[Fotos] O meu 1º NanoAqua - "Green Vivarium"


sophyazinha

Recommended Posts

Olá,

Depois de ter colocado aqui no fórum muitas das minhas dúvidas, o meu pequeno aqua está finalmente pronto! :;):

 

Como prometido, partilho o resultado da minha primeira montagem com vocês.

Está montado e em funcionamento há três dias, sem peixes obviamente.

Acondicionei a água com um produto próprio (acho que não posso referir marcas) e todos os dias tenho adicionado (como dizem na embalagem) uma gotinhas de "bactérias"... 8) um produto que introduz os organismos essenciais para decomposição da amónia.

No segundo dia também coloquei uns flocos de comida, pois aconselharam-me como boa prática para poder iniciar a ciclagem do aqua.

 

Data de montagem: 15/04/09

 

Dimensões: 40*25*25

 

Volume real: entre 20 e 22 litros

 

Iluminação: tubo floralsun 14W/5000K

 

Aquecimento: jebo 25W

 

Filtragem: aquapro M200

 

Substracto: areia branca e areão de rio

 

Hardscape: pedras de ribeiro (não sei bem de que tipo) e tronco

 

Fauna: de momento, nenhuma (no futuro - trio de guppies e duo de otos)

 

Flora: anubias nana, musgo de java, feto de java

 

Parâmetros: temp. 24ºC (de resto, ainda não medi nada, só daqui a um dia ou dois)

 

Fotos (tiradas ontem, ainda com algumas bolhinhas):

 

Geral

2diab5.jpg

 

Vistas do lado direito

2dia16.jpg

 

2dia12.jpg

 

Lado esquerdo

2dia2.jpg

 

As anubias

2dia18.jpg

 

2dia9.jpg

 

Musgo no tronco

2dia8.jpg

(juntamente com o musgo vieram pequenos pés de fetos que também aproveitei para plantar...)

 

E agora uma perguntinha...

Aconselharam-me a daqui a uma semana (conforme evolução dos parâmetros) introduzir apenas um peixe e os outros quando os parâmetros estiverem totalmente estabilizados. Mas que peixe deverei introduzir? Um guppy ou um oto?

 

Fico à espera de opiniões, críticas, sugestões...

:medieval_mace:

Editado por sophyazinha

Fiquem bem!

* * Sophyazinha * *

 

O meu 1º NanoAqua

As minhas tartarugas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 59
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

 

 

Antes de mais parabéns pelo setup, está muito harmonioso.

 

Bem conseguido, o efeito das pedras que escondem o rizoma da Anubia, espero que não sejam calcárias (fizeste o teste do Vinagre?) para não te alterarem parâmetros.

 

Para primeiro habitante, se calhar para combater as primeiras algas (green spot nas anubias), se calhar por ser mais resistente, aconselhava-te o Oto.

Na semana seguinte introduzirias outro (havendo algas para ambos), se não oferece-lhes courgette ou ervilhas descascadas como suplemento.

 

Tem é muito cuidado com os parâmetros da água pois essa litragem é muito 'curta'.

 

Vai postando fotos.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela dica, mas depois os camarões mais os peixes não ficaria um pouco "sobrelotado"?

 

E em relação ao nome... ando a dar voltas à cabeça e não consigo arranjar nenhum... se alguém tiver uma inspiração, agradecia!

 

Cumps.

Fiquem bem!

* * Sophyazinha * *

 

O meu 1º NanoAqua

As minhas tartarugas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Depois de ter colocado aqui no fórum muitas das minhas dúvidas, o meu pequeno aqua está finalmente pronto! ::):

 

Como prometido, partilho o resultado da minha primeira montagem com vocês.

Está montado e em funcionamento há três dias, sem peixes obviamente.

Acondicionei a água com um produto próprio (acho que não posso referir marcas) e todos os dias tenho adicionado (como dizem na embalagem) uma gotinhas de "bactérias"... :) um produto que introduz os organismos essenciais para decomposição da amónia.

No segundo dia também coloquei uns flocos de comida, pois aconselharam-me como boa prática para poder iniciar a ciclagem do aqua.

 

Data de montagem: 15/04/09

 

Dimensões: 40*25*25

 

Volume real: entre 20 e 22 litros

 

Iluminação: lâmpada HMD 15W

 

Aquecimento: aquael AQSn 20W

 

Filtragem: aquapro M200

 

Substracto: areia branca e areão de rio

 

Hardscape: pedras de ribeiro (não sei bem de que tipo) e tronco

 

Fauna: de momento, nenhuma (no futuro - trio de guppies e duo de otos)

 

Flora: anubias nana, musgo de java, feto de java

 

Parâmetros: temp. 24ºC (de resto, ainda não medi nada, só daqui a um dia ou dois)

 

Fotos (tiradas ontem, ainda com algumas bolhinhas):

 

 

 

 

E agora uma perguntinha...

Aconselharam-me a daqui a uma semana (conforme evolução dos parâmetros) introduzir apenas um peixe e os outros quando os parâmetros estiverem totalmente estabilizados. Mas que peixe deverei introduzir? Um guppy ou um oto?

 

Fico à espera de opiniões, críticas, sugestões...

:alberteinstein:

 

Muito porreiro, gosto especialmente do tronco, fica mesmo bem.

Agora é deixa-lo fluir....

Mário Lapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo!

Hoje (8 dias depois da montagem) introduzi o primeiro habitante do aqua... mas não é um oto... fui enganada!

Fui à loja e vi uns peixinhos que me pareciam ser otos, perguntei o que eram e o senhor respondeu que eram "limpa-vidros"... "Mas são otocinclus?" insisti... e ele sempre a dizer que sim!

Achei bem bonitos e trouxe um!

Cheguei a casa e enquanto o peixito ficava a ambientar-se no saco, no aqua, pôs-me a pesquisar... e realmente não era um oto!! :medieval_mace:

É um Comedor de Algas Chinês (Gyrinocheilus aymonieri)

Já li que cresce muito... por agora vou ficar com ele, se vir que cresce muito rapidamente dou-o ao meu tio que tem um aqua de 200l, se aguentar até Setembro/Outubro, mudo-o para o novo aqua que surgirá nessa altura!

 

Deixo-vos fotos do dito peixito (tem uns 5 cm) para comentarem...

img0033g.jpg

img0034v.jpg

 

E um habitante que desconhecia... deve ter vindo com as plantas!

Só ontem o descobri... coladinho ao vidro!

img0037k.jpg

 

Agora fiquei com uma raiva ao senhor da loja... quando lá voltar vou dizer-lhe!

Não estava nada a contar com uma partida destas... agora tenho de ver como vai ser o crescimento do bichinho. Vamos lá ver!

 

Comentem...

;)

Fiquem bem!

* * Sophyazinha * *

 

O meu 1º NanoAqua

As minhas tartarugas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E um habitante que desconhecia... deve ter vindo com as plantas!

Só ontem o descobri... coladinho ao vidro!

img0037k.jpg

 

 

E assim começa uma praga...

 

O aqua esta harmonioso,mas essas pedras...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelos coments e dicas!

:medieval_mace:

 

SmokeSecrets: Gostei do nome! ;) ... porquê Vivarium?

 

 

Vivarium, significa viveiro. mas não é esse o caso, Simplesmente ocorreu-me o nome porque o aqua tem vida"Vivarium"=Aquarium ----------- Vivarium=VidaAquarium ;)

 

espero que gostes.

Editado por SmokeSecrets
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Comedor de Algas Chines atinge os 28cm, eu tenho 2 no meu aquário comunitário um deles já tem 12cm e o outro 8cm, o melhor para o teu aquário era mesmo um oto...

 

Boa sorte com o teu aquário...

Em relação ao caracol é bom que o tires e já, pois se não o removeres iram aparecer muitos mais...

------------------------------------
Nes Photography

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá... depois de uns dias sem aparcecer (muito trabalho...) cá estou novamente!

 

Começo por responder às vossas questões!

 

André Oleiro: Obrigada... mas a que pedras te referes? já mudei o layout (pouca coisa) e agora as pedras riscadas estão mais escondidas...

 

SmokeSecrets: Fica com o nome que sugeriste: VIVARIUM!

 

nes: Obrigada pelas dicas, o comedor já tem nova casa e os caracóis ficarão no aqua pois irão servir de alimento às minhas tartarugas (tenho 7)... vou retirando à medida que forem crescendo! Elas adoram e são muito nutritivos.

 

Agora as novidades!

Como já referi o comedor de algas foi ontem para o aqua do meu tio e agora tenho dois otocinclus (introduzidos ontem à noite) no aquário.

Parecem estar a dar-se bem!

Fiz umas pequenas mudanças no layout (musgo do tronco e pedras).

Ainda não tenho fotos, mas assim que tiver aqui postarei!

 

Cumps.

Fiquem bem!

* * Sophyazinha * *

 

O meu 1º NanoAqua

As minhas tartarugas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

bem o teu layout está muito harmonioso e muito bonito parabens. tens aí um nano na minha opinião muito bem conseguido agora é tratar dele para mante - lo assim bonito.

esses caracois, cuidado que pode - se tornar uma praga e depois é complicado, mas siga pá frente.

esse peixe que arranjas - te está muito bonito mesmo, condiz com o aquario ;)

 

vá abraço e vai actualizando

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Para ser a primeira montagem tens ai um aqua muito bom,está muito bonito,gosto muito da decoração e tambem de ver essas 3 plantas juntas no aqua,no meu aqua de invertebrados tambem tenho essas 3 plantas lá e gosto muito de as ver,penso que ficam muito bem juntas.

 

Parabens pela montagem,cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Antes de mais parabéns pelo setup, está muito harmonioso.

 

Bem conseguido, o efeito das pedras que escondem o rizoma da Anubia, espero que não sejam calcárias (fizeste o teste do Vinagre?) para não te alterarem parâmetros.

 

Para primeiro habitante, se calhar para combater as primeiras algas (green spot nas anubias), se calhar por ser mais resistente, aconselhava-te o Oto.

Na semana seguinte introduzirias outro (havendo algas para ambos), se não oferece-lhes courgette ou ervilhas descascadas como suplemento.

 

Tem é muito cuidado com os parâmetros da água pois essa litragem é muito 'curta'.

 

Vai postando fotos.

 

 

 

Abraço

 

 

UM otto nao é de longe mais resistente que um guppy...

 

Depois, gosto do aqua está bem estudado a forma como tens a splantas..

Os guppys secalhar nao serao o melhor peixe para teres ai pois o seu numero em 2 ou 3 meses aumenta consideravelmente..

 

 

Cumps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.