De volta a este mundo


djhifi

Recommended Posts

Boas a todos, resolvi voltar á aquariofilia e aos meus dois aquários (120 litros, principal e aquário maternidade/hospital, lol).

 

Em relação ao aquário principal, pois claro está, tenho umas quantas perguntas que gostava de colocar á comunidade, pois já andei a dar uma olhada neste fórum e vocês parecem saber bastante mais do assunto do que eu neste momento.

 

Como ponto prévio, informo que já tenho o SERA Aqutan para pré-tratamento da água e o SERA Nitrivec para pós-tratamento, mas tenho ainda o aquário totalmente vazio.

 

Cá vamos:

 

1: Esta é a principal das 4 perguntas: Eu pretendo fazer um fundo de areão negro/cinza escuro, mas estava a pensar para com os meus botões e ocorreu-me a ideia de misturar este ultimo com areia esbranquiçada (inerte). Ora isto poderá eventualmente dar-me muitas dores de cabeça na altura de realizar a aspiração do fundo? É que se bem me lembro os aspiradores convencionais de areão não são assim tão "finos" ao ponto impedirem a passagem da areia.

 

(O que me recomendam? )

 

1.5: Para a litragem (120) do meu aquário, e pensando vocês apenas como se eu pretendesse meter UM TIPO de areão, quantos quilos recomendam que eu compre?

 

2: Outra duvida é a seguinte, em relação ao fertilizante que fica abaixo do areão, aquilo tem um determinado tempo de vida correcto? após quanto tempo é que tenho de começar a adicionar produtos para manutenção das plantas ??

 

3: Estou a pensar adquirir um filtro externo (com compartimentos claro) da tetrapak que processa 500 L/h, acham que é suficiente? (não queria ir para soluções de filtragem interior).

 

4: Para finalizar, em relação ao interior, exceptuando a tubagem que faz parte do supracitado filtro, acham que deva colocar alguma espécie de pedra difusora, agitador (com regulação) de água, etc?

 

Estas são, para já, as minhas 4 principais dúvidas, ando-me a informar porque estou muito enferrujado, lol.

 

Obrigado a todos pela paciência.

 

Abraço

 

PS: Depois vou tirando fotos e colocando na secção apropriada, para vocês verem as vossas ideias/sugestões concretizadas:)

Editado por djhifi
assinaturadance.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

1-Já que é plantado eu optava por akadama, ou outro tipo poroso/argiloso.Areia fina "sufoca" as raizes.

 

1,5-Depende do areão, há uns mais pesados que outros.Se fosse em litros dizia 20 litros.Mas depende das medidas.Se for um aquário de 100 30 40 15/20 litros é o ideal.

 

2-Depende do que usar.Alguns duram mais que outros.Não há nada como ler as instruções do que pretende comprar.

 

3-Esse filtro é suficiente para plantado.No entanto aconselho a marca eheim ou fluval.Pessoalmente prefiro...

 

4-Se usar uma boca do filtro ao nível da agua já agita o suficiente, além disso para plantado o ideal é mesmo não usar pedra difusora pois dissipa o CO2.

 

 

Espero ter ajudado....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.