x-100


nmartinez

Recommended Posts

. Onde comprar? Em Lisboa, Cascais, etc... ou alguém que tenha para vender.

 

Viva,

 

Também gosto bastante das iriatherina werneri, são um peixe bastante bonito e muito activo.

 

Em Lisboa podes comprar-las na Naturline. Foi onde comprei as minhas.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 128
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Para existir uma correcta circulação da agua, sem zonas mortas .... a posição ideal da flauta(ou saida de agua) é numa das laterais e colocar a entrada de agua (não sei o nome daquilo ... lol) do mesmo lado.

Só assim .... consegues similar a corrente de um rio .... e provocar uma correcta circulação da agua .

Uma das principais causas(uma de muitas) ... para termos algas no nosso aquario .... é a falta de circulação.(ou incorrecta .... gerando zonas mortas).

No teu caso especifico .... provavelmete o filtro que usas não deve ter força suficiente para "empurrar" a agua ao longo da superficie.

 

O difusor de co2 deve estar do lado oposto á saida de água do filtro...para haver uma total circulação do co2.

Isto é, se tens a água a entrar no lado direito,colocas sempre difusor do lado esquerdo do aquario.

Se o vais colocar do lado direito ... a corrente vai fazer com que as bolhas subam demasiado rápido.

 

Se reparares com atenção .... basta por ex. olhares para aquarios da ADA e veres onde é que o mestre põe o difusor e veres ainda como é feita a circulação da agua.

A recolha e saida de agua .... estão sempre do mesmo lado .... e o difusor .... está sempre do lado contrário.

 

Bonitas fotos .... :D

Vai actualizando !!!!

 

 

Bom...

Já aprendi algo mais... Com que entao a entrada e saida de agua devem de estar no mesmo lado?

Pensei sempre que tinham que estar em lados opostos :flick_tongue: , pena mesmo que no meu aqua não o consiga.. ou melhor secalhar tenho que fazer algumas alterações..

O meu aquario tambem tem 1 metro, mas tenho a flauta ,no sitio normal..

Tenho que ver se consigo "arranjar " maneira de passar tudo para o mesmo lado..

Mas uma pergunta, assim não ficará algumas areas sem circulação?

O meu filtro é um 2213 ..

 

Obrigado pelas ajudas. ;)

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem ... para terminar este assunto da circulação da agua e do posicionamento do difusor de co2 ..... cada um é livre de fazer como entender .... eu apenas dei a minha opinião. :flick_tongue:

Mas porque uma imagem .... dizem que vale por mil palavras .....

 

flow.jpg

 

Se repararem na imagem .... a entrada de agua está no lado esq. encostado ao canto(acessorio de vidro)... e a saida ... tambem do lado esq.(Lilly pipe de vidro).Existe quem utilize a vulgar flauta ou ainda um "bico de pato".

O difusor .... está do lado contrario .... e se repararem .... quase a meia altura.

Agora .... olhando para o sentido das setas .... e perceptivel o "efeito" pretendido .... :D

Volto a repetir que cada um é livre de montar o seu esquema de circulação da maneira que achar mais eficiente.

Desde já peço desculpa ao autor deste topico .... por tanto "off-topic" acerca deste assunto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Nmartinez as Iriatherinas consegues encontrar na Naturline. Não têm sempre mas se ficares atento às chegadas de peixes através do forúm...

Também tenho um mini cardume de 7 mas comprei-as em Almada o que me parece que seja um bocado longe para ti.

São lindas :P ! extremamente pacíficas para o resto da fauna mas muito activas entre elas por isso o ideal é mesmo ter um cardume para podermos apreciar os bailados que os machos fazem com as barbatanas de volta das fêmeas.

 

O teu aqua está a ficar bem bonito! Parabéns!

 

Cumprimentos

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também gosto bastante das iriatherina werneri, são um peixe bastante bonito e muito activo.

 

Em Lisboa podes comprar-las na Naturline. Foi onde comprei as minhas.

 

Vou ver se as consigo arranjar lá. Obrigado pela dica.

 

Se repararem na imagem .... a entrada de agua está no lado esq. encostado ao canto(acessorio de vidro)... e a saida ... tambem do lado esq.(Lilly pipe de vidro).Existe quem utilize a vulgar flauta ou ainda um "bico de pato".

O difusor .... está do lado contrario .... e se repararem .... quase a meia altura.

Agora .... olhando para o sentido das setas .... e perceptivel o "efeito" pretendido .... ;)

Volto a repetir que cada um é livre de montar o seu esquema de circulação da maneira que achar mais eficiente.

Desde já peço desculpa ao autor deste topico .... por tanto "off-topic" acerca deste assunto.

 

Canito, esta ajuda é preciosa. Tanto para mim, que já tinha uma ideia disto (até já tinha visto esta foto noutro tópico), como para ajudar outros users a perceber a dinâmica. Muito bem explicado.

 

Boas!

 

Nmartinez as Iriatherinas consegues encontrar na Naturline....

Também tenho um mini cardume de 7 ...

São lindas :smilecolros: ! extremamente pacíficas para o resto da fauna mas muito activas entre elas por isso o ideal é mesmo ter um cardume para podermos apreciar os bailados que os machos fazem com as barbatanas de volta das fêmeas.

 

O teu aqua está a ficar bem bonito! Parabéns!

 

Obrigado Margarida.

Vou ver se consigo arranjar as Iriatherinas

 

 

Bem, para terminar, ontem alterei novamente a entrada de água no água (já devo ir na 2454235 alteração :))

Desta vez, peguei em algumas sobras que lá tinha, e fiz um adaptador para a saída.

Percebi que o meu 2213 não tem força para mandar a água a 1 metro de distância, fazendo a circulação total no aquário todo (efeito corrente).

Para tentar resolver isso, coloquei a entrada da água um pouco mais à frente (cerca de 20cm) para tentar rentabilizar ao máximo o movimento geral da água.

Notei logo que o CO2 se ditribuia muito melhor pela coluna de água.

Por outro lado tenho umas Vallisnerias que estão enormes (e LINDASSSSSS. há umas que vão até meio do aquário) que me dificultam a circulação da água.

Servem como bloqueio da corrente. Acho que no limite vou ter que as cortar um bocado :( Estão tão lindas que não o queria fazer, mas ....

 

Deixo aqui uma foto para verem como está neste momento (a foto é tirada com o telemóvel, visto que não tinha a máquina em casa).

Amanhã já tiro umas fotos para verem melhor como é que ele está a evoluir.

 

gallery_32331_1377_95538.jpg

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Boas Malta,

 

QUERO MUDAR O VISUAL AO AQUA ... Tenho algmas ideias, mas gostava de ouvir algumas opiniões.

Gostava de substituir alguns xistos que tenho por basaltos. Onde os posso ir apanhar aqui para os lados de Oeiras, Sintra, Cascais?

Depois ... na vossa opinião o que mudavam?

Deixo aqui um video para verem como está o aqua agora. Tenho muitos pés soltos, feios, cheios de raizes aéreas que ficam mal. Gostava de deixar as Vallisnérias naquele canto bem como o tronco com os Fetos e o musgo. De resto tudo pode ser alterado.

 

(não consigo meter aqui o video directo, por isso deixo aqui o link)

 

 

Venham de lá essas ideias para tornar este layout diferente.

 

Abraços a todos.

Editado por nmartinez
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei do que vi , apenas acho que o que o teu aquario precisa é de organizaçao na flora.

 

Se fosse meu começava por agrupar as plantas todas por expecies fazendo moitas compactas.

depois segue a ordem planta altas a traz depois as de meio plano e por fim as mais pequenas há frente.

 

começava por fazer isto com o que tens e depois de ver os resultados entao pensava em alteraçoes a questao de layout mais tarde :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

krypticall

Obrigado pelo teu comentário.

Realmente concordo contigo. Tenho lá bastante flora que se pode aproveitar. Aliás, a ideia será sempre essa. Não quero introduzir, pelo menos para já, mais nenhuma espécie. Apenas não estou a gostar do lado direito do aquário. Realmente a flora está muito mais à frente do que devia. A minha ideia também seria criar uma zona mais "clean" do lado direito, colocando a flora muito mais concentrada do lado esquerdo.

 

Achas que o tronco ficará bem, visto não apanhar o aquário todo na sua totalidade?

 

Tipo isto ...

gallery_32331_1377_19732.jpg

 

O que achas? É que o jeito não é muito :alberteinstein:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, essa moita de rotalas sem duvida que fica melhor nesse sitio que marcas-te.

as restantes plantas parece-me que tens pés da mesma especie espalhados em sitios diferentes e podias as agrupar todas no mesmo sitio por moitas. ;)

 

quando fizeres essas mudanças depois posta os resultados para o pessoal opinar.

 

em relaçao ao layout depois de as plantas estarem organisadas depois pensa-se nisso.

 

por agora acho que deves mesmo é de ganhar experiencia a manter as plantas de forma correcta e a compriender os seus desenvolvimentos bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal,

 

Hoje decidi deitar a mão na massa e fazer umas trocas em relação à flora. Aquelas Rotalas ali à frente realmente não estavam com nada.

Ainda não está a meu gosto. Aqueles calhaus de Xisto não ficam nada bem ali. Gostava de os substituir por uns calhaus mais imponentes :flick_tongue:, mas isso fica para uma próxima.

 

Também tenho um novo habitante. Ontem numa investida à Naturline trouxe um Botia Palhaço para ver se o tipo me controla a praga de caracóis que anda por aqui ... até agora tudo 5*****

 

Deixo aqui algumas fotos rápidas que consegui tirar.

 

COMENTEM E VENHAM ESSAS SUGESTÕES :burp:

 

gallery_32331_1377_101382.jpg

 

gallery_32331_1377_33148.jpg

 

gallery_32331_1377_25162.jpg

 

Abraços a todos!

Editado por nmartinez
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa Noite a todos,

Deixo aqui algumas fotos actualizadas com algumas mudanças que fiz, principalmente do lado direito. Agora está muito mais a meu gosto, sendo que tenho que deixar maturar um bocado mais para chegar ao que quero. Está mais "leve", mas para mim, muito mais bonito. Assim que as Hygrophyla polisperma começarem a crescer, vai ficar melhor. Adicionei também um pequeno molho de rotalas que lhe vai dar uma cor bem cool.

 

Em breve vou mudar a posição da entrada de água no aquário, mudando também a direcção para onde as vallisnerias estão inclinadas. Quero dar um efeito de corrente de rio.

 

Para já deixo umas fotos para vocês apreciarem.

 

gallery_32331_1377_44903.jpg

 

gallery_32331_1377_107664.jpg

 

gallery_32331_1377_9684.jpg

 

gallery_32331_1377_34370.jpg

 

 

 

Gostava de ouvir opiniões...

 

Abraços a todos!

Editado por nmartinez
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...nmartinez

 

Tou a gostar de ver.. Ta a ficar com muito bom aspecto..

Gosto do lado esquerdo, assim mais " cheio" e dps o direito mais soft...

 

Boa continuação, e vai continuando a actualizar...

 

Abraço.

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto do lado esquerdo, assim mais " cheio" e dps o direito mais soft...

 

Tenho aqui umas ideias na cabeça para o lado esquerdo :)

Só tenho que ir ao IZI comprar umas mangueiras novas para o filtro.

A entrada de água vai mudar de sitio, e fazendo com que o aspecto fisico das plantas, devido à corrente, se inverta, simulando uma corrente de rio.

Quero aproveitar o movimento do tronco e conjugá-lo com as Vallisnérias. Vamos ver o que vai dar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá mesmo muito bom !!

 

As minhas sugestoes:

 

Se calhar puxar o tronco um centimetros mais para o meio e limpar o lado direito todo! so ficava com as pedras. Depois fazias um tapete com uma planta que gostasses

 

Podias tambem tentar acrescentar algumas plantas de cor no lado esquerdoe tirar esses guppys que apesar de bonitos ficam feios nesse aqua!

 

De resto 5 estrelas :)

 

PS: isto e so a minha opiniao :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Gostava de deixar aqui algumas fotos do meu novo x-100. Este aquário é o resultado de alguns desejos antigos e de muita e muita leitura no fórum.

 

Apenas estou a começar e quero começar a aprender com coisas simples. Tal como o x-100, vejo a aquariófilia como podemos transformar coisas tão simples e frágeis em momentos brilhantes...

 

x-100 vem de x (xistos) e 100 (~100 litros de água) e custo do aquário. Como disse, com simplesmente 100€ consegui montar este aquário (tudo menos o filtro, pois já o tinha)

 

Bem, vamos às fotos.

 

Frontal:

gallery_32331_1377_71291.jpg

 

Lateral:

gallery_32331_1377_20181.jpg

 

Promenor Esquerdo

gallery_32331_1377_27607.jpg

 

Promenor Direito

gallery_32331_1377_69662.jpg

 

Darth Vader ;)

gallery_32331_1377_70878.jpg

 

Cory

gallery_32331_1377_68937.jpg

 

Guppy

gallery_32331_1377_5168.jpg

 

 

Pequena descrição do Setup:

 

Aqua: 100x40x30

Aquecedor: Jagger 150w

Filtro: Eheim Int 2010

Solo: Akadama

Hardscape: Xistos

Iluminação: Calha Sun Sun 3x39w

 

Flora:

Anubia

Vallisnerias

Cabombas

Fetos Java

 

Fauna:

5 Neons

2 Cory's

1 Escalar

3 Guppy's (1 macho e 2 fêmeas)

 

Bem, dúvidas tenho muitas! A aprendizagem irá levar-me a caminhos mais distantes...

 

Espero que gostem

 

Martinez

Boas

llolol es doido metes escalar com guppie ????lol que suicidio para o teu guppie

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado a todos pelos comentários.

Passado um dia e já noto um crescimento nas re-plantações que fiz ontem. As plantas já se estão a instalar :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Desculpa nao ter vindo comentar mais cedo o aquario mas nem reparei nas 2 ultimas actualizaçoes :)

 

O aquario parece outro com a flora organizada, está com a sensaçao inicial de um pouco mais vasio mas agora é uma questao de ires aumentando essas moitas a pouco e pouco com as podas.

 

O que estás a precisar é de umas pedras com mais textura e forma , as placas de xistos nao benefeciam a montagem, mas com calma vais as adequirindo aos poucos ;)

 

A posiçao do tronco está porreira apenas trocaria as pedras por outras com mais forma e textura.

 

A pouco e pouco esse aquario tem melhorado bastante vais testando e brincando com esta montagem e adequirindo todo o material e testanto nele,

pois na proxima montagem já tens tudo há mao e com a experiencia deste fazes algo ainda melhor.

 

É assim a evoluçao , vai indo aos poucos.

 

Parabens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado Tiago pelo teu comentário. Realmente tenho aprendido bastante aqui no fórum, nem que seja apenas a observar outras montagens, e claro a tua é uma de referência.

Concordo plenamente. Cada dia que passa, olho para os Xistos e não me dizem nada. Fui tirando um a um e neste momento só resta um que mais cedo ou mais tarde irá sair também.

Ainda no fim-de-semana fui dar uma volta e ando sempre com a cabeça no chão a olhar para os calhaus (a minha família acha que sou maluco ;)). Encontri uns bem fixes, mas estou ainda a fazer uns testes de pH à parte para ver se alteram os parametros da água (não vá aquilo ser calcário e depois tenho o caldo entornado) :(

 

Em relação à flora, tenho coisas bastante simples de manter, o que me facilita um bocadinho a vida e a minha fase de aprendizagem. Quero evoluir, mas com calma. Gosto de plantas, mas também gosto muito dos peixes, e neste momento são eles com quem divido grande parte do aquário (se me entendem :) não tou ainda fixado apenas no "aspecto floral" lol). Estou a reformular a fauna, e quero fazer um aquário de escalares. Ontem acrescentei à fauna 8 escalares zebra (obrigado João). Antes que comecem já a bombardear, alguma fauna vai sair, pois começa já a ser muita malta lá dentro.

 

Assim que possivel, meto aqui umas fotos actualizadas.

 

Se alguém quiser oferecer uns calhaus para esta montagem, a malta agradece :) (pedir nunca fez mal a ninguém... e como diz o ditado, quem não chora, não mama :) :-) :) :-) :) )

 

Abraços a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Não existem grandes novidades, nem comentários.

Deixo aqui uma foto tirada hoje, já com os meus novos parceiros :character0050: lá de casa. Uns bonitos Escalares Zebra que realmente vieram fazer TODA a diferença.

Alguma fauna vai sair, mas não muita.

Já fiz também as transferências da entrada de água para o lado esquerdo, o que veio "alterar" um bocado o aspecto visual, visto as vallisnérias agora tombarem para a direita, acompanhando o tronco. Aqui na foto não se tem muito essa ideia, mas ao vivo a diferença é notória (com isto vejo que a circulação de água melhorou em muito).

 

Aqui fica a foto do dia

 

gallery_32331_1377_127050.jpg

 

Abraços a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é este tipo de montagens que me faz ver que o meu ta muito fraquinho... :P

 

Elimina essa palavra do teu dicionário!!!! :character0050:

Fraquinho não existe... existe é querer e força de vontade.

Aprendi muito aqui no fórum, a conversar com amigos, a ver fotos, etc

E tentei sempre melhorar. Sempre a dar um toque aqui, um toque ali.

Quando vejo aqui outros aquários, por vezes tenho essa mesma sensação. Mas tenho sempre uma certeza, é que vou-me empenhar para criar algo que goste e que me dê gozo fazer.

Para veres que isto não nasce do céu, e a evolução que tive, olha aqui como era o meu aquário em Março deste ano (não era este aquário, era outro. Mas era apenas o que tinha :))

 

gallery_32331_1251_39904.jpg

 

Granda pulo não foi... pois mas isto foi em Março deste ano... num curto espaço de tempo evoluí.

 

E se eu consegui, todos conseguem.... e tenho ainda TANTOOOOOOO para evoluir :)

 

Vá, força nisso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Parabéns, acho que evoluíste muito bem e o o layout está muito melhor assim sem duvida ;)

Sem dúvida que escalares são dos meus peixes favoritos, boa sorte para a formação dos casais :roll:

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.