Sable Mountain


shadowin

Recommended Posts

Boas,

Deixo aqui uma vista do meu 1º aqua, que apesar não ter tido tempo para uma maturação de ideias :idea2:, foi o que se pode arranjar em poucas horas...

 

Montagem | 04/04/2009

Dimensões | 59x31x36

Capacidade | 60L

 

Iluminação | HSD600 3 x 24W (T5)

Filtro | EHEIM 2213 (440 L/H)

Termóstato | 150W a funcionar a 27º

CO2 | Pressurizado (botija de 2 Kg)

 

Substrato | Tropica Aquacare + ADA Aquasoil africana + Akadama

Hardscape | Xisto da Lousã

 

Flora:

Cladophora

Cyperus helferi

Hemianthus micranthemoides

Heteranthera zosterifolia

Hygrophila polysperma 'Rosanervig'

Ludwigia glandulosa

Vallisneria spiralis

 

Fauna:

Poecilia reticulata

Xiphophorus maculatus

Corydoras sterbai

Botia lohachata

3 outsider’s (1 Néon Chinês + 2 Falso Neon)

 

* Fauna e Flora e uma boa dose de paciência para me aturar, made in 60KaoS by Pescas :P

 

Fotos:

001npl.jpg

 

002kra.jpg

 

003mhv.jpg

 

004rcp.jpg

 

005efk.jpg

 

 

Podem comentar á vontade... é assim que se aprende sempre mais alguma coisa...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Gosto muito da disposição e da cor das pedras.

Quanto à escolha da flora já não a considero muito acertada, não gosto de ver a planta que tens no lado esquerdo do aquário, acho que ficaria melhor junto ao vidro traseiro.

Umas anúbias nana ficavam maravilhosamente nessa montagem…

Quero ver a evolução, não te esqueças de ir actualizando o tópico.

Cumps

Marta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umdos defeitos de trabalhar com xistos acaba por ser a falta de volume dos mesmos. Ao dispores as pedras umas atras das outras conseguiste colmatar essa falha. Pessoalmente não gosto muito dessa árvore (deixa maturar pode ser que mude de ideias) e acho que deverias colocar tambémmais xistos por tras da pedra da direita. Como flora eu optava se calhar por um tapetezito. Se gostas da árvore coloca mais, espalhadas pelo aquário. De resto acheimuito original.

 

Abraço

Luís Guerreiro

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficou excelente a montagem/disposição das pedras! Só mudava as plantas mais altas para a traseira e as outras nas laterais um pouco mais a frente do conjunto de pedras grandes e trabalhava mais a ideia que parece ser uma paisagem de montanha/árvore com um tapete.

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais bem vindo ao forum e a este maravilhoso vicio (saudável :idea2: ). Parabéns pela montagem, concordo com a Marta no que diz respeito a escolha de espécies e localização da planta que tens do lado esquerdo, mas é deixar crescer e ver no que dá, onde tens colocado o Co2, é o tubo azul do lado direito? Se sim, tens muito alto e deves colocar um difusor, se é o tubo que esta do lado esquerdo deves colocar do lado oposto a entrada de agua filtrada, mais uma coisa não colocas-te cedo de mais a fauna? Atenção as algas...

 

 

Cump. e boa sorte

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

“Quanto à escolha da flora já não a considero muito acertada, não gosto de ver a planta que tens no lado esquerdo do aquário, acho que ficaria melhor junto ao vidro traseiro.”

È verdade e a ideia inicial era essa, só que deparei-me com um pormenor de “corrente”. Como limpei toda a tubagem estou com um caudal que “deita” tudo o que é planta.

Estou á procura de uma ou duas espécies de maior porte para colocar no lado direito e passar a Vallisneria mais para trás.

 

“Umas anúbias nana ficavam maravilhosamente nessa montagem…”

Estão na lista… :)

“Pessoalmente não gosto muito dessa árvore (deixa maturar pode ser que mude de ideias)”

Não sei se vou mudar… mas este layout é dinâmico.

 

“Como flora eu optava se calhar por um tapetezito”

Já lá teve um de HC, mas as cory’s não o deixavam sossegado ( e todos os dias tar a plantar é doseeeee..), então optei por retirá-lo ontem e estou a tentar pegar o tapete como o Tom Barr tem ai num tópico. Se pegar bem eu volto a colocá-lo.

 

"Só mudava as plantas mais altas para a traseira e as outras nas laterais um pouco mais a frente do conjunto de pedras grandes e trabalhava mais a ideia que parece ser uma paisagem de montanha/árvore com um tapete."

As plantas mais altas já estão atrás, até porque não tinha muitas de pequeno porte. É um assunto que estou a tratar/procurar...

Quanto a paisagem de certeza que vai sofrer algumas alterações, mas a ideia é essa...

 

“onde tens colocado o Co2, é o tubo azul do lado direito?”

Tá do lado esquerdo, do lado direito é o termómetro. Vou tentar colocar o CO2 do outro lado então.

“mais uma coisa não colocas-te cedo de mais a fauna? Atenção as algas...“

A base deste aqua é o 60KaoS by Pescas, tanto fauna como flora. Como tal não dava para fazer mudanças radicais, embora ninguém pense que eram os mesmos peixes e as mesmas plantas, alem de que a fauna já estava dentro de um balde á 48h e começava a mostrar sinais de stress. Preferi sacrificar o layout ás espécies.

Algas até agora uma ou duas filamentosas... mas estou atento.

 

Obrigado pelos coments...

Editado por shadowin
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos.

Como conheço o aqua ao vivo e a cores estou em vantagem.. eheheh... o layout criado está muito giro, melhor ao vivo que em fotos, pois o efeito tridimensional está espectacular!

Penso que a pergunta do petty em relação a ter sido cedo de mais a colocação da fauna, era sobre a ciclagem da água, mas é apenas para acrescentar que grande parte da água já estava ciclada e o filtro também já carregado de bactérias.

Penso que a colocação do CO2 está melhor ali, pois além da dissolução do próprio difusor, ainda é "espalhado" pela flauta do filtro havendo um melhor rendimento do CO2, ou estarei enganado?

 

Os arranjos das fotos estão altamente, quando for actualizar o meu Lyra v.2 já sei o que tenho a fazer em 1ºlugar :rolleyes:

 

Continua a actualizar isso que já se notam diferenças nas plantas, e a gente quer ver a evolução! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os arranjos das fotos estão altamente, quando for actualizar o meu Lyra v.2 já sei o que tenho a fazer em 1ºlugar ;)

hummm....

serviços de design contratam-se....

pagamento em géneros de Flora e Fauna aquática... :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

bem esse layout está mesmo muito fixe parabens, mas como já te disseram, um tapetezinho aí não ficava nada mal. já que já estás a tratar disso, depois actualiza para ver como tá a ficar a evolução do tapete de hc.

de resto, em relação as filamentosas tenta aumentar o no3 ou reduzir o po4 e assim não dás hipotese as filamentosas.

 

bem de resto tá 5****

 

abraço e continuação

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

gosto bastante da desposiçao do layout , no entanto acho que a flora deveria de ter sido escolhida em proporçao do mesmo,

ou seja uma vez que tem o efeito de montanha e uma arvore, as plantas deveriam de ser mais baixas e rasteiras para obter esse efeito pretendido :P

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

gosto bastante da desposiçao do layout , no entanto acho que a flora deveria de ter sido escolhida em proporçao do mesmo,

ou seja uma vez que tem o efeito de montanha e uma arvore, as plantas deveriam de ser mais baixas e rasteiras para obter esse efeito pretendido ;)

abraços.

 

Boas

este aqua ia ser desmontado e eu aproveitei o facto de já estar com flora e fauna e reinventei o layout com o que havia. ;)

mas com certeza que vai sofrer alterações e já andam á "pesca" de umas novas plantas...

mais tarde eu coloca ai a lista do que procuro, pode ser que alguem tenha por ai umas podas a mais... ;)

 

 

mudando de assunto...

Alguém tem ai em casa uma "árvore" que dá botias yoyô (Botia lohachata)????

pois é... eu tenho!!!! ;)

 

006qkv.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, tá fixe o teu aqua.

 

Pessoalmente gosto bastante de xistos, também tenho no meu aqua, mas não é fácil encontrar no Algarve.

 

Que planta é essa que tens agarrada à tua árvore?

 

 

LOL, essa resposta eu sei...eheheh... é Cladophora aegragophila, vulgarmente conhecida por Bola Chinesa!! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, tá fixe o teu aqua.

 

Pessoalmente gosto bastante de xistos, também tenho no meu aqua, mas não é fácil encontrar no Algarve.

 

Que planta é essa que tens agarrada à tua árvore?

 

 

boas

eu fui buscar o xisto a uma loja de construções.

ele é assim "lascado" porque a utilização que lhe dão é para "decorar" os muros.

experimenta por ai, pode ser que tenhas sorte... aki's, Leroi's...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

onde se arrnja esses troncos pequenos pa fazer árvores?

é que teem mesmo o formato

 

era um bonsai "falecido".

mas se procurares numa mata com diferentes árvores, deves de encontrar alguma coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes também em vez de procurares para cima, procura para baixo. Arrancas uma árvore pequena, e depois é só a virares, a raiz da planta será os troncos da "árvore".

 

Entendes?

 

Cumprimentos

Octávio Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Pescas, por acaso até pensei nisso, mas como nunca tive nenhuma, não sabia se podiamos "desfaze-la" daquela maneira...

 

 

 

Shadwin, vou tentar no Aki.... existe um mesmo ao pé da minha casa, obrigado! :unsure:

Editado por Checkyface
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Pescas, por acaso até pensei nisso, mas como nunca tive nenhuma, não sabia se podiamos "desfaze-la" daquela maneira...

 

Boas Checkyface, quando quiseres desfazer uma bola daquelas tens de ter em atençao que não deves cortar, mas sim puxar para os lados até rasgares a bola.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E depois como prendes? Com fio de pesca? Se não ficar preso flutua?

 

Encaixas os pedaços nos pequenos ramos para dar aquele ar de ramagens, mas a bola chinesa vai ao fundo de qualquer maneira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Só hoje reparei neste aqua .... sim senhor ... bem conseguido.

Essas efeito da "montanha" tá bem conseguido .... para mim .... agora era mesmo tentar fazer um tapete de cuba em toda a frente do aqua .... depois por ex .... uns apontamentos de Staurogine sp.

Atrás metia uma grande moita de rotalas sp Green e umas Arcuatas..... e depois umas Blyxas ao redor da montanha.

E em termos de plantas ..... não precisas de muito mais.

..... e desculpa lá ..... não gosto de ver essa arvore ..... mas prontos .... são gostos... e se tu gostas .... é o que interessa.

Vai actualizando.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.