NanoReef


pjorgerocha

Recommended Posts

O que quero dizer é que num aquário tão pequeno fizeste algo tão lindo que gostava de te ver passar para algo maior, pois tens muita dedicação e vais ver que daqui a uns tempos esse bixinho vai te morder :computer003:

 

continua, estou a gostar bastante do teu projecto!

 

cumprimentos :thumbdown2:

 

pois amigo isso tambem eu gostava mas esta pequena gota já me levou uns euros valentes e ainda está no principio.

por isso montar um aqua maior está fora do meu orçamento familiar, a maria punha-me a mim e aos peixes fora de casa :)

abraços

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 71
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

pois amigo isso tambem eu gostava mas esta pequena gota já me levou uns euros valentes e ainda está no principio.

por isso montar um aqua maior está fora do meu orçamento familiar, a maria punha-me a mim e aos peixes fora de casa :medieval_mace:

abraços

Paulo Rocha

 

amigo eu passei de cerca de 50 litros para 120 e os únicos gastos a mais que tive foi comprar mais rocha viva. quanto à tua Maria é mais difícil de convencer, mas a minha mãe também não gostou da ideia ao inicio e agora passa mais tempo que eu à frente do aquário :character0050:

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

amigo eu passei de cerca de 50 litros para 120 e os únicos gastos a mais que tive foi comprar mais rocha viva. quanto à tua Maria é mais difícil de convencer, mas a minha mãe também não gostou da ideia ao inicio e agora passa mais tempo que eu à frente do aquário :character0050:

 

cumprimentos

pois mas no meu caso para passar para um aquario com mais litragem tem que ser pelo menos de 200 litros e para isso tenho que comprar o material todo e isso é um investimento muito grande que neste momento está fora do meu alcance.

abraços

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois mas no meu caso para passar para um aquario com mais litragem tem que ser pelo menos de 200 litros e para isso tenho que comprar o material todo e isso é um investimento muito grande que neste momento está fora do meu alcance.

abraços

Paulo Rocha

 

Não sei se já viste o meu aquário mas se puderes passa no meu tópico e diz me o que achas :lol:

 

Está bastante simples mas com o tempo ficará mais composto!

 

O meu pequeno Oceano é o nome do tópico, podes encontra-lo no setup de aquarios e fotos e videos

 

cumprimentos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O Nano está espectacular é notoria a tua dedicação, e como ja referiram, qualquer dia vai morder-te o bixinho para montares um grande heheh.

 

A parte critica: So coralada vais acabar por te cansares, eu colocava um pouco de vida a nadar a volta dos magnificos invertebrados, não muitos para n poluir a água, mas dois palhacinhos ou uns gramas loretos, ou assim... e vês a dif.

 

Continua no bom caminho.

 

Abraço

Engenharia Civil, tecnologia mergulho, aquariofilia, aventura, felicidade(Carla) !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Nano está espectacular é notoria a tua dedicação, e como ja referiram, qualquer dia vai morder-te o bixinho para montares um grande heheh.

 

A parte critica: So coralada vais acabar por te cansares, eu colocava um pouco de vida a nadar a volta dos magnificos invertebrados, não muitos para n poluir a água, mas dois palhacinhos ou uns gramas loretos, ou assim... e vês a dif.

 

Continua no bom caminho.

 

Abraço

 

obrigado pelos teus comentários

sim mais tarde ou mais cedo vou passar para um aqua de maior litragem, mas não penso em desactivar o nano porque o nano está-me a dar um gozo enorme pela experiência que vou adquirindo de dia para dia com ele.

vou apenas colocar uns camarões que ainda estou a ponderar quais serão, palhaços aqui nem pensar a litragem é extremamente pequena para eles.

abraços

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Gostei do teu Nano. Está com um aspecto muito "clean". Acho que conseguiste aí uma peça de decoração.

 

Em relação aos peixes, sim, não metas nada do que foi referido, no entanto poderás colocar 1 ou mais gobios, sem qualquer problema para o aquário.

 

Exemplos.:

 

Gobiosoma%20puncticulatus.jpg

 

CatalinaWMGo1P660X_med.jpg

 

Trimma-sp-1.jpg

 

 

E existem mais, são apenas um exemplos de peixes que em fase adulta atingem 2/3 cms e que completam sempre um nano reef.

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá joao_judicibus

obrigado pelos teus comentarios

esses gobios que puseste aqui são muito bonitos sim senhor :animal_fish: mas isto é complicado por um lado o meu bom senso diz-me para não por peixes mas não sei ainda é cedo vou esperar para depois das ferias em setembro e decidir o que faça.

abraços

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Está fantástica a tua gota =)

 

Que calha é essa? Pergunto porque estava a pensar montar um de 50cm mas lâmpadas T5 pelo que sei o minimo são 60cm.

 

Abraço e continua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Está fantástica a tua gota =)

 

Que calha é essa? Pergunto porque estava a pensar montar um de 50cm mas lâmpadas T5 pelo que sei o minimo são 60cm.

 

Abraço e continua

ola

são 2 calhas Blau de 18w cada com lampadas metade brancas metade azul

abraços

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

parabens pelo nano

ta tudo a correr bem, só demonstra que os nanos de poucos lt. não são um

erro mas sim uma alternativa para quem tem poucos euros, eu

vou montar um nano de 45lt,o inicio será em setembro e vou ussar os teu topicos para me guiar.

 

continuação de boa sorte

j.paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

parabens pelo nano

ta tudo a correr bem, só demonstra que os nanos de poucos lt. não são um

erro mas sim uma alternativa para quem tem poucos euros, eu

vou montar um nano de 45lt,o inicio será em setembro e vou ussar os teu topicos para me guiar.

 

continuação de boa sorte

j.paulo

ola jpramos

obrigado pela tua visita

olha que é um erro pensar que um nano é barato, posso-te dizer que no meu já devo ter gasto perto de 400, 500 euros e ainda não está como eu quero.

qualquer coisa que precises é só dizer.

abraços

Paulo rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo,

 

E como tens te safado com a temperatura?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O seu nano é mesmo o que eu procurava como exemplo de que é possível um reef num aquário com a mesma litragem que possuo :(

Lá vou eu mostrar o seu tópico à minha maria (só as fotos, vou passar à frente a parte dos euros) :shocked028:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

peço desculpa por não ter respondido mais cedo mas estive de ferias e só voltei esta semana :mrgreen:

 

Boas,

 

a tua bomba de circulação, onde a compraste e qual foi o preço?

 

cumprimentos

comprei na pet4you e o preço acho que foi á volta de 30 e poucos euros já com os portes, mas podes ver no site deles.

abraços

 

Paulo,

 

E como tens te safado com a temperatura?

a temperatura tem estado estavel nos 26 graus, sem adição de ventoinhas a casa é fresca.

abraços

 

O seu nano é mesmo o que eu procurava como exemplo de que é possível um reef num aquário com a mesma litragem que possuo :coffee:

Lá vou eu mostrar o seu tópico à minha maria (só as fotos, vou passar à frente a parte dos euros) :mrgreen:

ola unfaced

fico contente por ver que o meu nano vai servindo de exemplo para alguns membros deste forum

qualquer coisa dispõe

abraços

 

 

Bem, muito bom mesmo, tenho um aqua de 60cm parado, ou melhor estava parado vou ver se consigo copiar :mrgreen:

 

parabens

ola razstec

obrigado pelos teus comentarios, qualquer coisa que precises e eu possa ajudar estás á vontade

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

estive a ler o teu post desde o inicio, e como já te tinha respondido noutro post, vou hoje montar o meu...desculpa lá mas acho que vou "roubar" algumas ideias. Gostei muito do que vi...

Pareceu-me que não tinhas um fundo (para não se ver a tralha), acho que seria a única correcção...

Continua que está muito giro.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

estive a ler o teu post desde o inicio, e como já te tinha respondido noutro post, vou hoje montar o meu...desculpa lá mas acho que vou "roubar" algumas ideias. Gostei muito do que vi...

Pareceu-me que não tinhas um fundo (para não se ver a tralha), acho que seria a única correcção...

Continua que está muito giro.

Abraço,

Paulo

olá

tenho um fundo preto na parte de tras do aquario, as unicas coisas que estão dentro do aquario é a bomba de circulação e termoestato mas isso é dificil de esconder.

podes "roubar" ideias á vontade, depois mete fotos da tua montagem

abraços

Paulo rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa noite a todos!

 

Desde já parabéns pelo nano, está de facto muito bonito.

Eu queria agora começar neste "vicio", mesmo não tendo ainda nada só imagino aquas em tudo o que é canto e como não sou do centro de Lisboa fica complicado ir recolhendo informações a lojas especificadas para tal...

 

Queria umas dicas visto que como já passou por um processo longo de manutenção ao nano poderia dar-me informações utéis.

 

 

Tenho em vista um nano de 69L salvo erro 60cmC 40cmA e 30cmL da BLAU muito bonito, no qual estou bastate interessado, em termos de de set-up estava a pensar ter algo assim como o seu, minha maior questão é em termos de manutenção... o filtro salvo erro tem que ser 20xL/H, superior aos litros do aqua (qual o ideal?) , um termostato e a iluminária com iluminação Blau 18w é suficente?

 

1º de tudo, que mais preciso?

 

2º - relativamente a manutenções, é diicil manter os parametros, ou depois da maturação é tudo mais facil? Tenho consciencia que quanto mais pequeno o aquario mais complicado manter os paremetros nivelados e equilibrados mas é esta, pelo menos até agora, a minha melhor opção em termos qualidde/quantidade/preço. Já agra se possivel é capaz de me dar ideia de quanto irei gastar em todo este processo até ter o aqua pronto para receber corais, peixes, etc? Apesar de visto o tamanho do aquario não estaria disposto a meter mais que 2 ou 3 peixes no máx. e de pequeno porte..

 

3º e ultimo - depois de ter os "procedimentos base" completados não teria nenhuma preça em ir adicionando habitantes a esta desejada nova "casa" como de colocar corais até ter o set up final desejado. Neste momento quero apenas comçar!! : )

 

 

 

Espero uma resposta tanto sua como de todos os outros membros pois já que estou a começar, que pelo menos tente evitar erros de outros iniciantes e iniciar-me com o pé direito!!

 

Obrigado

 

David Serrano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

eu estou a pensar em iniciar me na aquariofilia marinha estava a pensar ema algo maior mas como tenho poucas capacidades monetarias, e o meu verdadeiro fascinio nao são propriamente os peixes mas sim os corais.

 

e se nao e descricao gostava de saber que envestimento fizeste ate chegares a este nano lindissimo

 

cumps

 

Jonas F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Boas Paulo :)

 

quando puderes actualiza aqui o teu aquario, todo nós queremos ver como está esse nano :)

 

abraço

 

 

Boas, creio não ser eu o Paulo a que te referes, mas espero em breve poder mostrar-vos algumas novidades do meu nano, que já começa a ganhar alguma forma...

 

"Desde já parabéns pelo nano, está de facto muito bonito.

Eu queria agora começar neste "vicio", mesmo não tendo ainda nada só imagino aquas em tudo o que é canto e como não sou do centro de Lisboa fica complicado ir recolhendo informações a lojas especificadas para tal...

 

Queria umas dicas visto que como já passou por um processo longo de manutenção ao nano poderia dar-me informações utéis.

 

 

Tenho em vista um nano de 69L salvo erro 60cmC 40cmA e 30cmL da BLAU muito bonito, no qual estou bastate interessado, em termos de de set-up estava a pensar ter algo assim como o seu, minha maior questão é em termos de manutenção... o filtro salvo erro tem que ser 20xL/H, superior aos litros do aqua (qual o ideal?) , um termostato e a iluminária com iluminação Blau 18w é suficente?

 

1º de tudo, que mais preciso?

 

2º - relativamente a manutenções, é diicil manter os parametros, ou depois da maturação é tudo mais facil? Tenho consciencia que quanto mais pequeno o aquario mais complicado manter os paremetros nivelados e equilibrados mas é esta, pelo menos até agora, a minha melhor opção em termos qualidde/quantidade/preço. Já agra se possivel é capaz de me dar ideia de quanto irei gastar em todo este processo até ter o aqua pronto para receber corais, peixes, etc? Apesar de visto o tamanho do aquario não estaria disposto a meter mais que 2 ou 3 peixes no máx. e de pequeno porte..

 

3º e ultimo - depois de ter os "procedimentos base" completados não teria nenhuma preça em ir adicionando habitantes a esta desejada nova "casa" como de colocar corais até ter o set up final desejado. Neste momento quero apenas comçar!! : )

 

 

 

Espero uma resposta tanto sua como de todos os outros membros pois já que estou a começar, que pelo menos tente evitar erros de outros iniciantes e iniciar-me com o pé direito!!

 

Obrigado

 

David Serrano"

 

Olá David,

primeiro, creio que o termostáto não será a primeira aquisição a ter em conta, porque primeiro tens de ciclar o aquário e segundo porque depois tens em Portugal uma temperatura que não é assim tão de extremos. Por isso para já creio que não é uma prioridade.

Segundo, creio que o que tu precisas é uma bomba de circulação e não um filtro, e deves apontar as tuas contas para 30/50 vezes a litragem do aquário por hora.

Acho também que 18w é muito pouco, mesmo só com corais moles, daí esses "bonitos" sistemas tudo montado, acabarem muitas vezes por se tornar feios, pois vais acabar por notar que só podes ter alguns corais moles, e com dificuldade...

Seguidamente, a manutenção inicial é quase nenhuma (durante a ciclagem). Creio que uns 12 kg's de rocha viva (ou uns 5 de viva e o resto de morta) devem chegar e sensivelmente uns 9 ou 10 de areão de coral esmagado (o aragamax costuma ser muito bom). Manutenção mesmo, depois do aquário ciclado, TPA's semanais, religiosamente feitas e pouco mais no meu caso...

Se te safares bem com o Inglês, creio que deves passar os olhos por estes sites...

 

http://www.nano-reef.com/articles/?article=3

 

http://saltaquarium.about.com/od/liverockb...Information.htm

 

Abraços e boa aquariofilia, alguma coisa que precises, dispõe.

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, creio não ser eu o Paulo a que te referes, mas espero em breve poder mostrar-vos algumas novidades do meu nano, que já começa a ganhar alguma forma...

 

"Desde já parabéns pelo nano, está de facto muito bonito.

Eu queria agora começar neste "vicio", mesmo não tendo ainda nada só imagino aquas em tudo o que é canto e como não sou do centro de Lisboa fica complicado ir recolhendo informações a lojas especificadas para tal...

 

Queria umas dicas visto que como já passou por um processo longo de manutenção ao nano poderia dar-me informações utéis.

 

 

Tenho em vista um nano de 69L salvo erro 60cmC 40cmA e 30cmL da BLAU muito bonito, no qual estou bastate interessado, em termos de de set-up estava a pensar ter algo assim como o seu, minha maior questão é em termos de manutenção... o filtro salvo erro tem que ser 20xL/H, superior aos litros do aqua (qual o ideal?) , um termostato e a iluminária com iluminação Blau 18w é suficente?

 

1º de tudo, que mais preciso?

 

2º - relativamente a manutenções, é diicil manter os parametros, ou depois da maturação é tudo mais facil? Tenho consciencia que quanto mais pequeno o aquario mais complicado manter os paremetros nivelados e equilibrados mas é esta, pelo menos até agora, a minha melhor opção em termos qualidde/quantidade/preço. Já agra se possivel é capaz de me dar ideia de quanto irei gastar em todo este processo até ter o aqua pronto para receber corais, peixes, etc? Apesar de visto o tamanho do aquario não estaria disposto a meter mais que 2 ou 3 peixes no máx. e de pequeno porte..

 

3º e ultimo - depois de ter os "procedimentos base" completados não teria nenhuma preça em ir adicionando habitantes a esta desejada nova "casa" como de colocar corais até ter o set up final desejado. Neste momento quero apenas comçar!! : )

 

 

 

Espero uma resposta tanto sua como de todos os outros membros pois já que estou a começar, que pelo menos tente evitar erros de outros iniciantes e iniciar-me com o pé direito!!

 

Obrigado

 

David Serrano"

 

Olá David,

primeiro, creio que o termostáto não será a primeira aquisição a ter em conta, porque primeiro tens de ciclar o aquário e segundo porque depois tens em Portugal uma temperatura que não é assim tão de extremos. Por isso para já creio que não é uma prioridade.

Segundo, creio que o que tu precisas é uma bomba de circulação e não um filtro, e deves apontar as tuas contas para 30/50 vezes a litragem do aquário por hora.

Acho também que 18w é muito pouco, mesmo só com corais moles, daí esses "bonitos" sistemas tudo montado, acabarem muitas vezes por se tornar feios, pois vais acabar por notar que só podes ter alguns corais moles, e com dificuldade...

Seguidamente, a manutenção inicial é quase nenhuma (durante a ciclagem). Creio que uns 12 kg's de rocha viva (ou uns 5 de viva e o resto de morta) devem chegar e sensivelmente uns 9 ou 10 de areão de coral esmagado (o aragamax costuma ser muito bom). Manutenção mesmo, depois do aquário ciclado, TPA's semanais, religiosamente feitas e pouco mais no meu caso...

Se te safares bem com o Inglês, creio que deves passar os olhos por estes sites...

 

http://www.nano-reef.com/articles/?article=3

 

http://saltaquarium.about.com/od/liverockb...Information.htm

 

Abraços e boa aquariofilia, alguma coisa que precises, dispõe.

Paulo Silva

 

ola dannyodc

tenho andado com a chamada preguicite aguda para tirar fotos do nano mas até ao final da semana ponho cá algumas

 

ola Paulo Silva

obrigado por responderes ás questões do David Serrano

 

abraços

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais