Mudança de aquario e...colónia de bactérias...


Recommended Posts

Boas,

 

Depois de bem sucedido com o meu aqua de 120l, decidi mudar para um maior: 264l brutos (120x40x55)

Tenho tudo montado, mas agora surgiram-me algumas duvidas.

 

No filtro novo coloquei metade das cerâmicas do antigo (antigo eheim ecco 2234, novo eheim pro 2028), juntamente com as esponjas, ceramicas eheim (bolinhas) e la filtrante.

No enchimento do novo, usei também 20l de agua de uma TPA que fiz do antigo. Na agua nova juntei acondicionador, para neutralizar o cloro e metais pesados.

A minha dúvida foi, depois de colocar o filtro a funcionar no aqua novo e tudo mais...a temp da água estava nos 18º.

Será que esta diferença de temperatura me matou a colónia de bactérias? Ao fim de menos de 48h a temp estava estabilizada.

 

Alguém que tenho este conhecimento sff...para saber se posso contar com as bactérias ou nem por isso...

 

Cumps!

Editado por JaCk7

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens problemas. Fiz o mesmo há 3 dias atrás, passando um filtro que estava a ciclar num aqua de 60 litros para um de 200. A temperatura inicial no aqua de 200 litros esteve por volta dos 18ºC tb, subindo lentamente, e não tive nenhum sinal de perda da colónia.

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens problemas. Fiz o mesmo há 3 dias atrás, passando um filtro que estava a ciclar num aqua de 60 litros para um de 200. A temperatura inicial no aqua de 200 litros esteve por volta dos 18ºC tb, subindo lentamente, e não tive nenhum sinal de perda da colónia.

 

Humm...como sabes que nao tiveste perda?

Já tens peixes la dentro?

Será que posso começar a introduzir, lentamente a fauna?

O meu foi montado na segunda, ou seja tem 3 dias.

 

Cumps

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, se te estou a dizer que não tens problemas, estás à-vontade para confiar.

 

Agora, se quiseres ir comprar os testes para confirmar por ti, estás ++++ à-vontade ainda.

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, se te estou a dizer que não tens problemas, estás à-vontade para confiar.

 

Agora, se quiseres para ir comprar os testes para confirmar por ti, estás ++++ à-vontade ainda.

 

Humm ok.

Bom existe diferença da minha situação para a tua, eu nao coloquei o mesmo filtro num e noutro aqua.

Estava a ponderar a compra de um daqueles produtos de colonia de bacterias, antes de começar a colocar os peixes no novo aqua, mas estas a dar-me confiança para nao o fazer e começar, lentamente a introduzir a fauna.

 

Introduziste toda a fauna de uma vez? ou espaçadamente? Com que intervalo?

 

Cumps

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Detalhadamente, o filtro que usei esteve semana e meia a ciclar no aqua pequeno. Inicialmente usei algumas das massas que já tinha num outro filtro de cascata, esse sim mais que ciclado.

 

Depois dessa semana e meia foi pegar no filtro e pô-lo em funcionamento no aqua maior. Passadas 24 horas sensivelmente, introduzi os primeiros e únicos peixes, sem problemas.

 

Como mudaste as massas de um filtro para o outro, podes sempre esperar mais um ou dois dias para a colónia se recompor, mas se tiveres a certeza que não deixaste o filtro já com as massas muito tempo sem trabalhar, podes ter a certeza que a colónia não sofreu grande abalo, logo estando estável.

 

Vai fazendo alguns testes para teres a certeza de que não ocorreram desiquilíbrios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Detalhadamente, o filtro que usei esteve semana e meia a ciclar no aqua pequeno. Inicialmente usei algumas das massas que já tinha num outro filtro de cascata, esse sim mais que ciclado.

 

Depois dessa semana e meia foi pegar no filtro e pô-lo em funcionamento no aqua maior. Passadas 24 horas sensivelmente, introduzi os primeiros e únicos peixes, sem problemas.

 

Como mudaste as massas de um filtro para o outro, podes sempre esperar mais um ou dois dias para a colónia se recompor, mas se tiveres a certeza que não deixaste o filtro já com as massas muito tempo sem trabalhar, podes ter a certeza que a colónia não sofreu grande abalo, logo estando estável.

 

Vai fazendo alguns testes para teres a certeza de que não ocorreram desiquilíbrios.

 

Ok, thanks!

Nesse aspecto estou 100% seguro. O filtro ciclado esteve parado prai 10minutos, foi tirar de 1 por no outro e colocar em funcionamento! :D

Assim sendo temos colónia! :D

 

Obrigado pela ajuda!

 

Cumps

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Só para deixar o relato, para esclarecimento de futuras dúvidas:

Fiz como descrito aqui no tópico e não tive quaisquer problemas. As baterias aguentaram-se bem, mesmo com a agua frio e já tenho o aqua com a fauna toda sem qualquer pico de amónia. Tenho feito o teste regularmente para controlar e até agora nada.

 

Cumps

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.