Móvel 120x40x70


Recommended Posts

Olá,

 

Venho aqui partilhar a construção de um móvel de 120x40x70 (Comprimento x Largura x Altura) que fiz no passado Sábado e que irá suportar um aquário de 240 litros.

 

Demorei cerca de 10 horas neste trabalho. No total gastei 55 euros.

 

O material utilizado foi:

 

- Barrotes de pinho maciço de 5x5 cm

- Parafusos de 15 cm para as uniões dos barrotes

- Esquadros de 90º para as uniões das travessas

- Cola de madeira

- Tábuas de aglomerado de 16 mm para o revestimento e para as portas

- 2 puxadores

 

Não tenho fotos passo a passo. Só tirei as fotos já com a construção concluída.

 

Eis o resultado final:

 

P4210434.jpg

 

P4210433.jpg

 

Pormenores do interior:

 

P4210435.jpg

 

P4210436.jpg

 

Comentem ;)

 

Um abraço.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Utilizei 2 parafusos de 15 cm em cada união mais cola branca para madeira. Todas as uniões têm parafusos e cola.

 

Abraço

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho a ligeira impressão que já vi esse tipo de móvel algures por aqui :medieval_mace: ...

 

Assim de repente, tenho dois reparos a fazer:

 

  • Os barrotes parece que não foram lixados...
  • As portas estão um pouco desniveladas...

Não estou a dizer que esteja mal! Antes pelo contrário.

 

Outro reparo:

 

  • A abertura das portas não está ao contrário?

 

Vou dando uma vista de olhos, para encontrar mais defeitos :twisted:

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas,

 

Sim, há vários móveis por aqui feitos desta forma. Tirei ideias de uns e outros tópicos mas não copiei propriamente nenhum modelo :medieval_mace:

 

Relativamente aos repartos, efectivamente os barrotes não foram lixados, não vi necessidade para tal. No momento das fotos, as duas portas encontravam-se ligeiramente abertas, que com o ângulo da máquina parecem desniveladas.

 

A abertura das portas está como planeei de início, a abrir pelos extremos do móvel. Isto porque os barrotes são de 5 cm, se colocasse dobradiças com estas medidas ia ficar-se a ver o barrote quase todo com as portas fechadas. Assim optei por colocar um barrote no meio de 3x5 (em vez de 5x5 como todos os outros) para que as portas trabalhassem correctamente e praticamente sem se ver a madeira de dentro. :twisted:

 

Obrigado,

 

Comentem mais biggrin

 

Um abraço

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, ficou um belo trabalho, é parecido com um projecto que eu nunca cheguei a realizar :snipersmile: :D

já agora aceitas encomendas :music_singguitar:

 

agora sem brincadeira ficou muito bom

SAUDAÇÕES AQUAROFILAS

 

RUY ANTUNES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muito obrigado pelos comentários! A ideia de gastar 200 € num móvel deste tamanho não me agradava nada, então decidi arriscar, acho que não me saí mal :D Descobri a minha vocação de carpinteiro...

 

Tenho de começar a organizar a agenda para começar a aceitar encomendas :D

 

Um abraço

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Demorei cerca de 10 horas neste trabalho. No total gastei 55 euros.

 

A resposta está na descrição do tópico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Estou a ponderar uma prateleira num dos lados mas ainda não sei se vale realmente a pena colocar... Pode dar um certo jeito mas também é certo que acaba por roubar espaço :twisted:

 

Relativamente às 5*, muito obrigado :computer003:

 

Abraço

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

A madeira foi comprada aqui

 

É ao pé da minha casa e em termos de preços pareceu-me bem. Eles dão a madeira cortada na hora.

 

Um abraço

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim, já está em cima do móvel mas ainda vazio. As medidas são 120© x 40 (L) x 55 (A). São 264 litros brutos.

 

Aqui vão duas fotos de ângulos diferentes:

 

P5090027.jpg

 

P5090028.jpg

 

Abraço,

André Basílio

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa gostaria imenso de fazer um parecido mas em vez desse aglomerado escuro , utilizar um clarinho para combinar lá com a mesa da sala :D , eu estava a pensar um para um aqua de 540 litros ( visto que o movel deste custa quase mais do dobro do aquario - absurdo) , mas preocupa-me a utilização de só uma viga a meio ... talvez uma estrutura em forma de quadrado a meio , utilizando assim 8 pontos de apoio ? mesmo assim daria mais de 60 kilos por pé , preocupante... uma estrutura total de 60 cm como o aquario , o que é que acham? tipo 150 por 70l por 60a. e no meio umas prateleiras abertas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe,

 

Realmente para um aquário dessas dimensões, eu também não utilizaria apenas uma travessa a meio. Para 150 cm de comprimento, eu uitilizaria duas travessas (ficaria com apoios de 50 em 50 cm). Penso que também seria recomendável utilizares barrotes de 7 cm. Não me parece que os 60 kg por pé seja um factor preocupante. Os barrotes de madeira maciça são muito resistentes. Desde que o móvel fique bem nivelado no final, não terás problemas.

 

Um abraço,

André Basílio

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde ja obrigado pelas sugestões que irei concerteza aplicar , optei por ter as travessas a 40cm de cada lado para poder ter uma prateleira maior a meio para literatura de aquariofilia , até por efeito estético parece-me mais bonito e talvez usar umas placas de madeira de pinho para as portas( mais uma vez estetica)

Abraços Filipe Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais