plantas desfazem-se


Nuno Toste

Recommended Posts

Ola, eu tenho vindo a ficar muito desgostozo do meu aquario, no principio estava todo lindo, as plantas sempre direitinhas mas de a uns tempos para tras as folhas caem sempre nas de caule como a rotala rotundifolia e a limpholia sessiflora. A parte de cima que e a mais nova esta sempre boa a parte de baixo as folhas acabam por cair sempre ficando feia um caule so com folhas em cima. E custuma aparecer uma "gosma" castanha por cima delas, como se fosse geleia a revestilas.

Setup:

Aquario 18 litros

Iluminaçao 2x T5 8W uma de 10000k e outra aqua-glow.

Co2: Caseiro com pedra difusora

pH: 6 as vezes 6-5

Fertilizaçao: Nutrafin plant grow todos os dias 0.1ml com uma seringa, logo o primeiro tracinho pequenino. E no substracto pastilhas laterite da hobby

Nitratos geralmente altos devido a demasiada fauna (coisas de quando era totalmente noob)

Nitritos 0

Amonia 0

PO4 ainda nao medi mas tenho quase a certesa que esta baixo (algumas green spots nos vidros e nas anubias)

 

Fauna, uns 20 pes de rotala rotundifolia, 40 de limpholia, 2 anubias grandes e 2 tipo valiscnerias e musgo christmass.

 

Esta gosma que falei so aparece nas plantas de caule e no musgo. As folhas de baixo ficam sempre muito frageis e murchas e escuras e depois as ampularias comem por estarem "podres".

 

Podem me ajudar a resolver isto?

 

Cumprimentos do Nuno Toste

Editado por Nuno Toste
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao sei, pode ate ser isso como eu sou um bocado desleixado com as horas de luz... vou arranjar um temporizador dentro de embreve. mas nao sei se sera de outras coisas. Vou começar a controlar o horario de iluminaçao.

 

Cumprimentos do Nuno Toste

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, eu tenho vindo a ficar muito desgostozo do meu aquario, no principio estava todo lindo, as plantas sempre direitinhas mas de a uns tempos para tras as folhas caem sempre nas de caule como a rotala rotundifolia e a limpholia sessiflora. A parte de cima que e a mais nova esta sempre boa a parte de baixo as folhas acabam por cair sempre ficando feia um caule so com folhas em cima. E custuma aparecer uma "gosma" castanha por cima delas, como se fosse geleia a revestilas.

Setup:

Aquario 18 litros

Iluminaçao 2x T5 8W uma de 10000k e outra aqua-glow.

Co2: Caseiro com pedra difusora

pH: 6 as vezes 6-5

Fertilizaçao: Nutrafin plant grow todos os dias 0.1ml com uma seringa, logo o primeiro tracinho pequenino. E no substracto pastilhas laterite da hobby

Nitratos geralmente altos devido a demasiada fauna (coisas de quando era totalmente noob)

Nitritos 0

Amonia 0

PO4 ainda nao medi mas tenho quase a certesa que esta baixo (algumas green spots nos vidros e nas anubias)

 

Fauna, uns 20 pes de rotala rotundifolia, 40 de limpholia, 2 anubias grandes e 2 tipo valiscnerias e musgo christmass.

 

Esta gosma que falei so aparece nas plantas de caule e no musgo. As folhas de baixo ficam sempre muito frageis e murchas e escuras e depois as ampularias comem por estarem "podres".

 

Podem me ajudar a resolver isto?

 

Cumprimentos do Nuno Toste

 

Boas.

Pois é, parece que tens ai um problema.

O que fazia para tentar resolver isso seria trocar uma das lampadas que tens por uma flora-glo deixando a aqua-glo, reduzir o tempo para umas 7h ( como o membro jpmc disse deves ter horas a mais ) e fazer TPAs diarias de 5 litros com aqua previamente preparada ja que o teu aqua é muito pequeno para trocas directas.

Quanto ao Co2, eu retirava visto nao ser facil de controlar por este ser caseiro.

 

Espero teu ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é mas nao consigo trocar, aqui ha muito pouco de lampadas deste tamanho, mas se elas nao vingarem ponho so crypytos, fetos de java e musgos que tambem fica bonito. O co2 ate que vai dando muito bem e as trocas de agua fasso sempre de 2 em 2 dias de 25- 30 %.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os fosfatos fazem as plantas emfraquecerem tanto?? amanha irei comprar o temporizador, possa ando farto de desligar e ligar luzes e o problema e que as vezes tenho de sair e elas ou ficam ligadas, ou desligo cedo demais... vou cortar o mal pela raiz.

E os fosfatos, vou pesquizar como fazer DIY pois tenho bastantes nitratos e assim tento equilibrar, ultimamente green spoots e o que nao faltam. Estes fosfatos devem estar mesmo esgotados.

 

Cumprimentos do Nuno Toste

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Outra causa possível é falta de iluminação..embora tenhas quase 1w/l tens uma grande quantidade de plantas.. 40 de limnophila e 20 de rotala..deve fazer uma grande sombra..

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao, sombra nao faz, pois elas estao so no fundo do aquario e nao muito chegadas. Comecei a fertelizar hoje com o Nutrafin NPK. Daqui por 1 semana ou 2 dou noticias.

 

Obrigado pela ajuda pessoal.

 

Cumprimentos do Nuno Toste

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

bem... a semana já passou! lol

o que te posso dizer é que eu tive uma ideia kamikaze para evoluir mais rapidamente 2 plantas que queria dar a um amigo para o aquario dele, e então coloquei as plantas expostas à luz solar (aproveitei a tpa e deixei as plantas na agua que seria eliminada no aquario, à qual juntei mais cerca de 1/3 de agua fresca.)

conclusão: perdi as plantas pois ficaram podres mesmo, a vermelha as folhas despegaram do caule e a verde que é do tipo que corre pelo aquario nem necessitando ser plantada desfazia-se ao ser tocada. só a ponta estava ainda um pouco resistente mas acabou por morrer. atribuo a culpa à luz demasiado intensa pois de resto, à excepção de peixes a agua era igual ao do aquario principal com os peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais