Gerador de CO2 Químico


babykhan

Recommended Posts

Boas

 

 

 

No sentido de tentar demonstrar mais uma maneira de gerar o precioso CO2, deixo aqui um passo a passo da construção da minha versão de gerador.

 

A reacção entre Na(+) + HCO3(-) + H(+) + Cl(-) -> H2O + NaCl + CO2 (Bicarbonato de Sódio + Ácido Clorídrico = Água, Cloreto de sódio e Dióxido de Carbono)...

Foram estas as palavras que ficaram a ecoar na minha mente e que levaram à realização deste projecto.

 

Antes de passar à descrição do mesmo, gostaria de deixar aqui bem claro que, o manuseamento de químicos deve ser rodeado de cuidados básicos, pois os seus efeitos geralmente são irreversíveis.

 

Este sistema é a meu ver muito mais eficiente, seguro e barato que o de fermentação e mesmo até que o de sistema pressurizado.

Além disso reúne as melhores qualidades dos outros dois sistemas, a ver: É barato e simples (como o de fermentação) e é totalmente regulável (como o pressurizado) sendo, na minha opinião, até mais seguro que este.

No meu caso o uso de certas peças (válvula de agulha da Red Sea, por ex.) encareceu desmesuradamente o projecto, mas está a meu ver esteticamente, uma peça bastante apelativa, não havendo assim necessidade de descobrir um espaço para o esconder como acontece com os outros dois sistemas.

 

 

 

São estas as principais características deste sistema:

 

10203.gif Não recorre a fermentação, pois dessa forma não conseguiria parar a produção a uma hora pré-determinada (no meu caso é o foto período), mas sim à reacção química entre o ácido muriático (HCl a 30 %) e o bicarbonato de sódio (NaHCO3), ambos facilmente encontrados no comércio e bastante baratos.

 

3449708713_95c528ac1b_o.gif É totalmente compatível com controladores de pH electrónicos, pois utiliza uma válvula solenoide.

 

10203.gif Dura, no meu caso que uso garrafas (de vidro) de 3 litros da J. T. Baker, cerca de 2 meses e tenho-o regulado para 1,5 bolhas por segundo. Os efeitos são visíveis nas plantas, que crescem com relativa pujança.

 

3449708713_95c528ac1b_o.gif A recarga é feita em poucos minutos e de uma forma 'limpa' e eficiente, assim como a reposição em marcha que demora poucos segundos.

 

10203.gif Como no meu caso não tinha Aqua suficiente para 'encher o móvel', este veio complementar o espaço sobrante. Futuramente, com a construção de um Aqua maior (superfície total do móvel), vai ser complicado reservar-lhe um lugar de destaque...

 

 

Como pode ser visto neste tópico (obrigado Luís Fortunato) não venho para aqui descobrir a roda, mas antes descrever 'um novo modelo de pneu e jante' com a única intenção de demonstrar as possibilidades que este sistema alberga.

 

No meu caso utilizo: 1500 ml de Ácido Muriático (HCl a 33 %) que junto a um pouco de água desionisada (cerca de 1300 ml) até preencher quase totalmente uma das garrafas, na outra coloco 250 gr de Bicarbonato de Sódio (Refined Bicarbonate of Soda da May & Baker ltd).

 

Recomendo, todavia, a leitura deste tópico pois está bastante mais completo que o que aqui apresento, respondendo até a algumas duvidas que possam surgir entretanto.

 

 

A lista de elementos necessários:

 

 

ICO-Arrow-Leftico-16x16.png Duas garrafas de vidro (da J. T. Baker) com capacidade para 3 l ou mais, com tampa.

ICO-Arrow-Leftico-16x16.png Uma garrafa mais pequena (meio litro a um litro), com tampa (cuja única utilidade é o de reserva de marcha).

ICO-Arrow-Leftico-16x16.png Lavador de gás (à venda em lojas de artigos de Laboratório - opcional).

ICO-Arrow-Leftico-16x16.png Caixa para colocar o equipamento dentro e as garrafas por cima (mínimo 10 cm de altura).

ICO-Arrow-Leftico-16x16.png Manómetro pneumático de um (1) bar (à venda em lojas de pneumática ou ar condicionado).

ICO-Arrow-Leftico-16x16.png Válvula solenoide (à venda aqui).

ICO-Arrow-Leftico-16x16.png Filtro pneumático (à venda em lojas de pneumática ou ar condicionado).

ICO-Arrow-Leftico-16x16.png Fita de Teflon para as roscas metálicas.

ICO-Arrow-Leftico-16x16.png Válvula de agulha (Red Sea no meu caso).

ICO-Arrow-Leftico-16x16.png Fan de pc 120 mm e transformador (controlada por potenciómetro).

ICO-Arrow-Leftico-16x16.png Circuito integrado (potenciómetro) para regular a rotação da fan (pesquisar pela net).

ICO-Arrow-Leftico-16x16.png Dois ímanes poderosos (Obrigado CostaAzul).

ICO-Arrow-Leftico-16x16.png Barra magnética para agitador (à venda em lojas de artigos de Laboratório).

ICO-Arrow-Leftico-16x16.png Puxador de gaveta todo pipi (à venda numa grande superfície)

ICO-Arrow-Leftico-16x16.png Ilhós de 6 mm em aço (à venda numa grande superfície).

ICO-Arrow-Leftico-16x16.png Cerca de 10 metros de tubo próprio para CO2 (à venda aqui, cor à escolha)

ICO-Arrow-Leftico-16x16.png Tubo de silicone de Kit de Soro (à venda na farmácia).

ICO-Arrow-Leftico-16x16.png Brocas de 3 mm e de 5.5 mm.

ICO-Arrow-Leftico-16x16.png Broca craniana com o diâmetro do manómetro.

ICO-Arrow-Leftico-16x16.png Um espelho para colocar por cima da caixa (ainda não descobri porque o utilizei, mas na versão anterior utilizei uma película de Mylar...)

ICO-Arrow-Leftico-16x16.png Tempo livre e muita teimosia.

 

 

As garrafas foram testadas por mim utilizando o tubo de CO2 sem utilizar cola de espécie alguma. O próprio tubo expande com a pressão e veda eficazmente, sendo para isso necessário utilizar a broca de 3 mm e em seguida a de 5,5 mm para que os furos fiquem o mais perfeitos possível.

 

Como descargo de consciência, coloquei um pouco do tubo do Kit de soro no interior do tubo de CO2 (ocupando a zona onde este entra no tampa da garrafa) conseguindo assim garantir que vedassem totalmente.

 

Coloquei-as à carga e fui aumentando a pressão lentamente, o tubo não foi capaz de resistir até aos 5 (cinco) Bar, deformando-se e rebentando entretanto. icontexto-emoticons-10-48x48.png

Como o meu sistema se encontra a cerca de 0.2 a 0.4 (200 a 400 Mbar) Bar, logo a menos de um décimo da capacidade do elo mais frágil, sinto-me perfeitamente à vontade para o utilizar.

 

Passemos então às fotos...

 

 

 

 

 

Numa primeira fase, desenhei e construí este belíssimo e intrincado exemplo de gerador.

 

84311vt.gif

 

3448551220_4b68371736.jpg

 

 

 

91462yy.gif

 

 

Pormenor da tal

3447739099_0295e765bb.jpg da válvula...

 

 

Não durou muito tempo até que me fartei de o ver neste triste estado e tratei de o evoluir.

 

Peguei numas madeiras, 3447773515_b41fb9e0c7.jpg cortei-as, colei-as, envernizei-as e construí uma base onde apoiar e esconder a maquinaria que faz funcionar a segunda versão do meu reactor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficou mais ou menos

3448590964_66fce3769b.jpg assim...

 

 

3447775483_37707787da.jpg e mais uma... 3448592218_c20a353b07.jpg

 

 

Como não estava bem assim, pois o Ácido não se misturava convenientemente com o Bicarbonato de Sódio, decidi mudar, não muito, o suficiente para ficar conformado com o resultado.

 

Vai daí, tirei as garrafas de cima da caixa DSC_0631.jpg

(se repararem os tubos entram pelo espelho que eu furei e essa entrada é disfarçada com o recurso a uns ilhós de aço) DSC_0615.jpg.

 

 

Virei a caixa ao contrário e coloquei uma fan de pc DSC_0621.jpg (estas coisas ao lado da fan são a válvula solenoide e o filtro pneumático).

 

 

 

Nesta fan estão colados dois ímanes DSC_0638.jpg (assim vê-se melhor) DSC_0636.jpg

que, conforme a fan gira, arrastam uma barra magnética colocada dentro da garrafa onde ocorre a reacção que mistura o ácido e o Bicarbonato de Sódio.

 

 

 

Para que esta gire a uma velocidade nem muito elevada nem tampouco pare totalmente, pesquisei e encontrei um site onde explicava a construção de um circuito integrado que controla a rotação da fan.

É um circuito bastante simples de executar (se tivermos as indicações), só lamento ter perdido o rasto a esse site para o poder partilhar, mas como aquele há uma imensidão deles.

 

 

 

Aqui está ele

DSC_0613.jpg

e depois de ter raspado o cabo do potenciómetro DSC_0635.jpg para encaixar o puxador DSC_0616.jpg (todo pipi).

Como ainda estaria hoje a raspar para conseguir que entrasse no buraco do parafuso do puxador, recorri à força delicada do meu mini berbequim...

DSC_0617.jpg

usando este acessório DSC_0618.jpg foi num instante...

 

 

Os ímanes são bastante poderosos e como não os consegui encontrar à venda por cá, entrei em contacto com o membro CostaAzul, que se prontificou a ceder-me dois que lhe tinham sobrado de um outro projecto (que pode ser visto aqui).

 

 

São tão poderosos que conseguem fazer rodar esta barra dentro desta garrafa,

ora vejam lá

animation.gif. Lamento que não possam ver melhor mas não tenho com que gravar vídeo em modos aqui por casa...

 

Na imagem é visível o Bicarbonato de Sódio a ser mexido pela barra e a dissolver-se, e para quem tiver 'olho clínico' até é possível descobrir uma bolha a escapar-se no lavador de gás.

 

Esse gás produz uma pressão, facilmente controlada por um manómetro DSC_0664.jpg (neste caso encontrava-se a 250 Mbar)

 

que até nem fica muito mal integrado no conjunto DSC_0665.jpg e permite uma leitura rápida.

 

O conjunto, enquanto aguarda por mais uma evolução, encontra-se actualmente assim DSC_0640.jpg

DSC_0666.jpg e para já está bem DSC_0669.jpg

 

 

Espero não ter deixado nada por explicar, mas cá estarei para responder a alguma dúvida que possa eventualmente surgir.

 

 

 

 

Abraço

 

P.S. Quando o Cyclamen neapolitanum, do vaso que parece vazio, aparecer só vai realçar ainda mais este gingarelho...

Editado por babykhan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá co0l sim Sr. Vê-se que andaste a fazer os trabalhos de casa.

 

Diz me só uma coisa: consegues manter um fluxo constante de saída de CO2, ou existem variações? Isto é, tens capacidade para regular o sistema para teres à saída 2bps, por exemplo, ou é uma inconstante?

 

Gostei de ver, tb gostava de ter tempo para fazer umas brincadeiras assim.

 

Força com isso, continua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

Sim enumerei essa capacidade como uma das principais características.

É totalmente regulável com o recurso a uma válvula de agulha (neste caso da Red Sea).

 

Não demora muito, um dois dias durante umas horas...

Não fica é muito barato...

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, eu li a parte da válvula de agulha da Red Sea.

 

Só queria mesmo saber se a reacção produz CO2 de forma constante para que a pressão deste seja sempre a mesma, o que pode não ser o caso se a reacção, por exemplo, tardar um pouco em dar-se, para que quando comece a bombar "queime" os seus elemntos muito rápido, produzindo uma grande quantidade de gasoso em pouco tempo - o que sem capacidade de armazenamento não permite uma injecção constante mesmo com uma válvula de agulha a controlar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só queria mesmo saber se a reacção produz CO2 de forma constante para que a pressão deste seja sempre a mesma, o que pode não ser o caso se a reacção, por exemplo, tardar um pouco em dar-se, para que quando comece a bombar "queime" os seus elemntos muito rápido, produzindo uma grande quantidade de gasoso em pouco tempo - o que sem capacidade de armazenamento não permite uma injecção constante mesmo com uma válvula de agulha a controlar.

 

Sim, eu referi isso...

 

A válvula de agulha regula com bastante precisão a saída do CO2, complementando essa precisão tenho uma garrafa de 50 cl que serve de reserva de marcha, mas ainda mais importante do que isso é o efeito provocado pelo agitar da mistura Ácido - Bica garantindo que a reacção se dá o mais rapidamente possível.

 

A reserva de marcha é só mais um backup, para que a pressão seja minimamente constante e enquanto não se gastar a pressão acumulada na garrafa da mistura, não vai pingar mais ácido...

Assim que o ácido cai é misturado com o bica e produz o CO2 sob pressão.

Este CO2 vai sair através da válvula de agulha para o Aqua e também para a garrafa do ácido, mas parte dele vai também até à reserva de marcha (garrafa de 50 cl) portanto, depois de ser posta em marcha a reacção vai manter a pressão bastante estável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Perdão que me escapou. Parece me mesmo que o sistema está pensado ao pormenor.

 

Mas que pensas tu? Existe algum aspecto em que possas melhorar numa próxima vez que construas outro sistema destes ?

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 1º lugar ,gostava de te saudar pela paciência! não só pela bela da "engenhoca" como na discrição do tópico!

Aparentemente tudo bem explicado!

 

Um perguntinha extra, por quanto fica fazer isso tudo?

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Perdão que me escapou. Parece me mesmo que o sistema está pensado ao pormenor.

 

Mas que pensas tu? Existe algum aspecto em que possas melhorar numa próxima vez que construas outro sistema destes ?

 

Para já não, mas também o pior já passou.

Agora futuramente já não tenho de o construir de raiz, é só melhorar este...

 

Mas acho que esta versão vai durar algum tempo, até ver!

 

 

Em 1º lugar ,gostava de te saudar pela paciência! não só pela bela da "engenhoca" como na discrição do tópico!

Aparentemente tudo bem explicado!

 

Um perguntinha extra, por quanto fica fazer isso tudo?

 

Agradeço-te o reconhecimento.

 

AS garrafas foram recicladas (eram lixo laboratorial), o lavador de gás foi resgatado (era um mono no armazém), o tubo de CO2 (preto) foi comprado na net por um aério o metro aqui e o transparente foi oferecido pela Biomaris, as madeiras vieram do Leroy Merlin, assim como o Puxador de gaveta, os Ilhós de aço e o Ácido (uns poucos de aérios), o Manómetro pneumático o Filtro pneumático e a Fita de Teflon para as roscas metálicas vieram da Luso Air por cerca de 55 aérios (a válvula solenoide também, mas é mais barata aqui), a Válvula de agulha veio do representante de Red Sea cá da terra por 50 aérios (o bacano diz que foi por ser meu amigo :drool3: ), a fan de 120 mm foi salva de ir para o lixo dentro de uma fonte de alimentação de pc queimada, o esquema eléctrico foi mitrado por 5 €, a um bom amigo meu, com jeito para a electrónica, os ímanes vieram do CostaAzul (não me lembro do preço que fez por eles, mas foi uma bagatela pois por cá não os encontro), o Kit de soro custou um € e tal (na farmácia do Dolce Vita), o espelho ficou-me por 6 € (50 x 20 com bisel de 2 cm) mas fui eu que o furei, as brocas andavam para aí perdidas na caixa da ferramenta e a paciência é congénita pois sou descendente de transmontanos, relativamente ao tempo, o tempo faz-se...

 

Em suma, um montão de guito...

 

Mas valeu a pena cada cêntimo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa a franquesa! mas o valer cada centimo....

Quem tiver de comprar tudo,em nºs redondos ,gasta uns 150€ a 200€ e por esse preço compra-se um sistema completo!

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens de pedir desculpa, agradeço o comentário!

 

Se calhar gasta mais, e até uns 70 ou 80 € mais (ou não), mas como referi poupas no espaço que é necessário para esconder um sistema completo (pressurizado ou não) e além disso postei este tópico no DIY porque me deu um prazer imenso construí-lo e uma satisfação enorme por ver o resultado.

 

Não o aconselho por ser mais barato de construir, mas garanto que é mais barato de manter que qualquer um dos outros.

 

Somando o custo de um pressurizado e o facto de ser um 'mamarracho feio' este ganha, mas além disso o custo de manutenção deste não chega a 2 € mensais.

Relativamente ao de levedura, este está a anos luz em termos de estabilidade, com os consequentes resultados na saúde das plantas e peixes.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim senhor,

Senhor "ingenheiro", não percebi patavina dos teus Na, No nem Nu's fiquei-me pelo CO2... mas quem sabe, sabe e já nos prováste centenas de vezes que sabes do que falas e o que fazes.

Perfeccionismo aí é pouco não?

Fiquei abismada com esse projecto, sem palavras vá!

Muitos parabéns, mas afinal outra coisa não seria de esperar vinda de ti!

 

Abraço

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá depois de ler este tópico e os outros dois que indicas-te, to inclinado a tentar.

E já agora o misturador magnético foste tu que o fizeste ou compras-te, ele não corroei com o acido, e tens sempre a trabalhar ou só o pões a trabalhar de vês em quando.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens....

Não é para todos conseguir fazer algu assim...

Um abraço.

É sim. Não sou mais que ninguém.

Com força de vontade qualquer um consegue.

 

Obrigado pelo comentário.

 

Sim senhor,

Senhor "ingenheiro", não percebi patavina dos teus Na, No nem Nu's fiquei-me pelo CO2... mas quem sabe, sabe e já nos prováste centenas de vezes que sabes do que falas e o que fazes.

Perfeccionismo aí é pouco não?

Fiquei abismada com esse projecto, sem palavras vá!

Muitos parabéns, mas afinal outra coisa não seria de esperar vinda de ti!

 

Abraço

Luisa Fonseca

 

Quando se faz algo por gosto não custa, e isso tu sabes muito melhor que ninguém, não sendo necessário provares o que quer que seja.

Tento fazer o melhor possível para ter menos trabalho, sou digamos assim, preguiçoso...

 

Isto é só um conjunto de ideias recolhidas por aí, informação à qual dei algum uso e o resultado foi este.

 

Muito obrigado pelos parabéns, vindos de quem vêm têm mais valor.

 

Olá depois de ler este tópico e os outros dois que indicas-te, to inclinado a tentar.

E já agora o misturador magnético foste tu que o fizeste ou compras-te, ele não corroei com o acido, e tens sempre a trabalhar ou só o pões a trabalhar de vês em quando.

 

Se vais tentar, boa sorte, posso é aconselhar-te o uso obrigatório do manómetro.

Eu não o usei de inicio e andava sempre preocupado com a pressão que aquilo podia atingir, e como estava ao lado do Aqua, só imaginava chegar a casa e ver os peixes a olhar para mim no chão da sala.

 

Sim, o agitador (fan de pc com os ímanes) foi feito por mim e trabalha diariamente sem parar.

A barra magnética é revestida a Teflon e é própria para trabalhar com ácidos, por isso não é corroída.

 

A minha stirbar2.jpg é semelhante à VP 777 - 51 que pode ser encontrada (por exemplo) aqui.

 

Obrigado pelo comentário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembra-te só de mais uma coisa, por favor.

 

A pressa é inimiga da perfeição.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim senhora está com bom aspecto, essa do agitador magnetico !! ;) ..inventão com cada coisa...nem sabia que isso existia !

As vizitas que forem ai a casa e virem isso a mexer dentro de uma garrafa , liquidos e tubos....só falta uns fiozinhos electricos a mostra para pensarem que és algum Talibam !...

..Mete uma moldura a volta e podes sempre dizer que é uma obra de arte moderna !!

Apesar de nao ser uma solução muito barata não deixa de ser a demonstração de um trabalho cuidado e funcional, os meus parabems.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim senhora está com bom aspecto, essa do agitador magnetico !! :) ..inventão com cada coisa...nem sabia que isso existia !

As vizitas que forem ai a casa e virem isso a mexer dentro de uma garrafa , liquidos e tubos....só falta uns fiozinhos electricos a mostra para pensarem que és algum Talibam !...

..Mete uma moldura a volta e podes sempre dizer que é uma obra de arte moderna !!

Apesar de nao ser uma solução muito barata não deixa de ser a demonstração de um trabalho cuidado e funcional, os meus parabems.

Boas

 

 

 

Ehehehe

Se usasse o pano da cozinha enrolado na cabeça não me admirava nada.

Isso e uma pujante bigodaça, que todo o taliban que se preze usa.

 

Essa da muldura já me passou pela ideia, afinal arte moderna é um conceito muito abrangente, pelo menos desde que vi um bacano nos States a vender por uma fortuna, uma cabra empalhada enfiada dentro de um pneu.

Chamou-lhe Monogram e já tá!!!

Esse Robert Rauschenberg é que sabia da poda...

 

Mas obrigado pelo teu comentário, e tens toda a razão, barato não ficou, valeu pelo menos o muito gozo que me deu prepará-lo.

 

Na não a pressas(mas a perfeição e difícil)

 

Citando a citação do Vasco Matos: ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vou comentar os aspectos funcionais ou a relação qualidade/preço. Mas vou comentar o aspecto...

 

Muito, muito, muito bom!!

Parece uma peça antiga que foi recuperada! Mas está a funcionar e tem utilidade... perfeito!

E fica fantástica aí em cima desse movél! :sign_google:

Eu dava mais 50€ só pelo aspecto que tem.

 

Parabéns!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vou comentar os aspectos funcionais ou a relação qualidade/preço. Mas vou comentar o aspecto...

 

Muito, muito, muito bom!!

Parece uma peça antiga que foi recuperada! Mas está a funcionar e tem utilidade... perfeito!

E fica fantástica aí em cima desse movél! ;)

Eu dava mais 50€ só pelo aspecto que tem.

 

Parabéns!

 

Muito obrigado pelo comentário.

 

É como dizes, está uma peça bastante bonita.

Não esquecendo a funcionalidade, tentei fazer algo 'apresentável'.

 

apenas... clap clap clap. Pela paciência e pelo partilhar.

AP

 

Muito obrigado pelo comentário.

 

Partilho as fotos para que se tenha a noção que, querendo, conseguem-se fazer peças que além de úteis podem ser belas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

ola

excelente trabalho este

muito bom mesmo

mas so ao alcance de quem tem conhecimentos a nivel de electronica e tb alguma quimica

 

ja fiz um sistema de co2 com o acido muriatico dissolvido com uma parte de agua pra ficar mais fraquito e com bicarbonato de sodio

o bom deste sistema é que podemos controlar o quanto quiser mos a entrada de co2 no aqua

a parte negativa é que o acido é um acido lol, nada preocupante pois quando libertado ou algo corre mal nesta soluçao o resultado final é agua salgada

a minha dificuldade sempre se prendeu em manter as garrafas de plastico bem seladas pra nao haver fugas , o que ao fim de alguns dias dava errado e la vinha agua salgada pelos ares , dai a desistir

onde é possivel encontrar estas garrafas de vidro ou similares? digo estas pois parece que ja vem com tampa propria

as de azeite serao recomendaveis??

 

parabens de novo ao autor do topico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais