Preciso de ajuda sobre a Iluminação


Recommended Posts

Bom dia,

Este é o meu primeiro topico no forum :)

Eu tenho um aquario de 60L no entanto comprei outro (atraves aqui do forum) de 110L panoramico.

A Luz que vinha com o respectivo aquario é uma de 18W Gro Lux(na calha apenas é possivel colocar 1 Lampada).

Ao meu ver (tambem sou novato no mundo da aquariofilia) é fraca e não é a mais indicada.

 

Como quero ter plantas, musgo e a fins...Preciso da vossa preciosa ajuda.

 

Qual é a Lampada (que seja economica) mais indicada para o meu Aquario?

 

Mto Obrigado a Todos.

 

_______________

MotoRazr

Editado por MotoRazr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Este é o meu primeiro topico no forum :music_singguitar:

Eu tenho um aquario de 60L no entanto comprei outro (atraves aqui do forum) de 110L panoramico.

A Luz que vinha com o respectivo aquario é uma de 18W Gro Lux(na calha apenas é possivel colocar 1 Lampada).

Ao meu ver (tambem sou novato no mundo da aquariofilia) é fraca e não é a mais indicada.

 

Como quero ter plantas, musgo e a fins...Preciso da vossa preciosa ajuda.

 

Qual é a Lampada (que seja economica) mais indicada para o meu Aquario?

 

Mto Obrigado a Todos.

 

_______________

MotoRazr

 

Essa lampada de 18W tem um comprimento de 59cm, podes sempre alterar para uma PLL de 55W (55cm) e ja ficas com 0,5W/L o que ja nao é muito mau.

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá , eu tambem sou novato , e tambem tive essa dúvida,

mas o pessoal aconselha 1w/l

abraço :)

 

Eu não percebo muito mas penso que se pode jogar com esses valores tendo em atenção à altura da coluna de àgua e o tipo de plantas que queres pôr no aquàrio. Acho melhor primeiro veres que plantas queres e que tipo de peixes vais pôr para depois tomares a melhor decisão. Uma calha nova com duas lampadas da sensen fica-te perto dos 100 euros, varia com a lampada que quiseres. Eu se fosse a ti escolhia os peixes e ia até a secção de plantas do forum ler um pouco.

1-Nano c\ 1 betta, 2 cory, 4 tetra neons e 6 guppies

2- Aqua 60L a caminho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que se aconselha 1W/1L para aquas plantados... mas 0,5W/L ja da para a maioria das plantas sem grandes problemas.

 

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa estar a utilizar este tópico mas assim evito estar a abrir um novo visto o tema ser semelhante.

 

O meu aquario é de 60x30x30 e tem uma tampa de plastico onde tem a lampada.

Só tem uma pequena janela de 12x4 cm, mas se necessario levanta na totalidade e tem um suporte tipo o do capom do nosso carro.

 

Mas o que interessa.

A minha lampada é de 15W. E a duvida que tenho é. Se forrar o interior da tampa com mero vulgar papel de aluminio vou ter mais luz (calor)?

 

Obrigado

gaa-userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o que interessa.

A minha lampada é de 15W. E a duvida que tenho é. Se forrar o interior da tampa com mero vulgar papel de aluminio vou ter mais luz (calor)?

 

Obrigado

 

 

O papel de alumínio, Não reflecte luminosidade como um reflector apropriado.

 

O branco Mate reflecte mais que o Alumínio, tb se conseguires Mylar, reflecte 98% de luminosidade, de aí emitir mais Lumens.

 

Atenção: que o papel de alumínio é condutor de corrente.

Editado por SmokeSecrets
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O branco Mate reflecte mais que o Alumínio, tb se conseguires Mylar, reflecte 98% de luminosidade, de aí emitir mais Lumens.

 

Desculpa a ignorancia mas quando te referes a branco mate é precisamente oq? Pintar a tampa?

gaa-userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que deviam ler um pouco mais dos muitos topicos que o forum tem (muito elucidativos por sinal) em vez de fazerem comentarios um pouco desnecessarios.

 

A fita de aluminio sim ajuda a reflectir a luz, claro que um bom reflector é o mais indicado.

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a ignorancia mas quando te referes a branco mate é precisamente oq? Pintar a tampa?

 

estava a dizer que em termos de reflexo, O branco mate reflecte mais que o alumínio.

 

mas como diz o sergiocaneca e muito bem um bom reflector é o mais indicado.

Editado por SmokeSecrets
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fita de aluminio sim ajuda a reflectir a luz, claro que um bom reflector é o mais indicado.

 

Então sempre posso usar o papel de aluminio que a minha sogra :) usa na cozinha?

Transmitindo dessa forma mais calor?

gaa-userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

coloca 2 lampadas de (25/30W) ou mais de modo a teres 1W/L....assim podes ter até mesmo as plantas + exigentes em termos de luz :mrgreen: ...

 

mas isso nao te garante um bom desenvolvimento das plantas.... nao te eskeças de outros parametros

 

abraço

[size=4][center][color="#000080"]My[/color] [color="#FF0000"][u]NEW AQUARIUM[/u][/color] [color="#000080"]PROJECT[/color]
[/center][/size]


loading.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.