camaroes em portugal


rodribike

Recommended Posts

  • Replies 82
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Eu uso uma Fujifilm S2pro, é uma reflex com objectivas, quando quero mesmo perto ainda uso uns tubos de extenção.

As Compactas costumam ter uma opção Macro com um bonequinho de uma flor, que geralmente permite tirar fotos muito perto +- 15cm.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desculpem o off-topic......

 

Rodribike, para fazeres uma ampliação maior, podes usar uma lupa à frente da lente,

ou então tens estas soluções +- baratas:

 

se for uma maquina compacta: 0.45X Magnetic Wide Angle Conversion Lens with MACRO

 

ou se a lente da tua maquina tiver rosca à frente: MACRO+Close Up Lens Set with 52mm filter thread.

(neste caso o diametro dos filtros tem de ser igual à da tua lente.)

 

 

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...é verdade sim senhora...

Estes são da tua criação, não sei se é de estarem em aquario desde pequenos mas não crescem mais de 1,5cm 2 no maximo e são estes das fotos.

Mantenho-os na minha bateria mas queria arranjar mais alguns para povoar o meu lago visto que os red's não se aguentam bem no inverno,

por isso se algem tiver a mais que queira ofrecer ! ou dizer onde apanhar...ou até mesmo vender uns ..são bem vindos e tem um bom lar a espera. podem enviar PM.

Estou farto de andar as voltas com o Kayak e ainda não encontrei nada !

 

Atyaephyradesmaresti-310120094.jpg

 

Atyaephyradesmaresti-310120096.jpg

 

Atyaephyradesmaresti-3101200910.jpg

 

Atyaephyradesmaresti-240120091.jpg

 

 

muito bom. fico muito contente que se estejam a dar bem.

vamos ver este ano se consigo cria-los outra vez ... :(

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

eles mudam de cor mas nao sao arco iris , a maior parte do tempo sao transparentes ... ou quase transparentes. nao tenhas pressa que eles mudem de cor e nao penses que estao " avariados" se nao andarem sempre coloridos. lol. mas garanto-te que quando estao com vontade de ter cor ... é um espectaculo !

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas,

 

se és de Gondomar, tens on rio Douro!!! E tens la também uns caracois que sao um espetaculo para limpeza!!!!

 

Quanto a colorações, alem dos verdes, tenho umas fêmeas que não saem do tronco e estão mesmo avermelhadas, se não fosse o tamanha dizia que eram red's, pois tenho red's com um vermelho uito carregado, sao lindissimo estes animais.

 

A sua coloração vai depender por onde andam, mas as femeas é que têm as cores mais exuberantes!! E há alguns que parecem uns "tigres", têm riscos no corpo, tipo os new bee, e quando ficam mais escuros essas riscas ainda se notam mais!!!

 

Quanto a criações, eu apanhei a baixo da barragem, por isso, apesar de ter as femeas carregadas de ovos, devo ter umas 20, não e acredito que alguns se safe.

 

Alguem sabe o tempo que demoram a desovar? Apanheios no final de março e já estavam cheias, e continuam....

 

cumps

assinaturapd5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguem sabe o tempo que demoram a desovar? Apanheios no final de março e já estavam cheias, e continuam....

 

cumps

 

Nunca tinha ouvido falar de 2 meses para eclosão das larvas .... a que temperatura e com que ciclo luminoso estão os camarões ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

óptimo! em que sitio?

 

lá para entre os rios, não sei bem os nomes das terras.

 

 

Nunca tinha ouvido falar de 2 meses para eclosão das larvas .... a que temperatura e com que ciclo luminoso estão os camarões ?

 

temperatura de 26º, agora bem mais alto devido ao calor que se tem sentido, ultima semana pouco tmepo tive para ir la ver como estao as coisas.

 

luz: 2x54w - 14h as 22h

2x54w - 15h as 18h

 

cumps

assinaturapd5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lá para entre os rios, não sei bem os nomes das terras.

 

temperatura de 26º, agora bem mais alto devido ao calor que se tem sentido, ultima semana pouco tmepo tive para ir la ver como estao as coisas.

 

luz: 2x54w - 14h as 22h

2x54w - 15h as 18h

 

cumps

 

A questão do ciclo luminoso pode, a meu ver, estar relacionada com a dificuldade de aparecerem fêmeas ovadas de camarões ibéricos em aquários. A seguir à temperatura, o ciclo luminoso é um factor que condiciona muito a reprodução de animais e plantas. 8 horas é um ciclo de inverno. Em maio, o ciclo típico é já de 11 horas.

 

Mas não deve ter nada a ver com o prazo da eclosão. Aqui só deve depender da temperatura. E a essa temperatura, as larvas já cá deviam estar fora. Por outro lado, penso que as fêmeas não carregam ovos não fecundados (outra explicação possível para os mais de dois meses). Ou carregam ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estive a ver com atenção e apenas vi uma fêmea ainda ovada!!! Porquê de tanto tempo? Não sei, mas outras já nao os têm e não há sinais de nenhum!!!

 

Quanto ao fluxo luminoso com o tempo quente tenho grandes dificuldades em manter temperatura baixa.... Estes ultimos dias esteve nos 30graus.....

 

A ver vamos de apeanharei os a cima da barragem a ver se consigo reproduzi-los!!!!

 

 

cumps

assinaturapd5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estive a ver com atenção e apenas vi uma fêmea ainda ovada!!! Porquê de tanto tempo? Não sei, mas outras já nao os têm e não há sinais de nenhum!!!

 

Quanto ao fluxo luminoso com o tempo quente tenho grandes dificuldades em manter temperatura baixa.... Estes ultimos dias esteve nos 30graus.....

 

A ver vamos de apeanharei os a cima da barragem a ver se consigo reproduzi-los!!!!

 

 

cumps

 

 

Não se poderá dar o caso da actual fêmea ovada não ser a mesma de há 2 meses atrás ? Poderá ser possível ?

 

Ou seja, no dia em que os ovos eclodiram numa fêmea, outra fêmea ficou ovada !

 

Num aquário comunitário, com filtro, é praticamente impossível salvar as larvas ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

nao sei, eu já cheguei a ter camarões destes nom de 60litros e nunca nenhuma ficou ovada.

Agora se é possivel? Teoricamente acho que sim, tenho machos e fêmeas, agora se acontece.... A mim nunca tinha acontecido.

 

Nao sei o que será o mais provável, se ovar ca em casa se estar 2 meses ovada!!!!

 

Tenho filtro, mas com esponja nao ponta!! Mas penso que o problema é mesmo a água doce!!!

 

 

cumps

assinaturapd5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho filtro, mas com esponja nao ponta!! Mas penso que o problema é mesmo a água doce!!!

 

 

Nunca encontrei qualquer menção a ser necessária água que não doce. Esta espécie cria na natureza em barragens e cursos de água sem qualquer contacto com o mar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca encontrei qualquer menção a ser necessária água que não doce. Esta espécie cria na natureza em barragens e cursos de água sem qualquer contacto com o mar.

 

Pelo que tenho lido, isso é para os que são apanhados a cima de barragens. O que não é o caso, eu estou a falar de Atyaephyra desmaresti, que são de ordem inferior.

 

Quando tiver um tempinho vou tentar ir a cima da barragem para apanhar uns e tentar reproduzir. Será um desafio e tanto....

 

cumps

assinaturapd5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja que estamos numa partilha de informaçoes sobre onde encontrar belos invertebrados lembro me que ha uns 2 ou 3 anos (ainda n andava neste mundo da aquariofilia) vi um (P. c l a r c k i i) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] debia ter os seus 5/10cm e era bem vermelho

Viu-o na nascente do rio liz em Leiria :medieval_mace: quando for la a ver se encontro alguns hehe

São lagostins do mississipi, são uma praga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que tenho lido, isso é para os que são apanhados a cima de barragens. O que não é o caso, eu estou a falar de Atyaephyra desmaresti, que são de ordem inferior.

 

Quando tiver um tempinho vou tentar ir a cima da barragem para apanhar uns e tentar reproduzir. Será um desafio e tanto....

 

cumps

 

Eu também estava a falar de Atyaephyra desmaresti, os únicos camarões nativos de água doce de Portugal de que tenho conhecimento. São de ordem inferior, e criam em água doce. O membro labutes77, pelo menos, já os conseguiu reproduzir com sucesso.

 

Eu estou no meio do processo. E sim, é um desafio e tanto, pela questão da alimentação das larvas, o que requer atenção constante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas malta como ja referi ja tenho os camaroes ibericos mas quando criarem plantados para eles nao usem termostato eles preferem aguas a baixo dos 25º (de certeza) pois coloquei 2 ou 3 no meu aqua e pimba so 1 e que la esta (temperatura do aqua a 26º)

 

Os restantes estao num cubo da vodafone apenas com luz areao rochas e plantas e ate agora so 1 que morreu, ja os tenho a 1 mes ou mais

 

1 femea ja desovou no meu aqua de vez em quando vejo umas minhocas brancas nao se se serao larvas, o mesmo se passa no cubo onde estao e so minhocas e pulguinhas na agua

Editado por rodribike
Link to comment
Partilhar nas redes sociais