calha para Ambiance 80


tfncruz

Recommended Posts

Boas!

 

Tenho um Aquatlantis Ambiance 80 (80x40x50 - 160L) que veio com uma calha com 2x28W T5. Não me perguntem a temperatura de cor porque não consigo descobrir... sei que uma lâmpada é a "Color" e a outra é a "Nature".

 

É um comunitário plantado e gostaria de adaptar mais uma calha... não para fazer os 160W, mas para fazer pelo menos 0.5W/L.

Em termos de flora neste momento tem:

  • Eleocharis parvula
  • Echinodorus amazonicus
  • Anubias nana
  • Limnofilia Sessiflora
  • "Foxtail"
  • Althernantera reineckii
  • musgo de java

 

O aquário é este:

aqua22.jpg

 

Escusado será dizer que a parvula QUASE que cresce! :sign_google: Quanto mais um tapete...

A althernantera também não está com uma cor muito interessante...

 

Antes de vos dizer qual é a minha ideia, aqui ficam as fotos do topo do aquário:

aqua23.jpg

 

aqua24.jpg

 

aqua25.jpg

 

A minha ideia é retirar a tampa preta de trás e pousar ali uma caixa daquele tamanho, feita em madeira, com a parte de baixo em acrílico.

Dentro dessa caixa penso colocar uma PLL 55W Skywhite 8000K (53,5 cm)...

 

O que acham disto? Outras opções mais interessantes?

Qual o material electrónico que necessito...?

 

Ah! Aquela Biobox vai sair dali mal chegue o filtro externo... não vai ficar a tapar a luz.

 

Desde já, obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já andei a pesquisar mais um bocado e já percebi que vou precisar do seguinte material:

  • 1 balastro
  • 2 clips 2G11
  • 1 suporte 2G11
  • 1 lâmpada 55W

Também estava a pensar incluir nesta calha uma moonlight... alguém tem experiência com esta lâmpada: Philips Decoled 1W?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Tenho uma semelhante, é de rosca E14 ao invés de ser de casquilho GU10 e posso te dizer que dá muita luz.

Tenta filtrar alguma dessa luz com plástico ou outra coisa qualquer porque senão à noite será como de dia ( céu muito nublado)...

 

No Jumbo arranjei uma 'barra' de leds já com transformador, que serve para ser encastrada em prateleiras de móveis, dá uma luz suave e difusa e mede 36 cm disfarça-se muito bem na tampa.

 

Vê lá o que achas disto

 

Não foi caro (5 €) e dá um bom efeito.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desenvolvimento da calha - 1ª Parte

 

Aqui fica o "report" de como foi desenvolvida a primeira parte deste projecto.

 

Material necessário:

- lâmpada PLL 55W

- casquilho

- balastro

- clip

- madeira

- fita de alumínio

 

O primeiro passo é construir a caixa. Como foi referido anteriormente, a ideia é a caixa substituir a tampa de trás. No entanto, irá haver uma outra alteração.

Se a caixa substituisse simplesmente a tampa, a luz não iria ficar tão bem distribuida. Para resolver este problema, a calha existente terá que ser deslocada para a frente de forma a dar mais espaço para esta caixa atrás.

 

Para construir a caixa, cortei as réguas laterais à medida pretendida, cortei uma tábua também com as medidas pretendidas, forrei com a fita de alumínio e preguei as tábuas laterais à tábua que será o tampo.

calha1.jpg

 

De forma a centrar a lâmpada na caixa, tive que adicionar um bocado de madeira para fixar o casquilho da lâmpada.

Um outro aspecto importante a ter em consideração foi a preocupação em colocar a lâmpada próxima de um dos lados da caixa e não exactamente ao centro. Isto porque esta lâmpada não irá ficar ao mesmo nível que as lâmpadas que se encontram na calha do aquário. Como esta PLL irá ficar mais acima, se estiver muito próxima da lâmpada da calha, o ângulo de incidência irá diminuir... porque a T5 irá ficar à frente do feixe (é assim que se diz?) de luz.

calha2.jpg

 

Depois é só colocar o balastro, ligar ao casquilho, apertar o casquilho, prender o clip e... colocar a lâmpada!

calha3.jpg

 

calha4.jpg

 

Uma ligação para testar :ph34r:

calha5.jpg

 

Próximos passos:

- pintar a caixa de preto.

- colocar acrílico transparente na frente.

- fazer um furo lateral para passar o cabo que vai ligar à tomada.

 

Comentários ao meu primeiro DIY? banana rock

 

Cumps

 

ps: Todo o material eléctrico foi encomendado ao utilizador Sérgio Caneca! Optimo serviço, hiper disponível, excelente material, envio super rápido, etc..., etc..., etc... enfim... muitíssimo obrigado Sérgio!! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 pergunta, para abrires a tampa tens de a abrir totalmente não é? não era melhor teres dividido isso? assim só abrias metade? O arrancador, é melhor deixa-lo isolado, sem que haja condensação no próprio.

 

O que vais fazer da antiga tampa-calha?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se percebi muito bem a tua pergunta...

Esta caixa fica completamente estanque... o acrílico será aparafusado à madeira e, dessa forma, não há água que entre lá para dentro.

Se quiser trocar a lâmpada, tenho que desaparafusar o acrílico para ter acesso ao interior da caixa.

A antiga tampa da calha já não vai servir para nada...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No futuro a calha poderá ser usada da seguinte forma:

 

à frente:

calha7.jpg

 

ou atrás:

calha6.jpg

 

será ainda utilizada uma das tampas pretas para tapar o outro lado... provavelmente irei cortá-la porque o espaço é mais pequeno.

 

Talvez assim seja mais perceptível...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... isto com imagens torna-se bastante mais simples... :shock4:

Bem, agora só tenho que arranjar o acrílico. E não está fácil!

Amanhã vou passar na Maxmat a ver se arranjo.

Se tudo correr bem, amanhã já coloco as fotos do desenvolvimento final.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desenvolvimento da calha - 2ª PARTE

 

Cortar o acrílico e colocá-lo no sitio.

calha8.jpg

 

Colocar "tapa-poros" em todas as frinchas e retirar os excessos da folha de alumínio.

calha9.jpg

 

Depois de secar, lixar muito bem a toda a volta e pintar de preto.

calha10.jpg

 

Fazer a ligação do fio de tomada e retirar o plástico do acrílico.

Aqui podem ver a forma como o acrílico foi preso à madeira...

calha11.jpg

 

Calha quase pronta... foi necessário colocar também dois parafusos ao centro porque, de outra forma, o acrílico não ficava mesmo encostado à caixa.

calha12.jpg

 

Pronta...

calha13.jpg

 

Resultado final com a caixa na frente:

antes - 28 + 28 W

pll_antes.JPG

 

depois - 28 + 28 + 55 W

pll_depois.JPG

 

Muitas coisas poderiam ter sido feitas de forma a melhorar esta calha. Uma delas é colocar uma pequena tira de borracha entre o acrílico e a madeira para não entrar humidade nenhuma.

 

Ah! É necessário retirar o reflector da lâmpada que fica por baixo desta caixa. De outra forma, esse reflector vai impedir parte da iluminação desta lâmpada...

 

Comentários?! ;)

 

ps: não liguem ao layout do aquário... aquilo anda em remodelações!

Editado por tfncruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

estava a ver este DIY porque tenho intenções de comprar este aquário ou o Evasion 80 e reparei que dizes ter 2x T5 de 28W, tens a certeza que é isso?

 

É que no site da aquatlantis fala em T8 de 18W e as T5 que encontrei de 28W medem 115cm, estou a fazer confusão ou foi erro teu?

 

Cumps. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Desculpem, já não via este tópico há muito tempo e só agora é que reparei nas vossas questões...

estava a ver este DIY porque tenho intenções de comprar este aquário ou o Evasion 80 e reparei que dizes ter 2x T5 de 28W, tens a certeza que é isso?

É que no site da aquatlantis fala em T8 de 18W e as T5 que encontrei de 28W medem 115cm, estou a fazer confusão ou foi erro teu?

Não foi erro meu nem é confusão tua... o erro está no site da aquatlantis. A última informação que tive é que a aquatlantis está a equipar todos os seus aquarios com lâmpadas T5. O meu veio com 2x28W... certeza absoluta!

Bom diy, mas penso que iras ter problemas com o acrilico devido ao calor... eu fiz algo semelhante e o acrilico começou a "encurcuvar" todo!

Sim, o acrílico "empena" com o calor. Mas consegues diminuir a deformação se ele for fixado em mais pontos... Em vez de colocar só nos cantos, acrescentei mais dois parafusos a meio e o empeno não afecta nada :(

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais