O meu novo projecto


Recommended Posts

Pessoal,

 

boas. Quero montar um novo aqua "grande" para mim, por volta dos 700L . Tenho montes dúvidas e à 1 mês que ando louco, acho que já li os posts todos sobre o tema, só vejo outras experiencias e comentarios de vocês.

 

deixo aqui o meu ideal, e as minhas dúvidas o que gostaria muito que ter os vossos comentarios para poder melhorar o mesmo ou minimizar algum erro de aquisição/instalação.

 

Manutenção de ciclideos americanos pois são os meus preferidos - perciformes ( não pretendo discus )

Aqua 1,70 x 55 x 75 - a ideia é ter o maximo altura possivel e 55 são o ideal em termos do local de instalação

sem tampa

iluminação suspensa T5 x4-80W - calha 1,50m

com sump

bomba de circulação agua - 5000l/h ?

bomba de retorno da sump - potencia ?

termostato Jagger 300W ?

 

quando tiver tudo definido faço um esboço do meu projecto de decoração que ainda não decidi entre varias opções que gostaria de ter

 

tenho algumas duvidas que gostaria que me ajudassem pois desde pequeno que sempre tive aquarios mas o maior teve 1 metro. Agora é que estou completamente viciado e queria evoluir.

Então aqui vão:

 

aonde mandar fazer o aquario para ficar bom e o mais em conta possivel ? - $$$

a iluminacão para ciclideos americanos está indicada ? já me disseram que 4x80w é muito..

que temperaturas usar nesta combinação ? Gosto muito do tom rosa - grolux penso eu

sump - a fazer em baixo do aquario. mas a coluna seca - lateral ou traseira centrada - não sei qual a melhor ?

acham que preciso de mais algum material para funcionar e que marca/modelo recomendam ?

 

tou em "pulgas" e queria adquiri-lo rapidamente... já não durmo...

 

Aguardo os vossos comentarios

 

Nuno Cunha

__________

Nuno Cunha

 

quem me dera ser um peixe..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal,

 

boas. Quero montar um novo aqua "grande" para mim, por volta dos 700L . Tenho montes dúvidas e à 1 mês que ando louco, acho que já li os posts todos sobre o tema, só vejo outras experiencias e comentarios de vocês.

 

deixo aqui o meu ideal, e as minhas dúvidas o que gostaria muito que ter os vossos comentarios para poder melhorar o mesmo ou minimizar algum erro de aquisição/instalação.

 

Manutenção de ciclideos americanos pois são os meus preferidos - perciformes ( não pretendo discus )

Aqua 1,70 x 55 x 75 - a ideia é ter o maximo altura possivel e 55 são o ideal em termos do local de instalação

sem tampa

iluminação suspensa T5 x4-80W - calha 1,50m

com sump

bomba de circulação agua - 5000l/h ?

bomba de retorno da sump - potencia ?

termostato Jagger 300W ?

 

quando tiver tudo definido faço um esboço do meu projecto de decoração que ainda não decidi entre varias opções que gostaria de ter

 

tenho algumas duvidas que gostaria que me ajudassem pois desde pequeno que sempre tive aquarios mas o maior teve 1 metro. Agora é que estou completamente viciado e queria evoluir.

Então aqui vão:

 

aonde mandar fazer o aquario para ficar bom e o mais em conta possivel ? - $$$

a iluminacão para ciclideos americanos está indicada ? já me disseram que 4x80w é muito..

que temperaturas usar nesta combinação ? Gosto muito do tom rosa - grolux penso eu

sump - a fazer em baixo do aquario. mas a coluna seca - lateral ou traseira centrada - não sei qual a melhor ?

acham que preciso de mais algum material para funcionar e que marca/modelo recomendam ?

 

tou em "pulgas" e queria adquiri-lo rapidamente... já não durmo...

 

Aguardo os vossos comentarios

 

Nuno Cunha

 

 

 

boas Nuno

 

tens ai um grande projecto em mãos

 

5000l/h de circulaçao acho muito , eu apostava mais na filtragem, ja que cicledeos grandes poluem muito a agua, aposta numa sump boa

quanto á bomba de retorno nao te possu ajudar porque nunca usei sump

 

a iluminação depende, queres plantas? se nao queres por plantas não precisa de ser tanta mas não é por ai, e as temperaturas tenta variar o mais possivel

 

o termostacto deve chegar mas no inverno talvez seja pouco

 

a scalare faz uns preços muito em conta é questao de pedires orçamento e a aquavitro nao sei mas ja ouvi dizer bem

 

quando vais comprar o aquario?

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

55 cm de altura?

 

acho muito pouco, fica muito baixo e depois com areao

 

se fosse para mim seria com 70 de altura

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem em relação ao aquario.. fala com a aquavitro... eles têm excelentes preços!

 

A iluminação... bem se for minimamente plantado.. 4x80w será o ideial, se for para plantas tipo anubias... acho que 3x80w chega perfeitamente... pois poucas plantas e muita luz... acaba por resultar em algas por limpar todas as semanas!!

 

Os espectros.. aconselho no caso de 4x80w 1x6500+1x8500(grolux)+1x8000+1x10000k

Se for de 3x80w 1x6500+1x8500(grolux)+1x10000k

 

Em relação à bomba de retorno, no minimo 3500... acho que uma de 5000L/H seria o ideal.

 

Bomba de circulação acho que devias deixar para as ultimas aquisições... pois deve ter em conta muitos aspectos.. em especial no conforto dos peixes... se forem peixes que gostem de águas calmas não precisas de nada muito potente... De qq forma recomendo o uso de bomba de circulação pois aquarios com sumps a circulação na zona mais baixa do aquario é sempre muito fraca... e acaba por originar cianobactérias por falta de circulação.

 

Aquecimento... no minimo 2x300w e no inverno atenção que pode não chegar... Tendo Sump vai existir mais transferençia de calor da água para a o ar, pois é mais uma superficie de coluna de água (sump) que vai efectuar transmissões térmicas!

 

Atenção a uma situação, plantados com sump não conjuga muito bem, pois num aquario com sump o CO2 disponivel na coluna de água é sempre inferior em igual setup mas com o uso de filtros externos de circuito fechado (todo o circuito é selado de forma a não existir contacto com oxigénio).

 

Mas se for para ter somente algumas plantas não existe problema!!

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunes,

 

obrigado pela ajuda. 55 é a largura. a altura são 75 cm...

 

Pois relativamente à iluminação também tenho receio que 4x80w seja muito.. a ideia é ter algumas plantas para decoração não ser efectivamente um plantado. o que eu gosto mesmo é de peixes... mas sei que posso sempre ter apenas 3 a funcionar desligando a outra e com 75cm de altura tenho dúvidas e pensei em optar por cima,

relactivamente às lampadas não será bom ter uma actinia ?

 

Bomba de 5000L/H de retorno. recomendas alguma ?

 

"..recomendo o uso de bomba de circulação pois aquarios com sumps a circulação na zona mais baixa do aquario é sempre muito fraca... e acaba por originar cianobactérias por falta de circulação..." foi o que ouvi por isso estava a pensar por a bomba. sugestões ?

 

Aquecimento ok . acho que vou por então 2x300w

__________

Nuno Cunha

 

quem me dera ser um peixe..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[e relativamente ao aquario IIIUUUPPIII.

 

JÁ ESTÁ ENCOMENDADO. vou fazer na SCALARE que foram espectaculares no atendimento e preços em conta

 

1700 x 55 x 76 = 710L dele...

 

mais a bela da SUMP

 

já estou a ficar nervoso...

__________

Nuno Cunha

 

quem me dera ser um peixe..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem ficas ai com uma piscina , eheh

 

 

faz como o goodlike disse, usa duas bombas mais fracas para criares correntes mais fracas e em direçoes difrentes

 

,as acho que uma ai de 1500L/h bastava

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que isso das duas bombas é boa ideia

 

que marcas/modelo recomendas para as bombas de circulação e retorno da SUMP?

 

e acerca da iluminação e das lampadas actinias ?

__________

Nuno Cunha

 

quem me dera ser um peixe..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto á iluminação ve o site do patrocinador do forum aquaeden, fazem preços muito em conta e teem muita variedade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

recomendaram-me para bomba de retorno um ehein 1260.

 

tenho andado a rabuscar e encontrei uma ehein compactas novas com variação de capacidade de bombagem e são bem mais baratas.

 

alguem me sabe explicar a diferença ?

 

baratas e melhores ? algo me deve estar a escapar.

 

agradeço os vossos comentários

__________

Nuno Cunha

 

quem me dera ser um peixe..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

entao e n ha actualizaçao desse aquario?!!?se n for indiscriçao quanto pagas-te pelo aquario?eu quero agora de 1,50x70x70 e queria saber mais ao menos como anda os preços e ja agora posta ai umas fotos do aquario!!abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.