muito facil de se ver uma vez que nas lojas, principalmente as que têm os bettas em agua fria usam o fundo espelhado nos betarios para que estes se mantenham com as barbatanas eguiçadas, tornando-os assim mais bonitos. Eu axo que o facto de haver um espelho no aquario nao provoca um stresse assim tao evidente ao ponto dos peixes se ressentirem disso.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Saudações

 

Vou estressar minha opinião quanto ao espelho.

Peixe territorialistas provavelmente ficaram estressados devido a presença de seu reflexo esta sempre próximo a ele, claro que também considero o fato de que colocar o espelho por algum tempo na frente do beta seja bom para estimula -, mais acredito que o dia todo na frente de um "rival" pode estresa-lo pelo fato de ficar o tempo todo em alerta.

Quanto aos peixes de cardume, penso ser muito favorável a eles pois se sentem melhor e mais protegidos em grandes cardumes.

Um outro fato que observo e o envio de luz lateral que pode estressar os peixes pelo excesso de iluminação.

Meu conselho a você e realizar um teste para observar qual será a reação de seus peixes.

 

Sucesso. :);)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.