Pine Hills


barman_dani

Recommended Posts

Aqua: Pine Hills

 

Data de montagem: 15/04/09

 

99,5 x 48 x 60 285 Litros brutos +/- 250 litros reais

 

Filtro JBL cristalprofi 500

Resistência externa Hydor 300w

Resistência de substrato 100w

Iluminação 4 x 50w PLL (DIY)

UV Jebo 24w

CO2 botija de 10kg com reactor externo

 

Flora:

Blixia Japónica

Hemianthus micranthemoides

ludwigia repens

sagittaria subulata

cryptocoryne brown

cryptocoryne green

Ceratophyllum demersum 'Foxtail'

bacopa monieri

Fetos de Java

Musgo de Java

Proserpinaca palustris 'cuba'

Vallisneria

Cladophora aegagrophila

Echinodorus tenellus

Echinodorus quadricostatus

Egeria densa

Pogostemon Stellata

Rotala wallichii

Limnophila aromatica

 

Fauna: actual

5 Rasboras arlequim

4 Peixe - Vidro (Kryptopterus bicirrhis)

5 neon chinês

7 neons verdadeiros

1 Ramirezi

Red cherrys

2 Atyopsis Moluccensis - camarões filtradores

2 SAE comedores de algas siameses

3 Neritina natalensis

3 Vittina semiconica

2 Pigeon Blood

2 Red Scrabllet

3 Botias palhaço

 

 

Fotos

gallery_21830_1384_256377.jpg

gallery_21830_1384_271456.jpg

 

Venham lá esses comentários.... :bs_quesexclaim:

 

P.S. O filtro já tem um mês de ciclo noutro aqua por isso é que foi possivel adicionar a fauna :music_singguitar: realizei todos os testes e estava tudo ok....

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola o teu aqua esta muito lindo eu punha ai uns discos e uns neos e não mexia mais abraço

Leio a Playboy pela mesma razão que leio a Nat. Geographic

Gosto de ver fotos de lugares que sei que nunca irei visitar.

Victor Soares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem bom esse aqua!

simples e agradavel! e alem disso tem uma boa altura.

 

caso optes por discus nao ponhas muitos, (pessoalmente uns escalares eram melhores)

Cumps, RenatoCabrita

Vejam o meu feedback http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=117707

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Gostei bastante do aqua..

Parabens, tou a ver que no meu ainda falta muita coisa.. :|

 

Se optares por escalares, acho que vai ficar muito bem..

Editado por wesley_boy

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desde já obrigado a todos por todos os comentários!

 

Quanto à fauna vou mesmo optar somente por 4 discos para fazer a festa....

 

João a botija é de capaciade de 10KG de CO2 vazia pesa 27,50 Kg, é das da super bock mas da grandes, bem digamos que é CO2 para cerca de 3 anos....

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desde já obrigado a todos por todos os comentários!

 

Quanto à fauna vou mesmo optar somente por 4 discos para fazer a festa....

 

João a botija é de capaciade de 10KG de CO2 vazia pesa 27,50 Kg, é das da super bock mas da grandes, bem digamos que é CO2 para cerca de 3 anos....

 

Tou a ver que sim ahah xD

Pena não seres meu vizinho se não punhas um tubo para aqui também ahah xD

 

Abraço eheh ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Realizei todos os testes e obtive os seguintes resultados:

 

Ph - 6,5

Gh - 10mg/l

Kh - 3mg/l

NH4/NH4 - 0mg/l

NO2 - 0mg/l

NO3 - 25mg/l

PO4 - 0,25mg/l

Fe - 0mg/l

CU - 0mg/l

CO2 28ppm calculado atravês da relação de Ph e Kh

 

Vou aumentar o ferro para concentrações entre 0,2 e 0,5 ppm o PO4 também deveria subir para valores de 1 a 3ppm, mas a questão é que a montagem tem somente 4 dias e pelo que li não deveria começar a fertilizar antes de completar duas semanas....

 

Outra questão é se fertilizar que valor de Potássio é que devo adicionar?

 

Isto tudo porque já começo a detectar que algumas Echinodorus ja começam a sofrer o processo de melt ou a dessaparecer a folhas a criarem buracos e a ficarem transparentes, será pelo transplante ou falta de nutrientes?

 

gallery_21830_1384_796083.jpg

gallery_21830_1384_837005.jpg

 

O meu substrato é constituido por 2,5 kg de Fertiplant+, 15 a 20 litros de subtsrato fertil da prodac já usado numa montagem anterior e 15 litros de akadama pro

 

Na iluminação 100w ligam das 14:00 as 22:00 e os outros 100 w das 16: as 00:00.

 

Cumprimentos

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Aqui vai umas fotos de alguns dos habitantes

 

gallery_21830_1384_726777.jpg

gallery_21830_1384_722581.jpg

 

Alguns dos promenores pensados para servirem de casa para os botias palhaço e para os ramirezis tenho 6 tocas espalhadas pelo aqua..... :puppydogeyes:

 

gallery_21830_1384_1194944.jpg

gallery_21830_1384_528984.jpg

 

Por fim a panorâmica

 

gallery_21830_1384_87223.jpg

 

Espero que gostem ;)

 

Desculpem a qualidade das fotos mas é o que se consegue arranjar :chores007:

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tá muito porreiro o aqua, gosto muito das pedras...

 

essas pedras já tinham essa formação quando as apanhas-te?

 

em relação as plantas acho que com as condições que tens podias ter feito outras escolhas....mas isso vai dos gostos.

 

tem muito pra mostrar ainda... ;)

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito fixe,precisa de mais uns habitantes,e de umas valisnérias ao fundo.

Aqule abraço,Bruno :bs_quesexclaim:

 

Obrigado Bruno quanto as valisnérias elas estão lá no canto direito são é ainda pequenas....

 

essas pedras já tinham essa formação quando as apanhas-te?

 

em relação as plantas acho que com as condições que tens podias ter feito outras escolhas....mas isso vai dos gostos.

 

As pedras comprei-as no Picanço, já as comprei aos anos mas se não me engano venderam-me como "dente de sabre" pelo efeito que faz dentro de agua em que os veios da predra sobressaem...

 

Quanto as plantas ainda faltam introduzir uma ou duas especies como a Pogostemon Stellata, vou meter mais pés de blixia no canto esquerdo e ainda tem plantas que devido ao seu tamanho não se veem nas fotos como a Proserpinaca palustris 'cuba' que quando crescer dá outro efeito ao aqua, bem como a semente de lotus atrás do tronco claro caso esta decida germinar....

 

Mas venham lá essas sugestões estou sempre disposto hà mudança...

 

Cumprimentos

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito interessante ... Este teu projecto.

Sim Senhor.... Muitos parabéns.

Em relação à colocação da areia branca.... Sem duvida... uma mais valia para tornar o aquário com um aspecto mais “clarinho” …. Mas já sabes … vais ter um trabalho extra na manutenção e limpeza dessa areia.

Em relação à altura do aquário …. Os 60 cm …. Excelente para os futuros discos …. Mas atenção que te vai criar uns problemas adicionais na manutenção de algumas plantas.

Apesar …. Da maior parte …. Serem de manutenção reduzida ou fácil …. Vejo …. Por ex… umas Palustris Cuba …. Sem dúvida a planta mais exigente que tens ai no aquário …. E com essa altura de coluna de agua …. Vai ser difícil aguentar essa planta (alem de ser uma planta que necessita de uma fertilização “abundante”)

Por isso … devido à altura do aquário e porque vai por discos …. Tens de escolher muito bem as futuras plantas que vais meter aí.

Em relação à fertilização ….. acho que neste primeiros dias …. O mais importante é ir observando o desenvolvimento das plantas …. E depois …. Então e quando começares a ver algumas carências …. Começar a fertilizar.

Vai actualizando.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Canito

 

Obrigado pelos teus comentários, em relação a areia branca já começo a notar uns tons mais amarelados aqui e ali mas nada de preocupante nada que uma pequena limpeza não resolva....

 

Quanto a altura esta pode ser enganadora pois tem de se ter em conta que com o substrato na parte do fundo tem quase 15cm de altura e com os centimetros que se tira devido as tampas a altura na parte do fundo não fica com nais de 50cm aliado aos 200w de luz, substrato fertil mais substrato semi-fertil e com a fertilização liquida acho que tenho as condições reunidas para ter sucesso com as plantas mais dificeis....

 

Em relação à fertilização tenho feito os teste e apesar do NO3 se manter constante nos 25ppm o PO4 tem se revelado sempre baixo na ordem dos 0.25ppm, por forma a evitar o boom de algas e devido ao "melt" de algumas plantas (que na minha opinião deverá dever-se ao transplante entre aquas) decidi começar a fertilizar moderadamente, ou seja de dois em dois dias verifico os valores e acrescento 2ml de PO4 para fazer subir para mais ou menos 1ppm e 4ml de KCL, em dias não, alterno entre micros e ferro, todos da HA... a ter ver ainda não tive algas nem indicios destas, vamos lá ser ve continua assim, a montagem já tem 7 dias.... somente os fungos normais do tronco que já estão a desaparecer.... Nas plantas já se notam o desenvolvimento nomeadamente a "foxtail" mas esta até no escuro cresce, já a tive de cortar a meio porque atingiu o topo da coluna de agua e alguns runners e folhas novas já começam a surgir à força toda....

 

Vou ver ser logo a noite coloco mais umas fotos....

 

Cumprimentos e obrigado a todos!

Dani

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Não era para colocar nenhuma foto mas se o que é bonito é para se ver o que é feio também tem de ser mostrado...

 

Pois é, após duas semanas as primeiras algas começaram a surgir nada de alarmante um pontinho verde aqui outro ali mas quase que passavam despercebidas, fazia os testes verificava que tinha sempre os nitratos altos e os fosfatos baixos, logo fertilização dia sim dia não de fosfatos e potassio....

 

Até que um dia tive uma inversão e quase de um dia para o outro houve um boom de alga que nem vos conto, foi como se andassem com um spray verde a pintar os vidros e as plantas, ou seja inverteu-se os valores, os nitratos estavam a zero e o fosforo com valor superior a 2ppm, fiz uma valente TPA para fazer o reset e agora é indo acompanhando a evolução...

 

Entretanto fui adquirir a brigada de limpeza 2 SAE e 3 Neritina natalensis e 1 Vittina semiconica que já vão dando conta do recado mas ainda falta algum tempo a ter o aqua livre de algas......

 

Mas o que interessa são as fotos aqui vai.

gallery_21830_1384_995585.jpg

gallery_21830_1384_167994.jpg

 

Como se pode verificar fiz uma pequena alteração retirei a foxtail e coloquei a Pogostenon Estellata uma planta muito dificil mas que tenho de tentar conseguir ver se esta se desenvolve no meu aqua...

 

Tenho igualmente um questão aos mais atentos e experts, comprei um casal de ramizeris mas infelizmente um acabou por morrer de causas desconhecidas, agora necessito de identificar se é macho ou femea para poder adquirir um par certo para o meu habitante.... com a ajuda do Grande André Silvestre já está identificado como macho....

 

gallery_21830_1384_230639.jpg

 

Espero que gostem....

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas.

 

Gosto muito do teu aqua,está muito bonito e muito bem decorado.

 

Parabens pela montagem.

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desde já quero agradecer a todos que visualizaram este topico e a todas as palavras de apreço aqui deixadas a todos o meu obrigado....

 

Agora coisas mais serias, a demanda contra as algas continua, apesar que nos ultimos tempos estas tem estado a diminuir a olhos vistos, mais ainda falta muito mais....

 

A fertilização sagrada o co2 em abundacia e a luz com fartura, esta a revelar-se um bom alidado para o bom desenvolvimento das plantas, acrescentei mais duas especies de plantas ditas dificeis a Rotala wallichii e Limnophila aromatica uma em cada canto do aqua vamos la ver o que dá....

 

Peço por favor que perdoem a qualidade das seguintes fotos os vidros não foram limpos e a qualidade do fotografo deixa muito a desejar, mas como a malta gosta é de fotos aqui vai....

 

Os meus novos inclinos 2 Pigeon Blood e 2 red scribllet

 

gallery_21830_1384_1009372.jpg

 

O peerling da riccia que se desenvolveu no aqua, eram somente uns pequeninos vestigios que vinham no meio do musgo mas agora dominam por completo....

 

gallery_21830_1384_30321.jpg

 

E por fim a panoramica

 

gallery_21830_1384_714118.jpg

 

Espero que gostem e venham lá esses comentários.....

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...
Boas

 

Desde já quero agradecer a todos que visualizaram este topico e a todas as palavras de apreço aqui deixadas a todos o meu obrigado....

 

Agora coisas mais serias, a demanda contra as algas continua, apesar que nos ultimos tempos estas tem estado a diminuir a olhos vistos, mais ainda falta muito mais....

 

A fertilização sagrada o co2 em abundacia e a luz com fartura, esta a revelar-se um bom alidado para o bom desenvolvimento das plantas, acrescentei mais duas especies de plantas ditas dificeis a Rotala wallichii e Limnophila aromatica uma em cada canto do aqua vamos la ver o que dá....

 

Peço por favor que perdoem a qualidade das seguintes fotos os vidros não foram limpos e a qualidade do fotografo deixa muito a desejar, mas como a malta gosta é de fotos aqui vai....

 

Os meus novos inclinos 2 Pigeon Blood e 2 red scribllet

 

gallery_21830_1384_1009372.jpg

 

O peerling da riccia que se desenvolveu no aqua, eram somente uns pequeninos vestigios que vinham no meio do musgo mas agora dominam por completo....

 

gallery_21830_1384_30321.jpg

 

E por fim a panoramica

 

gallery_21830_1384_714118.jpg

 

Espero que gostem e venham lá esses comentários.....

Boas,então é assim------um aquário fantástico,uma equipa belissima és a nossa fé abraço.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas

 

Pois é já a bastante tempo que não faço um update a este topico, e na verdade é porque este aqua passou uma fase muito negra de algas filamentosas tipo spargueti que por muito produtos, tecnicas e trinta por uma linha não me cosegui livrar, até que tirei tudo (aproveitando que mudei de casa) e remontei o aquario todo, a ver se nos proximos dias coloco umas fotos novas....

 

A todos que comentaram o meu obrigado e fiquem ligados para novos episodios neste pequeno mundo aquatico....

 

Cumps

Dani

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

na minha opinião acho que tens luz a mais, 200W para 250L acho muito, e isso deve ajudar as algas a crescerem, aposto que vais ter bastantes opiniões em contrário mas... é o que eu acho.

 

Tenho um aquário com 140L e tem 45cm de altura e tenho só cerca de 70W de luz, neste aquário tenho algumas plantas exigentes em termos de luz tal como Rotala wallichii, glossoestigma e Pogostenon Estellata e estão todas a desenvolverem-se bem, acho que 150W devia ser suficiente, as plantas se calhar iam-se desenvolver mais devagar mas por outro lado ias ter menos algas, menos podas, uma manutenção mais fácil.

 

O teu ramirezi é macho (tal como o André disse e muito bem), basta veres a barriga, há muitas teorias mas na minha opinião a forma correcta de é ver pela cor da barriga, completamente amarela = macho, barriga com cor rosada = fêmea, pode também ter um pouco de amarelo, mas se tiver uma parte rosada é fêmea, eu aprendi assim e sempre fiz assim e nunca me enganei até agora.

 

Abraço, Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pois é já a bastante tempo que não faço um update a este topico, e na verdade é porque este aqua passou uma fase muito negra de algas filamentosas tipo spargueti que por muito produtos, tecnicas e trinta por uma linha não me cosegui livrar, até que tirei tudo (aproveitando que mudei de casa) e remontei o aquario todo, a ver se nos proximos dias coloco umas fotos novas....

 

A todos que comentaram o meu obrigado e fiquem ligados para novos episodios neste pequeno mundo aquatico....

 

Cumps

Dani

 

Viva

 

A meu ver, terás de considerar a fertilização de Micros e Macros de forma a não teres nenhuma carência nutritiva para as plantas. Ora, tendo elas falta de alguma peça do puzzle grande parte dessa "energia" começa a não ser aproveitada e conduzida para outros lados - Algas em monte, proporcionalmente relacionada com a intensidade luminosa que possuis. Posso estar errado, mas de momento é a minha interpretação do teu caso.

 

gallery_21830_1384_30321.jpg

Isto são Neons Chineses? Se forem , estás com um destes problemas:

 

Ou sobrealimentação ( que pode estar a ajudar na surgimento de algas)

 

Ou Parasitas Internos ( Cuidado com os Discus, se for este o caso, Recomendo Flagyl em qq farmacia )

 

Cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.