Rio Olo - Parque Natural do Alvão, Vila Real


Recommended Posts

Viva,

 

Venho aqui alertar a comunidade para o risco que este lugar, conhecido pelas suas quedas de àgua - as Fisgas do Ermelo - corre actualmente. Tal risco de obliteração deve-se à existência de um plano de construção de 5 barragens na zona de alto Tâmega e Sabor.

 

No caso concreto do Rio Olo, a barragem a ser construída a montante reduziria ao caudal mínimo o seu curso de àgua, afectando assim seriamente um lugar que merece respeito pela sua singularidade e por estar inserido numa zona protegida de parque natural; para além disto, a redução do curso de àgua iria certamente ter o seu impacto no ecossistema, no qual vivem e se reproduzem espécies como a truta arco-íris (Onchorynchus mykiss) e até mesmo lontras (Lutra lutra) - o que só mostra a importância da conservação das àguas límpidas que ali correm !!!

 

Para peticionar é requerido nome próprio e apelido, endereço de correio electrónico e nº BI.

 

Eu já assinei. Venho aqui apelar à vossa contribuição, e quem sabe se com a subscrição desta petição não se poderá fazer a diferença.

 

A natureza agradece.

 

Petição online

 

Cumprimentos

Edited by Ricardo Monteiro
Link to comment
Share on other sites

Link to comment
Share on other sites

Boas

 

 

Sempre de louvar, iniciativas destas.

 

Assinado.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

como nao poderia apoiar uma causa destas?

 

 

1956.

 

em relaçao ao sabor acho que ja vamos tarde...depois de muitos protestos a barragem ja ta a ser construida infelismente....a perda daquele habitat será catastrófica

 

 

ps: ja pus a noticia e o link para a petiçao no meu blog.

Edited by tiago rocha

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Share on other sites

Paciência, é o preço do progresso.

As barragens não podem ser feitas num deserto, têm de ser feitas onde há rios.

Também vai ser construída brevemente uma auto-estrada em frente aos montes da minha casa, vai destruir a paisagem, mas a quando estiver feita, vai-me poupar uns bons quilómetros até chegar a uma auto-estrada e consequentemente reduzir o tempo das viagens, além de desenvolver a zona industrial da freguesia onde moro.

Tudo tem o seu custo.......

 

Cheira-me que já vou levar nas orelhas. :) .

Link to comment
Share on other sites