Aquazónia 240lts


Bruno_79

Recommended Posts

Ok, segui o conselho e aumentei o fluxo do co2 para cerca de 2/3 bps e vou observar a drop checker para essa côr, tenho um verde escuro de momento. Estive já umas quantas vezes para comprar o Tropica Plant Nutrition +, mas realmente o preço é elevado mas é também o único que conheço que tem NO3 e PO3, pelas algas que tenho e pelo que tenho lido na net uma das causas será a falta de NO3, por isso talvez uma futura compra. Vamos a ver se consigo alcançar o equilibrio igual ao teu aqua para introduzir depois uns discus...

 

Abraço e obrigado!

 

 

 

 

 

Boas! É o que vou fazer hoje, vou dar um salto a Aquaplante e comprar os testes NO3, PO4 e Fe, começar a fazer as coisas com calma de novo a ver se acabo com o raio das algas, e também já tinha lido esse post do Plantado, muito bom! Também comprei aqui a dias o Flourish da Seachem, mas devo ter que investir em algo com Nitratos, primeiro vamos ver o que os testes dizem.

 

Obrigado e Abraço!

 

Tas como eu lol :photo:

Também ando a ver se acerto os meus valores, comprei sexta PO4 e NO3 da seachem, ainda só pus hoje, vou ver amanha como correu..

Aconselho-te a começar com poucos ml's e ir guiando pelos testes.

 

Boa sorte e vai dando noticias :yawn:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem estive a fazer os testes ao No3, Po4 e Fe e tinha basicamente valores muito baixos senão a zero nos 3. Hoje fiz uma TPA, depois de ter tirado as folhas velhas e o maior numero de algas que consegui (primeiro com um pincel e depois aspirei plantas e areão). Fertilizei com Seachem Flourish e Tropica Plant Nutrition +, aumentei o fluxo do co2 pois estava a usar agua do aqua que tinha um KH muito abaixo da escala usada no teste e passei a usar água da torneira que me dava um Kh de 2º, ou seja pensei que estava a doser o corecto e afinal estava em falta, isto pela côr do drop checker. Mais logo vou fazer os testes de novo e ver quais os valores e o que tenho de corrigir.

 

Abraço!

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, o Seachem Flourish é bom para quando o aquário já está estabilizado... se não estou em erro, o Seachem Flourish introduz o NPK numa dose já estabelecida. Penso que o ideal é teres o NPK individualmente para fertilizares só o que necessitas. Eu tenho o Seachem Potassium (K) e o Seachem phosphatus (P) para fertilizar conforma a necessidade.

 

Um outro aspecto importantíssimo é perceberes quanto é que o aquário está a consumir em termos individuais.

Eu faço o seguinte... antes de começar o Fotoperíodo faço a leitura de NH3, PO4 e Fe. Depois coloco a comida e fertilizo com micros.

No dia seguinte volto a fazer o mesmo e percebo quantos nitritos, fosfatos e ferro foram consumidos desde o dia anterior. Consoante os resultados, tiro as conclusões...

 

Normalmente tenho estas regras em mente: (corrijam-me se estiver errado)

- se os nitritos aumentam bastante é porque é necessário introduzir plantas de crescimento rápido para consumirem mais nitritos.

- se o PO4 manteve-se estável pode querer dizer que está equilibrado ou, por outro lado, consoante o aspecto das plantas, pode querer dizer que não está a ser consumido e aí talvez seja necessário acrescentar K.

- se o PO4 diminui muito, então está a ser consumido... a solução poderá passar por aumentar a quantidade de comida ou alterar as plantas (+ de crescimento lento e - de crecimento rápido). Claro que outra solução é simplesmente acrescentar fosfatos...

 

Enfim... a ideia é equilibrar o NPK (5/1/10) e fertilizar todos os dias com micros (eu uso Ferropol 24). Para já tem resultado! As plantas apresentam melhorias e nada de algas... apenas algumas green spots (acho eu) que até ficam bem nas pedras! :)

 

@edit

ah! E manter o ferro nos niveis ideais, claro...

 

Cumps!

 

ps: pf, façam todas as correcções que acharem necessárias... também sou novato nesta história da fertilização e estou muito interessado nestes assuntos!

Editado por tfncruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tfncruz, não sabia que a seachem tinha fertilizantes NPK em venda separada, tinha sido melhor que o Torpica Plant Nutrition + talvez. Esqueci de mencionar que também estou a usar Ferropol 24 para os micros no post anterior. Vou ver com atenção os resultados e depois ponho aqui para me ajudarem...

 

Abraço.

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

coloca um plecostomus

algum caracol para limpar as algas....

e uns red cherry era de mais ;)

mas ta bom o teu trabalho

 

Cumprimentos

 

$N$ :)

[size=4][center][color="#000080"]My[/color] [color="#FF0000"][u]NEW AQUARIUM[/u][/color] [color="#000080"]PROJECT[/color]
[/center][/size]


loading.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

coloca um plecostomus

algum caracol para limpar as algas....

e uns red cherry era de mais cabecadura

mas ta bom o teu trabalho

 

Cumprimentos

 

$N$ :alberteinstein:

 

Boas Ninja! Coloquei o fim de semana passado dois SAE para experimentar e até gostei, infelizmente um sucumbiu penso que do stress pois o outro esta feliz da vida e cheio de trabalho, lol. Quanto aos plecos não sou grande fã, nem caracois. Agora os camarões já tenho uns quantos reservados aqui a um membro do forum, mas não sei a especie, tenho também duas fêmeas ovadas e um macho dentro do aqua, vamos ver se aguentam e sobrevivem as crias.

 

Abraço e obrigado!

 

 

epá talvez uma echinidorus horemanni , ou osiris mas se tiver rizoma aponogeton rigidofolius é um pouco complicado de ver na foto ... talvez hygrophilia corymbosa ...

 

Boas Filipe! Acertaste na última, lol, estive a ver umas quantas fotos e é sem dúvida Hygrophila corymbosa 'Siamensis 53B' olha que já tinha dado volta ao catalogo da tropica e ainda não tinha encontrado, mas vendo outras fotos de outros sites, não há duvida.

 

Obrigado e abraço.

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ninja! Coloquei o fim de semana passado dois SAE para experimentar e até gostei, infelizmente um sucumbiu penso que do stress pois o outro esta feliz da vida e cheio de trabalho, lol. Quanto aos plecos não sou grande fã, nem caracois. Agora os camarões já tenho uns quantos reservados aqui a um membro do forum, mas não sei a especie, tenho também duas fêmeas ovadas e um macho dentro do aqua, vamos ver se aguentam e sobrevivem as crias.

 

Abraço e obrigado!

 

 

 

 

Boas Filipe! Acertaste na última, lol, estive a ver umas quantas fotos e é sem dúvida Hygrophila corymbosa 'Siamensis 53B' olha que já tinha dado volta ao catalogo da tropica e ainda não tinha encontrado, mas vendo outras fotos de outros sites, não há duvida.

 

Obrigado e abraço.

 

è sempre um prazer poder ajudar , nada como dar uma espreitadela aos velhinhos livros...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas a todos mais uma vez.

Vamos então a mais uma actualização deste aqua que me tem dado trabalho mas também muito gozo, finalmente consegui erradicar as algas, restam apenas algumas filamentosas mortas agarradas a uma ou outra folha, foi graças a todos os que me ajudaram com dicas, comentarios e opiniões que consegui fazer o que tenho aqui hoje, a todos obrigado!

Então começamos pela manuntenção, TPA's 1x por semana, fertelização diaria de Ferropol 24 (JBL) e Ferro2+ (HA), de 2 em 2 dias Seachem Excel, 2 vezes por semana corrijo os valores de Po4 e No3 se necessario com fertilizantes da HA também. A luz está ligada das 13h ás 22h e o Co2 24h (valvula solenoide ainda em falta). Quase no fim da eliminação das algas acabei por desistir do Glosso pois era o único sitio onde elas insistiam ficar, sendo assim ficou adiado o tão desejado tapete. Foi adicionado Flame Moss no tronco que esta a começar a rebentar com força e a vallisneira que esta a crescer cada vez mais alta, vou ter que começar a ler a procurar uma forma de podar a planta, alguma sugestão? Quanto a Fauna, depois do nascimento de 5 tetras neon negro, os camarões Neocaridina Heteropoda que se reproduzem cada vez mais e rapidamente foram adicionados esta semana dois discus os quais tenho dificuldade em identificar (talvez com a vossa ajuda).

Aqui ficam então as fotos, venham os comentários.

 

Abraço.

 

Aqua Geral

 

1_69.jpg

2_18.jpg

3_17.jpg

4_19.jpg

5_15.jpg

 

Fauna e Flora

 

Varias.jpg

Varias_2.jpg

Varias_3.jpg

Varias_4.jpg

Varias_5.jpg

Varias_6.jpg

Varias_7.jpg

Varias_8.jpg

Varias_9.jpg

Varias_10.jpg

 

Discus

 

Discus.jpg

Discus_2.jpg

Discus_3.jpg

Discus_4.jpg

Discus_5.jpg

Discus_6.jpg

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o aquário está interessante e gosto muito desse tronco!

 

Mas há aí qualquer coisa que me está a fazer confusão e já descobri o que é. O teu aquário tem 3 pontos fortes... dois laterais e o centro... Penso que se mantivesses só um, ficaria mais simples e mais interessante. E esse ponto deveria ser ditado pelo tronco que tens... Repara que o olhar começa nas laterais, dirige-se para o centro e o tronco volta a remeter o olhar para as laterais... e assim sucessivamente... Por outro lado, se o hardscape fosse trabalhado só do centro para as laterais (esse tronco é perfeito para isso) ficaria mais simples e harmonioso.

 

Claro que estas regras de composição valem pelo que são... ou seja, regras. Estão ao serviço daquilo que queres comunicar. E isso pode ser algo completamente diferente!

 

Foi só uma sugestão pessoal... :character0050:

 

Continua o bom trabalho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago!

Antes de mais obrigado pelo comentario, se um dia voltar a refazer este aqua vou ter isso em conta, o problema foi que o tronco surgiu a meio da montagem já estava o aqua cheio e plantado, mas ainda assim quando o montei tentei procurar uma posição que me agrada-se e acabava com ele sempre no centro, entendo a tua ideia mas devido a forma como o tronco foi cortado, só teria esta posição ou então em vez de encostado a traseira, enconstado ao fundo pois a parte de tráz é recta (vou tentar por uma foto depois para ver melhor) quanto a chegar mais para um lado ou outro seria quase indiferente pois ele quase que tem a largura do agua. Agora podia sim ter trabalhado o resto do hardscape, mas acabei por adaptar alguns pormenores com o tronco na posição central.

 

Abraço

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

E mais fotos, sff

Esta muito bonito, mas faltam fotos neste topico.

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ficar muito bom..com um aspecto muito saudavel....e os discos, bem, são discos. Lindos!

Agora so falta ires aprimorando o layout! Existem ai umas platinhas q estão muito grandes para estarem tao à frente.

Continua o bom trabalho e vai postando fotos....queremos fotos pelo menos um vez por mes! devia ser obrigatorio! ehehehehe

 

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E mais fotos, sff

Esta muito bonito, mas faltam fotos neste topico.

cumps

Susana

 

A ficar muito bom..com um aspecto muito saudavel....e os discos, bem, são discos. Lindos!

Agora so falta ires aprimorando o layout! Existem ai umas platinhas q estão muito grandes para estarem tao à frente.

Continua o bom trabalho e vai postando fotos....queremos fotos pelo menos um vez por mes! devia ser obrigatorio! ehehehehe

 

 

Abraços!

 

Boas!

 

Obrigado pelos comentários, assim que tiver tempo meto mais umas fotos, já removi algumas das vallisnerias da frente e adicionei mais uns discus. De resto continuam-se a propagar a população de camarões e as plantas a crescer cada vez mais.

 

Abraço

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá,

Bem esse aqua está um must!!! :character0050:

So não gosto muito do lado esquerdo por estar mais cheio que o lado direito, mas de qualquer maneira, no geral, o aqua esta muito bom omg

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pelo comentario. De momento tenho 7, que quando ficarem maiores terão que mudar de casa pois será pouca litragem para os mesmos andarem à vontade..

 

Abraço

 

Está a ficar engraçado. Depois de ver o teu aquário e outros poucos aqui pelo fórum é que vejo a diferença que as plantas fazem ao fim de um tempo, no inicio da montagem não parece nada de especial mas depois das plantas crescerem muda completamente de figura.

 

Já agora, qual o nome da planta que tens no left background?

 

Cumps. :discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pelo comentario @Phoenix!

De facto comparando a primeira foto com a actual é uma diferença abismal, mas ainda assim preciso de encontrar uma forma que me agrade na disposição das plantas e ainda vou tentando, tira um pouco dali, arranca um pedaço de acolá, enfim nunca fica como se quer...

 

Em relação a planta no canto esquerdo atrás das Vallisnerias nanas, assim numa pesquisa rápida no catalogo da Tropica parece-me ser uma Echinodorus osiris mas não tenho a certeza...

 

Abraço

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...
  • 2 meses depois...

Boas, este aqua foi desmontado hoje... Depois de muito trabalho em manter os Discus, Neons Negros, centenas de camarões e algumas plantas, algumas perdas (infelizmente) entre os peixes e a dificuldade/falta de tempo para um plantado, desmontamos hoje tudo para iniciar um outro novo projecto mais pequeno. Pelo que das plantas apenas ficarei com o flame moss, e os peixes os Discus e os Neons Negros, toda a outra flora será vendida na secção apropriada.

 

Agradeço a todos os que ajudaram e comentaram este aqua. Obrigado.

 

Abraço

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.