Ciclo Azoto


c4m4l340

Recommended Posts

Boas!

 

Nota introdutoria(para introduzir):

Arranjei um cubo de 25L para alojar um peixitos de agua fria que estavam temporariamente num cubo vodafone.

Os ditos ainda sao pequenos e cabem perfeitamente no cubo. Quando forem maiores irão para outro lado.

Ja arranjei um filtro para o cubo.

 

O que realmente interessa(pelo menos a mim):

Nao tenho bacterias para iniciar o ciclo.

Posso usar alguma agua, tipo 5L, do aquario de agua quente que ja tem o ciclo feito e esta habitado?

 

Obrigado.

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Nota introdutoria(para introduzir):

Arranjei um cubo de 25L para alojar um peixitos de agua fria que estavam temporariamente num cubo vodafone.

Os ditos ainda sao pequenos e cabem perfeitamente no cubo. Quando forem maiores irão para outro lado.

Ja arranjei um filtro para o cubo.

 

O que realmente interessa(pelo menos a mim):

Nao tenho bacterias para iniciar o ciclo.

Posso usar alguma agua, tipo 5L, do aquario de agua quente que ja tem o ciclo feito e esta habitado?

 

Obrigado.

 

 

Não querendo cair em enganos mas penso que isso só te safava se também tivesses um filtro já com bactérias e não tencionasses pôr plantas no aquário.

1-Nano c\ 1 betta, 2 cory, 4 tetra neons e 6 guppies

2- Aqua 60L a caminho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que sei as bactérias fixam-se em matérias purosas, tipo cerâmicas, esponjas, areão, etc.

Na água propriamente dita, não existem muitas bactérias.

A função do filtro e fazer passar a água por onde estão as bactérias fazendo filtração biológica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que o filtro do outro aquario é interno e de esponja + lã. Nao tem ceramicas.

Será que posso colocar a lã(1) que já existe no novo e coloco lã nova no que ja existe?

As bacterias tambem se alojam na la, ou é so na esponja?

 

Cps

Editado por c4m4l340

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os peixinhos nao se vão aguentar nesse aqua sem filtro...uma amiga minha colocou uma vez os dela no aqua de agua quente porque o de agua fria se partiu a meio da noite, eles ficaram lá 3 semanas.FIcaram optimos, se calhar até era uma boa ideia ( temporária atençao!!) até comprares um filtro e fazeres o ciclo do azoto...

 

Caso faças isso nao te esqueças de fazer a aclimatização, ah...e vÊ lá porque se tens peixes no comunitario muito pequenos ou ariscos...que roam as barbatanas ja nao da.

 

Outra solução ( e a mais sensata)é comprares um filtro e comprares um frasco de bactérias ou bactozym. Ajuda imenso em 48h ta o aqua pronto a habitar.

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses peixes estao numa caixa vodafone há 3 meses.... :eusathink:

Têm-se aguentado chainsaw

 

Eu ja tenho o aqua deles e comprei hoje o filtro....

nao tenho é as bacterias iniciais....

Editado por c4m4l340

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o meu problema é mesmo a falta de orcamento para as bacterias :eusathink:

Dai a minha questao: se poderia colocar agua do aquario de agua quente que ja tenho ciclado no que ainda nao esta ciclado, para iniciar o ciclo.

 

Ta-me a parecer que os peixitos vao ter de aguentar mais um mesito, mas agora com o filtro.

E para o proximo mes entao compro as bacterias.....

Editado por c4m4l340

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ciclar o aquário sem recorrer a essas bactérias... elas colocam-se para acelerar o processo.

Mas podes fazer as coisas normalmente, adicionando um pouco de comida à água e estando atento à amónia, nitritos e nitratos.

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fixe, isso quer dizer que é so colocar o filtro e prontes.....

Como nao tenho testes de No2 e NH3/Nh4 so posso ir medindo os nitratos.....

Se percebi bem o ciclo, quando os nitratos comecarem a subir ja nao devo ter amonia e os nitritos devem estar a diminuir....

 

Obrigado.

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fixe, isso quer dizer que é so colocar o filtro e prontes.....

Como nao tenho testes de No2 e NH3/Nh4 so posso ir medindo os nitratos.....

Se percebi bem o ciclo, quando os nitratos comecarem a subir ja nao devo ter amonia e os nitritos devem estar a diminuir....

 

Obrigado.

 

Não, não é só colocar o filtro e "prontes".

Tens mesmo que ter os testes. Caso contrário (e muito provavelmente) vais matar alguns peixes...

A água da minha torneira sai com alguns nitratos. Ou seja, se medir no aquário vou ter nitratos! Isso não quer dizer que o ciclo esteja feito.

A amónia sobe, atinge um pico, e desce. Sobem os nitritos, atingem um pico, e descem. Finalmente, sobem os nitratos. Aqui sim, está ciclado. Quando os nitritos descerem a zero e os nitratos começam a subir.

 

Se quiseres dispensar algum destes três testes (o que não aconselho), dispensa a amónia. Está de olho nos nitritos e nos nitratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.