Filtros de Ar


Recommended Posts

Ando a tentar montar uma nova fishroom para reprodução e vou optar por utilizar filtros de Esponja/Ar para a filtragem, no entanto como os preços dos filtros de esponjas (sem bomba de ar) parecem me demasiado elevados para os preços que já vi pelo menos na Aquaristik, comecei a testar fazer um teste. Assim tinha cá duas esponjas um tubo em acrílico e comprei umas ventosas e um tubo de ar.

 

 

Até me parece estar a funcionar pelo menos pela teoria... o ar entra n tubo e sobe, trazendo a água que sai por cima... Correcto? Mas normalmente costumo ver que tb saem bolhas pela esponjas, mas pela teoria parece-me não ser indespensável... estou correcto?

 

Com este tipo de filtros qual deverá ser a relação Litros/Hora que devemos utilizar? Alguém já usou as Bombas AquaMedic Mistral?

 

Aqui ficam umas fotos do primeiro de 2 que estou a preparar (faltaram esponjas, pois tive que usar uma esponja em cima porque a agua saltava para todo o lado:) e assim sempre filtra as impurezas.

esponja.jpg

assinatura-forum_II.jpg


Moderador | Membro #:9

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Anda a circular um artigo bom sobre filtros de esponja.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=120940

 

Quanto às bombas Aquamedic mistral tenho 2 e fiquei fã.São excelentes em todos os aspectos.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

agora na pascoa apareceu-me aqui em casa um ovo Kinder dos GRANDES, e não é que tinha brinquedo...

 

Não foi bem o brinde, porque esses já não têm piada nenhuma... foi mais o ovo em si!! :arrow:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':arrow:' />

 

vi agora este post e lembrei-me de enviar as fotos para dar mais um ideia...

 

Imagem020-1.jpg

 

Imagem022-1.jpg

Imagem024.jpg

Imagem027.jpg

 

Tem na parte de baixo uma pedra e areao vulcanico, na de cima, lã e duas biobolas

o ar entra na ovo por uma pedra difusora

 

não é muito estetico nem bonito mas é funcional e economico!!!

 

1abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente essa do kinder não conhecia....

 

As minhas maiores questões prendem-se com o perceber mais sobre estes filtros:

 

A criação de bactérias nas esponjas é suficiente para ciclar a agua?

 

-Que volume de Ar deve passar por Litro de Aquario ( perguntei a criadores de peixes nacionais e consegui obter um racio de x2 volume de agua.

 

-A utilização de um tubo que venha até à superfície aumenta a oxigenação da água o que em aquarios para criação deverá ser positivo...

 

- Esponja demasiado densas serão melhor para a criação de bactérias?

 

- em muitos filtros de esponjas vejo as bolhas a sair tb pela esponja no meu só sai pelo tudo....

 

Como me foi dito por uma pessoa do fórum estes filtros tem uma grande vantagem para quem quer reproduzir peixes, pois o consumo é muiro menor. Tb me foi dito que os TPA são menos intervalados, mas tb têm a vantagem de não chupar alvins.

 

Vou continuar com a minha experiencia vou ver se amanha arranjo mais esponjas e monto o segundo filtro para outro aquario. Vou testar estes 2 aquarios - 1 com camaroes e outro com peixes.....

 

Vamos ver o que vai dar.

assinatura-forum_II.jpg


Moderador | Membro #:9

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-A utilização de um tubo que venha até à superfície aumenta a oxigenação da água o que em aquarios para criação deverá ser positivo...

 

Sim quanto maior o tubo mais tempo as bolhas estão dentro dele a ganhar velocidade, consequentemente mais água passa no filtro...

 

- Esponja demasiado densas serão melhor para a criação de bactérias?

 

densa mas não muito, porque se for muito apertado a esponja fica com muito sedimento e não deixa ventilar a colonia de bacterias..... digo eu :D

- em muitos filtros de esponjas vejo as bolhas a sair tb pela esponja no meu só sai pelo tudo.

acho que isso é um erro visto que esta a perder corrente de agua dentro do tudo e a mandar o lixo para fora da esponja

Como me foi dito por uma pessoa do fórum estes filtros tem uma grande vantagem para quem quer reproduzir peixes, pois o consumo é muiro menor. Tb me foi dito que os TPA são menos intervalados, mas tb têm a vantagem de não chupar alvins.

Nem mais!!!

 

cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No que montei e hoje vou buscar esponja para mais um, o ar sobe e não sai pela esponja, mas acho que tenho que abrir mais buracos nas paredes inferiores do tubo para entrar mais água.

 

O tubo é alto e até tive que dobrar a parte superior e colocar uma esponja senão aquilo parecia a fonte do cargaleiro no cimo do parque Eduardo VII em LX:)

 

Vou ver como correm estes dois aquarios, são apenas testes com 2 cubos de 30L um com umas pomaceas e camaroes e outro onde vou por um casal de brevis. Vou tentar medir os níves de amónia, nitritos e nitratos para ver se o ciclo está andar bem.

assinatura-forum_II.jpg


Moderador | Membro #:9

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.