Nova Gama de Aquarios ( Ecoesfera )


Recommended Posts

BOas desculpa a expressao mas uma verdadeira palhaçada ... N se deve bricar com a vida dos peixes eles devem ser bem tratadOs senaO mais valia tarem nu habitat ... mas enfim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Há coisas bem piores!

 

No entanto podes verificar que algumas destas esferas apenas contem agua e não seres vivos lá dentro.

 

É dessas que eu falo.

 

Se é palhaçada ou não, isso vai na cabeça e na maneira de pensar de cada um.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Este tópico está a ser basicamente um duplicado do anterior :

 

Eco sistemas

 

Para quem não tiver paciência para ler o que lá coloquei, serve a título informativo em quote:

 

Boas

 

Para quem não sabe, fica desde já a saber que o projecto que deu origem a esta esfera foi um projecto de principio de vida auto-sustentável dirigido pela NASA.

 

Após as experiências determinantes para a adequabilidade de sistemas auto-sustentáveis é que esta ideia saiu para o público. De facto existem sistemas destes com uma longevidade superior a 20 anos, basta procurarem no google com as palavras '"eco sphere"+nasa'.

 

O projecto que deu origem a estes micro sistemas baseia-se não só na contínua produção do sistema a nivel alimentar, mas igualmente a nivel populacional e de produção de oxigénio e reciclagem total de detritos. O projecto foi e é determinante para a evolução espacial e futuros desenvolvimentos e upgrades para utilização pelo homem em viagens espaciais mais longas, bem como em bases lunares e/ou 'marcianas' que sejam auto-sustentáveis.

 

De certo que muitos neste forum já devem ter ouvido falar do projecto biosfera, se não podem consultar alguma informação aqui: Biosfera3

 

Enquanto alguns se divertem a discutir os beneficios e os maleficios de tal esfera, para com os habitantes, deverão considerar isto no mínimo muito interessante e para quem tiver dúvidas poderá consultar o artigo de Carl Sagan acerca destas mesmas esferas e do principio que rege o estudo dos sistemas auto-sustentáveis aqui : The World that Came in the MailBy Carl Sagan

 

Agora em tom de crítica, acerca das respostas que o tópico teve, e em vez de assumir uma atitude critica ao nivel 'fundamentalista' tenho de reconhecer que é uma obra conceptual de biologia/engenharia de facto espantosa! e espantem-se o sistema funciona de forma perfeita para os seus habitantes e muitas gerações futuras.

 

A primeira vez que me deparei com um sistema destes foi em 1998 quando me deparei com a página 'IWantOneOfThose', em vez de criticar fiquei fascinado e pesquisei muito sobre o assunto, infelizmente na altura era impossivel enviarem para portugal porque a esfera não pode estar mais de 24 horas sem iluminação natural, neste momento acho ainda muito cara, mas irei adquirir uma quando o preço for mais conveniente.

 

Abraço

 

JT

 

Espero que mais uma vez tenha sido útil a informação e sim, continuo fascinado com a criação de eco sistemas fechados auto-sustentáveis ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais