Duvida sobre troca de agua


Recommended Posts

Queria saber qual é o equipamento necessario para se poder fazer as trocas parciais de aqua (TPA),

 

qual é na vossa opinião a mellhor solução para mudar a agua ?

Agradeço a quem me poder emprestar um de 100 L ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso apenas um balde e uma mangueira transparente.

No entanto depende do tamanho do aquário e onde está localizado.

Tens é de ter atenção ao que usas.. cuidado com o uso de baldes de detergentes... etc.

Depois de retirar a água do aqua, e antes de colocar a nova, primeiro trato-a com o anti-cloro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu uso uma mangueira de silicone com comprimento suficiente para ir do bidé da minha casa de banho até aos aquários, com uma simples torneira de corte de plástico a uns 2 metros da ponta a colocar dentro do aquário. Na torneira do bidé, tenho um adaptador para a mangueira.

 

Basicamente, antes de começar a esvaziar o aquário ligo a mangueira à torneira e encho-a com água. Tranco a torneira de corte de plástico, de modo a que a água não escoe da parte final da mangueira. De seguida, retiro a mangueira do adaptador e coloco-a no escoadoro do bidé. Depois, só tenho de colocar a outra ponta da mangueira no aquário e abrir a torneira de corte para a água começar a circular pela mangueira, e esvaziar o aquário. Depois de sinfonar o que quero, tranco a mangueira, coloco um pedaço de meia de senhora na ponta e prendo-a com um arame/atilho. Coloco a ponta da mangueira à altura a que quero, tendo o cuidado de segurar a mangueira com a calha de iluminação ou outra coisa qualquer, e abro novamente a torneira de corte.

 

Assim, consigo esvaziar o aquário sem estar o tempo todo a segurar na mangueira.

 

Para encher os aquários, basta-me colocar a ponta da mangueira em cima de uma pedra ou tronco e abrir a torneira, de modo a que o fluxo seja pequeno. Desta forma, evito destruir o aquário, ou desplantar algo. Sem contar que a adaptação dos peixes à água fria dá-se de um modo gradual e não muito brusco.

 

Não uso produtos anti-cloro, nem filtros de carvão, uma vez que a água na minha zona é bastante segura para poder fazer TPA's desta maneira.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: A mangueira deve ter uns 12 mm de diâmetro, se tanto...

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sem estar o tempo todo a segurar na mangueira.

 

ai o portugues é terrivel :thumbup3: na brinca

 

agora mais a serio visto sermos da mesma zona o teu pH sai da torneira +/- a quanto luis? forte abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá fuzi.

 

Pois... eu pensei 3 ou 4 vezes antes de escrever essa frase, mas na minha "inocência" achei que ninguém ia salientar isso... enganei-me :D

 

O pH da água aqui em casa anda sempre nos 7.4~7.6. GH entre os 3º~4º dH, quase sempre nos 4º dH.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se for para tirar 30/40 litros compras um sifao proprio, é uma mangueira com um fole para puxar a agua,

e o balde arranjas um proprio so para isso, que nao seja usado para detergentes, e tiras 30 litros num instante.

Eu costumo despejar depois directo da torneira pro balde e depois devagar para dentro da biobox.

E com a temperatura ja proxima dos 25/26 , o esquentador na posiçao mais fraca e ela sai com a temperatura ok.

De seguida ponho produto para o cloro e passado uma hora as bacterias.

Quando quero tirar mais agua tenho uma bomba de 1000 l/h e tira bem depois e so tirar a bomba e ligar a torneira

da cozinha com um adaptador em que enrosca lá

Editado por fjabrantes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

se for para tirar 30/40 litros compras um sifao proprio, é uma mangueira com um fole para puxar a agua,

e o balde arranjas um proprio so para isso, que nao seja usado para detergentes, e tiras 30 litros num instante.

Vais-me desculpar, mas escreveste aqui algumas coisas, que não posso deixar passar sem um esclarecimento.

Tudo bem que é igualmente fácil tirar água para dentro dum balde, mas o balde pode-se entornar, sem contar que ainda o tens de levar até ao esgoto (casa de banho ou cozinha). Para quem não gosta de maltratar as costas, pode não ser a melhor das maneiras.

 

Eu costumo despejar depois directo da torneira pro balde e depois devagar para dentro da biobox.

Acho mais fácil controlar o caudal com uma mangueira do que com um balde. Uma vez mais, vais ter que levantar o balde.

Sem contar que podes estar a soltar porcaria e bactérias nas massas filtrantes da biobox.

 

E com a temperatura ja proxima dos 25/26 , o esquentador na posiçao mais fraca e ela sai com a temperatura ok.

Isto aqui é que é o pior de tudo... A água num esquentador é aquecida entrando em contacto com serpentinas de cobre. Ao aqueceres água no esquentador, poderás estar a enviar Cobre desnecessariamente para dentro do teu aquário. Que como se sabe, é extremamente nocivo para invertebrados.

 

De seguida ponho produto para o cloro e passado uma hora as bacterias.

Quando quero tirar mais agua tenho uma bomba de 1000 l/h e tira bem depois e so tirar a bomba e ligar a torneira

da cozinha com um adaptador em que enrosca lá

Quanto a isto, não tenho nada a dizer... só acho que após 2 semanas, a adição de bactérias pouco ou nada vai fazer, visto que as mesmas já se encontram em todo o aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Discordo completamente do que dizes, pois nao és Deus nem dono da verdade.

mudar a agua, depende, é evidente que se tivesse que tirar 60 ou 70 litros , a balde é claro que nao.

Mas para 30 litros, santa paciencia ponham o cabedal a mexer 3 baldes é num instante,

tb depende da casa eu estou a 7 metros da casa de banho e para mim pegar no balde

e fácil para quem faz gynasio 3 vezes por semana, mas isto sou eu.

E claro que eu disse que quando tenho que mudar mais que 30 litros tb tenho uma mangueira que vai do aqua ate a cozinha ou wc.

As bacterias ensinaram-me assim sempre que faço a tpa semanal, 1 hora apos o anti cloro colocar

as bacterias, se vao ou nao fazer efeito, isso e tua opniao,a minha é diferente. Ao tirares agua do aqua e a colocar

agua nova vai perder bacterias por pouco que perca, e assim um pouco do produto vai ajudar na colonizaçao das mesmas.

A biobox nao é problema tenho mais bacterias no filtro externo.

Sempre me dei bem com o metodo do esquentador e isso que estas a dizer nao é novidade para mim,

mas eu prefiro assim que raramente morrem do que quedas de temperatura e mais sujeitos ao aparecimento do ictio e depois

gastar dinheiro em medicamentos e peixes novos,mais electricidade no termostato a funcionar.

E que nao esqueças uma coisa, tens quê 20 e poucos anos, olha eu tenho 42 e recomeçei em 2007 mas tinha os meus 18/19 ja eu era aquariofilista,

ainda do tempo dos filtros debaixo do areao com uma bomba de ar a tirar agua por um tubo que saia da placa de fundo,tinhas tu 5 ou 6 anos

Editado por fjabrantes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tpas:

 

Retirar agua do aquario, mangueira lá dentro entalada na tampa, a outra ponta no bidé, uma chupadela para ferrar mangueira. Depois vou para o sofá e faço 1 jogo de PS3, nomeadamente PES9. Mais ou menos 150/200 litros.

 

Repor agua, mangueira do chuveiro (com extenção) para dentro do aquario muito devagar. Sofá, mais 2 ou 3 jogos e já tá.

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Dois aquas um de 250L e um de 50L

 

Processo, mangueira aqua - chuveiro, ferro a mangueira e lá vai agua e depois ligo ao chuveiro agua fria com um caudal ao minimo de é so por me a ver televisão durante uma horinha acabado o processo no de 250L aproveito e vai o 50l mas esse é rapidinho....

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Discordo completamente do que dizes, pois nao és Deus nem dono da verdade.

Hmm...?

 

E alguém disse que o era? Estás com a mosca ou quê?

 

mudar a agua, depende, é evidente que se tivesse que tirar 60 ou 70 litros , a balde é claro que nao.

Mas para 30 litros, santa paciencia ponham o cabedal a mexer 3 baldes é num instante,

tb depende da casa eu estou a 7 metros da casa de banho e para mim pegar no balde

e fácil para quem faz gynasio 3 vezes por semana, mas isto sou eu.

Eu já fiz TPA's a garrafão, e nunca disse que não se podiam fazer... só quero esclarecer que para a maior parte das pessoas, é bastante mais confortável o método da mangueira, sem usar baldes.

 

E claro que eu disse que quando tenho que mudar mais que 30 litros tb tenho uma mangueira que vai do aqua ate a cozinha ou wc.

E alguém disse que não o disseste? Que tu leias só metade do que eu escrevi, se calhar é problema teu...

 

As bacterias ensinaram-me assim sempre que faço a tpa semanal, 1 hora apos o anti cloro colocar

as bacterias, se vao ou nao fazer efeito, isso e tua opniao,a minha é diferente. Ao tirares agua do aqua e a colocar

agua nova vai perder bacterias por pouco que perca, e assim um pouco do produto vai ajudar na colonizaçao das mesmas.

Pois... mas se calhar, o que se sabia há 20 anos não é o mesmo que se sabe hoje...

Sem contar que a maior parte das bactérias encontram-se não dispersas na coluna de água, mas sim em suportes sólidos, como o areão, vidros, troncos, etc...

 

A biobox nao é problema tenho mais bacterias no filtro externo.

Sempre me dei bem com o metodo do esquentador e isso que estas a dizer nao é novidade para mim,

mas eu prefiro assim que raramente morrem do que quedas de temperatura e mais sujeitos ao aparecimento do ictio e depois

gastar dinheiro em medicamentos e peixes novos,mais electricidade no termostato a funcionar.

Pois a mim nunca me morreu um peixe com o abaixamento da temperatura, por usar água não aquecida. Aliás, se quiseres fazer cálculos estás à vontade... calcula o calor específico de uma pedra e do areão, e depois vê se na realidade perdes assim tanto calor.

 

E que nao esqueças uma coisa, tens quê 20 e poucos anos, olha eu tenho 42 e recomeçei em 2007 mas tinha os meus 18/19 ja eu era aquariofilista,

ainda do tempo dos filtros debaixo do areao com uma bomba de ar a tirar agua por um tubo que saia da placa de fundo,tinhas tu 5 ou 6 anos

Lol... esta então, é a cereja no topo do bolo.

Se gostas de pensar que o conhecimento se mede pelos anos que andamos cá neste planeta, então continua assim :confused4:

 

Pode ser que aos 90 anos tenhas um doutoramento Honoris causa em aquariofilia...

 

E assim me despeço.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho piada é as pessoas que por vezes sao muito convictas daquilo dizem,

e que tem mesmo a certeza que estão certas.

Pensam que por serem moderadores, e terem meia duzia de aquarios em casa sao os maiores e os reis

e sabem tudo.

Pro tempo que dispenso na aquariofilia ate sei muito, o que faria se dispendesse mais tempo e dinheiro.

Para mim diz, numa profissao um pessoa que tenha 20 anos de experiencia na sua area, nao e um puto de 20 e tal

que vai perceber mais que ele.

A aquariofilia e um hobbie é quando falo nas lojas no forum ate se riem,"isso e so pessoal que vai para la mandar postas de pescada"

o forum e so opnioes, ou pensas por que "eu sou o moderador" eu e que sei, tenho 20 aquarios em casa, pensas que es o maior,

nem eu sou.

O cientista ate calcula o calor de perda duma pedra, olha nao me faças rir, toma conta dos peixes, que as tuas opnioes vou ignora-las completamente

para mim nao sabes nada,tb nao quer dizer que as minhas estejam totalmente certas mas cada aquariofilista aprende as suas coisas de acordo com

opnioes e com o que ouve nas lojas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e eu que pensava que este tópico era para ajudar a malta nas TPA's ...

 

x2

 

Acho que é daquelas discussões DESNECESSÁRIAS....

 

Até porque todos nós tempos muito para aprender e ensinar, por isso, CALMA e vamos tratar do essencial do tópico... TPA'S :scarerun:

 

Abraços

 

Cláudio Reis

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já mudei a garrafão e desisti,aconteceu-me 2x estar a aspirar o fundo descansado e olhar para baixo e o garrafão já estar a meter fora.Agora é mangueira dentro do aquário --- > jardim e depois chuveiro ---> aquário.

Na discussão nem vou entrar mas com 42 anos chamar puto a seja quem quer que seja fica mal,eu não gostava que me o viessem chamar,mas claro isso sou eu.Respeito para me respeitaram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei da ideia de comprar daquelas bombas de agua baratas e meter a bomba a funcionar para esvaziar o aquario. É só ligar, até se pode calcular com o caudal e um temporizador os litros que se tira e desligar automaticamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

:bs_quesexclaim: bom... humm...... haaa........ HÁ! OK! :) Mudas de agua.... TPA's... ok! :|

 

 

 

Eu retiro a agua do aquário com uma mangueira, de inverno vai para a banheira... e de verão para regar as plantas,

para encher vai directamente da torneira para o aquário, no fim adiciono Seachem Prime equivalente à % da TPA.

 

Faço TPAs semanais entre 30% a 50%, cerca de 180litros ...... a temperatura desce de 24º para 21º, 19º de inverno, e nunca tive problemas com isso,

antes pelo contrario... as iriatherina werneri ADORAM!!!!! :thumbup3:

 

Também sou da opinião que é desnecessário adicionar "bactérias" após as TPA's.

(psssss........ não digam nada aos meus peixes.... mas ás vezes não adiciono Seachem Prime.) :-D

 

 

Cumprimentos e boas TPA's,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

to -----> jorge oliveira

 

E ja nao foi mau eu so ter chamado isso porque podia ter sido pior.

 

Eu fico fo.. revoltado .. e ele pagou porque tenho revolta contra as pessoas isto falando no geral, que tem a mania...que sabem tudo

que sao as dominadoras.

Eu dou te um ex, eu sou um informatico, e estive numa formaçao no IEFP , e estava la um desses de 20 e poucos , em que quando o formador

perguntava entao sabem porque é isto é assim ou assado isto em diversas situaçoes , ele respondia sempre , muitas vezes armado em esperto,

a pensar que sabia mas convicto mesmo que sabia, aqui como o nosso amigo, e formador nao , nao é assim, isto para mostrar que tenho revolta contra este

tipo de pessoas, entretanto o curso acabou e teve nota inferior á minha.Tás a ver.

Editado por fjabrantes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria saber qual é o equipamento necessario para se poder fazer as trocas parciais de aqua (TPA),

 

qual é na vossa opinião a mellhor solução para mudar a agua ?

 

 

 

 

Olá Ryan

 

Eu sou novata nestas coisas, mas sugeriram-me fazer o seguinte no meu aqua de 100l:

 

- Semanalmente ou de 15/15 dias retiro 5 litros de agua com um recipiente normal e depois volto a colocar

agua com uma temperatura próxima da que tem o aqua e com algumas gostas anti cloro. Não sei se é o procedimento mais correcto mas tem funcionado bem. Espero ler outras opiniões porque estamos sempre a aprender.

 

Boa sorte. Depois diz alguma coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria saber qual é o equipamento necessario para se poder fazer as trocas parciais de aqua (TPA),

 

qual é na vossa opinião a mellhor solução para mudar a agua ?

 

 

 

Depois de ler todos os comentário relativamente ao teu tópico, não consegui deixar de escrever algo mais.

Fico surpreendida que uma dúvida sobre as TPA's, dê origem a comentários tão desagradáveis. A idade ou actividade profissional que cada um desempenha, não me parece que sejam importantes para quem anda no Fórum. O que se pretende é o escalarecimento de dúvidas e não "guerrinhas" absurdas. As dúvidas de uns podem ser as dúvidas de outros. Além disso o que resulta com um aqua, pode não resultar com outro porque há que ter em conta muitos factores, como sejam: o tipo de agua de cada região, tamanho do aqua, tipo e nº de peixes, tipo de plantas etc. etc..

Deixem-se de tontices e dediquem-se ao que é importante. Ah!!! já agora ESPERO que nao venham comentários sobre o facto de eu ser mulher e nao perceber nada do assunto.

 

obrigada a todos.

 

Dina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

è Pá, Confesso que gosto destas coisas....

Ó Abrantes, tas a confundir as coisas,não????

Deves ser muito nervoso, tu acalma-te , senão não chegas aos 50.....ehehehehehe

Pá o jovem so estava a ajudar que é o que ele costuma fazer, todos os dias e a toda a hora,

no entanto ele nunca disse que era Deus ou que sabia tudo, aliás ninguem sabe tudo....

Cá para mim isso é pendega que tu tens, não gostas do clube dele, não????

A sério, lojistas não sabem nada de coisa nenhuma, alem de que muitos estão ali porque não podem estar noutro emprego.Não quero dizer com isto que não os haja sabedores, por isso não me venhas com essa dos lojistas......Todos os que conheci, nao sabem e nem querem saber...e os que tentaram aconselhar-me só me atrapalharam.....

Opiniões....

De vez em quando aparecem uns iluminados neste fórum, deve ser do hobby..aquariofilia...peixes..peixeirada.....

Já sei...já sei....estou a deitar achas para a fogueira, já me calo bigsmile .

Idades à parte, eu jão não tenho 20 anos, mas gostava bem de os ter, além de que muitos destes jovens são formados em biologia....por isso sempre devem saber alguma coisita...ou isso nem interessa????'

Informáticos??'Pois..conheço...

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao é ó pá Abrantes nem o pá Lisboa.

E nao tou nervoso, quando tiver sou bem pior.

OLha ja nao e o primeiro de loja que diz mal dos opinas do forum.

E quanto a ele quando eu dei a minha opniao ao rapaz, disse o que eu fazia, ele so

segue se quer, ou vai apanhando um bocado de tudo.

O sr moderador e que nao tem que intervir a criticar o que estou dizer,

ele tem que ajudar, a dizer faz isto ou aquilo,agora logo a atacar directamente

aquilo que tou a dizer , isso para mim sao daqueles que tem a mania, tenho odio a fulanos assim.

Gosto de pessoas modestas e sensatas, e que sabem.

O "eu" é que sei e o "benfica é o maior, isso para mim acabou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.