Será luz em excesso


Carlos Miguel Horta

Recommended Posts

Boa noite a todos.

Estou com problema de algas, tenho um aqua plantado (pelo menos tento) com Discus, desde à uns meses começaram a aparecer algas principalmente nas plantas, troncos e rochas.

 

As plantas ficam com as extreminadas como se tivessem uns "bigodes", os troncos e rochas estão completamente cobertos, no vidro aparecem algumas mas nada que não se limpe semanalmente com as TPA's.

 

Comecei a notar este problema quando coloquei um relógio para ligar/desligar a luz de forma automática, daí parecer-me que será luz a mais, a iluminação esta ligada diariamente 9h.

Tenho 2x T8 30W, o aqua é de 200l.

 

Costumo fertilizar com produtos da Sera umas vezes pastilhas outras em liquido (Sera Florena).

Quanto a CO2 de duas em duas semanas uma pastilha efervescente tb Sera.

 

Aguardo os vossos comentários, para me ajudarem a eliminar esta praga.

Obrigado.

Cumprimentos,

Carlos Miguel Horta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, com a pouca informação que dás, é acertar no escuro... mas...

 

Sem saber que tipo de plantas tens e assumindo que a fauna são discus, eu diria que tenspouca luz e certamente um desiquilibrio entre nitratoas e fosfatos..

 

E essas pastilhas da sera não são suficientes se tiveres muitas plantas de crescimento rápido.

 

 

Mas posta aí umas fotos do aqua...

 

 

PedroC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Quanto aos parametros vou fazer os testes e depois deixo aqui os resultados, as fotos já as tirei agora só falta descobrir como as carregar para aqui.

 

Obrigado.

Editado por Carlos Miguel Horta

Cumprimentos,

Carlos Miguel Horta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem conhecer essas pastilhas de CO2, afirmo que não são grande coisa.. isso cria uma enorme instabilidade no pH e não só. Aconselho a criares um sistema de CO2 de fermentação caseira ou um sistema de CO2 pressurizado, caso queiras ir mais além. :twisted:

 

No inicio dos tópico, quando mais informação dispores mais rápido e eficaz será a resposta.

 

Em relação à questão da colocação de fotos no forum... Ver aqui.

 

 

Cumps

Editado por Miguel Reis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel, obrigado pela dica.

Aqui vão as fotos.

Venham lá esses comentários.

 

gallery_12779_1420_708344.jpg

gallery_12779_1420_842302.jpg

gallery_12779_1420_6740.jpg

gallery_12779_1420_1421788.jpg

gallery_12779_1420_1535678.jpg

gallery_12779_1420_680218.jpg

gallery_12779_1420_635860.jpg

gallery_12779_1420_1600790.jpg

gallery_12779_1420_358357.jpg

gallery_12779_1420_1096530.jpg

gallery_12779_1420_356948.jpg

gallery_12779_1420_1231821.jpg

gallery_12779_1420_611259.jpg

gallery_12779_1420_1123386.jpg

gallery_12779_1420_141581.jpg

gallery_12779_1420_253754.jpg

Editado por Carlos Miguel Horta

Cumprimentos,

Carlos Miguel Horta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas algas são as BBA's. Quase sempre aparecem por baixos níveis de CO2. Dá-lhe CO2... experimenta usar a fermentação caseira (pesquisa receitas aqui no fórum pois há muitas e boas) se não quiseres gastar 100 e muitos euros. bowdown

 

Remove todas as algas que conseguires manualmente.. mãos, escovas, pinças, etc. Mais algas gera mais algas.

 

Se quiseres podes ir adicionando directamente sobre as algas Água Oxigenada com uma seringa, com o filtro desligado e com uma tpa com aspiração sobre as áreas tratadas após o processo. Não abuses.. 2 ou 3ml por cada 20L de água.

 

O principal tratamento é mesmo aumentar o CO2. bowdown

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, aqui vão os resultados dos teste, nada famosos por sinal.

 

Ph - 6

Gh - 140 mg/l

Kh - 30 mg/l

NH3/NH4 - 1 mg/l

NO2 - < 0,1 mg/l

NO3 - 10 mg/l

PO4 - 4 mg/l

Fe - 0 mg/l

Cu - 0 mg/l

 

Fiz a receita caseira de CO2, a coisa não está a correr muito bem, muito poucas bolinhas suponho que não seja este o resultado esperado.

Vou fazer uma TPA de 50% e ver se estes paramêtros melhoram.

Cumprimentos,

Carlos Miguel Horta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete mais açúcar na receita para ter mais força, vai é durar menos.

 

Baixa os fosfatos para 1mg/L, mantendo os 10mg/L de nitratos. Com a tpa, tanto baixas um como o outro, caso o próprio aquário não forneça nitrogénio suficiente, terás que fertilizar. :puppydogeyes:

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete mais açúcar na receita para ter mais força, vai é durar menos.
Se não me engano.... para ter mais força é adicionar mais fermento.

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel Reis, na boa! :thumbup3:

Então eu...... sou um troca tintas de primeira..... ás vezes leio o meu post 3 vezes.... corrigo 5 vezes.... e mesmo assim, quando faço o submit, ainda não é aquilo que queria escrever! cabecadura

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, Paulo! Há dias em que ando a dormir!

 

Carlos Miguel Horta, espero que não te tenha levado ao erro porque é mesmo fermento a adicionar para ter mais força.. bowdown

 

 

 

Cumps

 

Viva Miguel

Tranquilo, percebi que te devias ter enganado e adicionei mais fermento.

Os resultados estão a aparecer, as algas estão a desaparecer lentamente mas lá vai.

 

Vou tirar umas fotos para verem a diferença.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, como tinha dito, aqui ficam novas fotos e parametros da água.

A pouco e pouco as algas lá vão desaparecendo.

 

Ph - 7

Gh - 100 mg/l

Kh - 40 mg/l

NH3/NH4 - 0 mg/l

NO2 - < 0,1 mg/l

NO3 - 10 mg/l

PO4 - 4 mg/l

Fe - 0 mg/l

Cu - 0 mg/l

 

gallery_30590_1450_1357195.jpg

gallery_30590_1450_1875841.jpg

gallery_30590_1450_1822569.jpg

gallery_30590_1450_1463460.jpg

gallery_30590_1450_6481.jpg

gallery_30590_1450_209281.jpg

gallery_30590_1450_1475188.jpg

gallery_30590_1450_1355988.jpg

gallery_30590_1450_1498071.jpg

gallery_30590_1450_378980.jpg

 

Abraços

Editado por cmnh
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a minha ignorância, mas qual é a diferença entre CO2 quer seja caseiro ou não em relação a uma bomba de ar com pedra difusora. :wacko:

Cumprimentos,

Carlos Miguel Horta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos.

 

Desculpem a minha ignorância, mas qual é a diferença entre CO2 quer seja caseiro ou não em relação a uma bomba de ar com pedra difusora. :wacko

Não tens de pedir desculpa... não sabes, ou pesquisas ou perguntas.

 

A bomba de ar, por agitação da superfície da água, vai fazer com que a concentração dos gases dissolvidos na água do aquário seja sempre a mesma.

Em aquários não muito exigentes, +e mais do que suficiente para fornecer CO2 às plantas do aquário. Já num aquário mais exigente (fertilizações frequentes e com boa iluminação) essa concentração de CO2 pode, e quase sempre é, insuficiente. Daí teres que optar por uma injecção de CO2 forçada, e não depender exclusivamente do CO2 libertado pelos animais do aquário, ou por trocas gasosas com o ar da divisão onde mantens o aquário.

 

Espero ter esclarecido esta dúvida.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem o off-topic mas fiquei curioso, porque é que nos post's que colocas as fotos o user é diferente do que escreves normalmente?

 

Cumps e boa sorte com o alguedo :thumbup3:

 

PS: já agora põe este código para poder ver as fotos directamente:

 

[ img ]Link da foto[ /img ] , mas sem os espaços entre o "img", "/img" e os [ ], acho que me fiz entender :x

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos.

 

 

Não tens de pedir desculpa... não sabes, ou pesquisas ou perguntas.

 

A bomba de ar, por agitação da superfície da água, vai fazer com que a concentração dos gases dissolvidos na água do aquário seja sempre a mesma.

Em aquários não muito exigentes, +e mais do que suficiente para fornecer CO2 às plantas do aquário. Já num aquário mais exigente (fertilizações frequentes e com boa iluminação) essa concentração de CO2 pode, e quase sempre é, insuficiente. Daí teres que optar por uma injecção de CO2 forçada, e não depender exclusivamente do CO2 libertado pelos animais do aquário, ou por trocas gasosas com o ar da divisão onde mantens o aquário.

 

Espero ter esclarecido esta dúvida.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Completamente esclarecido.

Obrigado.

Cumprimentos,

Carlos Miguel Horta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem o off-topic mas fiquei curioso, porque é que nos post's que colocas as fotos o user é diferente do que escreves normalmente?

 

Cumps e boa sorte com o alguedo :D

 

PS: já agora põe este código para poder ver as fotos directamente:

 

[ img ]Link da foto[ /img ] , mas sem os espaços entre o "img", "/img" e os [ ], acho que me fiz entender :D

 

 

:thumbup3: eu explico, porque foi feito em pc's diferentes e como tenho a autenticação automática no fórum não me apercebi de qual user estava a usar.

 

Tenho 2 user isto porque em tempos perdi a passw de um e não a consegui recuperar e fiz novo registo.

Quanto aos espaços nas tags compreendido.

 

Hasta!

Cumprimentos,

Carlos Miguel Horta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ola Boa Tarde

 

Estive a ler o que aconteceu no teu aquário e apercebi-me que é o mesmo que se passa no meu. Tenho as plantas cheias de filamentos pequenitos. A luz esta ligada 10h, os peixes são os mesmos e tbm dou a mesma comida (2x/dia). A receita do CO2 tem resultado ctg, não é? Como a fizeste?

 

Obrigada.

Dina

 

 

Viva, como tinha dito, aqui ficam novas fotos e parametros da água.

A pouco e pouco as algas lá vão desaparecendo.

 

Ph - 7

Gh - 100 mg/l

Kh - 40 mg/l

NH3/NH4 - 0 mg/l

NO2 - < 0,1 mg/l

NO3 - 10 mg/l

PO4 - 4 mg/l

Fe - 0 mg/l

Cu - 0 mg/l

 

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Também tenho um aqua desses, essas lampadas 2x38 são especificas ou normais, é que no meu caso as de origem eram normais e apareceram essas algas, agora comprei uma de 4000 K e outra de 9000 K e nunca mais apareceram.

 

Cumps

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Também tenho um aqua desses, essas lampadas 2x38 são especificas ou normais, é que no meu caso as de origem eram normais e apareceram essas algas, agora comprei uma de 4000 K e outra de 9000 K e nunca mais apareceram.

 

Cumps

 

Boa noite,

 

Tenho

 

T8 x 30w 18000K Aqua-Glo

T8 x 30w 18000K Power-Glo

Cumprimentos,

Carlos Miguel Horta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Boa Tarde

 

Estive a ler o que aconteceu no teu aquário e apercebi-me que é o mesmo que se passa no meu. Tenho as plantas cheias de filamentos pequenitos. A luz esta ligada 10h, os peixes são os mesmos e tbm dou a mesma comida (2x/dia). A receita do CO2 tem resultado ctg, não é? Como a fizeste?

 

Obrigada.

Dina

 

Ola Boa Tarde

 

Estive a ler o que aconteceu no teu aquário e apercebi-me que é o mesmo que se passa no meu. Tenho as plantas cheias de filamentos pequenitos. A luz esta ligada 10h, os peixes são os mesmos e tbm dou a mesma comida (2x/dia). A receita do CO2 tem resultado ctg, não é? Como a fizeste?

 

Obrigada.

Dina

 

Boa noite, Dina.

 

Realmente a injecção de CO2 tem ajudado em conjunto com TPA's 3 vezes por semana. Continuo com problemas de fosfatos, começo a desconfiar do teste.

Quanto à receita de CO2 tens muita informação aqui no forum, espreita aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=78586 eu uso a receita sem gelatina.

Mantenho uma bomba de ar ligada fora do periodo de iluminação.

Cumprimentos,

Carlos Miguel Horta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais