Iniciante - Aquario 50 Lts


pg30

Recommended Posts

Sou iniciante, ja comprei um aquario com capacidade de 50 Lts, que ja vinha com um equipamento basico

 

Uma lampada de 13 w

 

Um filtro Elite Jet Flo 50 - 300 lts/h ( 3,6 w )

 

Um Termostato Elite 50W

 

Um termometro digital meridiam.

 

Neste momento o aquario ja ta cheio de agua e a trabalhar, tem 2 plantas naturais, e uma rocha decorativa. Como me foi aconselhado na loja onde comprei o aqurio, ja adicionei na agua uma substancia para as plantas, e no dia a seguir uma substancia de bacterias. Vou esperar uma semana para colocar apenas 3 ou 4 peixes, para ver o que vai dar. Mas antes claro que vou fazer os devidos teste a agua.

O que tenho que fazer com a agua, que peixes coloco, e em que quantidades.

 

Preciso do maximo de conselho, que me possam dar para tentar iniciar da melhor maneira.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo,

 

Ora bem, primeiro tens que fazer o ciclo do azoto, pesquisa ca no forum que encontras a explicação toda. Basicamente essas bacterias ajudam a acelerar o processo, mas não sei se 1 semana só chega.

 

Para te aconselhar peixes é preciso saber o ph da tua agua, pois há diferentes raças que aguentam diferentes ph.

 

Depois também depende do teu gosto especial por uma especie, se queres invertebrados ou não, etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, pela resposta.

 

Em relação ao ciclo do azoto, como deve ser feito na pratica? Tenho lido muita coisa, sobre a matéria mas no sentido teorico, o que gostaria era de saber como se deve fazer na pratica, para que seja bem sucedido.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda sem peixes, vais adicionando um pouco de comida, uma ou duas vezes por dia, depois vais ter um pico de amónia NH3, e quando voltar a zero o ciclo está completo, se lêres o ciclo do azoto é isso que lá está.

 

Cumps e benvindo

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

Eu até ja adicionei um pouco de comida, mas sendo assim vou passar a adicionar 2 vezes por dia, em poucas quantidades.

 

E a forma de vereficar o pico de amónia NH3, e até voltar a zero, é atraves dos teste feitos a agua?

 

Podem indicar alguns.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pg30,

 

Vais adicionando um pouco de comida todos os dias. A amónia (teste NH3/NH4) vai subir, atinge um pico, e volta a descer. Depois começam a subia os nitritos (teste NO2), atingem um pico, e voltam a descer. Por fim, sobem os nitratos (teste NO3).

O ciclo está completo somente quando os nitritos voltam a zero e os nitratos começam a subir.

 

Cumps e boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html

 

Tens este site que achei bastante explicativo do ciclo do azoto. Não basta meteres as bacterias, tens que dar alguma coisa pra elas "comerem" dai precisares de meter comida no aqua. O ciclo só está completo quando atingires o pico de NO3, ai só consegues retirar este componente com trocas parciais de agua (TPA).

 

Vai metendo o comer e as bacterias para tentar acelerar o processo, mas as bacterias não sei se vão ajudar muito.

Normalmente demora umas 3 semanas a terminar o ciclo. O pior pico para os peixes é da amonia.

 

Se puderes compra os testes de pH, amonia, nitritos e nitratos. Se o € nao abundar muito compra o de pH, nitritos e nitratos ou um teste 5 em 1.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal preciso de uma pequena ajuda. Quando comprei o aqurio, vinha la dentro uma pelicula para colocar no vidro, o que me está a acontecer é que ja colei a pelicula com fita cola e não gostei do efeito, pq de noite fica muito escuro. Depois passei um pano molhado na pelicula e no vidro, e ficou muito fixe, mas só dura 1 dia. Começa a formar bolas de descolamento, e até que fica sem brilho......A minha pergunta é se existe algum segredo de colocar a pelicula, ou desisto.........

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal preciso de uma pequena ajuda. Quando comprei o aqurio, vinha la dentro uma pelicula para colocar no vidro, o que me está a acontecer é que ja colei a pelicula com fita cola e não gostei do efeito, pq de noite fica muito escuro. Depois passei um pano molhado na pelicula e no vidro, e ficou muito fixe, mas só dura 1 dia. Começa a formar bolas de descolamento, e até que fica sem brilho......A minha pergunta é se existe algum segredo de colocar a pelicula, ou desisto.........

 

Penso que estejas a falar do fundo o aquário, se é isso então água com sabão.

 

Molhas o vidro com água com sabão e depois metes o vinil e com a ajuda de um cartão de credito vais alisando até ficar sem bolhas.

 

De qualquer das formas esse fundos costumam vir com "desenhos" de plantas e isso, o melhor é trocares por um fundo preto (cartolina por exemplo), fica muito melhor em termos de beleza.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, eu não tenho muita experiência mas posso dar-te uns conselhos baseados nas asneiras que tenho feito, com as quais aprendi muito.

 

Em primeiro lugar, deixa fazer o ciclo do azoto. Vais deitando só um pouco de comida de peixe no aquário todos os dias e vai colocando bactérias. Na primeira semana a amónia vai subir e depois baixar. Na segunda semana vais ter nitritos. Em princípio os nitritos só desaparecem no final da terceira semana. Convém esperares até essa altura para meter peixes senão podem morrer envenenados. Faz uma TPA (Troca Parcial de Água) grande e podes começar a meter peixes. Faz os testes porque isto pode demorar mais ou menos.

 

Não coloques muitos peixes de cada vez. O teu filtro biológico precisa de se adaptar lentamente. Vai uma vez por semana à loja e traz um peixito ou um pequeno cardume de cada vez. Demora algum tempo a encher o aquário mas não corres o risco de doenças.

 

Não enchas demais o aquário. Demasiados peixes e arriscas-te a ficar com a água toda poluída e consequentemente doenças e mortes. Também há o risco dos peixes lutarem entre si por território. 1 cm de peixe adulto por litro, é bastante discutível mas serve como referência.

 

Lê este link para te informares sobre peixes adequados para principiantes. Lê também as fichas que estão disponíveis no aquariofilia.net, são muito úteis. Há peixes que só se dão bem em cardume, há peixes que são incompatíveis com outros, etc.

 

Não dês comida demais aos peixes. Um pouco de comida que eles comam num minuto chega. Se for parar comida ao fundo estás a alimentar demais. Já cometi esse erro e tive chatices. Os peixes não morrem por comer pouco, até aguentam uma semana em jejum, mas comida a mais pode provocar poluição da água e consequentemente, doenças, algas, etc.

 

Arranja uma equipa de limpeza. Peixes de fundo, comedores de algas, diversas espécies de caracóis, camarões. Remexem o areão, libertam e comem detritos, comem plantas podres, comem as algas. Dão muito jeito e evitam muito trabalho de limpeza.

 

As plantas precisam de um equilíbrio em termos de CO2, luz e nutrientes. Se houver desequilíbrio, as algas aproveitam. Antes de usares químicos para algas, tenta perceber o que está errado. Coisas como lâmpadas más, fertilizante a mais ou a menos, etc. podem provocar uma explosão de algas.

 

CO2 faz muita diferença. O crescimento das plantas é muito maior com um pouco de CO2. Podes fazer um caseiro ou gastar uns bons €€€ e comprar um de botija.

 

Mantém as plantas em bom estado. Folhas ratadas, pedaços podres, poda tudo impiedosamente. As folhas estragadas só estão a impedir a planta de gerar folhas novas e a causar poluição no aquário. Não te preocupes se as plantas ficarem com um quinto do tamanho, vão crescer outra vez com muito mais vitalidade.

 

Arranja plantas fáceis para começar. As plantas mais difíceis são complicadas de manter, exigem muita luz, fertilização complexa e com qualquer descuido podes ter um desastre.

 

Uma lâmpada fluorescente de 13W parece-me muito pouco para um aqua de 50l. Tenta ver como podes melhorar a tua capacidade luminosa.

 

Há montes de intrujas no comércio da aquariofilia. Se um vendedor te der uma tanga enorme para te vender qualquer coisa não voltes lá. Com o tempo vais percebendo as maroscas. Alguns deles nem percebem nada disto. Um intrujão vai-te tentar vender um peixe qualquer só para fazer negócio, mesmo que ele morra alguns dias depois na tua casa. Um vendedor inteligente vai-te aconselhar correctamente mesmo que isso implique perder um negócio momentâneo. Só que assim, mantém um cliente que pode vir a render bastente.

 

Não andes sempre a mexer dentro do aquário. Os peixes preferem ser deixados em paz. Uma vez por semana, troca 30% da água, aproveita para aspirar os detritos com um sifão, podar as plantas, etc. Durante o resto da semana, alimenta os bichos, senta-te e aprecia o teu aquário :evilbat:

 

Por último, paciência é uma virtude. Sou muito impaciente, mas com a aquariofilia aprendi a esperar, esperar, esperar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Podes ir ao site da Tropica. Do lado direito tens uma lista de plantas. Clicando nos links tens o perfil de cada planta. Também tens artigos detalhados sobre tudo e mais alguma coisa.

 

Tens plantas de fundo, meio-plano e frente, conforme a altura que atingem. Coloca-as no aquário a pensar nesse factor.

 

Tenta arranjar plantas fáceis, para começar. No site tens a classificação em termos de dificuldade, exigência de luz, etc.

 

Há plantas como a elódea (egeria densa) que cresce desalmadamente em quaisquer condições. São boas porque competem com as algas, ficam bem como plantas de fundo.

As anúbias são muito bonitas e precisam de pouco cuidado. São excelentes para meio-plano. Convém não terem muita luz directa em cima porque podem ficar com algas nas folhas.

 

Em termos de quantidade de plantas, quanto mais melhor, acho eu. Desde que os peixes se consigam mexer :roflroll2: Não te esqueças que quanto mais plantas tiveres, mais trabalho terás. Não sei se será o caso com toda a gente, mas as plantas dão-me mais trabalho que os peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, pessoal.

 

Comprei um tronco, mas ainda não o coloquei dentro do aquario. Tá dentro de um balde cheio de agua, e ja notei que a agua ta a ficar amarelada, será que vai acontecer a mesma coisa, quando o colocar dentro do aquario? Que dicas têm.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Então pessoal, não tem nada para dizer sobre as especies de peixes que devo colocar, com um PH 7.2 - 7.6?

 

Eu ja tenho 3 Gupys, 2 F e 1 M.

 

Que devo colocar mais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.